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5 passos para subir ao topo do Google usando o tráfego orgânico!

Preparamos 5 passos para subir ao topo do Google usando o tráfego orgânico! Acompanhe as novidades e não deixe de compartilhar :)
5 passos para subir ao topo do Google usando o tráfego orgânico!
Escrito por
Mariana Chaves
Publicação
28/2/2024

O conceito do Marketing Digital nada mais é do que a atração de pessoas. Se a sua empresa não conseguir trazer o público correto para seus canais digitais, dificilmente você verá algum resultado positivo.

Durante algum tempo, as principais formas de chamar a atenção de possíveis clientes eram através de anúncios pagos. Contudo, graças ao avanço da internet, esse cenário tem mudado para melhor.

Atualmente você tem a possibilidade de gerar visitas para um site sem gastar dinheiro algum com anúncios ou compra de listas de e-mails. Essa é mais nova estratégia utilizada isso que chamamos de tráfego orgânico.

O tráfego orgânico tem sido uma das principais influências de muitas empresas que investem na criação de uma estratégia digital para conseguir cada vez mais clientes.

Para saber mais como funciona tudo isso, basta continuar a leitura!

Leia também: 7 Técnicas de SEO para aumentar o Tráfego Orgânico

Conceito de tráfego orgânico

Chamamos de tráfego qualquer visita que um canal recebe, seja em sites ou blogs, à partir do momento que existe uma movimentação podemos considerar esse tráfego.

Já o que podemos considerar como tráfego orgânico são todas as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem a utilização de anúncios pagos. Esse tipo de tráfego geralmente vem dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

topo do google usando trafego organico - webpeak

Vale ressaltar que, não é sempre que o tráfego orgânico não envolve nenhum tipo de custo, até porque as estratégias para viabilizar a atração desses clientes custam dinheiro e podem levar tempo, afinal, aplicar técnicas de SEO é melhorar a qualidade do conteúdo do site.

A verdade é que a grande diferença entre o tráfego orgânico para o tráfego pago é que, você investe dinheiro e tempo para se tornar referência no assunto, visando colher resultados por um longo tempo, sem ficar dependente de orçamentos e custos por clique.

Um artigo de blog que você elaborar pode levar tempo e ter custos de produção, e embora não gere resultados hoje, poderá gerar daqui a um ano. Por outro lado, um anúncio pago dura apenas o tempo que você bancar por ele.

5 dicas para potencializar seu Tráfego Orgânico

Além de estratégias objetivas com foco na aquisição de tráfego orgânico para o seu site ou blog, é necessário ter atenção à alguns detalhes que também são essenciais para o sucesso.

Confira abaixo os 5 dicas básicas que você precisa seguir para impulsionar a geração de tráfego orgânico qualificado da sua marca.

1. Foco na persona

Na internet o conteúdo é fundamental, e isso vale para blogs (que sempre são uma ótima opção para atrair mais tráfego orgânico)! O que você deve fazer é escrever artigos de qualidade, que vão se destacar dos demais sites. Lembre-se de trabalhar com assuntos populares e interessantes para seu público.

Você pode produzir todo tipo de conteúdo pensando no que o Google considera relevante, mas se você se esquecer da persona tudo vai por água abaixo. Vale lembrar que quem vai consumir o que você produz são potenciais clientes, e também um público poderá considerar seu negócio como referência, aumentando o reconhecimento da marca.

Estude sobre o que a sua persona quer e precisa, entenda as formas que ela busca respostas para suas principais dúvidas ou problemas e molde seu planejamento com base nessas informações.

Pense comigo: quando você pesquisa para tirar duvidas sobre algo, clica em um anúncio ou nos resultados orgânicos. Eu já sei a resposta, e isso só fortalece o poder do tráfego orgânico direcionado para a personas.

2. Estratégia de palavras-chave

As palavras-chave são o grande segredo do SEO! É possível ter muito mais alcance utilizando-as de maneira correta ao longo dos conteúdos do seu site.

As palavras-chaves são extremamente importantes para ranquear bem nos mecanismos de busca, pois são elas que alavancam esses sites a determinando o que o usuário procura e quais conteúdos atendem melhor à demanda. Não importa o tamanho do seu blog, faça esse levantamento e procure aplicar em suas páginas, dando a devida prioridade desde o início.

Dedique tempo para identificar as palavras-chave que irão proporcionar resultados mais efetivos, as acessos em seu site não devem depender de apenas uma ou duas palavras-chave, o ideal é que você abra a maior quantidade de páginas possíveis com conteúdos que se relacionem ao core do seu negócio.

Onde usar as palavras-chave

O mapeamento dos melhores termos ajuda a expandir sua lista de palavras-chave ideais, aumentando suas chances de aparecer para buscar que devem converter em negócios. Então dedique seu tempo nessa etapa.

Como as palavras-chave melhoram o Tráfego Orgânico:
  • Melhora a estrutura do site
  • Conhecimento dos interesses do público-alvo
  • Novas ideias para conteúdo úteis
  • Escrever títulos, descrições, cabeçalhos h1-h6
  • Otimizar imagens
  • Utilizar como texto para links internos e externos
  • Rastreamento de classificações na SERP
  • Segmentação de publicidade
Ferramenta para pesquisar as palavras-chave:

A tecnologia da WebPeak possui 8 ferramentas de SEO dedicadas a pesquisa e acompanhamento de palavras-chave, que são indispensáveis para seu negócio. Lembrando que em nosso painel você encontra todos recursos para realizar ações eficazes de SEO.

Qual ferramenta de palavras-chave escolher?

Na realidade não existe uma resposta certa para isso, já que cada uma possui sua particularidade.

A tecnologia da WebPeak possui base de dados atualizada automaticamente e disponibilizada para os usuários da ferramenta. Além disso, nós pegamos as informações da busca do Google, peoplealsoask, Keyword planner, autocomplete, então você terá o máximo de informação em uma mesma console. Economia de tempo e dinheiro.

Quando o SEO é realizado corretamente, o desdobramento é um fluxo maior de pessoas em seu site!

3. Capriche no conteúdo para o Google

O Google permite que um conteúdo seja apresentado de forma diferenciada na página de busca, a fim de atrair a atenção dos usuários.

Fato é que o buscador ama sites que tenham conteúdos únicos, atrativos e que, obviamente, estejam relacionados com as buscas do leitor. Isso não quer dizer que você precise colocar palavras-chave repetidamente no seu conteúdo para aumentar a densidade, aja sempre de forma natural.

Como profissional de marketing, se você começar pesquisando, desenvolvendo e publicando conteúdo valioso para as pessoas que deseja alcançar, o restante dessas últimas técnicas de SEO que funcionam são apenas maneiras de ajudar esse conteúdo a alcançar seus clientes.

Mas é melhor quando se trata de um conteúdo útil. Então nada de ficar enrolando ou dar informações rasas.

É totalmente possível personalizar o título de um artigo ou página, assim como a meta descrição com informações resumidas do que a pessoa encontrará se clicar no link.

Faça a otimização do seu conteúdo com técnicas de copywriting para conseguir persuadir o usuário e aumentar a taxa de cliques. 

Assistente de Conteúdo para Tráfego Orgânico

Quer saber se o texto está otimizado antes mesmo de postar? Você está no lugar certo. A WebPeak desenvolveu este recurso que permitirá analisar e adaptar o conteúdo, de forma que fique mais otimizado e qualificado para os buscadores.

Mais que um assistente de conteúdo, essa tecnologia permite a otimização de postagens para blog, reviews, artigos longos ou notícias, garantindo que seu conteúdo terá muita qualidade técnica, atendendo à pelo menos 17 requisitos diferentes das melhores práticas do marketing de conteúdo.

  • Arquitetura ideal de títulos
  • Fatores de rank para SEO
  • Densidade do conteúdo
  • Requisitos técnicos previamente testados

Com a ajuda do nosso auditor você garante que seus conteúdos terão a máxima qualidade, atingindo os melhores padrões da internet. Alcance seu público-alvo de forma certeira e inteligente!

4. Publique o mesmo conteúdo em diferentes formatos

É essencial que todo o seu conteúdo agregue valor real para o público, mas isso não significa que ele precisa ser distribuído em um formato só.

Para te auxiliar, indicamos que você altere uma peça de conteúdo para publicá-la em diferentes formatos. Nesse caso o mesmo material poderá ser utilizado como:

  • blog post;
  • infográfico;
  • apresentação de slides;
  • vídeo;
  • e-book e outros formatos.

Tenha sempre em mente que é essencial que seus conteúdos sejam relevantes para o público-alvo, o propósito é cativar.

Alguns pontos a considerar:

  • Linguagem: você não conversa da mesma maneira com uma senhora de 50 anos e uma jovem de 14 anos, certo? O mesmo deve acontecer nas mídias - de acordo com o seu potencial cliente, atente-se ao tom que será usado;
  • Identidade visual: mantenha um padrão nas suas publicações, seja nos filtros utilizados, bem como nas cores que se relacionem ao layout e logotipo da sua loja virtual;
  • Formatos: faça testes entre imagens e vídeos e observe qual tipo agrada mais;
  • Assuntos: as possibilidades são inúmeras! Mas, no geral, mescle entre tópicos em alta relacionados ao seu segmento.

Faça uso dos gatilhos mentais, como o storytelling, e apresente sua marca, equipe e seus valores para os seguidores - isso servirá de base para a construção de um relacionamento mais humano com o seu público.

5. Gaste tanto tempo na promoção quanto na produção do conteúdo

As informações citadas acima tem tudo a ver com esse ponto, afinal você pode facilitar o processo ao tentar promover o mesmo conteúdo em várias fontes diferentes de tráfego.

Tente fazer isso com cada peça de conteúdo que produzir. Se criar um vídeo, publique no YouTube, Vimeo, Facebook, IGTV e no seu próprio site. 

Sempre tenha um tempo para promover o seu conteúdo. Quanto mais fizer isso, mais pessoas serão impactadas por sua mensagem e entrarão em contato com a sua marca, sem a necessidade de utilizar anúncios pagos.

O tráfego orgânico demanda um tempo significativo, realize pesquisas e mantenha à regularidade na produção de conteúdo para gerar valor para a persona. No final das contas vai perceber que todo o trabalho vale a pena, pois traz resultados consistentes, escaláveis e de longa duração.

Agora é só começar a aplicar as dicas que você acabou de ler. E se quiser aprender ainda mais, não deixe de nos acompanhar e assinar nossa newsletter. 

Até a próxima!

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Helder Santos

Marketing Manager