6 minutos

Aumente seu sucesso! Escolha a plataforma que atenda suas necessidades

Aumente seu sucesso! Escolha a plataforma de E-commerce que atenda suas necessidades! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas :)
Aumente seu sucesso! Escolha a plataforma que atenda suas necessidades
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
28/2/2024

A escolha da plataforma ideal tem de seguir um fluxo, levar em conta a realidade do negócio e o dimensionamento a curto, médio e longo prazo. Todos que têm a internet como negócio ou como um canal de vendas precisam ter atenção a alguns pontos, como os seguintes:

  • Qual o meu orçamento?
  • Qual é o meu mercado de atuação?
  • Qual a quantidade de produtos máxima que planejo incluir?
  • Quais os métodos de pagamento devo aceitar?
  • Qual o número de usuários planejo que visitem meu site?
  • Venderei produtos de alto valor agregado?
  • Como e onde armazenar o estoque?
  • Precisarei de integrações?
  • Como proceder com os envios?
  • A plataforma escolhida vai oferecer opções personalizadas para meu negócio?

Contemple isso para sua tomada de decisão, para facilitar em sua decisão crie uma tabela com as opções e pondere quais são os pontos de maior importância para seu negócio. Abaixo, daremos um exemplo que você pode tomar como padrão.

Lembre-se: Internet é sinônimo de dinamismo e praticidade, e por isso, entregar velocidade em sua loja não é uma vantagem competitiva, mas uma obrigação.

Plataformas de lojas virtuais e os dias atuais

A seguir, entenda como funcionam as plataformas de lojas virtuais nos dias atuais e como o seu negócio pode se adaptar a este novo cenário.

Superficialidade em relacionamentos

Este é um fator decisivo em muitos casos, pois sempre quando clientes nos procuram pedindo dicas de plataformas, em 95% doas vezes nos questionam também sobre o atendimento.

Como você e sua equipe estão sendo atendido pela plataforma? O suporte respeita o SLA e soluciona seus problemas? É evidente que com o aumento da utilização das plataformas de lojas virtuais, o atendimento e o relacionamento com o cliente se tornaram mais superficiais, pois existe uma fila para atender. O que você deve se questionar é, dentro das opções disponíveis para você, quais delas tem um melhor nível de serviço.

Experiência do usuário

Vale estar sempre atento à busca da perfeição, superando erros e avançando com o seu empreendimento. Lembre-se de que a experiência do usuário na sua plataforma é responsável pela satisfação dos seus clientes.

Seu e-commerce precisa ser bonito e funcional

Os feedbacks de seu negócio são valiosos para consolidar o relacionamento do cliente com a marca, isto desdobrará seu avanço profissional, iniciando a superação das falhas que foram expostas. Recomendamos a utilização das CERTIFICADORAS DE REVIEWS que permitem ao seu negócio recomendações e que seja cada vez mais destacado. Assim, sua página ficará sempre atualizada com conteúdos completos e novos e passará confiança aos seus clientes. Algumas delas contemplam integração com loja física.

Procure plataformas SEO Friendly

Sabe-se que as ferramentas aliadas da otimização para os mecanismos de busca, (especialmente do Google, que é o buscador mais utilizado no mundo todo) irão garantir que seu negócio esteja indexado nos mecanismos de buscas. Desse modo, o desdobramento certamente será de um maior número de acessos e vendas para seu negócio.

CUIDADO! Em alguns casos, a plataforma é limitada e não há possibilidade de aplicar algumas estratégias que são pontas de lança ao seu negócio. Devido a isso, é extremamente importante considerar a escolha de uma plataforma que se enquadre no que você almeja e aplicar as estratégias de SEO. Confira o nosso Guia de SEO!

Caso você já utilize uma plataforma e esta impede o seu crescimento e desenvolvimento nos negócios, considere a migração para uma nova plataforma. Encare essa etapa como um investimento futuro que é crucial para a saúde de seu negócio a médio e longo prazo.

Separamos também este artigo para você: Links Patrocinados e Busca Orgânica: Qual a diferença?

Estabilidade ou instabilidade da plataforma virtual?

Instabilidades acontecem. Isto é algo presente na rotina do digital e todos estão sujeitos, o importante a se verificar é qual o tipo de instabilidade (fraca ou forte) e a frequência com que isto ocorre.

Mas e as Quedas?

Elas não podem existir e impactam diretamente seu resultado de uma maneira dolorosa. Para exemplificar de maneira clara a importância de se ter uma plataforma estável: O quanto você vem investindo em seu negócio? Considere tempo e dinheiro.

Imagine agora que o momento chave onde um de seus fiéis clientes tentam localizar o seu endereço eletrônico, bem neste momento uma instabilidade grande afeta sua plataforma, suas páginas não carregam e seus produtos estão indisponíveis, considerou isso? Ok. Então vamos falar agora sobre a reação do usuário de maneira a fugir da complexidade que o assunto pode trazer.

Aceite! Ele não vai esperar até que sua loja volte ao normal. Não encontrou o que estava habituado? Ruptura! Por causa de instabilidade? Ruptura sistêmica.

Próximos passos... Possivelmente com poucos cliques, o cliente vai abrir duas ou três abas com seus concorrentes, encontrando o que procura ele efetua a compra. Neste momento você apenas está abrindo margem para uma experiência nova de compra, onde, uma vez bem executado o pós venda ele vai exercer a fidelização.

Obs.: Ele não volta mais!

Dica de Plataforma de E-commerce para PME: Nuvem Shop

Nuvem Shop é a mais indicada para quem está iniciando e não faz ideia por onde começar, isso por não ter nenhum conhecimento prévio ou vivência  sobre o assunto. Seja qual for a questão, a plataforma disponibiliza um espaço com diversos recursos online para os seus clientes.

  • Gerencie seus produtos: Carregue produtos e atualize seu estoque de forma simples e rápida.
  • Automatize as suas vendas: Ative meios de pagamento para cobrar com segurança.
  • Envie os seus pedidos, sem dor de cabeça: Economize tempo utilizando soluções de frete já conectadas.
  • Venda em mais canais: Integre seus produtos com Instagram, Facebook, Marketplaces ou com a sua loja física.

Uma coisa bacana para quem não entende de web design, por exemplo, é que a plataforma oferece banners prontos se ainda não possuir o layout da sua loja. Todos esses serviços ainda incluem suporte técnico, claro, com suas variações de preço.

Lembre-se: não existe milagre para o mundo do e-commerce! As vendas não acontecem sem investimento em Marketing e muito trabalho, tenha foco na experiência do usuário e também na geração de tráfego para o seu negócio, todos os canais devem ser considerados.

Saiba que loja virtual pode ter um incrível layout, bons produtos e preços, entretanto, é fundamental que sua loja seja encontrada a partir dos mecanismos de busca. Nesse sentido, o SEO cumpre um papel importante para impulsionar resultados excepcionais.

Conheça a WebPeak e nossas soluções na medida para seu negócio, vamos juntos gerar o desenvolvimento e crescimento de seu E-commerce!

Continue acompanhando nosso blog e compartilhe o conteúdo. 

Até a próxima! (:

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager