Quantas horas do seu trabalho são desperdiçadas com distrações? Provavelmente mais do que você pensa.
Agora inverta a questão. Quanto tempo você gasta em deep work? Estamos falando de trabalho focado, de tempo em que você não é interrompido e em que você está focado em suas principais e mais importantes prioridades. A resposta que as pessoas sempre dizem é "nem de longe o suficiente".
Contudo, com as ferramentas da Zoho ao seu lado, esse estado de concentração profunda deixa de ser exceção e vira parte da sua rotina.
No ritmo frenético do mercado atual, quem domina o deep work tem uma vantagem competitiva poderosa. Neste artigo, entenda como aplicar esse conceito com a ajuda da Zoho e manter-se competitivo no mercado.
Confira!
Deep work, ou trabalho profundo, é uma técnica criada por Cal Newport, que propõe foco real, sem interrupções, durante o expediente. Com isso, pode-se realizar tarefas cognitivamente exigentes com qualidade incomparável no mercado (difícil de competir).
É o oposto do famoso "modo piloto automático". Nada de multitarefas, e-mails a cada dois minutos ou reuniões eternas. Aqui, a regra é concentração total para gerar entregas com impacto.
E sim, é totalmente possível aplicar essa prática no seu dia a dia. Principalmente quando você tem um ecossistema digital preparado para facilitar isso, como o Zoho Workplace.
Newport faz uma distinção clara entre Trabalho Profundo e Trabalho Superficial:
Enquanto o deep work (trabalho profundo) exige esforço mental intenso e traz resultados duradouros, o shallow work (trabalho superficial)— aquelas tarefas superficiais do cotidiano — suga sua energia e rende pouco.
Ao longo do livro, Cal dedica um capítulo a cada característica fundamental do deep work: seu valor, raridade e significância. Além disso, o autor argumenta de forma persuasiva os muitos benefícios que a materialidade desse conceito pode oferecer ao leitor.
Respostas automáticas em chats, rolagem de e-mails sem fim, reuniões improdutivas... Tudo isso parece trabalho, porém, é pura distração. E quando o dia acaba, vem aquela sensação de que você trabalhou demais e produziu menos. Já passou por isso?
Se a resposta for sim, o que seu negócio mais precisa são de ferramentas que favorecem o foco.
O Zoho Workplace é um conjunto de ferramentas para impactar a produtividade. Ele é o parceiro ideal para quem quer praticar deep work de verdade. Veja alguns recursos que vão melhorar o cotidiano empresarial:
Todos os recursos acima estão reunidos em uma única plataforma, pois esse é o valor do omnichannel. A Zoho entende que produtividade exige clareza, organização e foco. Por isso, o conjunto de ferramentas foi desenvolvido para criar um ambiente de trabalho que favorece a concentração e elimina o excesso de ruído digital.
Confira os recursos que tornam isso possível:
Consequentemente, será menos tempo gasto com desorganização e mais entrega com qualidade real.
A adoção do deep work vai muito além de uma melhoria individual. Quando bem aplicado, com o apoio das ferramentas Zoho, o impacto será direto na cultura organizacional.
Veja o que pode acontecer:
A teoria do deep work de Newport é uma das melhores ações de produtividade dos últimos tempos. No entanto, pegar o jeito desse método requer paciência, trabalho duro e as ferramentas adequadas.
Quer que o deep work seja uma realidade constante e não uma exceção? Então, você precisa de duas coisas: ferramentas inteligentes (como a Zoho) e uma consultoria que conheça o caminho.
A WebPeak, parceira oficial da Zoho no Brasil, com uma equipe 100% certificada e dezenas de projetos entregues ajuda empresas a implementarem a plataforma corretamente: personaliza funções, configura automações e treina equipes para extrair o melhor da tecnologia.
Com essa consultoria, o deep work vira cultura. A produtividade sobe, o caos diminui, e os resultados aparecem.
Experimente o poder do foco na sua empresa, entre em contato.