Planejador de Palavras chave

2/2/2018

Planejador de Palavras chave

Conheça as Ferramentas de palavras chave, boas para seu negócio

Uma duvida comum, mas como descobrir se aquela palavra que escolhi vale a pena?

Deve-se levar em consideração o produto e a marca dele, assim como o posicionamento que você deseja ter no mercado. Vende marcas já consolidas? Seu produto é uma inovação? Tais pontos interferem grandemente na hora de se rankear na internet. Seu conteúdo precisa ter qualidade e relevância, por isso a escolha das palavras-chave é tão importante.

Fizemos essa postagem para mostrar para você técnicas importantes na escolha de suas palavras-chave.

IMPORTANTE: termos no plural apresentam resultados diferentes de termos no singular, vice-versa. Assim como termos de, da, para, do, também apresentam diferença nos resultados.

Vamos lá!

> Uma ferramenta bacana de ser usada e sem custo é o Google Trends.

Com ele é possível verificar o fluxo de pesquisas dentro do buscador mais famoso, o Google.

Google Trends

É possível também, filtrar por país, visualizar pesquisas relacionadas, comparar termos  e determinar um período para essa verificação. Mostra quais regiões tem mais buscas (o que ajuda na hora de segmentar uma campanha Adwords, por exemplo).

> Basta acessar https://google.com/trends/ e realizar uma busca rápida, filtrando para o país que deseja, no caso Brasil e selecionar um período (indicamos últimos 12 meses).

Ao inserir um termo, vai ser exibido um gráfico linear com as tendências de pesquisa ao longo dos últimos 12 meses.

A ferramenta também apresenta informações adicionais, como termos de pesquisa correlacionados e interesse regional.

Veja os exemplos abaixo:

Um gráfico com as regiões que mais são pesquisados este termo e ao lado a quantidade de buscas por estado.
 Alguns termos de pesquisa correlacionados.

> Outra ferramenta disponível na internet é Keyword Discovery.

Keyword Discovery

Os resultados apresentados são recolhidos dos motores de busca, procurando oferecer resultados precisos, no quesito relevância das palavras-chave. Após inserir um termo, a ferramenta apresenta uma série de melhores palavras-chave relacionadas e uma media das buscas mundiais de cada uma.

> Acesse http://www.keyworddiscovery.com/keywords.html digite o termo e o código captcha, na sequencia você verá uma lista ordenada pelo numero de pesquisas.

‍Keyword Discovery.

Se você já utiliza o Google AdWords, pode contar com uma ferramenta interna e exclusiva, o Planejador de palavras-chave. É gratuita e te ajuda a criar campanhas, encontrando ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios, também apresenta um histórico de estatísticas, verificar o possível desempenho de uma lista de palavras-chave.

Planejador de Palavras chave

> Acesse Planejador de Palavras Chave https://adwords.google.com/ko/KeywordPlanner.

Faça login em sua conta AdWords, você verá uma tela como essa.

Planejador de palavras-chave AdWords.

*caso já esteja dentro de sua conta AdWords, a ferramenta fica na aba ‘Relatórios’.

Outra ferramenta (bem completa para o SEO de seu site), que pode monitorar e avaliar a qualidade das palavras-chave, análise dos concorrentes, entre outras funcionalidades.

Essa ferramenta além de apresentar termos relacionados e buscas globais, é possível filtrar por buscas locais, apresenta a ‘intensidade’ da concorrência para aquele termo, e também, um coeficiente que determina se aquela palavra-chave é interessante para ser trabalhada, ou se não vale a pena.

Adicionando a palavra-chave (de qualidade) escolhida, nos lugares certos, suas chances de subir no ranking dos buscadores aumentam, mas continue de olho na concorrência e esteja sempre atualizado. Afinal, o mundo digital muda muito rápido.

Comente, dê sugestões e Continue nos acompanhando para ficar sempre atualizado ;)

Até a próxima :)

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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