5 minutos

[Guia Definitivo] SEO Tray Commerce: Como fazer corretamente

[Guia Definitivo] SEO Tray Commerce: Como fazer corretamente e vender mais! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
[Guia Definitivo] SEO Tray Commerce: Como fazer corretamente
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
8/2/2024

Olá, tudo bem com você?

Não pense que nossa agencia é igual as outras. Nós prestamos atenção nas dificuldades que você sente e, traçamos estratégias de forma a solucionar seu problema, isso esta em nossa essência.

Nosso foco é trazer resultados reais em forma de vendas e aumento de visibilidade, para Micro e Pequenas empresas. Esse é o nosso negócio!

De fato gostamos de compartilhar conhecimento. Seguindo esta filosofia criamos um conteúdo especial para os lojistas da Tray Commerce, para que você aprenda como fazer SEO na Tray Commerce.

Entenda como fazer SEO na Tray Commerce

Aqui você poderá encontrar alguns termos técnicos que talvez ainda não conheça, mas nós vamos explicar melhor de forma aumentar seus conhecimentos na internet.

Então vamos ao que interessa!

Mas antes: O que é SEO?

SEO, no bom português é a otimização dos processos de busca, ou seja, é um processo gratuito e orgânico que pode trazer maior visibilidade a sua página em ferramentas usuais de busca.

Dividido em elementos internos (controláveis pelo gerenciador de página) e externos (não controláveis), é importante balancear o conteúdo, a qualidade e arquitetura das informações apresentadas com a confiabilidade, respostas de mídias sociais e links externos.

SEO nada mais é que o conjunto de técnicas com o principal objetivo de tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos.

Saiba o que é: SEO On Page

O SEO On page é a manipulação das informações de página que ajuda na indexação de suas páginas, além de ser uma estratégia de Marketing Digital indispensável nos dias de hoje. Responsável pelo posicionamento e manutenção do ranking do site em buscas orgânicas.

É preciso analisar vários fatores relevantes na página a ser otimizada e também conhecer o mercado/negócio do cliente, para que tudo esteja de acordo e, possa trabalhar um bom conteúdo.

O primeiro ponto a se observar quando falamos de SEO on page é o CONTEÚDO, que deve ser excepcional, autêntico, completo e engajador ao leitor pois, tão importante quanto ter visibilidade na página inicial de ferramentas de pesquisas é manter o leitor após o clique inicial.

Alguns tópicos são essenciais na construção do conteúdo, veja só:

Arquitetura online

Um site que demora a carregar ou não é compatível com dispositivos móveis, que gera conteúdo duplicado, utiliza URLs longas e complicadas que não são interessantes quando falamos de SEO.

Informações duplicadas podem confundir os buscadores e, assim, classificar o seu site mais baixo do conteúdo mais antigo por causa disso.

Para descobrir quais informações estão duplicadas, acesse o Google Webmaster, vá em ‘Aspectos de pesquisa’> ‘Melhorias de HTML’ e veja quais informações estão repetidas.

Por exemplo, se você ver que existem Tags de títulos adicionais ou META descrições adicionais, provavelmente significa que essas páginas podem ser acessadas por várias URLs diferentes, o que confunde os Buscadores.

Lembre-se que seu e-mail e número de telefone devem estar na parte superior ou na parte inferior de todas as suas páginas, mas sempre bem visiveis e de fácil entendimento.

Clicar no logotipo de um site deve levar um visitante, imediatamente, para a página inicial, seja o logo em uma imagem, o nome em negrito ou uma clipart animada, é fácil de vincular qualquer item em seu site à sua página inicial. Isso, além de facilitar a vida de quem acessa seu site, indica aos buscadores sua localização aumentando seu posicionamento.

Conteúdo da página de destino

Um texto completo, de qualidade a um público ou tema em específico tem um melhor direcionamento e junto de uma boa escrita, garantem qualidade à sua página de destino.

