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Melhores práticas de SEO Off-Page

Estudos indicam que a maioria dos donos de sites gastam em torno de 30% do seu tempo em fatores de SEO off-page, e 70% em fatores de SEO on-page. Confira!
Melhores práticas de SEO Off-Page
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

Você deve ter certeza de que SEO off-page não diz respeito somente aos links. É muito mais que isso! Podemos usar como exemplo as menções de marca, ou seja, a URL do seu site ou marca, que são mencionados em outro site sem um hyperlink, são um aspecto integral dos indicadores de busca off-page

Por termos experiência em marketing de conteúdo, e de modo muito assertivo, nós geralmente começamos com o SEO on-page. Porém não paramos por aí. Pois, geralmente, o Google valoriza também ações que acontecem com frequência fora do seu site.

O tempo que você gasta com o SEO irá variar, a depender dos seus objetivos de marketing. Estudos indicam que a maioria dos donos de sites gastam em torno de 30% do seu tempo em fatores de SEO off-page, e 70% em fatores de SEO on-page. Em relação a outros donos, essas porcentagens se invertem.

Afinal, o que é SEO Off-page?

O SEO off-page de forma simples diz ao Google o que os outros pensam sobre o seu site. Por exemplo, caso você tenha muitos links valiosos apontando para as suas páginas, os mecanismos de busca irão entender que você possui um ótimo conteúdo. É isso mesmo, daqueles que vão proporcionar valor para os usuários.

Caso contrário, por qual motivo as pessoas iriam perder tempo vinculando suas páginas?

As pessoas apenas citam, referenciam e compartilham conteúdo que elas gostam. Até mesmo em um negócio com produtos físicos, se o seu produto for útil e acessível, você conseguirá muitas referências que partem do boca a boca dos seus clientes atuais.

O SEO pode causar espantos em um primeiro momento, sobretudo quando você não sabe que passos seguir para conseguir melhorar o ranking de suas páginas com conteúdos novos nas primeiras posições do Google. Entretanto, se você puder desenvolver um entendimento básico de otimização on-page e off-page, saiba que você estará bem à frente de seus concorrentes.

Como já apontamos, o SEO Off-page se refere a todas as atividades que você e os outros efetuam longe do seu site com o intuito de melhorar a posição de uma página nos resultados dos mecanismos de busca.

O que muitas pessoas fazem é associarem o SEO Off-page com o link building, mas saiba de uma fez por todas que ele vai muito além disso. Muitas atividades, mesmo que não resultem em um link padrão em outros sites, são fundamentais para a otimização off-page.

Basicamente, SEO on-page ocorre no próprio site, enquanto SEO off-page acontece fora do site. Caso você tenha que escrever um guest post para outro blog ou deixar um comentário, você estará fazendo SEO off-page.

Quais são as melhores práticas de SEO Off-Page?

Avançando de etapa, agora que você já sabe tudo de SEO Off-Page, está na hora de vermos de que forma podemos criar uma boa estratégia de SEO e implementar essas técnicas em seu site. Confira: 

melhores-praticas-de-seo-off-page

Produza conteúdos que possam ser compartilhados

O primeiro passo importante é cuidar bem de seu lar para que ela possa ser elogiada pelos visitantes. Para tanto, você pode criar conteúdos ricos para os seus consumidores e o seu mercado.

Que tal desenvolver materiais que trazem dados de pesquisa, opiniões de especialistas no setor, avaliações técnicas, participação do público, soluções para problemas das suas personas, um pouco de humor, entre outros elementos? Afinal, são características de um conteúdo que costuma gerar um alto engajamento.

Temos uma dica principal: habilite funcionalidades de comentários na sua loja, afinal, eles irão gerar novos conteúdos e também irão ajudar no aumento da conversão do seu e-commerce. A segunda dica muito importante está em desenvolver um blog dentro do seu domínio. 

Desenvolva artigos que sejam relacionados ao seu produto, e que possam facilitar o comprador na tomada de decisão, além de aumentar as vendas, também irão servir como excelentes páginas a serem compartilhadas e mencionadas por outros domínios.

Faça comentários em blogs e fóruns da sua área

A sua participação nesses canais também podem render bons frutos. Sabe aquele site que você sempre acompanhou ou aquele fórum em que você é bastante ativo? 

Pois é, caso eles falem sobre temas pertinentes aos seus produtos ou conteúdos, sua loja pode se beneficiar. Não deixe de participar com comentários que venham agregar valor às publicações e aos debates dessas páginas. Não se trata de fazer spam, porém sim de aparições naturais e que, dependendo das suas respostas, podem vir agregadas com links para o seu blog ou e-commerce. Compartilhar seus links nesses locais, também é bastante válido.

Escreva guest posts

Como já dissemos antes, não é possível controlar quais domínios irão citar o seu, mas escrever para determinadas fontes de tráfego de qualidade, com autoridade, são peças essenciais da estratégia. O guest post entra nesse momento, que é uma das técnicas mais antigas de link building, e reúne os esforços necessários para conseguir links externos.

Esta é uma prática que consiste em escrever conteúdos para outros sites e blogs como convidado. Esta finalidade, além de promover sua marca e ajudar a educar a audiência de um parceiro, colabora para inserir um ou mais links que vão ser redirecionados para seu negócio.

Para isso, procure sites que estejam em seu universo de atuação, atente-se para que não sejam os concorrentes diretos. O motivo é simples, concorrentes dificilmente liberariam seus espaços para você e, segundo, sua loja não precisará de visitantes que venham de sites de outros mercados, ou seja, tráfego pouco qualificado.

Compartilhe seus conteúdos e ofertas nas redes sociais

Como já mencionamos, os sinais sociais são importantes fatores de SEO off-page. Por isso, não se esqueça de alimentar os perfis nas mídias sociais com os conteúdos e ofertas do seu site.

A todo momento que pintar um novo post no blog, uma promoção na loja ou uma oferta especial, compartilhe-os em suas páginas no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, entre outros canais. Outra opção válida é criar conteúdos exclusivos para esses canais e distribuir links que levem o público ao seu blog ou e-commerce.

Um exemplo, você pode criar um artigo para o LinkedIn Pulse ou um vídeo para o seu canal no YouTube com um review de um produto e, no final do conteúdo, deixar um link para que as pessoas não deixem de conferir a oferta na loja.

Disponibilize botões de compartilhamento em seu site

Para finalizar essa seção, permita e incentive que o público também possa viralizar o seu conteúdo. Insira botões de compartilhamento em suas páginas de produto e também de conteúdo. Dessa forma, sempre que as pessoas gostarem muito do que virem, elas poderão levar aquele post ou oferta para os seus seguidores.

Essa é uma cadeia que vai se retroalimentando. Muitas pessoas compartilham conteúdos, mais seguidores acessam o seu site, mais produtores de conteúdo conhecem o seu trabalho, mais backlinks surgem, mais autoridade sua loja adquire, e desse modo a corrente segue.

SEO off-page não é uma estratégia complicada de entender, mas sim de aplicar algumas de suas técnicas e, sobretudo, conseguir os resultados esperados. Afinal, o retorno não depende muito de você, mas uma forcinha pode ser feita para conseguir mais links e menções que sejam relevantes para o seu site.

Além de unir todas as ferramentas de SEO em um único lugar, oferece suporte aos usuários da plataforma. Entre em contato, podemos agendar uma conversa, que tal? 


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Helder Santos

Marketing Manager