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SEO BlackHat: Motivos para não fazer

30/7/2018

SEO BlackHat: Motivos para não fazer

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar de um assunto muito importante para quem tem um website: SEO Blackhat. Fazer link building é essencial para ter melhores resultados em SEO. Aumentar o número de páginas indexadas pelos buscadores é o grande objetivo de quem começa a trabalhar essa estratégia.

Porém, na hora de fazer link building, é importante estar atento a algumas questões que podem fazer com que você se prejudique e entre em maus lençóis com os buscadores, as chamadas práticas de SEO Blackhat.

O que é link building?

SEO BlackHat: Motivos para não fazer

Link Building é uma técnica em SEO com a qual se consegue através de referências externas à sua página uma maior quantidade de páginas indexadas pelos buscadores. Entretanto é necessário atenção já que nem todas as maneiras de se fazer link building são bem-vistas pelos buscadores, sendo passíveis de punições graves. SEO Blackhat é o nome que se dá às práticas passíveis de punição.

Leia mais: Link Building, o que é

O que é SEO Blackhat?

SEO Blackhat refere-se às pessoas ou técnicas que têm como objetivo enganar os robôs que fazem o rastreamento ou o próprio algoritmo do Google, responsáveis pela supervisão dos sites, sem a autorização do órgão, empresa ou pessoa responsável e, fazendo com que o site ganhe muito links e consequentemente, muitas posições em pouco tempo.

Esse objetivo pode ser a entrada em um sistema protegido, monetização por meios não autorizados ou o acesso às informações confidenciais. O Google procura oferecer aos usuários os resultados mais relevantes a busca por ele realizada.

Os sites relevantes aparecem bem melhor posicionados; avalia-se que o Google usa em torno de 200 vertentes para definir o posicionamento de um website. No SEO é um conjunto de técnicas para manipular as variáveis de mecanismos de busca, oferecendo um conteúdo diferente do normal.

Essas manobras são mal vistas pelo Google, justamente por fraudar as diretrizes de qualidade, que pune severamente os sites que praticam o SEO Blackhat para ganharem posições no ranking de busca.

Dica: Entre as punições que podem ocorrer aos sites estão a queda de ranking e a exclusão do site entre os resultados de pesquisa!

Como identificar práticas de SEO Blackhat

SEO BlackHat: Motivos para não fazer

Para te ajudar a identificar SEO Blackhat, vamos listar algumas das principais técnicas empregadas por Black Hatters:

Keyword Stuffing: Repetição de forma exagerada de palavras-chave em determinada página do site (incluindo títulos, descrição, corpo do texto), resultando num conteúdo irrelevante e muitas vezes sem nexo, focado somente nos motores de busca e não ao usuário.

Keywords não relatadas no assunto: Essa tática visa enganar o usuário mostrando-o um conteúdo diferente do exibido no resultado da pesquisa.

Link Farms: Quando se cria um grande grupo de páginas, todas com links para o mesmo site e com o mesmo texto âncora, com o intuito de fazer com que esses aumentem sua relevância dentro dos buscadores.

Textos e Links Ocultos: É esconder links ou textos que são dispostos em cor idêntica a do fundo do site. Desse modo, o site ganha um maior número de keywords, ampliando as formas de ser localizado através dos sites de pesquisa.

Não deixe de ler: Backlink Checkers

Como evitar SEO Blackhat?

Como você pôde observar no tópico anterior, essas práticas não são feitas sem que haja a intenção de tirar vantagem dos robôs e dos algoritmos. Se você tem interesse em aumentar o número de referências externas ao seu site procure divulgar o seu site entre pessoas do seu nicho, trocar links.

Se você é um prestador de serviços, fazer alguns trabalhos em troca de divulgação pode te render bons links e um melhor alcance de suas páginas. Existem outras maneiras de conseguir links com práticas chamadas de SEO Whitehat.

O que é SEO Whitehat?

SEO BlackHat: Motivos para não fazer

SEO Whitehat consiste em todas as práticas que estão de acordo com as diretrizes dos motores de busca. Os resultados de quem pratica o SEO Whitehat costumam ser a longo prazo, porém o risco de ser penalizado pelo Google e desaparecer dele é quase nulo. O SEO Whitehat não tem segredo, apenas se preocupe em produzir bons conteúdos originais e relevantes para seu website, atualize-o com frequência e divulgue nos nichos que você deseja atingir.

Separamos mais um conteúdo para você: Automatizar o processo de SEO de seu negócio para maximizar resultados

O que é SEO Grayhat?

Grayhat é uma combinação entre o SEO Blackhat e o Whitehat. O termo consiste à quantidade e ao tempo em que técnicas banidas são utilizadas em um site. Caso as técnicas sejam usadas em demasia e por muito tempo, a estratégia é considerada Blackhat. Mas se elas forem usadas ocasionalmente e por pouco tempo, a prática é considerada Gray Hat.

De volta ao link building, embora trabalhoso e com custo relativamente alto de recursos e tempo, ainda é uma excelente estratégia para acelerar seus resultados com SEO e aumentar ainda mais suas vendas e visitas orgânicas.

Leia mais: Termos de Pesquisa SEO: Melhore o SEO de sua Loja

Quais são as punições para SEO Blackhat?

SEO BlackHat: Motivos para não fazer

O Google condena essas práticas por conta de seu propósito de oferecer o resultado mais relevante à busca feita pelo usuário. Os robôs do Google não são bobos e não demoram muito a detectar as artimanhas utilizadas em um website. Ainda, outros usuários podem denunciar os sites que praticamos SEO Blackhat.

Tipos de punição Blackhat:

Punição 30: É uma punição mais suave, o site passa a ser obrigatoriamente posicionado depois da terceira página de resultados apresentada pelo buscador.

Punição 50: Um caso de nível mais sério, o site fica após a página de número 5.

Punição 950: Já em uma situação grave, a página apenas será exibida entre as últimas posições entre os resultados apresentados.

Banimento Definitivo: Essa é a punição mais forte, na qual o site não é mais exibido entre os resultados do Google, mesmo caso se faça uma busca através do nome do site, não haverá resultado algum disponível.

Por mais importante que seja fazer link building, é necessário usar as táticas corretas para não sofrer punições e prejudicar o seu negócio na internet de maneira muito pior do que se não tivesse referência alguma. Atente-se às más práticas que eu mencionei nesse texto!

É importante que você utilize uma boa ferramenta para acompanhar os seus links e evitar punições. Conheça a ferramenta de SEO da WebPeak e venda mais!

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Até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

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