5 minutos

Pinterest como usar esta rede social a favor de seu negócio

Pinterest como usar esta rede social a favor de seu negócio para ganhar mais autoridade na internet! Acompanhe as novidades e não deixe de compartilhar as dicas :)
Pinterest como usar esta rede social a favor de seu negócio
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
26/1/2024

Surgido entre 2010 e 2011, o Pinterest possui uma proposta centralmente visual para seus usuários, e agrada os olhos desde o primeiro momento. Esta rede social pode ser utilizada tanto como fonte de inspiração quanto para trabalho, ela proporciona esse espaço.

A interface desta rede social chega até a ser nostálgica para quem viveu a época de colar fotografias em murais. O termo surgiu a partir da junção das palavras em inglês: pin + interest, ou seja, alfinete + interesse. Como o próprio nome propõe, é o local que você irá organizar o que lhe interessa no seu mural. Incrível, não é mesmo?

Criar a conta nesta rede social é super simples, não possui segredo. Basta entrar no site e se cadastrar, você pode se cadastrar a partir do vínculo de contas com o Facebook ou Twitter, ou se optar pelo e-mail também é possível. Neste artigo vamos explicar suas funcionalidades e como ele pode ser importante para seu negócio!

Vamos lá! :)

O que é Pinterest?

Antes de saber como usar o Pinterest, é fundamental saber o que é. Você provavelmente já comprou um quadro ou um mural para colar fotografias que representavam momentos inesquecíveis para você. Bom, Pinterest atua como uma rede social + mural para você expor seus interesses, o legal é que funciona como uma rede social devido o seu poder de ter acesso a posts e ideias de pessoas ao redor do mundo todo. Você só vai precisar se conectar com essas postagens e se envolver neste lugarzinho.

Para que você não fique para trás, saiba que cada foto presente no Pinterest nós chamamos de Pin. Por exemplo, se eu salvo uma foto que remete a um link de um post meu sobre o que fazer em Amsterdã, esta foto é chama Pin.

Criada nos Estados Unidos, esta já é um dos websites mais utilizados no mundo, e é uma ótima ferramenta de divulgação e marketing, os mais variados negócios encontram espaço no Pinterest, afinal, há espaço para negócios relacionados a moda,decoração, artesanato, fotografia e viagens, tudo que está inserido nesta rede serve EXPRESSIVAMENTE de inspiração para os usuários.

Ao fazer seu cadastro, você terá acesso a esse mural:

 

Pinterest: para que serve

O Pinterest pode ser utilizado para diversas finalidades, por ser uma rede social, que engloba diferentes gostos, você pode optar por aquilo que mais tem a ver com você para explorar, como destacado abaixo:

Para empreendedores, esta rede social pode ser uma grande aliada. Além dela ser bastante utilizada por usuários que possuem interesse em dicas, fotos, viagens e notícias, existe um importante campo para aqueles que estão nos negócios e reconhecem os espaços nas redes sociais. Você pode divulgar seus produtos, e abrir um excelente diálogo com os usuários que se interessam pelo que você comercializa. Motivos para investir nas redes sociais não faltam, separamos alguns.

Baixo investimento

Para começar, essa mídia é gratuita. O investimento inicial seria apenas de tempo para navegar e aprender mais sobre esta rede, e fazer as publicações conforme seu público-alvo.

Alta visibilidade

O Pinterest ganha cada vez mais espaço, sua visibilidade quando se trata de anúncios consegue ser ainda maior do que a televisão, assim como grande parte das redes sociais hoje. Todo conteúdo consegue alcançar milhares de usuários em tempo recorde.

Interação com o público

O relacionamento com o cliente ainda é um fator predominante para empreendedores de todos os nichos. O Pinterest é uma rede social que facilita a interação entre pessoas e empresas, por ter um importante impacto visual. Manter um bom relacionamento com o cliente e conquistar mais público graças sua criatividade é uma boa escolha.

Pinterest como usar

Conta criada, hora de se aventurar nesta rede social. Está aberto o seu momento, pode começar a criar pastas e salvar pins de interesse. No canto superior esquerdo de sua tela, irá aparecer seu perfil.  Basta clicar ali ou na última bolinha no canto superior direito, que você irá para seu perfil. Aliás, nesta bolinha também podes configurá-lo em Configurações, inclusive colocando foto em imagem. Assim como, ao clicar em Meu perfil, você pode começar a criar pastas e a salvar pins. Crie quantas pastas você quiser.  

Ao criar sua pasta, saiba que na barra “Pesquisar”, como indicada também no exemplo acima, você pode pesquisar os pins que mais te interessam, ao colocar o mouse nas fotos, aparecerá um botão vermelho “salvar”. É só clicar nele, escolher a pasta e salvar. Pronto, o pin já estará na sua pasta. E tanto em pesquisar, ou na timeline você vai encontrar vários pins, que se gostar, basta que salve. Além disso, pode salvar direto de um post, caso o blog tenha perfil na rede. É só colocar o mouse também em uma foto do post que irá aparecer um botão para salvar, ou pin, ou até mesmo um P vermelho. Clique e salve no seu próprio perfil, na pasta que combina com ele, basta clicar na pasta e no botão salvar.

 

Se quiser ver todas suas pastas, é simples. Você deve ir novamente em Meu perfil e acima de suas fotos irá aparecer três palavras em tom cinza, que são: Pins, Pastas e Experimentados. Após isso, basta clicar em Pastas e tudo está preparado. Para ir para sua timeline, simplesmente você terá clicar no P vermelho no canto superior esquerdo da tela do Pinterest.

Não deixe de aproveitar as funcionalidades das redes sociais para seu negócio e aproveite tudo o que elas têm a oferecer para seu negócio!

Comente aqui embaixo qual a rede social que você mais gosta :)

Até a próxima!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager