E-Commerce

As Melhores Dicas de SEO na Tray Commerce

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

A Tray Commerce é uma unidade de negócios para e-commerce da Locaweb, sendo uma das líderes no segmento de lojas virtuais no Brasil. Com mais de 16 anos de história, contabiliza mais de 11 mil clientes ativos e centenas de recursos e integrações exclusivas em sua plataforma.

Nessa plataforma de e-commerce, sua loja virtual já nasce completa. Os mais de 300 recursos ajudam você a vender na internet, buscar e fidelizar clientes nos mais diversos canais, com máximo gerenciamento.

Com tantos recursos assim, uma pergunta que sempre surge é: será que essa plataforma é fácil para aplicar as melhores técnicas de SEO

Nossa resposta não poderia ser diferente: sim, a Tray é uma das plataformas mais flexíveis quando o assunto é otimização interna, capaz de possibilitar que você mesmo faça as alterações sem necessitar da ajuda de um expert em programação.

No conteúdo de hoje, separamos as principais dicas para que você faça SEO na Tray Commerce e faça com seu site domine o topo dos buscadores!

Mas antes de tudo: o que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO), também conhecido como otimização de sites, nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias que farão seu site melhor se posicionar nos resultados de pesquisa de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por clique. 

Pesquisas apontam que, geralmente, 75% dos usuários que pesquisam nos buscadores (como Google e Bing) não passam para a segunda página de resultados. Tal informação leva em consideração que, se um site está posicionado na primeira página, ele tende a apresentar conteúdo único e relevante, atendendo assim a necessidade do usuário que está efetuando sua busca. 

E esse é o propósito de se fazer SEO na Tray Commerce: alcançar o público certo durante suas pesquisas no buscador. 

Agora que você já sabe o que é SEO e como ele pode te ajudar a conquistar ainda mais tráfego, confira as dicas que separamos para você, lojista Tray Commerce.

Melhores Dicas de SEO na Tray Commerce

Meta Tags

Possivelmente, você já percebeu que mesmo que preencha seu tag title e description com um certo número de caracteres ou palavras e mesmo assim eles continuam extensos, apresentando informações adicionais em sua estrutura.

Esses são parâmetros automáticos, inseridos pela própria plataforma para que você gaste o mínimo de tempo preenchendo os referidos campos.

Porém, dependendo da quantidade de parâmetros que você adicionar, o volume de caracteres será facilmente ultrapassado, mesmo que você tenha deixado o title e o description em branco, ou seja, sem preencher.

No caso do title, é necessário criá-lo com 35 a 65 caracteres (contando espaços), para que as informações sejam apresentadas de forma completa já no próprio resultado de pesquisa. 

Títulos muito curtos não são atraentes e muito extensos, podem conter reticências ao seu final, mostrando que ainda existem informações que não estão sendo apresentadas.

Recentemente, o Google lançou uma atualização que já ‘extrai’ o title diretamente do H1, ou seja, o título principal da página. Mesmo que tenha um campo de meta tag title em suas páginas na Tray, lembre-se que o nome de seu produto também deverá estar dentro dos limites abordados, ok?

O ideal é inserir o mínimo de parâmetros possíveis, para que assim você tenha maior número de caracteres disponíveis na hora de preencher os campos manualmente.

Para fazer a alteração dos parâmetros automáticos, acesse seu painel administrativo da Tray e no menu lateral esquerdo, vá em Minha Loja > SEO - Indexação da Loja

Melhores Dicas de SEO na Tray Commerce - WebPeak


Após isso, serão apresentados três botões: Sitemap, Robots e Meta Tags.

Clique em Meta Tags para efetuar as alterações que estamos propondo.

No fim da página, você poderá conferir como os títulos SEO de produtos, categorias e páginas de busca deverão estar configurados de forma automática.

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Nos campos acima, recomendamos que você preencha da seguinte maneira:

Produtos: [nome_produto]

Categorias: [nome_categoria]

Busca: [palavra-buscada] 

Fazendo essas alterações, o número de páginas com os títulos extensos cairá de forma significativa e também, você terá mais caracteres disponíveis quando for preencher seus títulos manualmente.

Robots.txt

O robots.txt é de extrema importância para qualquer website, sendo um dos primeiros arquivos a ser analisado pelos robôs dos buscadores. Com ele, você consegue controlar os mecanismos de busca, dizendo se podem ou não entrar em um determinado arquivo ou diretório do site.

Digamos que você possua uma área restrita e não quer que as informações desta área sejam ranqueadas nos resultados de pesquisas. Com o robots.txt, você consegue informar ao robô que ele não deve considerar esta área, logo, ela não aparecerá nos resultados de busca.

Esse arquivo é super fácil de ser criado (você consegue até pelo bloco de notas). Entretanto, deve-se tomar muito cuidado sobre quais comandos estão sendo inseridos, pois uma única informação pode fazer com que todo o seu site deixe de aparecer nos buscadores. 

Os comandos do robots.txt funcionam da seguinte forma:

Disallow: Quando não quer que tal página seja indexada;

Allow: Quando a página pode ser indexada. 

Por padrão da plataforma, você já possui um robots.txt gerado automaticamente e com o endereço de seu sitemap.xml presente em sua estrutura.

Porém, é necessário inserir alguns comandos para permitir com que os robôs leiam o site e também, desconsiderem algumas páginas.

Ainda na área de Minha Loja > SEO - Indexação da Loja, clique em Robots.txt e selecione a opção ‘manual’.

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Abaixo, fizemos um modelo do arquivo para você fazer o preenchimento em sua plataforma:

User-agent: *


Disallow: /admin

Disallow: /404


Allow: /


Allow: /

User-agent: Googlebot

Allow: /

User-agent: Googlebot-News

Allow: /

User-agent: Googlebot-Image/1.0

Allow: /

User-agent: Googlebot-Video/1.0

Allow: /

User-agent: (compatible; Mediapartners-Google/2.1; +http://www.google.com/bot.html)

Allow: /

User-agent: Mediapartners-Google

Allow: /

User-agent: AdsBot-Google (+http://www.google.com/adsbot.html)

Allow: /

User-agent: AdsBot-Google-Mobile-Apps


Sitemap: https://www.meusite.com.br/sitemap.xml


No exemplo acima, não quero que a página de acesso ao meu painel administrativo e páginas inexistentes sejam apresentadas nos resultados de pesquisa dos buscadores. 

A não ser esses dois comandos com Disallow, quero que tudo após o barra / seja indexado em meu site. 

Depois disso, clique em salvar.

Redirecionamento 301

As URLs possuem importância quando o assunto é SEO, e por isto, na plataforma Tray é disponibilizada a ferramenta de Redirecionamento de URLs.

Sua finalidade é fazer com que URLs inexistentes sejam redirecionadas para URLs existentes, evitando assim com que os usuários se deparem com o erro 404 (página não encontrada).

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma coleção que fez muito sucesso e está indexada nos resultados de pesquisa, porém, ela foi descontinuada, fazendo com que você a removesse de sua loja virtual. 

Quando os usuários a encontrarem nos resultados de pesquisa do Google, vão se deparar com uma página de erro, já que ela não existe mais. Imagine que frustrante? Com essa situação, seu potencial cliente não irá se dar ao trabalho de pesquisar a fundo em sua loja, então, ele irá procurar por outro resultado semelhante, no caso, o da concorrência.

Atenção: Para que você consiga utilizar este recurso é preciso que seu domínio próprio já esteja configurado e ATIVO dentro da plataforma Tray.

Para evitar esse tipo de situação, faça o seguinte procedimento:

Minha Loja > Redirecionamento de URLs > Criar Redirecionamento.

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Nesta configuração, é possível redirecionar uma URL do domínio da sua loja para uma outra URL.

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Existem duas formas para realizar o redirecionamento:

Redirecionamento Exato: Será realizado o redirecionamento somente quando a URL for exatamente como digitada.

Redirecionamento Parcial: Além de ser redirecionada a URL de forma exata, também será redirecionada a URL caso tenha alguma informação posterior.

O Redirecionamento Parcial é ideal para lojas que estão migrando para a Tray e não querem perder a relevância de suas páginas já indexadas nos buscadores.

No Redirecionamento define-se o tipo deste redirecionamento, que pode ser 301 ou 302. O tipo 301, será definido que o redirecionamento será permanente, não retornando a URL antiga. Caso escolha o tipo 302, que é o tipo de redirecionamento temporário, será permitido ao usuário retornar à URL anterior.

Observação: Se em sua loja há alguma página sendo redirecionada de maneira incorreta, é possível que tenha ocorrido algum erro de configuração, ou seja, é necessário verificar o painel de  "Redirecionamento de URLs", e verificar se há algum redirecionamento definido incorretamente.

O sistema configura um redirecionamento automático, quando o produto for excluído, o próprio sistema irá redirecionar da página do produto para a página da categoria principal ao qual o produto está vinculado.

Heading Tags

Heading Tags:

As Heading Tags são marcações de título, onde são inseridas diretamente no código fonte do seu site e irão informar aos robôs toda a hierarquia de títulos presente em sua página. 

Funciona da seguinte forma: o título principal da página será definido como <H1>, onde é o mais forte. Já o primeiro subtítulo da página, deverá ser definido como <H2>, depois <H3> e assim por diante.

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Lembre-se: nessas marcações, é fundamental ter a presença da palavra-chave.

Mas como assim??

Vamos supor que meu produto seja uma camisa vermelha floral. 

O título principal é:

<H1>Camisa Vermelha Floral</H1>

O subtítulo:

<H2>Características da Camisa Vermelha Floral</H2>

E por fim, vou dar umas dicas sobre como usar essa peça:

<H3>Dicas sobre como usar a Camisa Vermelha Floral</H3>

Mais fácil de entender, não é mesmo?

A parte boa, é que na Tray você não precisará preencher os H’s manualmente no código fonte, pois a plataforma disponibiliza essa formatação já na própria barra de formatação da descrição completa do produto.

Para preencher esse aspecto em seus produtos conforme fizemos no exemplo anterior, acesse no menu lateral esquerdo da plataforma a área Produtos > Produtos Cadastrados. 

Em seguida, pesquise pelo produto no qual deseja otimizar e clique em editar.

Na descrição completa do produto, faça a repetição do nome do produto logo no início da mesma e o selecione. Em seguida, onde está escrito ‘normal’ (em formatação”, clique em título 2. Essa formatação é o Título H2.

Melhores Dicas de SEO na Tray Commerce - WebPeak

Para adicionar o H3, é o mesmo esquema!

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Nesse caso, vamos supor que a palavra-chave do produto seja Vestido Longo Feminino e como você pode ver, há a repetição da palavra-chave tanto no H2 quanto no H3.

Simples, não é mesmo?

Observação: fique atento, pois a formatação de títulos também poderá ser replicada no restante da descrição completa. Selecione apenas o subtítulo.

No caso do H1, certamente ele já estará inserido de forma automática em seu layout, sendo definido como o título principal do produto.

Seguindo essas dicas, seu site terá uma excelente otimização interna, que fará toda a diferença na hora dos robôs atribuírem a qualidade para suas páginas e melhorarem seu posicionamento orgânico. 

A Ferramenta de SEO WebPeak irá te auxiliar em todos os pontos para fazer SEO na Tray Commerce!

A Ferramenta de SEO WebPeak possui em sua estrutura os principais recursos para que você acompanhe a evolução de seu website nos resultados de pesquisa. 

Com ela, você poderá conferir a saúde interna e externa de seu site, questões relacionadas aos seus concorrentes e também acompanhar o engajamento social de suas páginas no Facebook, Google Plus, Pinterest...

Graças aos nossos recursos, você saberá qual é a melhor palavra-chave a ser utilizada, quais são os pontos em que você precisa corrigir e o melhor, a ferramenta mostra quais são as páginas com pendências em SEO e como você pode corrigir. 

Para saber mais sobre a Tray e suas vantagens, acesse o site e conheça uma das principais plataformas de e-commerce para quem quer empreender. 

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Até a próxima!


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