Como indexar site no Google rapidamente

8/1/2019

Como indexar site no Google rapidamente

Oi, pessoal!

Se você já pesquisou como indexar site no Google, deve ter esbarrado por centenas de técnicas na Internet.

Dá um jeitinho nisso, uma arrumadinha naquilo. Mas não dá para basear sua autoridade online em gambiarras, né?

Embora a maioria delas seja realmente útil para melhorar o seu posicionamento nos motores de busca, elas geralmente ignoram uma informação importante.

O Google precisa saber que você existe antes de indexá-lo ao ranking.

Vem cá que eu te explico direitinho como isso funciona! 😎

Search Console: entendendo como indexar site no Google

Para entender como indexar site no Google, você precisa se familiarizar com uma ferramenta chamada Google Search Console.

É um serviço gratuito, que tem como objetivo ajudá-lo a gerenciar e monitorar sua presença nos motores de busca.

Anteriormente conhecido como Google Webmaster Tools, é uma solução que facilita MUITO a vida de desenvolvedores e administradores de sites.

Através dele é possível obter dados e sugestões para tornar seu site amigável para os algoritmos do Google, tanto no desktop quanto em mobile.

5 passos para aprender como indexar site no Google rapidamente

Aprender como indexar site no Google não é um bicho de sete cabeças como muita gente pensa. Neste guia rápido, você irá aprender como configurar o básico em apenas cinco passos.

  1. Informe a URL do seu website

Depois de logar no Google Search Console, você precisa inserir a URL do seu website no box ao centro da tela.

Em seguida, deve-se clicar em “Adicionar Propriedade” e partir para a verificação do site.

Se você já tem um código de rastreamento incorporado ao seu site, a forma mais fácil de verificá-lo é usando sua conta do Google Analytics.

Caso não tenha, o Google oferece outras seis maneiras para fazer isso. Basta acessar a central de ajuda para conhecer cada uma delas em detalhes.

  1. Adicione o sitemap

O mapa do site é um arquivo XML contendo uma coleção de todas as páginas e conteúdos que compõem o seu website. Ele é incorporado ao algoritmo de busca e serve para ensinar os bots como indexar site no Google.

Então, o link é testado, informando-lhe a quantidade de páginas e imagens subidas no seu site. Caso nenhum erro seja encontrado, é só submetê-lo ao Google. Em alguns casos, parece ser necessário atualizar a página para confirmar as alterações.

Leia também: Saiba como criar e enviar Sitemap Google sem segredo
  1. Busque como o Google

O terceiro passo rastrear e/ou renderizar um URL no seu site. No menu à esquerda, acesse a aba “Crawl” e, em seguida, selecione “Busque como o Google” ou seu equivalente à “Fetch as Google” em português.

Ao acessar uma página do seu website, o Googlebot é capaz de identificar se algum recurso dela está com problemas. Esse recurso dá uma boa ideia de como indexar site no Google, mostrando em primeira mão como você será analisado.

Leia também - Aprenda a recuperar posições no Google
  1. Envie o seu index

Na tela seguinte, confirme que você não é um robô (assim espero) e selecione a opção “Rastrear este URL e seus links diretos”.

Isso significa que o Search Console irá analisar sua página inicial, bem como qualquer outro link associado com o domínio informado. Dessa forma, todos os seus URLs e conteúdos serão devidamente observados pelo Google.

Clique em “OK” e siga para o próximo passo.

  1. Receba informações úteis sobre o seu site

Agora que você já informou o URL e os links diretos do seu site, só lhe resta aguardar.

Pode levar um tempinho para que o Google Search Console inspecione se está tudo certinho e adicioná-lo, de fato, ao seus resultados de busca.

Mas quando isso acontecer, você começará a receber todo tipo de informação útil para melhorar a performance do seu website.

Como indexar site no Google: táticas para melhorar seu posicionamento

Viu como indexar site no Google é tranquilo? Agora que você já entendeu e concluiu essa etapa, está na hora de arregaçar as mangas e partir para o trabalho duro.

Confira algumas estratégias para melhorar seu posicionamento e aumentar suas chances de aparecer na primeira página do ranking.

Leia também - Além dos e-books: Como gerar leads qualificados

Crie um blog para o seu website

como indexar site no google rapidamente

Investir em uma estratégia de marketing de conteúdo é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu negócio.

Criar um blog e alimentá-lo com publicações relevantes fortalece sua credibilidade online e o ajuda a se estabelecer como autoridade no setor.

Para que sua mensagem seja amplamente compartilhada, é fundamental que você publique regularmente e divulgue nos canais certos.

Ainda que novos conteúdos gerem picos de tráfego, vale lembrar que o marketing de conteúdo é uma estratégia em longo prazo.

Reveja sua otimização para SEO

Não é segredo que os algoritmos dos motores de busca mudam continuamente, mas como indexar site no Google tem a ver com isso?

Se você não atualiza a sua estratégia de otimização de tempos em tempos, o Google entende que você não está mais preocupado em ser relevante para os usuários.

Dessa forma, você começa a perder relevância para ele e sua posição nos resultados de busca despenca.

Leia também - Otimizar SEO para busca por voz

Atualize suas mídias sociais

Para quem vive em uma sociedade hiperconectada, não tem nada pior que perfis desatualizados — principalmente quando eles representam a sua empresa.

Além de deixar as informações atualizadas e estimular a interação com a sua marca, aproveite para compartilhar aquele conteúdo que você produziu.

Ferramentas de automação como Buffer ou Hootsuite facilitam MUITO a vida do pessoal de marketing. Através delas você consegue agendar publicações e verificar quais são os horários de maior engajamento, por exemplo.

Com a possibilidade de segmentar seu público-alvo, as mídias sociais são uma ótima forma de atrair tráfego qualificado para o seu site.

Uma vez que o seu site já está indexado, o Google entende que você está sendo produtivo e colaborando com materiais úteis para os usuários.

Depois de aprender como indexar site no Google rapidamente, que tal descobrir como montar seu plano de marketing para 2019? Leia nosso artigo sobre o assunto e comece o ano vendendo mais!

Gostou? Comente o que achou e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas novidades.

Até próxima!

Autor

Linkedin

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak