7 minutos

Tudo sobre Link Building e dicas estratégicas

Tudo sobre Link Building e Dicas Estratégicas indispensáveis para ter sucesso com SEO! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas :)
Tudo sobre Link Building e dicas estratégicas
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
27/12/2023

Quanto mais links apontando para um site, melhor será seu posicionamento nas páginas de busca, certo? Errado!

Além da quantidade de links externos, os buscadores também levam em consideração a qualidade desses links, por isso ter uma boa estratégia de link building é essencial para um bom trabalho.

Fazer link building está como prioridade nas lista dos experts em SEO, mas o trabalho não pode ser iniciado por ele e sim, seguir uma sequencia lógica que dê qualidade as suas páginas, para só depois receber visitas.

Um link é uma ligação entre páginas e, é através dele que o mecanismo de busca descobre como elas estão relacionadas. É através dos links que os usuários navegam na internet. Um link em uma página leva o usuário para outra página e, assim sucessivamente.

Link Building, o que é?

Atualmente, o grande número de algoritmos que atuam na classificação das páginas nos buscadores transformaram o trabalho de link building em algo bem mais complexo, tornando sua importância e funcionalidade cada vez melhor.

O Link Building é o braço direito do SEO, onde são feitas construções de links externos para melhorar o posicionamento do site em relação aos mecanismos de pesquisa.

Há três aspectos importantes que deve ser levado em consideração na construção de link building: a quantidade, qualidade e a relevância, para se conquistar um melhor posicionamento no buscador.

Um link serve como um voto de confiança, ou seja quanto melhor for a origem do link, maior o valor que ele vai passar para o site apontado.

Há dois elementos que os algorítimos de busca levam em consideração no link: a palavra que contém o link (texto âncora) e a página para onde o link aponta (página de destino).

O contexto ao qual o link será inserido, também deve ser levado em consideração. A página a ser linkada, precisa estar relacionada ao assunto do texto e, o texto âncora o ser utilizado não pode atrapalhar a leitura do usuário, isto é, precisa ser adicionado de foma natural no texto, descrevendo o conteúdo da página linkada.

Como fazer um bom Link Building?

Link Building não é tão simples quanto parece, pelo contrário, é um processo longo que exige tempo, dedicação e deve ser feito com grande qualidade.

Para te ajudar e tornar de um jeito mais fácil de fazer o link building, vamos listar algumas dicas :)

  • Leve em consideração a quantidade de links: diversidade de tipos de links para você, pois não adianta ter vários sites de notícias linkando para o seu site e não ter nenhum outro tipo de site e diversificar o tipo de domínio, conseguir links de vários tipos de sites.
  • A qualidade dos links: os melhores links são os naturais, qualquer link que você tenta conseguir deve soar o mais natural possível aos motores de busca. Os melhores links são os de domínios com métricas altas, os sites com muita autoridade.
  • É de extrema importância escolher boas palavras para o link. Uma das melhores maneiras de determinar como um motor de busca valoriza uma determinada página é a inserção de palavras-chave no link.
  • Utilizar as mídias sociais intensamente: quanto mais as pessoas compartilharem espontaneamente seus links, melhores serão seus resultados.
  • Pesquise os backlinks de seus concorrentes, avalie a qualidade do website e tente incluir um link seu, caso valha pena.
  • Tenha em mãos uma estratégia de geração de links e hiperlinks internos, impulsionando seus usuários a continuarem navegando em suas páginas.
  • Faça Guest Post (escrever e publicar um post seu para um outro blog). Com isso, você pode escolher a âncora do link para o seu site, qual página você deseja linkar, focar somente em sites de alta qualidade e relevantes com seu assunto e, conseguir links que realmente vão fazer diferença para sua autoridade e posicionamento.

Link building pode pode ser ‘interno’ ou ‘externo’.

  • interno é um link do seu website que aponta para outro post ou outra página do próprio site. Ele é muito importante para manter o usuário engajado, fazendo com que leia mais de um artigo, além de contribuir com a diminuição da taxa de rejeição.
  • externo é o que define o link building, é o mais vantajoso para o ranqueamento em SEO e acontece quando outros sites apontam um link para o seu.

