12 minutos

Auditoria Técnica de SEO: Veja como Fazer

Aprenda o que é Auditoria Técnica de SEO: Veja como Fazer em poucos passos! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
Auditoria Técnica de SEO: Veja como Fazer
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
28/2/2024

A questão é teoricamente simples: se o seu objetivo é direcionar tráfego orgânico para o seu site e melhorar sua posição nos resultados de busca, é fundamental realizar Auditoria Técnica de SEO de forma regular em seu site.

As auditorias técnicas de SEO são feitas para identificar e mapear todos os erros que existem no site, assim como os potenciais ajustes e melhorias.

Por que fazer Auditoria Técnica de SEO?

Efetuar as ações de Auditoria Técnica de SEO é o primeiro passo para qualquer campanha de SEO que irá repercutir em resultados reais. Acompanhar os resultados para avançar sempre mais em atuação é essencial.

Fato importante é que os usuários de busca são motivados e disciplinados. Se você conseguir atraí-los, certamente terá um salto significativo nas conversões.

SEO nada mais é que a alma do seu negócio, pois o tráfego orgânico é muito importante: caso sua página não esteja se saindo bem e os usuários que pesquisam por seu negócio não estão encontrando nos resultados de busca o que eles querem, é bem provável que você esteja falhando no SEO.

Essa história precisa ser revertida.

Melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisas é a maneira mais fácil de crescer seu negócio online.

Neste conteúdo vamos apresentar tudo o que você precisa saber para uma Auditoria Técnica de SEO dar certo.

Como fazer Auditoria Técnica de SEO

1. Escolha as palavras-chave ideais

auditoria tecnica de seo - palavras-chave webpeak

As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de um SEO otimizado. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e certamente você já fez isso.

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Em vez de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), dê preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords).

Esses long tail, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Por outro lado, isso diminua o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado e as chances de conversão.

Utilize esses recursos para uma melhor Auditoria Técnica de SEO:
Espião de URL

Focada em entender como seus concorrentes se posiciona, vai te ajudar a obter mais resultados e fazer com que você sai na frente trabalhando com diversas análises dos  fatores internos dos domínios de seus competidores.

Receba sugestão de palavras-chave

Vai te auxiliar em descobrir qual o melhor termo que você pode utilizar em seu site, mostrando o volume pesquisado de sua palavra-chave e a competição que ela te trás e fazer descobrir qual o melhor KEI.

Palavra-Chave da Search Console

Vão ver seus resultados de análise em relações de seus cliks, impressões, CTR% (taxa de click), posição média. Onde pode ter uma visão geral das palavras-chaves que selecionou e que segundo sua estratégia é importante para seu posicionamento.

Minha cesta de palavra-chave

Esse campo mostra os termos que você seleciona e que agrupou como palavras-chaves importantes para seu negócio online onde consegue acompanhar de uma maneira mais detalhada na visão da página dos buscadores.

A utilização correta de uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave desdobra em mais valor ao seu negócio, melhore e simplifique a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta como a WebPeak.

Palavras-chave nos conteúdos publicados

Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado.

Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog.  

É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos intertítulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.

Cuidado: Utilize a palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing). Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar.

Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.

2. Otimização de URLs

A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante.

Para entender melhor, considere essas 2 URLs:

  • www.webpeak.com.br/blog/?p=561333
  • www.webpeak.com.br/blog/seo-tutorial

Qual das 2 é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente?

A sua resposta, certamente, foi a 2ª. Diante disso, você consegue visualizar a importância de realizar a otimização.

O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável.

Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.

3. Elaboração de meta descrições de maneira correta

Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta.

Para atender a um SEO assertivo, acrescente a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.

Gerador de Meta Tags Automático

As Meta tags são “Linhas de Códigos HTML” que descreve o conteúdo de sua loja para os sites buscadores. Um fator muito importante, é que a palavra-chave deve aparecer na Metatag para melhor posicionamento de seu site nos buscadores.

Mas vale lembrar que a metatag não deve ser criada apenas pensando nos sites buscadores, mas também nas pessoas!

As Meta tags de suas páginas deverão ser relevantes, chamativas, atrativas, curiosas, entre outros pontos que irão atrair o cliente a clicar.

O Gerador de Title e Description é uma ferramenta muito simples e prática de se usar.

As meta tags são decisivas quando os mecanismos de busca analisam e decidem quais resultados são relevantes para a busca do usuário.

Otimize suas meta tags hoje e melhore seu SEO:
  • Sugestão de H1 otimizado
  • Presença da palavra-chave no Title e Description
  • Meta tags otimizadas e dentro dos limites
  • Suas páginas mais atraentes ao clique do visitante!

Praticidade em ferramenta, esse é o intuito do gerador de Meta Tags da WebPeak. Você adiciona a palavra-chave, escolhe o segmento principal do site, e nós te damos algumas opções de H1, Title e Description.

