Marketing

Conheça as melhores ferramentas de funil de vendas da internet

Mariana Chaves

Produtora e especialista em marketing de conteúdo.

O Funil de Vendas nada mais é do que uma forma de enquadrar os diferentes estágios de compra de um futuro consumidor.

Conhecendo bem as etapas da jornada de compra do cliente, o planejamento de vendas se torna um processo com um objetivo muito mais claro e menos passível de erros, garantindo que os clientes façam contato com sua empresa novamente.

Através de um bom funil de vendas, você tem uma visão mais ampla dos hábitos de consumo dos seus clientes e não irá gastar tanta energia com os futuros potenciais clientes, uma vez que você já definiu o público que irá alcançar.

Neste conteúdo, vamos te mostrar algumas das melhores plataformas para elaborar um funil de vendas eficaz e maximizar seus resultados. 

Quais são as melhores ferramentas para usar no funil de vendas?

Tendo em mente a importância do funil de vendas no marketing, chegou à hora de saber quais são as ferramentas que podem auxiliar nesse processo tão importante. Afinal, toda estratégia tem suas ferramentas de suporte para conseguir ter êxito nos objetivos.  

1. Zoho CRM

Se o seu objetivo é ter um desempenho alto nível com vendas, não tem para onde fugir, você vai precisar uma hora ou outra de um sistema de CRM.

CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente em português, é uma ferramenta estratégica que as empresas utilizam para gerenciar e analisar suas interações com os clientes.

A desenvoltura do seu time nos quesitos de eficiência e produtividade só vai alcançar o topo dos seus interesses se você medi-las com frequência e tomar decisões embasadas com métricas de desempenho. Lembre-se, nada vem do acaso.

Por isso, é necessário um sistema que consiga ter controle de pipeline, relatórios, KPI’s, análise histórica de performance e integrações com outros sistemas como ERP’s ou plataformas de automação de marketing.

Para que você esteja sempre um passo à frente, é preciso medir tudo isso e várias outras coisas, e com essa ferramenta você conseguirá mensurar o que sua empresa precisa.

Com Zoho CRM, você poupa mais tempo através da automação de processos repetitivos que consomem muito tempo de sua rotina, agilizando assim o processo de desenvolvimento de leads. 

Essa plataforma é totalmente integrada para suas necessidades de vendas, suporte, marketing e gerenciamento de estoque. Contém perfeita integração com o pacote Zoho e outros softwares populares de terceiros. Contém aplicativos móveis para gerenciar seus negócios onde quer que esteja, e a qualquer momento.

2. Zoho Bigin

Usando ferramentas do Zoho Bigin, você pode automatizar procedimentos comuns, como relatórios, lembretes de ativação e até mesmo agendar reuniões.

Dessa forma, além de reduzir bastante a possibilidade de insucesso, também libera um tempo valioso para que a equipe de vendas dê mais atenção às soluções estratégicas e a coisas realmente importantes, como interagir com os clientes para estreitar relacionamentos e obter feedback.

A Zoho Bigin é o melhor CRM para pequenas empresas, onde adota uma abordagem “menos é mais”, trazendo tudo o que você precisa para um CRM sólido.

Vamos encarar os fatos. O CRM foi criado com um objetivo principal: gerenciar leads e relacionamentos com clientes em diferentes estágios do funil de vendas. Todos os acessórios extras vieram muito mais tarde.

Com esse software você consegue unir facilmente o poder de um CRM com a simplicidade de um preenchimento de planilha comum por uma fração do custo. Zoho Bigin é leve, flexível e fácil de operar. Você pode personalizar o sistema do zero e começar a usá-lo em 30 minutos ou menos.

3. Sugar CRM

Sugar CRM é um sistema de gerenciamento de relacionamento com cliente (CRM - Customer Relationship Management).

Uma das funções exclusivas do SugarCRM é que, por ele ter código aberto, o código-fonte está disponível para qualquer usuário, desenvolvedor ou cliente da plataforma.

Independentemente se optar pela licença AGPLv3 ou pela versão licenciada comercialmente, o aplicativo vem com todo o código-fonte, permitindo que os desenvolvedores personalizem e desenvolvam o produto com facilidade. Isso coloca o controle de dados em suas mãos, permitindo a liberdade de implantar o SugarCRM onde você desejar.

4. Pipedrive

Em todas as áreas a organização é fundamental, para quem vende então não pode viver sem, pois contribui muito na hora de saber qual lead abordar, sempre pensando no discurso ideal.

Existem vários modelos de CRM no mercado que podem te ajudar na organização do seu negócio. Entretanto, se essa ferramenta ainda for uma novidade para o seu time, opte por uma com a interface simples e intuitiva, como o Pipedrive.

Esse sistema possibilita que o vendedor registre todas as informações de um consumidor, desde o seu primeiro contato até o pós-venda. O Pipedrive também é muito útil para o gerente de vendas, com ele você também poderá montar estratégias.

O Pipedrive gera relatórios que contribuem para a tomada de decisões e ainda permite acompanhar o desempenho de cada membro do comercial, sendo um ótimo auxiliador no funil de vendas.

5. Outreach

Você já pode ver que o RD Station permite a automação das campanhas de acordo com segmentações, depois é importante saber quais delas e em qual ordem um lead foi sensibilizado. Principalmente quando ele faz contato diretamente com a empresa.

Nestes casos, é preciso entender o quão bem nutrido ele está em relação aos diferenciais do negócio, e com a ferramenta Outreach, suas campanhas e ações de vendas automatizadas poderão ser colocadas em ordem.

O sistema pode ser integrado com o CRM do seu negócio, e assim, permitir a busca por campanhas cadastradas, suas publicações para uma lista de prospecção e logo em seguida, análise de desempenho, seja por e-mail ou mensagem de voz.

Leia também: Como a Busca por Voz Impacta no E-Commerce

6. Ghostery

Quando vamos avaliar o valor real de um lead para marca, um dos vários pontos à serem analisados é como o site se posiciona e é apresentado para ele. São diversos elementos que evidenciam onde foi investido tempo e dinheiro ali, como:

Com o Ghostery, você tem acesso a informações mais aprofundadas além das informações superficiais, como conseguir verificar códigos de rastreamento deixado por essas ferramentas e pode ser facilmente instalado como extensão do Google Chrome.

Funil de Vendas: E agora?

Precisamos nos organizar e manter a estratégia do funil de vendas à todo vapor. As ferramentas certas podem ajudar muito no processo de compra do seu cliente.

Então não deixe de implantar no seu negócio as ferramentas que irão te ajudar a alcançar os seus objetivos, e tenha etapas do funil de vendas muito bem estruturadas.  

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