NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

5 passos para subir ao topo do Google usando o tráfego orgânico!

26/9/2019

5 passos para subir ao topo do Google usando o tráfego orgânico!

O conceito do Marketing Digital nada mais é do que a atração de pessoas. Se a sua empresa não conseguir trazer o público correto para seus canais digitais, dificilmente você verá algum resultado positivo.

Durante algum tempo, as principais formas de chamar a atenção de possíveis clientes eram através de anúncios pagos. Contudo, graças ao avanço da internet, esse cenário tem mudado para melhor.

Atualmente você tem a possibilidade de gerar visitas para um site sem gastar dinheiro algum com anúncios ou compra de listas de e-mails. Essa é mais nova estratégia utilizada isso que chamamos de tráfego orgânico.

O tráfego orgânico tem sido uma das principais influências de muitas empresas que investem na criação de uma estratégia digital para conseguir cada vez mais clientes.

Para saber mais como funciona tudo isso, basta continuar a leitura!

Leia mais: Qual a importância do tráfego orgânico!

Entenda o conceito de tráfego orgânico

Chamamos de tráfego qualquer visita que um canal recebe, seja em sites ou blogs, à partir do momento que existe uma movimentação podemos considerar esse tráfego.

Já o que podemos considerar como tráfego orgânico são todas as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem a utilização de anúncios pagos. Esse tipo de tráfego geralmente vem dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

passos para subir ao topo do google usando trafego organico

Vale ressaltar que, não é sempre que o tráfego orgânico não envolve nenhum tipo de custo, até porque as estratégias para viabilizar a atração desses clientes custam dinheiro e podem levar tempo.

A verdade é que a grande diferença entre o tráfego orgânico para o pago é que, você investe dinheiro uma vez para colher resultados por um longo tempo.

Um artigo de blog que você elaborar pode levar tempo e ter custos de produção, e embora não gere resultados hoje, poderá gerar daqui a um ano. Por outro lado, um anúncio pago dura apenas o tempo que você bancar por ele.

Descubra 5 dicas para potencializar sua geração de tráfego orgânico

Além de estratégias objetivas com foco na aquisição de tráfego orgânico para o seu site ou blog, é necessário ter atenção à alguns detalhes que também são essenciais para o sucesso.

Confira abaixo os 5 dicas básicas que você precisa seguir para impulsionar a geração de tráfego orgânico qualificado da sua marca.

subirao  topo do google usando trafego organico

1. Foco total na persona

Você pode produzir todo tipo de conteúdo pensando no que o Google considera relevante, mas se você se esquecer da persona tudo vai por água abaixo. Vale lembrar que quem vai consumir o que você produz são possíveis clientes.

Estude sobre o que a sua persona quer e precisa, entenda as formas que ela busca respostas para suas principais dúvidas ou problemas e molde seu planejamento com base nessas informações.

2. Crie uma estratégia para suas palavras-chave

As palavras-chaves são extremamente importantes para ranquear bem nos mecanismos de busca, pois são elas que alavancam esses sites a determinando o que o usuário procura e quais conteúdos atendem melhor à demanda.

Não importa o tamanho do seu blog, faça esse levantamento e procure aplicar em suas páginas, dando a devida prioridade desde o início.

subir ao topo do google usando o trafego organico

3. Capriche na descrição do conteúdo para o Google

O Google permite que um conteúdo seja apresentado de forma diferenciada na página de busca, a fim de atrair a atenção dos usuários.

É totalmente possível personalizar o título de um artigo ou página, assim como a meta descrição com informações resumidas do que a pessoa encontrará se clicar no link.

Faça a otimização do seu conteúdo com técnicas de copywriting para conseguir persuadir o usuário e aumentar a taxa de cliques. 

4. Publique o mesmo conteúdo em diferentes formatos

É essencial que todo o seu conteúdo agregue valor real para o público, mas isso não significa que ele precisa ser distribuído em um formato só.

Para te auxiliar, indicamos que você altere uma peça de conteúdo para publicá-la em diferentes formatos. Nesse caso o mesmo material poderá ser utilizado como:

  • blog post;
  • infográfico;
  • apresentação de slides;
  • vídeo;
  • e-book e outros formatos. 

5. Gaste tanto tempo na promoção quanto na produção do conteúdo

As informações citadas acima tem tudo a ver com esse ponto, afinal você pode facilitar o processo ao tentar promover o mesmo conteúdo em várias fontes diferentes de tráfego.

Tente fazer isso com cada peça de conteúdo que produzir. Se criar um vídeo, publique no YouTube, Vimeo, Facebook, IGTV e no seu próprio site. 

Sempre tenha um tempo para promover o seu conteúdo. Quanto mais fizer isso, mais pessoas serão impactadas por sua mensagem e entrarão em contato com a sua marca, sem a necessidade de utilizar anúncios pagos.

O tráfego orgânico demanda um tempo significativo, realize pesquisas e mantenha à regularidade na produção de conteúdo para gerar valor para a persona. No final das contas vai perceber que todo o trabalho vale a pena, pois traz resultados consistentes, escaláveis e de longa duração.

Agora é só começar a aplicar as dicas que você acabou de ler. E se quiser aprender ainda mais, não deixe de nos acompanhar e assinar nossa newsletter. 

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak