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Como o marketing reverso vai atrair mais clientes para seu negócio

Entenda como o Marketing Reverso vai atrair mais clientes para seu negócio. Acompanhe o blog e compartilhe as dicas!
Como o marketing reverso vai atrair mais clientes para seu negócio
Escrito por
Mariana Chaves
Publicação
1/3/2024

Você já ouviu falar sobre marketing reverso? Na verdade não tem segredo algum, basta ter um conjunto de estratégias que visa atrair o consumidor até o seu negócio

Pode ser que em algum lugar você escute o termo publicidade reversa, ambos tem o mesmo conceito. 

O objetivo dessa estratégia é não se desgastar correndo atrás do cliente, mas despertar o interesse dele pelo que você vende da forma mais natural possível. Hoje em dia tentar forçar uma venda pode dificultar as coisas para o negócio. 

Nesse contexto o marketing reverso vem para apresentar a solução para um determinado problema ou uma maneira para que o seu público-alvo tenha fácil acesso e encontre valor no que você tem a oferecer.

O ponto principal em tudo isso é ser sutil e demonstrar os benefícios do seu produto ou serviço, assim você conseguirá despertar a curiosidade e o desejo do seu potencial cliente.

É muito importante deixar que as pessoas descubram por conta própria que precisam da sua marca para resolver um problema, que muitas vezes elas nem sabiam que existia. 

O foco deste artigo é mostrar como o seu negócio pode atrair compradores usando as táticas certas, sem se perder pelo caminho ou prospectando pessoas que não tem interesse no seu negócio.

É importante ressaltar que o marketing reverso também é utilizado nos mercados B2B, sigla para business to business. Sigla utilizada para formalizar o conceito empresas que vendem para empresas. 

Nesse caso, a sua empresa enquanto compradora pode se conscientizar sobre o tema e procurar um fornecedor capaz de atender às suas necessidades. 

Fazer essa análise pode te ajudar a diminuir os custos ou encontrar uma parceria para desenvolver um produto ou serviço sob medida, conseguindo sempre alcançar o resultado desejado.   

Não basta só entender o que é marketing reverso, também é importante que você saiba como ele é diferente de outras estratégias. 

Qual é a diferença entre marketing reverso e antipropaganda?

Para aplicar da forma correta o marketing reverso na sua empresa, é necessário saber em primeiro lugar o que separa essa estratégia da antipropaganda. 

Enquanto o marketing reverso utiliza uma abordagem diferente para destacar os benefícios e vantagens do que você vende para o seu cliente. A antipropaganda ressalta os malefícios ou defeitos de um produto ou serviço por meio de uma campanha ou anúncio

A proposta principal é desestimular a compra ou consumo de um item específico. Um dos exemplos mais famosos é o do tabaco. 

É muito comum, tanto no Brasil quanto redor do mundo, serem divulgadas milhares de propagandas de conscientização que são veiculadas nas mais diversas mídias todos os anos. 

É imprescindível diminuir o consumo de cigarro ao mostrar como o uso pode ser prejudicial e arriscado. Mas a antipropaganda não é a única estratégia que você precisa conseguir distinguir.  

Em outras palavras, marketing reverso e antipropaganda são coisas diferentes. De um lado temos o conceito de atrair os clientes com conteúdos relevantes, excelência de atendimento e relação com o público-alvo e do outro, temos as propagandas onde são necessárias passar as consequências de uso, se podem ou não afetar o consumidor de alguma forma.

Agora que você já sabe diferenciar o marketing reverso e a antipropaganda, e que elas não são a mesma coisa, é possível ressaltar a importância do marketing reverso. 

Como o marketing reverso funciona?

Para conseguir aplicar o marketing reverso é necessário chamar a atenção do seu cliente para ter a chance de desenvolver um relacionamento com ele.

Uma das formas mais utilizadas atualmente e que tem gerado resultados significativos para alcançar esse objetivo é a criação de conteúdos feitos especialmente para o público-alvo da sua empresa. 

O ponto mais importante que deve ter atenção total é que, os assuntos abordados sejam capazes de amenizar as dores ou ajudar sua persona a alcançar um objetivo.

Assim, com o passar do tempo você aumenta a consciência dessas pessoas sobre as vantagens do que você vende e desperta um sentimento de reciprocidade. Em outras palavras, a pessoa se sente agradecida pelo que recebeu e com vontade de retribuir. 

Se o seu objetivo é aumentar as chances desse cliente voltar a consumir o que você produz e, quando chegar o momento certo, comprar o seu produto ou serviço é preciso aplicar o marketing reverso. 

6 dicas para usar o marketing reverso no seu negócio

Como sempre, temos dicas práticas para você começar a operar ainda hoje no seu negócio. Esse é o momento de você conferir 5 dicas para atrair cada vez mais clientes. 

1. Avalie o seu negócio

2. Conheça bem o seu público-alvo 

3. Peça permissão para entrar em contato

4. Invista em conteúdo 

5. Tenha uma estratégia de SEO

6. Tenha uma landing page

Se aplicar essas 6 dicas para dar um up no seu negócio, pode ter certeza que irá colher resultados satisfatórios para sua empresa. 

Até breve!

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Helder Santos

Marketing Manager