Antes de dar continuidade no seu Link Building é muito importante você saber o que é Link Juice!

Se fossemos traduzir Link Juice ao pé da letra, seria “Suco de Link”. Esse é um termo muito usado na área de SEO para definir o benefício que uma ligação passa para outro site ou outra página da web. De forma simples, é a parcela de PR (PageRank) que é doada de uma página para outra, através de um link. O juice passado através de um link pode ser pouco ou muito relevante, isso vai depender de onde vem o link.

Por exemplo, quando um site A (PR alto) possui um link para um site B (PR baixo), o juice passado é muito relevante, pois o buscador entenderá que, se o site A, que é um site com conteúdo de qualidade está mencionando o site B, é porque o site B também possui um conteúdo que seja relevante, e vai dar mais relevância para o site B.

Para controlar a distribuição do Link Juice,  você terá de lidar com variações, como:

  • Link Nofollow: Esse tipo de link não transfere nenhuma autoridade de página à seu site. A tradução literal de NoFollow que dizer de “Não Siga”, ou seja, o autor linka para seu site, mas “diz“ ao Google que não quer passar nenhuma autoridade para você. É indicado a usar para fóruns e blogs.

Para entender de um modo simples, suponha que você tenha um blog e você fez um post sobre determinado assunto. Usuários podem fazer comentário nele. Neste comentário pessoas maldosa ou robôs podem inserir links de péssima qualidade e que não trazem relevância alguma a você. Neste caso você usa-se o link nofollow (rel=”nofollow”) em que ele diz ao google para não avaliar estes links mencionados por outras pessoas.

  • Link Dofollow: Oposto do NoFollow, os links DoFollow quer dizer ao Google exatamente que você confia no site que está linkando e quer passar  um pouco de sua autoridade para aquele site.

Por exemplo: Você fez um determinado conteúdo em seu site, e neste conteúdo você inseriu links para a  página do Uol e r7, nesse caso é colocado o link dofollow, dizendo ao Google que deseja passar um pouco de autoridade para eles.

Utilizando essa distribuição de Link Juice você pode continuar com o processo de Link Building, que se resume em conseguir backlinks  de maneira natural ou não.

Como assim “maneira natural ou não”? Sim, fazer estratégias de link building envolve diversas técnicas de otimizar o SEO. 

Essas técnicas de Link Building são os chamados Black Hat e White Hat.

Não é muito difícil de saber que um utiliza a prática que aumenta a classificação de uma página nos motores de busca através de meios que violam as condições de serviço dos motores de busca e outro segue as diretrizes do Google e demais buscadores.

Black Hat (Chapéu preto)

Black Hat refere-se as pessoas ou técnicas que tem como objetivo enganar os robôs que fazem o rastreamento ou o próprio algoritmo do Google, responsáveis pela supervisão dos sites, sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável e,  fazendo com que o site ganhe muito links e consequentemente, muitas posições em pouco tempo.

Esse objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais. O Google procura oferecer aos usuários os resultados mais relevantes a busca por ele realizada.

Os sites relevantes aparecem bem mais posicionados; avalia-se que o google usa em torno de 200 vertentes para definir o posicionamento de um website. No SEO é um conjunto de técnicas para manipular as variáveis de mecanismos de busca, oferecendo um conteúdo diferente do normal.

Essas manobras são mal vistas pelo Google, justamente por fraudar as diretrizes de qualidade, que pune severamente os sites que praticam o Black Hat para ganharem posições no ranking de busca.

Entre as punições que podem ocorrer aos sites estão a queda de ranking e a exclusão do site entre os resultados de pesquisa!

Para te ajudar a identificar Black Hat, vamos listar algumas das principais técnicas empregadas por Black Hatters:

  • Keyword Stuffing: Repetição de forma exagerada de palavras-chave em determinada página do site (incluindo títulos, descrição, corpo do texto), resultando num conteúdo irrelevante e muitas vezes sem nexo, focado somente nos motores de busca e não ao usuário.
  • Keywords não relatadas no assunto: Essa tática visa enganar o usuário mostrando-o um conteúdo diferente do exibido no resultado da pesquisa.
  • Link Farms: Quando se cria um grande grupo de páginas, todas com links para o mesmo site e com o mesmo texto âncora, com o intuito de fazer com que esses aumentem sua relevância dentro dos buscadores.
  • Textos E Links Ocultos: É esconder links ou textos que são dispostos em cor idêntica a do fundo do site. Desse modo, o site ganha um maior número de keywords, ampliando as formas de ser localizado através dos sites de pesquisa.

