13 minutos

Como fazer SEO On Page com a WebPeak

Te explicamos como Fazer SEO On Page com a metodologia desenvolvida pela WebPeak, objetiva e sem segredos! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
Como fazer SEO On Page com a WebPeak
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
22/5/2023

Caso seu negócio queira mais oportunidades online, reduzindo o custo em mídias, é preciso saber como fazer SEO On site para aumentar o tráfego orgânico do site.

A primeira ação de consumidores modernos, quando vão entrar em contato com alguma empresa, é pesquisar pelo seu serviço, produto ou site. Se você tem dúvidas disso, pense um pouco e vai perceber que acontece o mesmo com você.

Ter um site bem completo atendendo os principais requisitos de SEO já é um diferencial, pois muitas empresas não se prepararam para essa competição online.

Por isso, fizemos este artigo com várias dicas de como utilizar as ferramentas da WebPeak para ter uma análise On Page completa em seu site e corrigir todos os problemas encontrados.

Como fazer SEO On Page?

SEO On page, é o processo de tornar seu site amigável para os mecanismos de pesquisa. Ao usar essa estratégia, você se concentra na otimização de elementos em seu site que o ajudarão a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa e a direcionar tráfego mais valioso para seu site.

Todo trabalho voltado para SEO On Page é responsável por avaliar os aspectos técnicos de um site e de uma página. Essa prática de SEO requer o ajuste de elementos em seu site para que os mecanismos de pesquisa possam rastreá-lo facilmente e indexar seu conteúdo. Ao utilizar o SEO no local, você otimiza o conteúdo e o código-fonte HTML em uma página.

Um dos fatores mais críticos do SEO é a relevância. Você deve se perguntar o quão relevante é o seu conteúdo para a consulta de pesquisa do usuário e a intenção por trás da pesquisa. Se você entender seu público, poderá criar conteúdo que o ajude a alcançar mais conversões (leads, vendas, downloads, entre outros resultados).

5 Pilares do SEO On Page

1. Heading Tags(H1, H2, H3,...)

São recursos de programação HTML que são utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página.

Conceitualmente, o H1 possui um destaque maior, uma fonte maior, e é geralmente o elemento de texto mais visível da página, conhecido também como o assunto principal em destaque, o ‘’título mãe’’. Utiliza para determinar o principal assunto abordado em uma página, visto que o título de uma página conceitualmente define o conteúdo. Em plataformas como o WordPress, basta colocar no campo disponível para colocar o título principal.

Siga essas dicas para criar títulos e subtítulos melhores:

  • Crie um único título por página;
  • O título precisa ter relação com o conteúdo da página;
  • Explore a principal palavra-chave do conteúdo (e se possível, não deixe de investir, em outras variações);
  • Ponha a sua marca no final do título (sempre que julgar a sua marca um diferencial);
  • Evite escrever uma série de inúmeros termos separados por vírgulas.

Ter a presença da palavra-chave nos títulos e subtítulos é extremamente importante para melhorar seu rank orgânico.

2. Meta descrições atraentes

Uma meta descrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta. Nesse sentido, é importante acrescentar a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Porém, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é manter o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156. Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e irá manter o máximo de resultados.

Conheça o gerador de títulos e conteúdos inteligentes!

Sabemos que criar conteúdo de qualidade, assim como variações para dezenas de títulos, várias descrições únicas, mantendo a qualidade e ainda ser atraente ao clique, é uma tarefa que exige criatividade. Crie variações de textos para anúncios ou descrições de produtos em segundos.

3. URLs amigáveis

Um outro elemento importante para o SEO on Page no qual o robô do Google faz a varredura de palavras-chave é o próprio endereço da página.

Nunca se esqueça da importância da sua URL, ela precisa ser descritiva e o principal de tudo, conter a palavra-chave desejada. Jamais crie URL’s com códigos ou com parâmetros difíceis de lembrar. Uma dica preciosa é tentar manter as URLs o mais curtas possível, e também passar longe dos números, pois caso atualize o conteúdo, será necessário criar uma nova URL.

Pense também no detalhe de que muitos dos links que você receber terão o próprio endereço da página como texto âncora, o que de fato é também pode ser bem interessante.

Para entender melhor, considere essas 2 URLs:

  • www.webpeak.com.br/blogs/?p=561333
  • www.webpeak.com.br/blogs/como-fazer-otimização-seo-gratis

A URL 2 é muito mais fácil de ler e de prever o conteúdo que existe na página.

Um dos passos para você facilitar que o robô do Google encontre facilmente os temas que você aborda nas suas publicações é utilizar URL amigável.

4. Otimização de imagens

Não é só colocar as imagens no site e deixar para lá, na verdade existem basicamente, 4 itens que devemos analisar nas imagens de uma página quando estamos falando de SEO On Page:

  • O nome de arquivo;
  • O texto alternativo (alt text);
  • O tamanho do arquivo (peso);
  • O contexto.

Os itens acima são responsáveis por ajudar o Google a determinar qual é o assunto da imagem inserida naquela página, assim como também influenciam no tempo de carregamento.

É de extrema importância que todas as imagens tenham nomes simples, e também devem possuir um texto alternativo (alt text) caso a imagem não seja exibida. Para finalizar, a imagem deve estar otimizada e compactada, para diminuir seu peso e não afetar o tempo de carregamento da página.

5. Conteúdo exclusivo

Conteúdo é rei! Quem nunca ouviu essa frase nunca foi a um evento de SEO.

O conteúdo de qualidade é a arma mais poderosa para fazer usuários que entram no seu site se apaixonarem por você, sua marca e sua empresa. Mas, para isso, você precisa pensar bem no que escrever e de que forma colocar isso dentro do seu site.

Cada público reage diferente aos conteúdos que você entrega. Então, faça uma boa pesquisa de audiência, testes A/B e descubra como seu público quer consumir o que você tem a dizer. Por exemplo: se você quer falar com estudantes e acha que vídeo é o melhor canal, pode ser que esteja errado. Às vezes um podcast bem feito ou um Instagram bem elaborado resolvem seu problema com menos trabalho e mais resultado.

como fazer SEO on Page - webpeak

Assistente de Conteúdo para aumentar seu tráfego orgânico

Quer saber se o texto está otimizado antes mesmo de postar? Você está no lugar certo. A WebPeak desenvolveu este recurso que permitirá analisar e adaptar o conteúdo, de forma que fique mais otimizado e qualificado para os buscadores.

Mais que um assistente de conteúdo, essa tecnologia permite a otimização de postagens para blog, reviews, artigos longos ou notícias, garantindo que seu conteúdo terá muita qualidade técnica, atendendo à pelo menos 17 requisitos diferentes das melhores práticas do marketing de conteúdo.

  • Arquitetura ideal de títulos
  • Fatores de rank para SEO
  • Densidade do conteúdo
  • Requisitos técnicos previamente testados

Com a ajuda do nosso auditor você garante que seus conteúdos terão a máxima qualidade, atingindo os melhores padrões da internet.

Alcance seu público-alvo de forma certeira e inteligente!

EXTRA: Links Internos

O uso de Links Internos é uma das táticas mais eficientes e simples de ser aplicadas no seu site, e você pode fazer isso a qualquer momento. A otimização On Page com Links Internos traz resultados a médio prazo.  

Você vai ver seu rankings subirem e o número de visitas orgânicas crescer constantemente todos os meses de forma natural, e com a ajuda da WebPeak você vai chegar ainda mais longe.

As palavras-chave corretas é a melhor forma de fazer com que as pessoas cheguem até seu site via buscadores e você pode melhorar o rank de suas palavras-chave com links internos.

Trabalhar com links internos é uma ação constante, com periodicidade semanal, onde você deve checar todos esses links e verificar se nenhum está apontando para a página errada, por isso o uso de uma ferramenta pode ajudar muito mais na sua atuação.

SEO On Page técnico

A melhor forma de pensar sobre SEO On Page é ter um conteúdo que entregue uma boa experiência para o usuário e facilidade de interpretação dos buscadores.

Para otimizar SEO On Page é necessário fazer várias alterações de código ou já iniciar um site pensando nas melhores práticas que vamos citar abaixo. É importante perceber que cada ponto desse aumenta pouco o seu “score On Page”, mas, fazendo todas as alterações abaixo, você, seu usuário e o Google vão ficar muito contentes com as mudanças.

Você pelos resultados que vai conseguir. O Google, por conseguir rastrear e indexar o site com muito mais facilidade e seu usuário por usar seu site com tranquilidade.

Para fazer essa análise, vamos pensar em 3 momentos: rastreamento, indexação e classificação. Colocamos carregamento nessa lista, pois é um fator que não pode ser ignorado.

Acessibilidade

Seu site precisa ser acessível pelo robô do Google em questão. Então, se você quer ser indexado pelo crawler mobile, precisa evitar que seu servidor bloqueie acessos de dispositivos móveis.

Para verificar se seu site está acessível, use a função “Buscar como o Google” no seu Google Search Console e escolha o crawler desejado.

Devemos também pensar em acessibilidade para pessoas especiais como deficientes visuais, pessoas com dificuldades motoras, deficientes auditivos ou outras peculiaridades. Um site para bebês, por exemplo, em sua versão mobile, pode se preocupar em ser acessível com uma só mão, já que com a outra o papai ou a mamãe podem estar tendo que segurar o bebê enquanto aprender a trocar a fralda.

Outro ponto de Acessibilidade, é a Disponibilidade.

Disponibilidade

Caso seu site esteja rastreável, ele precisa estar disponível. Quanto maior a quantidade de vezes que o Google tentar acessar seu site e encontra-lo indisponível (erro 500), menor é a quantidade de vezes que ele voltará ao seu site.

Faz sentido, se pensar bem: se você vai a um restaurante que está sempre fechado, com certeza você vai passar a pensar que o restaurante faliu!

Como resolver: tenha um servidor bom, que garanta no mínimo 99% de uptime (tempo disponível).

Se você tiver familiaridade com servidores, a Digital Ocean é uma boa pedida. Caso prefira um servidor gerenciado por uma equipe, a Cloudways é uma boa opção (a que eu uso). Eles cuidam do servidor para você por um valor bem em conta tendo suporte 24h por dia (em Inglês).

Caso seu site esteja Acessível e Disponível, chegou a hora de saber se você permite que o Google o acesse. Para isso, você tem que saber as regras e arquivos abaixo:

Robots.txt

É o primeiro arquivo a ser lido pelo crawler dos buscadores. Com ele, você pode delimitar o que o Google pode ou não RASTREAR. Por que o rastrear está em maiúsculo, você se pergunta.

É que uma página que está citada no robots.txt pode ou não ser INDEXADA. Provavelmente uma página com muitos links externos que está com “disallow” no arquivo robots será indexada, mas não ranqueará com plenos poderes.

Sugere-se indicar aos buscadores que não sejam rastreadas:

  • Páginas que variam de acordo com a intenção do usuário: buscas internas, acessos logados ou páginas de filtro / ordenação;
  • Páginas com dados sensíveis: dados de login, lista de usuários ou resultados de testes (quem passou no vestibular e seus CPF’s, por exemplo);
  • Páginas só acessíveis com login: assim o Google não perde tempo tentando acessar sua área logada;
  • IMPORTANTE: com o robots.txt você pode direcionar o Google para rastrear apenas o que você deseje. Use isso a seu favor.

Tempo Carregamento do Site

Google page speed insights

Google Page Speed Insights é a ferramenta do Google destinada a trazer insights para os desenvolvedores de como deixar seus sites mais rápido (de acordo com diretrizes do próprio Google).

É interessante perceber que um fator de velocidade não é considerado nessa análise: o tempo de carregamento. O Google vai analisar seu site e perceber se, dentro de uma série de pré-requisitos, você se enquadra e quanto você se enquadra.

E o melhor: DENTRO DA PLATAFORMA DO WebPeak VOCÊ PODE ENVIAR SEU SITE PARA SER RASTREADO PELO NOSSO CRAWLER. Ao fim desse rastreio, você terá uma página riquíssima com muito conteúdo sobre a velocidade do Google Page Speed Insights. Nenhuma outra plataforma entrega insights tão ricos com tanta facilidade.

Após ver os resultados dos seus rastreios, você pode definir uma lista de to-dos para melhorar suas notas no Google Page Speed Insights. Dentro da plataforma do WebPeak mesmo você pode definir tarefas e delegar para desenvolvedores da sua equipe. O próprio Google Page Speed Insights diz quais são os erros e como consertá-los, deixando você cada vez mais próximo da nota 100/100 na ferramenta.

E, para te ajudar a acompanhar o projeto, você pode reagendar a análise para daqui 15, quando provavelmente seus desenvolvedores já terão terminado as alterações. Assim, você pode ver que os resultados melhoraram e divulgar as melhorias internamente, incentivando ainda mais que alterações como essa sejam realizadas.

Webpagetest

Fora das ferramentas do WebPeak temos o WebPageTest, que é uma ferramenta similar ao Google Page Speed Insights.

O WebPageTest é mais voltado para programadores pois traz uma série de informações detalhadas sobre as páginas, como:

·         Velocidade do primeiro carregamento (em segundos);

·         Velocidade dos carregamentos subsequentes;

·         Listas de itens do site que não estão cacheados, são muito pesados ou que travam;

·         Tempo de First Byte;

·         Tempo de Carregamento Visual completo.

·         Entre outras coisas.

Vale a pena fazer um teste e conferir quanto tempo seu site demora para carregar, além de descobrir o que mais pesa em performances ruins.

DICA: se você fizer um login, todos testes que você fizer ficarão guardados na ferramenta. É muito útil para comparar um antes e depois das melhorias de SEO On Page.

Principais pontos do SEO On Page

Resumindo esse artigo todo, leve consigo que:

1)       O Google precisa encontrar seu site com facilidade, acessá-lo sempre que quiser e ser liberado para indexá-lo afim de que você ranqueie bem;

2)       Seu site precisa ser rápido, ter boa usabilidade e se utilizar bem de códigos específicos de SEO para se destacar da concorrência;

3)       O seu conteúdo deve ser exclusivo e atraente. Pegue o primeiro resultado da busca do Google e tenha um conteúdo 10 vezes melhor que o dele;

Com esses três pilares principais seu site será um sucesso de SEO.

A WebPeak permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais direcionados, além disso, monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados.

Esperamos que tenha gostado das dicas, e que seja útil para o seu negócio. Assine nossa newsletter e compartilhe com seus amigos.

Até a próxima!

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Helder Santos

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