Marketing

Entenda como funciona a busca e os tipos de pesquisa de marketing

23
Feb
2021

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

Devido a imprevisibilidade do mercado e a concorrência, é crucial para uma organização ter conhecimento cada vez maior do seu ambiente externo e de seu consumidor. Sendo assim, as empresas necessitam coletar informações valiosas sobre o mercado e de seu público-alvo, a fim de transformar esses dados em insights para as melhores tomadas de decisões.

Como todos já sabem, para que um negócio seja bem sucedido, você precisa ter conhecimento do cenário no qual sua estratégia será aplicada. A melhor forma de fazer isso, é realizar uma boa pesquisa de marketing e também, ter uma boa presença digital.

No conteúdo de hoje, nós mostraremos a você como funciona a busca e os tipos de pesquisa de marketing, para que assim você tome as melhores decisões em seu negócio. 

O que é e quais são os principais tipos de pesquisa de marketing?

O primeiro ponto a ser observado, é a diferença entre Pesquisa de Mercado e Pesquisa de Marketing. Fauze Najib Mattar explica que a primeira restringe seu foco no mercado e no produto. Já a segunda, percebe a pesquisa de todo o tipo de dado que diz respeito à atividade de Marketing de uma organização. Assim, a Pesquisa de Marketing é mais abrangente e tem sua atenção nos hábitos, necessidades e demandas do cliente/consumidor.

É fundamental que o profissional de marketing saiba sobre essa diferença, para que assim seja possível compreender se na sua campanha será melhor fazer uma pesquisa de marketing ou de mercado.

Conforme comentamos nos parágrafos anteriores, as pesquisas de marketing são estudos que servem para identificar e analisar as necessidades do consumidor e a realidade da concorrência.

Seja na elaboração de uma campanha ou divulgar o produto de uma nova linha, a pesquisa é a principal responsável por diminuir incertezas e influenciar a administração da organização na tomada de decisões.

A pesquisa de marketing pode ser realizada por qualquer empresa: multinacionais, PME’s, consultores individuais ou startups. Seja qual for o tamanho da organização, o recurso é capaz de cumprir seu principal objetivo: tomar decisões corretas.

Existem várias maneiras de se classificar os tipos de pesquisa de marketing. Apesar de existirem vários tipos de pesquisa de marketing, as principais são a exploratória, descritiva e experimental.

Abaixo, listamos as principais para que você compreenda qual a melhor forma de coletar informações para que você consiga traçar as melhores estratégias em sua corporação. 

Pesquisa de Marketing Exploratória:

O foco principal de uma pesquisa de marketing exploratória é a obtenção de insights e ideias. Muitas vezes, no início de uma análise, os problemas a serem investigados não estão totalmente definidos e faltam dados para seu entendimento.

Como o nome sugere, a pesquisa exploratória procura explorar um problema ou uma situação para prover critérios e compreensão.

Comumente, as pesquisas exploratórias possuem métodos mais flexíveis, sem o uso de questionários detalhados ou amostragens muito complicadas. Conforme já foi falado, o objetivo é levantar informações e não obter conclusões estatísticas.

Pesquisa de Marketing Descritiva:

A pesquisa de marketing descritiva procura respostas para um problema específico e pontual, observando fenômenos e buscando descrevê-los ou agrupá-los, para então poder interpretar essas informações em busca de uma finalização.

Uma boa forma de desenvolver pesquisas descritivas é através de entrevistas pessoais, entrevistas por telefone, questionários pelo correio, questionários pessoais e observação.

Pesquisa de Marketing Experimental (ou casual):

A pesquisa de marketing experimental (também conhecida como casual) mede a intensidade de um fenômeno e procura entender sua razão. 

Ela possui como critério testar hipóteses baseadas em experimentos, buscando entender relações de causa e efeito. 

No caso do marketing digital, um bom exemplo é o teste A/B, em que apresenta-se a uma parte dos usuários uma opção, e a outra parte, uma variação deste modelo.

A partir daí, é possível compreender qual das versões trouxe mais resultados de acordo com o objetivo do teste.

Além desses tipos de pesquisa voltadas ao comportamento do público, podemos mencionar outros tipos (não menos importantes) que farão toda a diferença em seu senso analítico:

Pesquisa Qualitativa:

Nesse tipo de pesquisa, o responsável por fazer a análise das informações coletadas é o próprio pesquisador. Ela se caracteriza por coletar e interpretar as respostas subjetivas dos entrevistados.

As técnicas e os métodos estatísticos são dispensados nesse modelo, pois o investigador irá focar em características mais complexas e não-quantificáveis, como o comportamento, as expressões, os sentimentos, etc.

Pesquisa Quantitativa:

Pesquisa quantitativa trata disso mesmo: quantidade. Essa abordagem investigativa atende a objetivos mercadológicos ou científicos. A ideia é gerar estatísticas acerca de um tema, para que se possa ter um panorama geral do fenômeno em discussão.

Pesquisa de campo

A pesquisa de campo é um procedimento que envolve coleta de dados junto a pessoas. A pesquisa de campo pode ser classificada como um tipo de estudo empírico, no qual o conhecimento é construído a partir de experiências vividas. O pesquisador deixa um pouco de lado as pesquisas feitas por computadores para sair a campo e conhecer uma determinada realidade.

Benefícios em aplicar Pesquisa de Marketing em sua empresa:

  • Ajuda a satisfazer seus potenciais clientes com soluções personalizadas;
  • Ajuda na tomada de decisões;
  • Gera leads qualificados;
  • Aumenta a sua autoridade;
  • Verifica as necessidades do mercado.
entenda-como-funciona-a-busca-e-os-tipos-de-pesquisa-de-marketing

Além de aplicar as pesquisas acima abordadas no cotidiano de sua organização, existe uma estratégia que também irá te ajudar (e muito) na compreensão da sua concorrência e sobre qual a experiência o público tem com eles:  Cliente Oculto!

O cliente oculto (também chamado de mystery shopper) é uma metodologia de pesquisa de mercado para que as empresas possam auditar diversos critérios dentro dos processos de uma empresa.

Em suma, sua tarefa é visitar estabelecimentos como se fosse um cliente normal que deseja fazer uma compra, mas seu verdadeiro objetivo é avaliar, com base em um questionário, diferentes aspectos relativos ao atendimento ao cliente.

Agora que já temos uma noção básica sobre quais são os principais tipos de pesquisa de marketing, vamos para um ponto fundamental: saber como tais pesquisas poderão te auxiliar nos resultados de pesquisa. 

O que é a busca que comentamos no título do post?

A busca nada mais é do que a ação que os usuários fazem nos buscadores

Os buscadores (como o Google e o Bing) são programas especializados que ajudam a encontrar diferentes tipos de informações na web.

Você digita uma palavra-chave em uma caixa de busca, pressionam a tecla ‘enter’ e voilá! Milhares de sites pertinentes a sua pesquisa são apresentados.  

Como sabemos, não existe uma fórmula mágica capaz de fazer com que seu site apareça nos resultados de pesquisa dos buscadores de uma hora para outra. 

Nos parágrafos anteriores, vimos a importância de fazer pesquisas de marketing em sua organização, mas você sabia que essa ação também é necessária quando nos referimos a busca feita nos mecanismos de pesquisa?

Para se ter uma boa presença online, é sempre crucial ter compreendimento sobre como os usuários fazem sua busca, quais termos eles utilizam, quais são seus interesses e afins. 

Sabendo disso, é importante que sua estratégia online esteja sempre equalizada com as preferências dos usuários, para que assim, você os atinja durante o momento certo: quando eles possuem interesse em seu produto ou serviço. 

Mas como identificar os melhores termos para trabalhar em meu site?

É aí que entra a WebPeak!

Se você já deu uma olhadinha em nosso site, já deve saber que somos a ferramenta de SEO mais completa do mercado, capaz de facilitar seu dia a dia e te ajudar a ter melhor presença online. 

Para melhor compreensão de seu público e como você pode atingi-lo com precisão, nós temos os melhores recursos de palavras-chave.

Todas as ferramentas de palavras-chave de nossa console trás as seguintes informações:

Volume de Buscas: Descubra quantas vezes mensalmente aquela palavra-chave é pesquisada. Esse tipo de informação é super importante para que você trabalhe em termos que as pessoas realmente possuem interesse e pesquisam, pois assim, você conseguirá atingir o público certo e na hora certa

Competitividade: Nessa coluna, você conseguirá compreender se a competitividade da palavra-chave que pesquisou é baixa, média ou alta. Quanto maior for a competitividade, mais complexo será aparecer nos resultados de pesquisa, pois um árduo trabalho deverá ser desempenhado;

Tendência de Pesquisa: Será que existe um período do ano em que aquela palavra-chave é mais pesquisada? Isso você também pode conferir em nossa ferramenta! Esse tipo de informação é muito importante para que você compreenda a sazonalidade dos termos e trace sua estratégia no período certo;

KEI:  O KEI (Keyword Effectiveness Index) é um coeficiente no qual irá medir a sua probabilidade de ter um bom ranqueamento a partir daquela palavra-chave, levando assim em consideração as métricas volume de buscas vs competitividade. Quanto maior o KEI, melhor será sua oportunidade!

Então, vamos falar um pouquinho sobre essas funcionalidades?

Espião de URL:

Anteriormente, nós comentamos sobre o cliente oculto, onde você poderá compreender qual estratégia seu concorrente está aplicando, te dando uma base sobre o que fazer em seu negócio.  Já pensou em ter acesso a todas as palavras-chave que seu concorrente utiliza e já aparece nos resultados de pesquisa dos buscadores? O módulo Espião de URL trás exatamente isso! 

Todas as palavras-chave apresentadas nesse módulo terão as seguintes informações: Volume de Buscas, Competitividade, Tendências de Pesquisa e KEI.

Receba Sugestões de sua Pesquisa:

Se você deseja verificar qual o volume de buscas dos termos que você já utiliza em seu site ou quer encontrar oportunidades relacionadas aos mesmos, o módulo Receba Sugestões de sua Pesquisa é perfeito para você! A ferramenta irá encontrar variações a partir desses termos, onde você poderá identificar novas oportunidades e aumentar o volume de páginas indexadas a partir da criação de páginas baseadas nesses termos. Outro ponto interessante, é que você pode também segmentar as informações a nível mundial, nacional, estadual ou municipal. Não é incrível?

Palavras-Chave da Search Console:

Se você já conhece nossa ferramenta, deve saber que nós possuímos integração com as principais ferramentas Google (Analytics, Meu Negócio, Ads e Search Console). 

O módulo de palavras-chave da Search Console mostrará a você quais são os termos nos quais já acionam seu site nos resultados de pesquisa. 

Você terá acesso a informações como clicks, impressões, CTR e também a posição média do termo nos resultados de pesquisa. 

Assim, você poderá compreender se os termos que você já trabalha são relevantes e estão gerando tráfego qualificado.

Bem, agora você já sabe como funciona a busca e os tipos de pesquisa de marketing. Aplique as dicas dadas aqui neste conteúdo e tenha maior assertividade em suas estratégias. Faça que seu negócio ganhe notoriedade, atraia público qualificado e veja as principais métricas de seu negócio alavancarem. 

Gostou do post? Deixe seu comentário.

Até a próxima! :D

Últimas Postagens WebPeak

Google

Clique Zero: Google revelou o segredo

Google

Focar na Experiência do Usuário para não ser penalizado pelo Google

E-Commerce

Descrição de produto no e-commerce: como elaborar textos perfeitos

Google

December 2020 Core Update: tudo o que você precisa saber sobre a nova atualização do Google!