Por que não praticar Black-Hat?

“Ah, ok. São práticas banidas, porém elas levam meu site a um bom lugar no ranking em um tempo muito curto".

Por favor, não pense assim! Com as estratégias Black Hat você pode até alcançar um bom posicionamento nos resultados do Google em curto prazo, mas com o passar do tempo seu site sofrerá com muitas consequências.

O Google condena essas práticas porque ele tem como propósito oferecer o resultado mais relevante à busca feita pelo usuário. Os robôs do Google não são bobos e não demoram muito a detectar as artimanhas utilizadas em um website. Ainda, outros usuários podem denunciar os sites que praticamo Black Hat.

Tipos de punição:

Punição 30: É uma punição mais suave, o site passa a ser obrigatoriamente posicionado depois da terceira página de resultados apresentada pelo buscador.

Punição 50: Um caso de nível mais sério, o site fica após a página de número 5.

Punição 950: Já em uma situação grave, a página apenas será exibida entre as últimas posições entre os resultados apresentados.

Banimento Definitivo: Essa é a punição mais forte, na qual o site não é mais exibido entre os resultados do Google, mesmo caso se faça uma busca através do nome do site, não haverá resultado algum disponível.

White Hat (Chapéu branco) 

White Hat consiste em todas as praticas que estejam de acordo com as diretrizes dos motores de busca. Os resultados obtidos aos que praticam o white hat costumam ser a longo prazo, porém o risco de ser penalizado pelo google e desaparecer dele é quase impossível. 

O White Hat não tem segredo, apenas se preocupe em produzir bons conteúdos originais e relevantes para seu website, atualize-o com frequência e divulgue nos nichos que você deseja atingir. 

Gray Hat (Chapéu cinza)

Gray Hat é uma combinação entre o Black Hat e o White Hat. O termo consiste à quantidade e ao tempo em que técnicas banidas são utilizadas em um site. 

Caso as técnicas sejam usadas em demasia e por muito tempo, a estratégia é considerada Black Hat. Mas se elas forem usadas ocasionalmente e por pouco tempo, a prática é considerada Gray Hat.

De volta ao link building, embora trabalhoso e com custo relativamente alto de recursos e tempo, ainda é uma excelente estratégia para acelerar seus resultados com SEO e aumentar ainda mais suas vendas e visitas orgânicas.

Conheça a Ferramenta para Análise de Backlinks

link juice e ferramentas de backlinks webpeak

Descubra os Backlinks de qualquer domínio com nosso poderoso rastreador. Encontre mais oportunidades de domínios para gerar novos links de qualidade a cada análise.

Analisamos também seus concorrentes para entender todos os números de links, qualidade e competição. Tenha em mãos um check-list com todas as métricas para tomada de ação rápida.

  • Métricas atualizadas de acordo com sua necessidade
  • Dados enriquecidos do Alexa, Moz, Majestic
  • Analise completa do perfil de backlinks
  • Analise e denúncia de backlinks tóxicos

Descubra a página exata onde os sites tem backlinks. Link Dofollow ou Nofollow? Aqui você descobre em poucos cliques.

Saiba exatamente o que acontece em seu site, com um mapa geral de melhorias e oportunidades online. Aqui não tem achismo.

Entenda como anda a distribuição dos links e qualidade dos domínios que estão apontando para o site. Elevamos o poder de suas analises com integrações nativas, que ajudam na obtenção de dados do seu projeto e mais informações dos seus competidores.

O link building vem evoluindo a cada dia e constantemente é necessário ficar atento as atualizações do Google, as punições e as novas ideias para conseguir esses links. Em todo o mundo, há uma grande discussão entre profissionais de SEO sobre a importância do Link building e se vale a pena se concentrar em estratégias para conseguir ganhar mais links, ao passo de que o risco pode ser maior que o benefício.

Gostou desse post? 

Dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários.

Até a próxima. ;)

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager