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Tráfego Orgânico: Como aumentar

Tudo o que você precisa saber sobre tráfego orgânico, incluindo as melhores práticas para obter mais tráfego qualificado para seu site, aumentando sua autoridade e receita. Saiba mais!
Tráfego Orgânico: Como aumentar
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
19/7/2023

Tudo o que você precisa saber sobre tráfego orgânico, incluindo as melhores práticas para obter mais tráfego qualificado para seu site, aumentando sua autoridade e receita.

Uma coisa é certa: o desejo de todo negócio é conquistar novos clientes e aumentar sua receita.

Entretanto, para que isso aconteça, o primeiro passo é tornar a sua empresa conhecida no mercado, traduzindo: para o público. E para ganhar essa visibilidade, a dica é entender bem as técnicas de como aumentar o tráfego orgânico.

O que é Tráfego Orgânico?

Tráfego orgânico é o termo usado para descrever visitas que um site recebe, vindas de resultados orgânicos de um mecanismo de buscas (como Google, Yahoo! ou DuckDuckGo), e não de anúncios pagos.

O tráfego orgânico pode ser definido como uma canal por onde pessoas chegam ao seu site, clicando em um resultado não pago.

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Resultados pagos aparecem no começo da páginas, mas o Google também pode apresentar mais alguns resultados patrocinados ao final da página.

Essa é uma das principais fontes de tráfego online, da qual a maioria dos profissionais de marketing se concentra, afinal, uma vez que você tem sucesso e consegue um bom posicionamento de suas páginas, será uma fonte de tráfego qualificada e de longo prazo.

De acordo com um estudo da BrightEdge, cerca de 53% de todo o tráfego na web vem da pesquisa orgânica, por isso é um dos canais mais valiosos para capitalizar.

Como gerar tráfego orgânico no site

De todas as fontes de tráfego online, o tráfego orgânico é o mais eficiente e escalável, independentemente do estágio de crescimento do negócio. Quando os usuários realizam uma pesquisa e encontram suas páginas nos resultados, a primeira coisa que eles veem é a tag de título e a meta descrição. Se você não possui esses campos otimizados e atraentes, está perdendo uma oportunidade valiosa de aumentar o tráfego orgânico para seu site.

10 dicas e pontos importantes a serem considerados no tráfego orgânico:

  • Segmente palavras-chave
  • Crie um blog
  • Escreva títulos irresistíveis
  • Publique conteúdo relevante
  • Crie materiais inovadores
  • Compartilhe experiências e cases
  • Use Hashtags
  • Acompanhe os Trending Topics
  • Responda às perguntas
  • Crie confiança nas mídias sociais

Existem algumas técnicas que você pode usar para obter mais tráfego para o site, incluindo publicar novos conteúdos com frequência, escolher as melhores palavras-chave para acompanhar, otimizar as páginas do site, melhorar os títulos de suas páginas para melhorar a CTR.

O tráfego orgânico é importante porque é direcionado, sendo um trabalho de longo prazo com baixo que manterá seu negócio crescendo. Quando otimizado corretamente, o tráfego orgânico é uma maneira rápida e eficiente de atrair mais visitantes ao seu site.

Tráfego orgânico: SEO em foco

Para contextualizar, SEO é um conjunto de práticas destinadas a melhorar a arquitetura de páginas, controle de erros, que auxilia no melhor posicionamento do site, isso baseado na utilidade e qualidade dos conteúdos que devem ser apresentados nos resultados de pesquisa orgânica.

Como a busca orgânica é o principal método de descoberta e acesso de um conteúdo online, a utilização das melhores práticas de SEO é essencial para garantir que o conteúdo publicado seja encontrado e escolhido pelo público, aumentando o tráfego orgânico do seu site.

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1. Conheça seu público

Aqui pode até parecer óbvio, mas você sabe com quem você quer falar?

Uma estratégia de SEO eficaz começa com uma boa compreensão do seu público-alvo e seus comportamentos online. É fundamental que você saiba qual é o seu público para então direcionar seus esforços e segmentar de maneira correta quem você pretende atingir com a sua comunicação.

É isso que vai influenciar na definição das suas palavras-chave, na produção do seu conteúdo informativo e de vendas, assim como frente às ações de qualquer plano de marketing.

2. Análise da concorrência

Quando o assunto é concorrência, em primeiro lugar pensamos em concorrentes diretos, isso é óbvio. Esses concorrentes são aqueles que estão no mesmo nicho que o nosso. Mas, assim como é importante conhecer os concorrentes diretos, entender quem são os concorrentes indiretos também é essencial, pois eles brigam igualmente pela intenção, pela atenção e pela carteira do consumidor.

Para entender melhor o mercado, você pode começar pelas palavras-chave com melhor desempenho que geram receita. Existem várias maneiras de fazer a pesquisa de palavras-chave, desde coletar a semântica manualmente até usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave ou a ferramenta de sugestão de palavras-chave.

Mas se você quiser encontrar as palavras-chave com melhor desempenho com um histórico comprovado de sucesso, considere a possibilidade de analisar a semântica de seus concorrentes.

Ao analisar essas questões, tanto para seu produto ou marca, assim como para seus concorrentes, você terá um parecer completo a respeito do seu negócio. Pense na importância da experiência do usuário, principalmente nos tempos atuais.

3. Maior alcance

Este é o momento de promover seu conteúdo! De nada adianta ter todo o trabalho para chegar até este momento e não se esforçar para promover o seu artigo e aumentar o alcance da sua publicação. Algumas dicas são: redes sociais. Twitter, Instagram, Facebook, Pinterest, entre outros, são essenciais para alcançar um público fiel. 

Caso os leitores estejam gostando do seu artigo, vale manter uma consistência na promoção por algumas semanas a mais, mesmo que para isso tenha que intercalar com novos artigos.

Para concluir, o  esforço que se faz necessário para alcançar os primeiros resultados de busca é muito grande, mas não é complicado e muito menos impossível.

Uma coisa é certa: após ocupar uma boa posição nos resultados de busca ninguém pode tirar seu site de lá, podem chegar perto e até ficar na sua frente, mas tirar de lá ninguém irá conseguir. 

Gerar tráfego orgânico de qualidade exige bastante dedicação, ou seja, isso significa mais esforços, contudo é o que dá mais retorno a longo prazo e por isso muitos usam esse tipo de tráfego para ganhar autoridade e reduzir seus gastos com anúncios. 

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O grande diferencial está no all in one, em que agrega diversas ferramentas em um único lugar. Esta importante característica maximiza os resultados de seu negócio, poupando tempo e investimento sem importância.

São muitas as funcionalidades da plataforma, e vamos detalhar mais durante o conteúdo. Mas algo muito importante a ser dito é que a WebPeak agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. O que você irá usufruir: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Link Building;
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Além de focar na experiência do usuário, todas as outras técnicas de SEO continuam valendo para não ser penalizado pelo Google. Mas, o SEO Experience está nos levando para uma nova era: a experiência do usuário terá cada vez mais voz.

E aqui vale o alerta: quem não se adaptar, não conseguirá sobreviver.

Para te ajudar nessa jornada, quero que compreenda que, antes de pensar em canais de tráfego, pense em como criar uma audiência. A importância de tal ação está na razão de que uma parte significativa do tráfego de importantes negócios, vem a partir de buscas pela sua marca.

Analise vários fatores técnicos com Agilidade!

Qualidade dos seus Titles: verifica se seus Titles estão utilizando as melhores práticas como tamanho, palavra-chave no começo e ausência de Titles em páginas importantes.

Qualidade das suas Descriptions: analisa se suas Descriptions estão bem escritas, se existem e se não estão repetidas com Descriptions de outras páginas. O ideal é que cada página contenha uma Description única e personalizada para o conteúdo da página.

Erros 404: passa um escaneamento para verificar se não há erros 404 em links internos do seu site. Por exemplo, você tinha uma página chamada “promoção de Natal 2018” que retirou do ar. Não há problema em ter páginas 404, mas o ideal é fazer algo com elas. Nesse caso, deixar a URL ativa e redirecioná-la no final do ano para “Promoção de Natal 2019”;

Erros 500: se há erros de servidor, a ferramenta te avisará. O ideal é fazer com que páginas que derrubem o servidor sejam otimizadas para serem mais leves e funcionais.

Redirecionamentos 301/302: é comum haver redirecionamentos. Todos os sites tem. Mas o ideal é que os redirecionamentos não apontem para outros redirecionamentos. Se A vai para B e B vai para C, então é melhor que A vá direto para C.

Imagens quebradas: se houver alguma imagem quebrada no seu site, será listada aqui nessa parte do relatório. Mas hoje em dia esses erros são menos comuns, já que o upload de imagem geralmente é feito por um CMS (Content Managment System);

Links internos quebrados: um dos motivos de sites terem erros 404 é por falta de linkagem interna apropriada. Uma página 'linka' para a outra que não existe mais ou foi mudada de lugar sem redirecionamento. Os links internos quebrados acabam com sua reputação e com a experiência do usuário.

SEO: tráfego orgânico qualificado!

Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas, tudo de maneira orgânica. Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores.

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Helder Santos

Marketing Manager