SEO

SEO não funciona, e agora?

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Quer saber a verdade? SEO não funciona para todos os negócios, e separei alguns motivos que comprovam isso.

Você pode ter elencado alguns motivos que justificariam esse 'problema' como:

  • Nicho
  • Tempo
  • Conhecimento
  • Dinheiro
  • Competitividade

E não, não é isso que está dificultando seus resultados com SEO.

SEO não funciona, mesmo?

Com a pandemia houve um grande movimento de migração do marketing e negócios offline para o mundo online, e nessa onde diversos sites e e-commerce foram criados no último ano. De acordo com a Folha, foram abertos cerca de 100 mil e-commerces entre o início de março e o final de abril de 2020. Antes da pandemia o número de lojas criadas em um mês eram cerca de 10 mil.

Além disso, somente no primeiro trimestre de 2021, as pequenas e médias empresas aumentaram em 225% seu faturamento com as vendas online em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a base de dados da Nuvemshop.

Dentre os setores que mais venderam e cresceram, destacamos:
  • calçados (93,08%)
  • bebidas (78,90%)
  • supermercado (34,44%)
  • artigos esportivos (25,75%)
  • móveis e decoração (23,61%)
  • moda (18,38%)

Olhando de outro ponto de vista, a competitividade online também aumenta na mesma proporção, ou até mais. Veja que com mais sites disputando os mesmos termos, produtos e serviços, para aparecer nas melhores posições é preciso ter um orçamento maior, já que o Google e Bing Ads funcionam em esquema de leilão.

Sinceramente, você acha que todos esses sites que estão vendendo possuem um orçamento milionário em marketing? Acredito que não, mas certamente eles estão se valendo de diversas estratégias online de divulgação e captação de clientes.

Então o SEO está mais competitivo? Com certeza está, mas existem oportunidades que aparecem quando realizamos um mapeamento de termos a serem trabalhados.

Por que seu SEO não funciona?

Se você acompanha nosso blog, ou lê outros canais de referência em SEO, já sabe que esse é um trabalho contínuo e que exige esforço quase que diário.

Pense nos seguintes questionamentos:

  • Você ou sua equipe, estão se esforçando ao trabalhar SEO?
  • Tem um mapeamento atualizado com oportunidades de palavras-chave?
  • Utiliza alguma ferramenta que te envia relatórios pontuais de evolução do site?
  • Possui alguém que entenda de SEO e que te ajude a melhorar a performance do site?
  • Você separa um tempo para otimizar páginas e produtos mais importantes do negócio?
SEO não funciona - webpeak

Se a resposta foi não para algum deles, você tem um problema e realmente o SEO não irá funcionar.

Caso sejam respostas positivas, quais suas ações de melhoria no site? Ou você só guarda os relatórios em uma pasta?

Sei que o tempo é escasso e SEO demanda atenção, assim como qualquer outra estratégia de marketing digital. Então é preciso se comprometer com o trabalho, empenhando seu tempo em assistir cursos e também em aplicar as técnicas de forma correta.

Dois Cursos de SEO Grátis

Checklist para fazer SEO funcionar

Lista rápida e objetiva. Se organize e coloque em prática hoje mesmo!

  1. Configuração de contas Google Analytics, Search Console e Tag Manager;
  2. Listagem de páginas com mais acessos ou vendas, ou opte pelo cadastro de novas páginas (produtos, serviços, categorias);
  3. Mapeamento de palavras-chave com maior volume de buscas e menor competitividade;
  4. Otimização das páginas listadas, se baseando nas melhores palavras-chave do mapeamento;
  5. Garantir que a a palavra-chave esteja presente em: H1, H2, H3, tag title, tag description, nome e alt de imagens, apareça no texto da página (descrição do produto/serviço ou institucional);
  6. Adicionar seu endereço de sitemap.xml no arquivo robots.txt (que agilizará a leitura dos buscadores);
  7. Analise as estratégias da concorrência (termos utilizados e backlinks existentes);
  8. Automação para aumentar os sinais sociais e engajamento nas redes;
  9. Utilizar uma ferramenta completa e com suporte ao seu trabalho de SEO;
  10. Fazer tudo isso de novo, e de novo, e de novo, e de novo...
Quer mais detalhes? Temos essa Checklist de SEO completa e explicadinha, aqui.

Atenção: SEO não apresenta resultados imediatos de conversão, mas sem dúvidas um site organizado é mais atraente para clientes e robôs. É nisso que você irá ganhar um melhor posicionamento nos buscadores, além de proporcionar uma melhor experiência aos visitantes do site.

Resista e persista para ter resultados satisfatórios. Conte com a WebPeak nessa jornada. #fikdik

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