Os robôs de busca tendem a dar mais pontos positivos a textos com maior densidade, ou seja, o uso sábio das palavras-chave e boa interação com usuário; links externos direcionados de sites renomados, dados e porcentagens com fontes conhecidas são essenciais para construir a reputação do seu site.

Outro fator importante em SEO é o elenco de palavras-chave que não só guiam o seu conteúdo, como também, quando bem escolhidas, trazem um tráfego mais qualificado para seu site. As também chamadas keywords não se limitam apenas a palavras, como também sentenças mais específicas para direcionamento (shot tail middle tail, long tail keyword). Para ser mais certeiro na escolha das palavras-chave, utilize um Planejador de Palavras- Chave.

Engajamento

Após o clique inicial de um visitante, seu conteúdo precisa ser atrativo para fidelizar um visitante, então uma ótima tática é sempre se manter atualizado com possíveis upgrades, assuntos pertinentes e atualidades globais.

Lembre-se das influências externas que podem gerar ou não interesse do usuário, sempre tenha em mente as preferências do público que você procura atingir.

O desenvolvimento social de engajamento de mídia exige um know how para aplicar as métricas corretamente. Planeje uma estratégia de engajamento com base em informações e dados coletados, saiba onde está o seu público-alvo e como as pessoas dentro dele estão se comunicando.

É necessário estar presente, atento e interagindo o mais rápido possível para gerar engajamento. Envolver-se com o seu público, respondendo a perguntas ou dando dicas valiosas, é a melhor maneira de garantir uma espécie de lealdade para o seu site/fan page e ainda humaniza a você.

Ou seja, não basta apenas que você apenas fale: é preciso conversar com o seu público!

Visibilidade

É importante pensar em utilização de keywords que não sejam genéricas, com título atraente e cabeçalho focado em direcionar com qualidade um visitante potencial. Portanto, dados bem direcionados são importantes quando falamos do atrativo visual em páginas de busca.

Os buscadores enviam “spiders ou bots” para reunir as palavras em seu site usando elementos META. Estes elementos HTML são utilizados para fornecer Metadados sobre uma página Web. Os spiders só podem pesquisar páginas que têm os elementos META e avaliar o quão pertinente é para uma pesquisa.

É importante adicionar informações relacionadas ao seu site para ajudar os bots a compreender os dados que lá estão, através de um o título pertinente e uma descrição de palavras-chave específicas para cada página de destino.

Faça títulos e descrições distintas para cada página do seu site. Tenha um título descritivo com no máximo 70 caracteres. Evite o uso de títulos comuns, atualizando seus títulos para coincidir com o conteúdo exibido na página específica. Para as descrições usar, no máximo, 170 caracteres e certifique-se elas estão em todas as páginas listadas e artigos individuais em seu site.

Saiba o que é: SEO Off-Page

Alguns fatores externos nos quais você não tem controle, podem ser consequências positivas do planejamento e otimização dos elementos internos e são fatores a se considerar quando se trata de SEO.

Confiabilidade: Sites mais antigos, especializados e com plataformas user-friendly são facilmente enquadrados nessa categoria, mas isso não impede que novos sites de conteúdo ou e-commerce fiquem pra trás. Com o conteúdos planejados, completos e verificação de identidade (uma pessoa real e não robô gerindo a página), podem fazer frente ao tradicional, virando até referência digital no segmento direcionado.

Indicações externas: também são cruciais nesse momento. Citações orgânicas, textos-âncora e indicações de fontes confiáveis mantêm o ~buzz~ social que a sua empresa precisa.

Qualidade x Quantidade: As indicações externas são rankeadas de acordo com a relevância e visibilidade do site, ou seja, citações de sites-referência são mais pontuais do que diversas citações de fontes novas. Mesmo assim, é importante manter um equilíbrio.

Social media: Apesar de polêmico, pois o próprio Google já afirmou que postagens em redes sociais não são rankeadas pelo SE (Search Engine), a reputação na era digital muitas vezes pode ser construída ou destruída de acordo com a gestão de mídia social.

Dados geográficos: O direcionamento por região (país, cidade, etc) é importante para SEO, pois procura atingir possíveis visitantes em uma determinada localização.

Os motores de busca avaliam o número e a qualidade dos links que apontam para o seu site. Isso é um dos fatores mais importantes para determinar a posição no ranking. Backlinks são os links contidos em sites e páginas, que fazem referência a seu site.

Exemplo: uma blogueira faz um tutorial sobre determinado produto e insere na postagem, um link de seu produto na loja.

A maior parte dos links gerados para classificação ‘imediata’ nos buscadores, são comumente chamados de linkspam ou técnica ‘blackhat’. Essas técnicas são identificadas quando uma empresa coloca muitos links em um curto espaço de tempo, como referência para seu site, independentemente do contexto das páginas que estão referenciando.

Existem diversas técnicas passíveis de penalização pelos motores de busca, seja com a perda do rankeamento ou até mesmo banimento do site.

Veja alguns exemplos:

  • Links comprados, sem indicação de campanha publicitária;
  • SPAM, queda de qualidade em detrimento a divulgação excessiva e não direcionada;
  • Pirataria ou plágio de conteúdo;
  • Conteúdo superficial;
  • Excesso, repetição e hidden keywords (palavras-chave não visíveis ao usuário, mas reconhecidas pelo SE);
  • Ads em excesso ou sem direcionamento específico;
  • Cloaking, conteúdo apresentado difere do conteúdo real da página;
  • Textos e links escondidos, por exemplo.
Leia também: Já otimizou toda sua loja? Saiba quais os próximos passos para o sucesso!

Principais fatores SEO Tray Commerce

A TrayCommerce é uma plataforma de lojas virtuais, que atende diversos fatores de SEO com extrema qualidade e conta com cases de primeira página em diversas lojas.

Sem dúvida alguma a TrayCommerce é uma das principais plataformas de e-commerce do Brasil quando o quesito é tecnologia.

Antes de tudo, acesse o painel administrativo de sua plataforma, em seguida no menu lateral clique em ‘Produtos cadastrados’ e clique em adicionar ou editar um produto.

SEO Tray Commerce

OBSERVAÇÃO: as informações de SEO serão inseridas após esse passo.

À partir daqui vamos juntos achar a melhor maneira de apresentar seu produto em sua loja virtual.

Ao clicar em novo produto, será aberta uma página onde você deverá inserir as informações gerais para o cadastro de seu novo produto.

Lembre-se: deixe a primeira caixa selecionada para que o produto fique ativo e seja exibido dentro da loja virtual.

SEO Tray Commerce

No campo ‘Nome do produto’ deverá ser inserida a palavra-chave escolhida como Nome do produto e no campo seguinte ‘Categoria principal’, selecione qual Categoria este produto se refere.

Importante: caso não tenha encontrado a categoria, no canto esquerdo clique em ‘Incluir novas categorias’ para cadastrar uma nova, mas lembre-se que as informações da página ainda não foram salvas!

Exemplo de preenchimento:

Nome do produto: blusa branca de manga longa | Categoria : vestuário

Indicamos que o nome do produto não seja muito extenso e que não contenha especificações técnicas ou muitos números.

Logo abaixo, terá um campo ‘Descrição completa’. Esse é o espaço para descrever e falar melhor sobre seu produto, informando características, especificações, indicamos no mínimo 300 caracteres.

SEO Tray Commerce

Mais abaixo, existem campos para que sejam inseridas todas as informações importantes sobre o produto, como o preço de venda, preço promocional e preço de custo, imagens e vídeos auxiliares (que mais descrevem o produto),  quantidade em estoque e definição de estoque mínimo.

SEO Tray Commerce

Na mesma página, também insira informações técnicas como o peso e dimensão, medidas para envio físico do produto, informações adicionais como marca, modelo, códigos de referência, tempo de garantia, prazo de disponibilidade e itens inclusos.

SEO Tray Commerce

Ainda na mesma página, mais abaixo nos campos de ‘Características’ e ‘Variações’ adicione informações que caracterizem seu produto e suas determinadas variações, denominando cor, tamanho, material e etc.

Essas especificações ficarão relacionadas na página do produto, isso irá permitir que o cliente tenha chance de escolha e compare entre um produto e outro.

SEO Tray Commerce

Para cadastrar variações, clique na caixa com o texto ‘Este produto não possui variações’ e selecione cadastrar uma ou duas variações.

Em seguida escolha qual o tipo de variação: cor, largura, marca, medida, peso, quantidade, tamanho ou voltagem.

Clique em ‘Gerar Variações’ para gerar as variações, em seguida configura uma a uma com seu estoque e características específicas.

SEO Tray Commerce

Em seguida clique em ‘Salvar e ver opções avançadas’. Pronto, seguindo todos esses passos acima sua página estará pronta para ser indexada nos principais buscadores.

Você será direcionado para uma páginas com opções de configurações específicas do produto, como Produtos relacionados, Frete e envio, Formas de pagamento, Imposto do produto, SEO, Avaliação do produto, Customização de produtos, Abas personalizadas, Compre Junto, Programa de fidelidade.

Para que seu produto tenha um desempenho melhor no rankeamento dos buscadores, iremos apresentar o módulo de configuração de SEO.

adicionar-produto-tray-commerce SEO Tray Commerce

Você será direcionado para uma página onde os campos mais sensíveis de SEO deverão ser preenchidos corretamente.

Dicas de preenchimento:

Título: também conhecido como Tag title. Esse campo é o principal fator de parametrização para um bom rankeamento. O campo virá preenchido automaticamente com o nome do produto, lembre-se de escolher um termo altamente relevante, com um volume alto de buscas e baixa competição. Descubra como escolher as melhores palavras-chave.Descrição simplificada: esse campo também conhecido como Tag description e deve ser preenchido com o Nome do produto + breve chamada de atenção, como no exemplo indicado na imagem.

adicionar-produto-tray-commerce SEO Tray Commerce

Palavras-chaves: esse fator gera muitas dúvidas, mas não se preocupe com ele. NÃO preencha esse campo, pois esse fator (meta keywords) não é mais utilizado como parâmetro para rankeamento de páginas, pelo contrário, dependendo do conteúdo, pode confundir os bots dos buscadores.URL de acesso: veja na indicação que o endereço da página (URL) virá previamente preenchido com o nome da categoria + nome do produto. Importante observar se a URL está amigável, ou seja, de fácil compreensão e leitura por parte do usuário que o encontrará no resultado de sua busca.

Salve as alterações. Em seguida você será direcionado a uma página com informações gerais sobre o produto.

Pronto! Esse produto já estará pronto e otimizado para os principais fatores de SEO. Replique esse ‘padrão de informações’ para todos os produtos a serem cadastrados e os que já estão na plataforma.

Lembre-se de todos os fatores de SEO

Robots.txt

Robots.txt é um arquivo que existe em todo diretório raiz de qualquer site existente e é o primeiro arquivo que os bots de busca procuram em um site.

O robots.txt vai controlar as informações que serão indexadas ou não pelos sites de busca. Visto “robots.txt” entende-se que o arquivo tem  formato .txt, extensão de bloco de notas. Nele você tem a permissão de escolher os diretórios, arquivos e pastas que você deseja bloquear das ferramentas de busca. O uso mais comum é evitar indexação de páginas logadas ou que possuam arquivos privados.

Por se tratar de um arquivo MUITO importante, você deve ter muita atenção com a maneira que ele é configurado. Mas não fique preocupado, pois a TrayCommerce cuida muito bem deste arquivo, e tem as principais linhas para garantir o funcionamento.

Para vê-lo, digite: http://sualoja/robots.txt

Para fazer a configuração do su arquivo robots.txt na Tray Commerce, basta seguir o caminho como na imagem abaixo:

Minha Loja -> SEO Indexação da Loja -> Selecione a Guia Robots.txt

SEO Tray Commerce

Você precisa criar em seu computador um arquivo com o nome "robots.txt" e enviar na área de seleção;

A Sintaxe do arquivo robots.txt não é complexa, vamos a um breve exemplo:

User-Agent

A função do comando user-agent é listar quais robôs devem seguir as regras indicadas no arquivo robots.txt. Saiba como fazer isso na lista segmentada de robôs.

Google: User-agent: GooglebotGoogle Imagens: User-agent: Googlebot-imagesGoogle Adwords: User-agent: Adsbot-GoogleGoogle Adsense: User-agent: Mediapartners-GoogleYahoo: User-agent: SlurpBing: User-agent: BingbotTodos os mecanismos: User-agent: * (ou simplesmente não incluir o comando user-agent)

Disallow

O comando instrui os sites de busca sobre quais diretórios ou páginas não devem ser incluídas no índice. Exemplos:

Disallow: /prod - orienta aos robots a não indexarem pastas ou arquivos que comecem com "prod";Disallow: /prod/ - orienta aos robots a não indexarem conteúdo dentro da pasta "prod"Disallow: print1.html - orienta aos robots a não indexarem conteúdo da página print1.html.

Allow

comando Allow orienta aos robots qual diretório ou página deve ter o conteúdo indexado. O Allow permite que seja indexado o diretório /about abaixo do diretório /catalogs.

Disallow: /catalogs 

 Allow: /catalogs/about

Simples não?

Agora o seu arquivo robots deve ser desenhado de acordo com sua estrutura de pastas.

DICA IMPORTANTE: Sempre use Ferramentas de Webmaster para encontrar paginas e pastas para criar seu arquivo Robots.txt

Sitemap

É um arquivo no formato .xml ou .xml.gz

Nesses arquivos estão contidas listas com as páginas URLs do site. Ele mapeia o site, de forma que os robôs de buscas, ou usuários, sejam guiados até as páginas relevantes à busca.

Para localizar o seu sitemap dentro da Tray Commerce basta você seguir o caminho e imagens abaixo:

Minha Loja > SEO Indexação da Loja > Selecione a Guia Sitemap

SEO Tray Commerce

RICH SNIPPETS

RICH SNIPPETS são dados estruturados e baseiam-se em informações no código HTML do site. Esses códigos assumem uma função de organizar o conteúdo do site, para que os robôs de busca ao examinarem a página, possam entender quais informações inseridas e determinar se há relevância em exibi-las. Ele tem por objetivo oferecer mais informações sobre uma página, diretamente na sua listagem de resultados.

Por exemplo existem diversos tipos de classificação de resultados, como classificação por estrelas, fotos de receitas ou do autor de um texto, lista de faixas de um CD e etc.

Podem aparecer na forma de informação de autor da parte do Google, avaliações e revisões, notificações de eventos e produtos.

São as estrelinhas que aparecem nas buscas, direto no Google. Na Tray/commerce você não pode manipular isso, somente através de uma agencia.

Analytics

O Google Analytics é a ferramenta que mensura todos os números envolvidos no táfico de seu site. o Analytics gera gráficos, demográficos e diversas estatísticas à partir de dados extraídos pelo comportamento do usuário de seu site.

Se você “sofre” para mensurar informações sobre seu site e paga por uma ferramenta ou não sabe qual usar, então você precisa conhecer o Google Analytics! Uma poderosa ferramenta gratuita fundamental para avaliar o comportamento de visitantes a seu site.

Um dos principais objetivo do Google Analytics é saber de que forma os usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções do seu site. E de acordo com essas informações coletadas, através do Google Analytics, é possível analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado por você.

Se você ainda não tem Google Analytics, CRIE SUA CONTA AGORA!

Webmaster Tools

O Google desenvolveu a Webmaster Tools - ou Search Console, ferramenta para verificar e apontar soluções para que o seu site alcance melhores resultados nas buscas. A estratégia adapta a sua plataforma aos interesses do Google, otimizando-a de acordo com as métricas utilizadas pela líder nos sites de busca da Internet. Isso significa que o Google vai fazer o seu website ser encontrado com maior facilidade em resultados de pesquisa, podendo ir ao topo em pouco tempo!

O Webmaster Tools funciona através de relatórios que analisam e exibem os erros que o Google vê no seu site ou no seu aplicativo.

Se você ainda não tem o Webmater Tools configurado, não perca mais tempo faça isso agora!

Agora seu GWT (Google WebMaster Tools) está configurado, você deve enviar o sitemap para o buscador.

Não se esqueça de integrar as ferramentas

A integração do Google Analytics com o WebMaster Tools é essencial para melhorar seus resultados de pesquisa. É uma integração muito discreta, mas você pode fazer rapidamente em sua conta do Google Analytics.

Clique aqui e veja como fazer a integração do Google Analytics e do Google Webmaster Tools.

Heatmap e Scrollmap

Heat Map é um mapa de calor que permite que você veja o que seus usuários estão olhando, clicando, digitando dentro de sua página, seja em  imagens, textos, links ou até em áreas vazias. Trás inúmeros recursos pra você como otimizar suas páginas para gerar mais conversões, identificar problemas de usabilidade de sua página, fazer design baseado em mensuração etc.

O Scroll Map (Mapa de Rolagem) serve para analisar quanto tempo os usuários  passam ou faz rolagem em sua página, você pode utiliza-lo  para descobrir quanto tempo os usuários do site passam em diferentes áreas da página, tempo médio e o número de pontos de vista para uma parte especifica que você faz rolagem sobre tal área.  

Pagespeed Insights

O Page Speed Insights mede o desempenho de uma página para dispositivos móveis e computadores. Ele busca o URL duas vezes, uma com um user agent de dispositivo móvel e uma vez com um user agent de computador.

A pontuação do PageSpeed varia de zero a 100 pontos. A pontuação mais elevada é melhor, e uma pontuação de 85 ou superior indica que a página tem um bom desempenho.

O PageSpeed Insights está sendo continuamente aprimorado, por isso a pontuação será modificada à medida que adicionamos novas regras ou melhoramos nossa análise.

Teste a velocidade de seu site agora!

Pagerank

O PageRank é um algoritmo de avaliação de um agrupamento de páginas interlinkadas, como por exemplo a Web, que tem como finalidade classificar as páginas por relevância perante a este conjunto de páginas.

Para elevar o PageRank de sua loja virtual, você precisa torná-la mais “visível” para a internet, deve trabalhar parceria, relacionamento, geração de conteúdo, etc.

Dica Bônus: Ferramentas de marketing digital tradicionais, como Google Analytics, WebPeak ou Moz são extremamente úteis e, se utilizadas corretamente, podem trazer dados relevantes que, com certeza, vão ajudar a aprimorar cada vez mais a performance do seu site.

Mas e se você dispusesse de uma ferramenta visual que fornecesse um mapa mostrando os pontos “quentes” do seu site, os locais onde os visitantes mais clicam, por onde mais passam seus mouses e outras informações como essas? Se você ainda não conhecia, acaba de descobrir o que é Hotjar!

Inicie uma conta grátis hoje mesmo. Sério, você terá insights e informações valiosíssimas!

Não deixe de compartilhar e comentar sobre esse conteúdo.

Assine nossa newsletter e até a próxima. (:

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager