[Plataforma de Ecommerce] Comparativo Completo: Vtex, Magento, Oracle Commerce, Shopify, Tray Commerce

5/4/2018

[Plataforma de Ecommerce] Comparativo Completo: Vtex, Magento, Oracle Commerce, Shopify, Tray Commerce

Olá, tudo bem?

Neste material vamos falar sobre as principais plataformas de e-commerce do mercado Global. Nossa meta com este conteúdo é auxiliar na tomada de decisão pela melhor plataforma de e-commerce para desenvolver seu projeto.

Antes de mais nada é importante ressaltar que este artigo foi desenvolvido por profissionais com experiência em diversos projetos de marketing digital, então vamos abordar o que é relacionado a ações que realmente convertem.

Vamos nessa!

Tipos de Plataformas para Ecommerce

Saber identificar algumas diferenças que são de extrema importância entre plataformas e-commerces fazem toda diferença no momento da união com o projeto das necessidades específicas da sua empresa.

Para te ajudar a compreender melhor as diferenças entre plataformas SaaS e Open Source, confira as descrições abaixo para assim definir em primeiro lugar o sistema que vai favorecer o perfil do seu negócio.

Leia também: Saiba como a instabilidade da plataforma virtual afeta diretamente suas vendas

Plataformas de Ecommerce: Open Source

As plataformas de Open Source são desenvolvidas por programadores ou empresas de fomento, estes disponibilizam os códigos fonte para downloads gratuitos, assim qualquer pessoa pode fazer uso destes códigos para criar uma loja virtual.

A Magento segue esse padrão de sistema, até então muito famosa e utilizada por empreendedores audaciosos. Contudo, nada que reluz é ouro, e neste caso vale ressaltar que por mais que seja uma excelente ferramenta esse tipo de sistema é mais sofisticado e vai demandar serviços de terceiros.

Não é qualquer pessoa que conseguirá fazer as manutenções necessárias, será preciso um programador até mesmo para fazer as instalações. Sem contar que todos os detalhes importantes para sustentação de um e-commerce é responsabilidade de quem optou pelo sistema, ou seja, atualizações, hospedagem, certificados de segurança e outras ferramentas terão que ser inseridas pelo programador.

Não parece muito atraente? Sim, em partes pode parecer um pouco complicado. Por outro lado, empresas também investem nesse tipo de sistema justamente por ser aberto, sendo possível escolher outros fornecedores que lhe transmitem confiança, podendo ser completamente customizável, incluindo Marketplaces. Já o próprio sistema Open Source é gratuito, tendo gastos apenas com terceiros.

Plataformas de Ecommerce: SaaS   

Imagine o aluguel de um espaço físico para o seu negócio, esta é uma excelente analogia para compreender SaaS. Plataformas neste formato estão basicamente prontas, basta “alugar” sua loja virtual e pronto.

Uma grande vantagem das plataformas SaaS é a terceirização da TI, você não precisa se preocupar com o funcionamento ou atualização do sistema, tudo é responsabilidade do fornecedor.

Falamos das rosas, agora vem os espinhos. Por mais que a escolha SaaS pareça prática e a mais adequada principalmente para pequenas empresas, vale ressaltar que suas funções de customização são bem limitadas.

Algumas plataformas já possuem layouts pré programados para o cliente apenas escolher o que lhe agrada e começar a trabalhar, mas caso queira dar a carinha da sua empresa para loja, então será necessário a contratação de uma empresa especializada em projetos de e-commerce para executar o trabalho.

Recentemente publicamos um artigo que detalha todos os pontos importantes de uma plataforma SaaS.

Se quiser saber mais, basta ler o post: Conheça os benefícios e desvantagens do e commerce SaaS.

Para ficar mais claro neste primeiro momento, saiba que Tray Commerce, Vtex, Oracle Commerce, Shopify são plataformas saas (Software as a Service), estas plataformas são diferentes da Magento, que é uma plataforma Open Source (código aberto) como já citamos. Não se desespere, vamos falar com mais detalhes abaixo sobre as essas plataformas. Mas é importante salientar que existe muita discussão na internet sobre qual é o melhor modelo, entretanto, infelizmente não existe uma resposta exata para qual é melhor ou pior, e isso porque depende muito da necessidade do projeto, equipe e dos processos que sua empresa definiu.

Qual plataforma de ecommerce escolher?

Agora que já falamos um pouco sobre saas e open source, vamos falar sobre as funcionalidades das plataformas. Nós criamos uma metodologia para definir quais as principais funcionalidades nativas e sobre as principais integrações que flexibilizam a conexão do e-commerce com softwares de terceiros.

Nossos parâmetros que dão norte a metodologia que criamos perpassa pelos seguintes pontos:

  1. Vendas
  2. Catálogo
  3. Cliente
  4. Relatórios
  5. Promoções
  6. Transportadores
  7. Marketplaces
  8. Pagamentos
  9. Integrações
  10. Loja de temas
  11. Loja de aplicativos
  12. Suporte
  13. Latência
  14. Dificuldade de configuração
  15. Custo (aproximado)

Os pontos apresentados são importantes pois desdobram no bom desempenho da plataforma. Agora que apresentamos nossas ações, vamos ao comparativo de plataformas que lhe trouxe até aqui!

Tray Commerce

A Tray Commerce é empresa do grupo Locaweb e sem dúvida nenhuma é uma das melhores plataformas do mercado. São funcionalidades muito bem elaboradas, com qualidade garantida em cada serviço prestado.

Não à toa que em 2017 a Tray foi eleita a melhor plataforma de e-commerce do Brasil pela ABComm.

Motivos para escolher a plataforma

  • Integração nativa com os principais marketplaces, diretamente no painel;
  • Integração com diversos meios de pagamento;
  • Loja de aplicativos completa;
  • Gateway de transportadora;
  • Hospedagem no Brasil (única plataforma Saas hospedada no Brasil);
  • Loja de Temas com diversos temas com preços acessíveis;
  • Estabilidade (a plataforma não cai).

São mais de 200 recursos disponíveis na plataforma para que você possa garantir o sucesso do seu e-commerce. Então não precisa se preocupar com a parte burocrática, todo sistema é projetado e executado para o seu sucesso.

Funcionalidade e Integrações disponíveis na Tray Commerce:

A Tray Commerce conta com integrações de sistemas para meios de pagamento, gerenciadores de risco, comparadores de preços, marketplaces, ERP e muito mais.

  • Vendas/pedidos: a Tray disponibiliza inúmeros tipos relatórios para que você consiga melhorar o planejamento de seu ecommerce, apresentando painéis completos para controle de pedidos e usuários, identificados por origem da venda (loja ou Marketplace). Alguns relatórios em que lojista Tray possui acesso: Relatório Produtos Por Cliente, Recebimentos do dia, Produtos Vendidos, Comissões de Vendas, Pedidos excluídos e outros.  

Contras: O painel não apresenta as imagens dos produtos e não é possível abrir mais de um pedido por vez.

  • Catálogo: o processo para cadastro de produtos é bastante intuitivo, que torna fácil o processo de cadastramento. O cadastro por planilha é uma das vantagens desse processo pela Tray, afinal, evita o gasto de tempo e facilita o trabalho de quem é responsável pelo processo de cadastramento de produto na loja. Além dos dois tipos de cadastro mencionados acima, você também consegue importar seus produtos através do Mercado Livre.

Contras: Os planos iniciais há limitação para cadastro de produtos e também de pageviews, porém no plano Tray Corporativo ambas as funcionalidades são ilimitadas.

  • Cliente: você pode realizar a comunicação com os clientes a partir das integrações com ferramentas de email, marketing digital e chat online.

Contras: Não tem.

  • Relatórios: na Tray você tem acesso à relatórios completos acerca do desempenho de seu negócio, como relatórios de Produtos não finalizados, Estatísticas de produtos comprados por cliente, Recebimento do dia, Resultado econômico mensal, Estatísticas de acessos da loja, Vendas por local, Projeção de vendas com base em dados históricos, Produtos cadastrados e Cupons de desconto.

Contras: Não tem.

  • Promoções: As promoções são feitas dentro do próprio painel administrativo da plataforma, o que facilita o processo de campanhas de vendas. As promoções poderão ser editadas e excluídas a qualquer momento, sem nenhum tipo de dificuldade.

Contras: Não é possível filtrar na página da loja somente os produtos em que estão em promoção.

  • Frete e Transportadoras: a Tray possui diversos recursos para que o lojista possua as melhores questões relacionadas ao frete. Além do Correios, a plataforma permite com que você cadastre sua própria tabela de frete a partir do contrato com a transportadora ou utilizando veículo próprio. A Tray também possui integração com transportadoras como Enviou, Frete fácil, Mandaê, Correios, JadLog, Frenet, entre outras.

Contras: Não tem.

  • Marketplaces: a plataforma possui integração nativa com os marketplaces: Amazon, Americanas, Buscapé, Casa Bahia, Extra, Magazine Luiza, Mercado Livre, Ponto Frio, Shoptime, Submarino e Walmart;

Contras: Caso queira vender em outros marketplaces, a plataforma precisa homologá-los previamente.

  • Pagamentos: sistema possui integração com diversos meios de pagamento, dentre eles: Yapay, Cielo, Mercado pago, PayPal, Rede, Moip, Getnet e PagSeguro. É possível também realizar pagamento recorrente (através do modelo de assinaturas);

Contras: Não é possível utilizar outros meios de pagamento.

  • Integrações: vasta gama de integrações com ERP, avaliadores de compra, gerenciadores de risco, comparadores de preço, personalização de produtos, pós vendas e segurança;

Contras: As integrações de ERP não são nativas da plataforma.

  • Loja de temas: A loja de temas da Tray possui seu reconhecimento devido ao grande número de layouts disponíveis, e que atendem as expectativas de lojistas que prezam por lojas bem apresentadas para melhor experiência de seus clientes.  

Contras: O lojista deve realizar a instalação do tema dentro da loja, no caso de temas pagos, a agência que desenvolveu poderá dar suporte.  

  • Loja de aplicativos: são diversas categorias dentro da loja de aplicativos da Tray que garantem melhor desempenho para e-commerces, assim como controle do negócio, logo, uma melhor gestão.

Contras: Alguns aplicativos com ótimos desempenhos são pagos.

  • Suporte: a Tray disponibiliza suporte para contemplar todos os passos dos lojistas, desde o primeiro momento de hospedagem do e-commerce na plataforma. O suporte está para além do contato através de formulário, telefone, são oferecidos conteúdos relevantes separados por categoria acerca do que precisa ser esclarecido, atuando como uma base de conhecimento para facilitar para os lojistas.

Contras: Não tem.

  • Latência: levando em consideração que a Tray está hospedada no Brasil, a latência é rápida e esta é uma excelente vantagem característica da plataforma.

Contras: Não tem.

  • Dificuldade de configuração: baixa.

Contras: A plataforma é para iniciantes com recursos avançados, entretanto, possui configurações mais avançadas para outros nichos de negócios, nesse sentido a dificuldade de configuração pode ser um fator.

A plataforma Tray possui uma navegação com menu lateral e assistente de navegação para te ajudar a cumprir as principais etapas dentro do ecommerce:

admin tray

Realizamos um estudo de sondagem que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro e em outros 3 países. Veja o print com o status de disponibilidade da plataforma testada em três lojas diferentes:

período 20/03/2018 a 26/03/2018

Custo Aproximado

A Tray commerce possui mensalidades apartir de R$63 e o plano Corporativo tem mensalidade de R$1.000 OU 2,1% das vendas realizadas.

Vtex

A VTEX é uma plataforma e-commerce robusta e com boa disponibilidade de atualizações. Possui um recurso chamado smart checkout, que possibilita a compra com apenas um clique. Totalmente voltada para a experiência do usuário, sempre permite um grande nível de personalização do layout e integração com ERP, além de possuir um módulo CRM, podendo integrar com outros sistemas.

Motivos para escolher a plataforma

  • Mobile & Omnichannel: é possível gerenciar diversos pontos de contato com o cliente simultaneamente;
  • One Click Buy;
  • SmartCheckout: torna a recompra um processo simples e desburocratizado;
  • Cloud Software;
  • VTEX Scalable Cloud Infrastructure;
  • CMS integrado;
  • Integração com Marketplaces;
  • VTEX Network: você poderá ser seller de todos os clientes VTEX e também poderá ser marketplace, compondo o sortimento da sua loja com os produtos dos demais clientes.

Funcionalidades e Integrações disponíveis na Vtex:

A Vtex é uma plataforma adaptável, com integrações de sistemas para meios de pagamento, gerenciadores de risco, comparadores de preços, marketplaces, ERP e outros recursos.

  • Vendas/pedidos: painel completo para controle de pedidos, identificados por origem da venda (loja ou Marketplace). Possui diversos filtros para acompanhamento e segmentação da receita gerada no período;

Contras: O sistema apresenta pedidos realizados em até 6 meses.

  • Catálogo: o cadastro de produtos na plataforma é ilimitado em qualquer plano e também é possível a parametrização de uma planilha para subida em massa;

Contras: Cadastro de produtos é mais complexo que as demais plataformas, já que todas as informações da plataforma ficam ‘amarradas’.

  • Cliente: dentro da plataforma existem módulos que armazenam e tratam os dados captados dos clientes. É possível criar ‘triggers’ para melhorar o relacionamento com os clientes, otimizando o engajamento dos e-consumidores além de reduzir o abandono de carrinho;

Contras: Para criar as regras/tiggers, é necessário conhecimento da plataforma e de como a entidade de dados funciona.

  • Relatórios: a plataforma disponibiliza exportar a maioria das informações dentro do painel administrativo.

Contras: Relatórios que trazem emails dos usuários cadastrados no site, trazem a informação criptografada, o que dificulta a usabilidade dos dados.

  • Promoções: é possível criar regras para aplicar descontos no site, considerando coleção de produtos, lista de clientes, intervalo de CEP, valor mínimo de carrinho, frete grátis, UTM, cupons, entre outras opções;

Contras:  Não tem.

  • Frete e Transportadoras: é possível cadastrar nome das transportadoras, tipo de entrega, prazo, preço, especificações relacionadas ao tipo de produto (modais) e opções de envio, possibilitando uma logística altamente personalizada;

Contras: Algumas integrações com tabelas de transporte tem um custo alto.

  • Marketplaces: a plataforma possui integração com alguns marketplaces, como: Netshoes, B2W, CNova, Mercado Livre, Buscapé, Walmart, Amazon, Dafiti, Facebook, Multiplus, entre outros;

Contras: Para integrar com marketplaces não nativos da plataforma, o lojista precisará criar novas políticas comerciais para cada integração, como Magazine Luiza e Multiplus.

  • Pagamentos: sistema possui o Smartcheckout com 1-click-buy sem senhas, o primeiro do mundo, além de possuir certificação PCI DSS para maior segurança dos dados de compra. É possível realizar cobrança recorrente, no modo assinatura;

Contras: A plataforma cobra um % das vendas concluídas na loja, que varia de acordo com o faturamento mensal.  

  • Integrações: vasta gama de integrações com sistemas como ERP, Marketplaces, gerenciadores de risco, segurança;

Contras: As integrações devem ser feitas pelos parceiros especializados na tecnologia.   

  • Loja de temas: é possível encontrar temas da plataforma em um marketplace que reúne diversos temas para ecommerce;

Contras: Valores a partir de R$5.000, não existem ‘versões de lojas básicas’.  

  • Loja de aplicativos: as integrações disponíveis na plataforma podem ser encontradas no módulo Bridge, ou contratada com um parceiro;

Contras: Não existe loja, mas sim um módulo com recursos ‘instaláveis’.

  • Suporte: a Vtex indica que os clientes contratem suporte das agências parceiras, que são certificadas na plataforma;

Contras: Não há suporte diretamente da plataforma, salvo em casos extraordinários.  

  • Latência: a hospedagem das lojas geralmente é feita dentro da Amazon;

Contras: Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.

  • Dificuldade de configuração: alta, pois a Vtex é uma plataforma robusta e expansível, ou seja, é possível desenvolver os projetos sob medida para a necessidade da loja. Porém esse processo deve ser acompanhando por uma agência parceira;

Contras: Não é possível realizar a configuração sozinho.

No painel de gerencimento da Vtex você encontra um menu que consolida as principais funcionalidades disponiveis:

admin vtex
Menu principal de funcionalidades da plataforma Vtex

Realizamos um estudo de sondagem que acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro e em outros 3 países. Veja o print com o status de disponibilidade da plataforma testada em três lojas diferentes:

Custo Aproximado

A Vtex Commerce possui mensalidades apartir de R$1.050 + 2,5% das vendas realizadas.

Magento

A Magento é uma plataforma de código aberto, bem popular em médias e grandes operações. Porém, devido ao grau de complexidade de implementação e operação, necessita de programadores experientes.

Motivos para escolher a plataforma

  • Possui os melhores e mais avançados recursos que um sistema de e-commerce pode oferecer;
  • Uma infinidade de módulos adicionais que podem ser instalados e personalizar a loja virtual de uma forma incrível;
  • Recursos Avançados de SEO, que se explorados podem fazer toda a diferença, trazendo tráfego orgânico, não pago, ou seja, diminuindo os custos de marketing digital;
  • Muito robusto e forte nos quesitos de segurança e estabilidade;
  • Por ser um sistema rodando em um servidor próprio, as informações de sua loja virtual do banco de dados, como cadastro de clientes, produtos, pedidos e transações são totalmente privadas, sem acesso de terceiros, diferentemente se a loja fosse alugada.

Funcionalidades e Integrações disponíveis no Magento:

A plataforma Magento é um sistema web de e-commerce Opensource (de código aberto), com CMS de gestão de loja virtual líder em seu segmento, baseado em PHP e MySQL, com recursos avançados de performance e resultado de vendas.

  • Vendas/pedidos: painel para controle de pedidos, identificados por loja de venda (é possível ter mais de uma loja no mesmo painel). Possui filtros para acompanhamento da receita gerada no período;

Contras: O sistema não apresenta imagem dos pedidos realizados.

  • Catálogo: o cadastro de produtos no sistema é ilimitado, também é possível a parametrização de uma planilha para subida em massa e via API;

Contras: Cadastro de produtos via API é detalhado e complexo.

  • Cliente: dentro da plataforma existe um módulo que armazenam os dados captados dos clientes. É possível visualizar os emails e exportar uma lista completa;

Contras: Não existe módulos de comunicação com clientes que seja nativo do sistema.

  • Relatórios: a plataforma disponibiliza relatórios pré-configurados e também permite exportar a maioria das informações dentro de seu painel administrativo;

Contras: A exportação de dados é limitada módulo a módulo.

  • Promoções: é possível criar regras personalizadas para aplicar descontos no site, considerando valor de produtos, criação de cupons, entre outras opções;

Contras:  Não tem.

  • Frete e Transportadoras: por default o sistema vem configurado com vários métodos de entrega/frete, porém nenhum brasileiro. É preciso comprar e instalar plugins que habilitam a entrega em território nacional, como ‘correios’;

Contras: A maioria dos plugins são pagos, mas pesquisando bem, é possível encontrar versões free.

  • Marketplaces: para trabalhar com os marketplaces, é preciso adquirir plugins dos mesmos de acordo com o que deseja;

Contras: Para integrar com marketplaces é preciso a compra e instalação de plugins.

  • Pagamentos: para vender e receber, é preciso adquirir plugins de gateways e intermediadores de pagamentos de acordo com o necessita;

Contras: Para realizar vendas na loja é preciso comprar e instalar plugins.

  • Integrações: vasta gama de plugins de integrações com sistemas como ERP, Marketplaces, gerenciadores de risco, segurança, basta encontrar e comprar seu plugin;

Contras: As integrações são feitas pela instalação de um plugin, ou contratação de um desenvolvedor para projetos personalizados.

  • Loja de temas: é possível encontrar temas da plataforma em um marketplace que reúne diversos temas para ecommerce;

Contras: Valores a partir de USD59 com suporte do desenvolvedor.

  • Loja de aplicativos: os aplicativos disponíveis para a plataforma podem ser contratados em formato de plugin, que será instalado no site;

Contras: Não tem.

  • Suporte: o suporte do sistema fica por conta de quem implantou o site, mas também é possível interagir nas comunidades;

Contras: Não há suporte diretamente da plataforma.

  • Latência: depende do local onde você irá hospedar seu site;

Contras: Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.

  • Dificuldade de configuração: alta, pois o sistema Magento é Opensource com muitos recursos profissionais onde é possível desenvolver os projetos sob medida. Porém esse processo deve ser acompanhando por uma agência parceira;

Contras: Necessidade de conhecimento em Magento.

Aqui temos um exemplo do painel administrativo disponível na plataforma Magento (ele pode variar de acordo com as funcionalidades da loja):

Painel administrativo default Magento

Custo Aproximado

A plataforma Magento não possui mensalidades por ser Opensource, mas depende de quem implantará a loja. Em geral, o percentual cobrado das vendas varia de acordo com o Gateway escolhido.

Oracle

A Oracle Cloud Platform tem como missão ajudar empreendedores a criarem, implantarem, protegerem e gerenciarem as cargas de trabalho de forma prática no local ou na nuvem, sempre com novidades de conexão e ampliando os aplicativos empresariais para benefício dos usuários.

Motivos para escolher a plataforma

  • Maior flexibilidade e facilidade de uso para desenvolvedores;
  • Abrangentes nuvens de integração de dados, aplicativos para integração simplificada e menor tempo para lançamento no mercado;
  • Fornece todas as capacidades essenciais para projetos de Big Data;
  • Primeiro pacote inteligente e nativo da nuvem para segurança e gerenciamento.

Funcionalidades e Integrações disponíveis na Oracle:

A plataforma Oracle é tudo que você precisa para ter sucesso na próxima era do ecommerce, agora com varejo e B2B em uma única plataforma SaaS, que também é multi-loja.

  • Vendas/pedidos: dentro do painel você encontra um gestor de pedidos completo, com relatórios e status de pagamento;

Contras: Não soube informar.

  • Catálogo: o cadastro de produtos no sistema é ilimitado assim como o número de pageviews, também é possível a subida em massa;

Contras: Não soube informar.

  • Cliente: dentro da plataforma existem recursos para gestão de atendimento ao cliente, merchandising e marketing;

Contras: Não soube informar.

  • Relatórios: a plataforma disponibiliza relatórios completos dentro de seu painel administrativo, com foco na gestão de todas as atividades envolvidas;

Contras: A exportação de dados deve ser verificada módulo a módulo.

  • Promoções: é possível criar regras personalizadas para aplicar descontos no site, considerando valor de produtos, criação de cupons, entre outras opções;

Contras:  Não tem.

  • Frete e Transportadoras: por ser uma plataforma multi-moedas e idiomas, é preciso determinar quais serão as necessidades de configuração dos módulos;

Contras: Configuração depende da análise das necessidades do projeto.

  • Marketplaces: a plataforma já está integrada com os principais marketplaces do mundo;

Contras: Necessário verificar a disponibilidade de marketplaces brasileiros.

  • Pagamentos: com a plataforma é possível realizar a comercialização em moeda local e também a venda para países estrangeiros, sendo um sistema multi-moedas e multi-idiomas;

Contras: É necessário uma configuração prévia.

  • Integrações: diversas integrações do mundo todo estão disponíveis na plataforma;

Contras: As integrações são feitas de acordo com a necessidade do projeto.

  • Loja de temas: é necessária a criação de layouts personalizados;

Contras: Valores devem ser negociados com a empresa de desenvolvimento.

  • Loja de aplicativos: as integrações são desenvolvidas de forma personalizada;

Contras: Não tem.

  • Suporte: o suporte do sistema fica por conta da empresa que implantou o site;

Contras: Não soube informar.

  • Latência: depende do local onde você irá hospedar seu site;

Contras: Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.

  • Dificuldade de configuração: alta, pois o sistema é complexo, onde apenas profissionais conseguem realizar a implantação da loja;

Contras: Não soube informar.

Aqui temos um exemplo do painel administrativo disponível na plataforma Oracle, veja que as funcionalidades são divididas em ícones que as agrupam (sites e páginas, conteúdo do site, pesquisa e SEO):

painel admin oracle commerce
Gerenciamento de sites e páginas na plataforma Oracle Commerce

Custo Aproximado

A plataforma Oracle tem custos que dependem da empresa que implantará a loja. Em geral, o percentual cobrado das vendas varia de acordo com o Gateway escolhido.

Shopify

É um plataforma de hospedagem de e-commerce, que é extremamente popular entre os designers/desenvolvedores e usuários finais. Se você é um designer, você vai apreciar a facilidade de implementação de projetos e modelos seus com Shopify. Para os usuários finais, Shopify oferece uma interface atraente, intuitiva e com riqueza de recursos.

Motivos para escolher a plataforma

  • Possui ferramenta para criar logotipos e slogans;
  • Auxilia em todos os processos desde o início como criar o nome da sua empresa;
  • Gerador de contracheques, QR code, faturas e termos de condições;
  • Modelos para pedido de compras, cartão de presentes e etiquetas de envio;
  • Completamente customizável;
  • Disponibiliza calculadora de margem de lucro.

Funcionalidades e Integrações disponíveis na Shopify:

A plataforma Shopify é tudo que você precisa para cuidar de tudo, marketing e pagamentos, checkout seguro e frete. Perfeita para principiantes e especialistas de todos os portes.

  • Vendas/pedidos: processe um ou vários pedidos com apenas um clique, facilitando o seu gerenciamento de pedidos diário;

Contras: Não tem.

  • Catálogo: o cadastro de produtos no sistema é ilimitado assim como o número de pageviews, também é possível a subida em massa, com gerenciamento de inventário e produtos digitais;

Contras: Não tem.

  • Cliente: dentro da plataforma existem recursos para gestão de atendimento ao cliente, merchandising e marketing, avaliações de produtos, informações de contato e o histórico de pedidos;

Contras: Não tem.

  • Relatórios: a plataforma disponibiliza relatórios completos dentro de seu painel administrativo, com foco na gestão de todas as atividades envolvidas;

Contras: A exportação de dados deve ser verificada módulo a módulo.

  • Promoções: é possível criar regras personalizadas para aplicar descontos no site, considerando valor de produtos, criação de cupons, entre outras opções;

Contras:  Não tem.

  • Frete e Transportadoras: por ser uma plataforma internacional, existem diversos métodos de entrega, dentre eles o Correios;

Contras: Verificar a disponibilidade caso haja necessidade de outras transportadoras.

  • Marketplaces: a plataforma possibilita vender os mesmos produtos em vários canais, como Facebook, Amazon, Google, Instagram, dentro outros canais;

Contras: Necessário verificar a disponibilidade de outros marketplaces brasileiros.

  • Pagamentos: a plataforma faz integração com mais de 100 gateways de pagamento para aceitar cartões de crédito do mundo inteiro;

Contras: É necessário verificar se seu gateway escolhido está na lista da plataforma.

  • Integrações: diversas integrações do mundo todo estão disponíveis na plataforma;

Contras: As integrações são feitas de acordo com a necessidade do projeto.

  • Loja de temas: com modelos criados por designers mundialmente famosos, você irá encontrar o visual do seu site na Shopify. Existem diversos temas free;

Contras: Não tem.

  • Loja de aplicativos: existem uma grande variedade de aplicativos disponíveis para a plataforma, você pode escolher o que melhor se adequa ao seu site;

Contras: Não tem.

  • Suporte: o suporte do sistema fica por conta da empresa que implantou o site e também conte com a equipe de atendimento ao cliente Shopify sempre que precisar;

Contras: Suporte com a equipe é realizado em inglês.

  • Latência: depende do local onde você irá hospedar seu site;

Contras: Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.

  • Dificuldade de configuração: média, pois o sistema foi desenvolvido pensando em lojistas principiantes e especialistas de todos os portes;

Contras: Não tem.

Aqui temos o painel administrativo de uma loja Shopify, os aplicativos e extensões instaladas na loja ficam disponiveis dentro de um link no menu lateral:

Painel de gerenciamento da plataforma Shopify

Custo Aproximado

A plataforma Shopify possui mensalidades apartir de USD29 + 2,0% das vendas.

O mais importante é que todas essas plataformas são analisadas e podem ser otimizadas com WebPeak!

Considerações Finais

Mais uma vez vale lembrar que não existe a plataforma certa ou errada, existe a necessidade de cada negócio, e qual a melhor ferramenta que se encaixa no perfil da sua empresa. O Brasil conta com cerca de 90 plataformas de ecommerce disponíveis, e sem dúvidas nosso país é um dos mais fortes no setor de comércio digital.

Se você está começando um negócio no mundo virtual, com certeza precisa de uma boa base, e conhecer as melhores plataformas de ecommerce e suas funcionalidades é o mais importante passo, uma vez que ele irá decidir o futuro de seu negócio!

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Pense bem e faça as escolhas baseadas naquilo que lhe trará benefícios e que acima de tudo transmita confiança. Suporte é essencial principalmente para quem está iniciando, então priorize também pelo seu atendimento, no mercado atual precisamos de respostas rápidas e reparos quase que instantâneos.

Faça uma lista do que você considera mais importante para ter no seu e-commerce, o que não pode ficar de fora e quais ferramentas gostaria de utilizar, depois analise quais das plataformas podem oferecer aquilo que tem buscado.

Boa sorte!

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias para ecommerce.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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