Tenha suas meta tags otimizadas em poucos cliques. Gera inúmeras versões de H1, Title e Description para suas páginas. Não gostou do que sugerimos? Você pode clicar em "Gerar" que vamos apresentar outras opções de textos.

4. Conteúdos duplicados

Se tratando das penalidades do Google, o plágio é um grande problema quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação. Afinal, o Google presa por conteúdos únicos.

O grande desafio é que pode acontecer uma situação de "autoplágio". Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos. Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado. Para evitar a penalização, você deve retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.

Utilizar este atributo permite que você aponte para o buscador qual é a página principal a ser indexada. Dessa forma, ele irá desconsiderar as demais, evitando a duplicação e as punições decorrentes. É vantajoso utilizar estratégias como tags nofollow, que vão apontar que o algoritmo não deve seguir um determinado link.

auditoria tecnica de seo - webpeak

5. Mobile first

Uma pesquisa indicou uma expectativa de mais de 5 bilhões de usuários de dispositivos móveis no mundo. Quanto aos negócios, só em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho.

Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva.

Ou seja...seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.

Mas vá além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escaneabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação.

Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.

Uma curiosidade sobre o uso dos smartphones no Brasil: 38% das pessoas, antes de uma compra, usam seus celulares para buscar informações sobre os produtos que desejam e 30% os usam para pesquisar sobre comércios físicos, consultando avaliações e opinião de outros usuários que já passaram pelo local.

A promessa de crescimento e a procura das empresas para se adequar as necessidades do mercado é cada vez maior, porém a maioria das empresas ainda desconhecem a infinidade de benefícios que este mercado móvel pode oferecer.

O grande diferencial da navegação mobile é a rapidez e facilidade de uso, portanto, quem deseja estar à frente, precisa começar a pensar em como se adequar a este novo cenário desde já.

Separamos alguns pontos Mobile First:

Conexão

Se a demora para carregar uma página já irrita o usuário do desktop, a lentidão em web mobile tem alta tendência de abandono. Para não perder vendas por conta desse problema técnico, a dica é criar um e-commerce leve, com imagens otimizadas.

Tamanho da tela

Com o tamanho da interface reduzido, é interessante reduzir o conteúdo para direcionar o usuário às informações essenciais de maneira rápida. Ou seja, é necessário “enxugar” o design de desktop antes de integrá-lo ao Web Mobile.

Fluxo de conversão

Apesar do crescimento do uso do Mobile, aumentar a taxa de conversão de acessos em vendas ainda é um desafio. A dica é oferecer ao consumidor um sistema em que os produtos sejam adquiridos com poucos cliques.

Touchscreen

Esse é o movimento básico para todas as ações realizadas, então vale a pena apostar na precisão. Aqui, isso significa botões maiores, que não precisem de zoom em excesso serem selecionados.

Adaptação

Ter um processo de cadastro otimizado para web mobile é essencial. É interessante integrar o login do usuário com o Facebook, por exemplo ou trabalhar com o cadastro simplificado com a opção de preencher o restante dos dados em outro momento.

Segurança

Geralmente quem usa smartphone está conectado a uma rede pública, que nem sempre oferece tanta segurança. Para ganhar a confiança do público, é importante que o seu e-commerce destaque o compromisso que possui em oferecer certificados digitais e boas práticas de segurança de dados.

10 KPIs para Auditoria Técnica de SEO

Em termos gerais, os Indicadores Chave de Desempenho (KPI) são os indicadores cruciais do progresso que você está fazendo em direção a um objetivo específico.

Certifique-se de que esses objetivos são importantes para o sucesso do seu próprio negócio, não apenas metas aleatórias que você copiou de uma empresa famosa que você procura inspiração.

Lembre-se, a menos que seus objetivos escolhidos sejam relevantes para sua própria organização, você não conseguirá nada com seus esforços, ou pior, desperdiçará tempo e dinheiro.

Acompanhe os seguintes KPIs de SEO e saiba se o trabalho está no caminho certo:

  1. Cliques e impressões orgânicas
  2. Posição média do site
  3. Tráfego orgânico (usuários, sessões e acessos)
  4. Tráfego branded x non-branded
  5. CTR médio
  6. Taxa de rejeição
  7. Tempo médio na página
  8. Páginas por sessão
  9. Conversões (vendas, leads, downloads, visualização, etc)
  10. Velocidade

Ter um site bem completo em todos os requisitos de SEO já é um diferencial hoje em dia, então coloque em prática e acompanhe os resultados.

Conseguir resultados de SEO não é fácil, deixe a WebPeak facilitar para você. Entre em contato com nossos especialistas.

Continue nos acompanhando para receber mais conteúdos para seu negócio alavancar em vendas.

Abraços!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager