5 minutos

Como os backlinks podem transformar o seu site

Entenda Como os backlinks podem transformar o seu site e Melhorar o Rank! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas :)
Como os backlinks podem transformar o seu site
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
28/2/2024

Quando um site é criado, os proprietários de empresas geralmente se concentram tanto em palavras-chave e outros fatores de SEO (Otimização para buscadores) na página que ignoram a importância dos backlinks.

Basicamente, um link é uma conexão entre duas páginas da web. Você pode ter links internos entre diferentes páginas em seu site ou links externos que apontam de seu site para outros recursos úteis da web. Links que vão de outro site para o seu são chamados de backlinks porque apontam para suas páginas. E são muito importantes para uma estratégia consistente de SEO.

Alguns especialistas do setor estimam que os backlinks podem representar até 80% do peso que os algoritmos de classificação dos mecanismos de pesquisa, como o Google, fornecem aos sites. Quando se trata de melhorar a forma como sua empresa aparece nas pesquisas, cultivar links de outros sites que apontam para seu próprio site é uma oportunidade muito grande para deixar passar por besteira.

Backlinks: Por que se preocupar com o link building?

backlinks, seu site

De uma perspectiva de otimização de mecanismos de pesquisa, os links demonstram a popularidade de um site. Essencialmente, toda vez que um site é vinculado a suas páginas, está dizendo que ele é digno de ser compartilhado com seus leitores.

Quando os spiders dos mecanismos de busca encontram um site com muitos outros sites que apontam para ele, eles concluem que o site fornece informações de qualidade que devem ser recompensadas com classificações elevadas.

Existem características de backlinks que importam em algoritmos de rankings. Por exemplo, um backlink de um site de alta classificação contará mais de um de um site de baixa classificação.

Um link de um site relevante em seu setor também terá mais peso. Porém, como os mecanismos de pesquisa não podem avaliar manualmente a qualidade de cada site, eles contam com o número de backlinks apontando para um site e a qualidade relativa dos links para determinar o valor geral do site.

Como começar a criar backlinks para o seu site

Se você publicar conteúdo atraente, provavelmente já receberá links para seu site. Mas isso raramente é suficiente para tornar seu site competitivo nos resultados de pesquisa. Você deve ser proativo sobre o desenvolvimento de backlinks.

Tenha em mente os seguintes critérios:

  1. Os backlinks devem vir de sites relevantes que publicam conteúdo de qualidade.
  2. Eles não deveriam ser pagos. É uma estratégia de "black hat" que o Google não tolera. Seu site pode ser penalizado com essas ações no modo massivo. Esteja atento.
  3. Backlinks devem ser construídos lentamente. Se você os criar muito rapidamente, poderá parecer que está manipulando os rankings e acionando as penalidades dos mecanismos de busca.

Para encontrar sites que você pode segmentar para potenciais backlinks, primeiro veja quais sites vinculam a seus concorrentes. Após descobrir quais sites estão vinculados a seus concorrentes, visite esses sites para descobrir se seu conteúdo também é adequado.

Outra forma é acompanhar as oportunidades de links não reivindicados. Suponha que outro site tenha mencionado seu site como referência ou tenha citado um de seus artigos sem fornecer um link de atribuição adequado. Ao acompanhar seu nome de marca e outras palavras-chave de marca com um Alerta do Google, você pode monitorar essas oportunidades perdidas de backlink e entrar em contato com os proprietários do site para solicitar que eles vinculem suas páginas corretamente.

Outras oportunidades de backlink incluem:

  • Postagem de convidado: ofereça-se para escrever conteúdo para sites de outras pessoas. Isso pode ajudá-lo a ganhar exposição e backlinks extras. E melhor, fechar parcerias que valem a pena, em que as empresas se conversam pelos produtos ou serviços ofertados está entre uma das inúmeras estratégias de SEO. Não deixe as oportunidades passarem.
  • Comunicados de imprensa: se você tem algo interessante para compartilhar, um comunicado de imprensa on-line pode aumentar sua contagem de backlinks.
  • Rede Social: quando você participa ativamente de sites de redes sociais, você não apenas marca a si mesmo como um especialista, mas também pode adquirir vários backlinks.

Embora qualquer uma dessas estratégias de backlink possam ajudar seu site a subir nas classificações do mecanismo de pesquisa, você deve acompanhar os resultados para ver quais técnicas têm o maior impacto. Com o tempo, uma campanha consistente de criação de links deve gerar melhorias significativas em suas classificações de pesquisa e no tráfego do site.

3 ferramentas da WebPeak que vão te ajudar a construir Backlinks

São muitas as funcionalidades das ferramentas de SEO da WebPeak, agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. Destacamos 3 ferramentas da WebPeak que vão te ajudar a construir backlinks eficientes.

Verificação da qualidade do Backlink

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos, aqui está uma excelente oportunidade de separar o joio do trigo e adentrar à soluções consistentes.

Relógio de Links

backlinks, seu site

Monitoramento de links importantes e seus parâmetros (cloaking do usuário-agente, atributo 'nofollow', desabilitação de rastreamento no arquivo robots.txt).

Competidor Backlink Spy

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio.

Até a próxima! :)

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager