SEO

Estratégias de SEO para clínicas: saiba como aplicar

20
Oct
2020

Margot, um bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimento.

SEO é um dos recursos mais potentes para fazer seu site ter mais visitas, tornar-se relevante e ajudar sua clínica a fechar mais tratamentos no mês! Quer saber como? Confira agora.

Atualmente o Google é uma plataforma bastante presente na vida das pessoas, que recorrem a ele para acabar com dúvidas, se informar e também consumir.

As pesquisas geralmente são realizadas por meio de termos chave, mesmo que os usuários não saibam. Em outras palavras, é assim que o Google “filtra” e oferece os resultados mais relevantes para aquela busca.

Com bilhões de buscas diariamente, a criação de Larry Page e Sergey Brin passou por diversas transformações no decorrer dos anos, tanto esteticamente como efetivas.

Diante disso, surgiu a metodologia SEO e seus desdobramentos, onde as empresas viram no Google a chance de expor seus produtos e serviços como se fosse uma vitrine vista por milhares de pessoas.

Quer saber como tudo isso funciona para clínicas odontológicas e quais são as melhores estratégias de SEO? Continue a leitura deste conteúdo e descubra!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização de Motores de Busca, em tradução livre.

O objetivo da metodologia é ler os algoritmos dos motores de busca a fim de posicionar sites e páginas web em geral no topo do Google e relacionados.

Sendo assim, empresas dos mais variados segmentos que passaram a investir em Marketing Digital nos últimos anos usam SEO para promover seus serviços, produtos, conteúdos (branding) e o site institucional.

Dentre os benefícios de SEO para clínicas odontológicas estão:
  1. Visibilidade;
  2. Mais visitas no site;
  3. Mais pacientes;
  4. Autoridade no segmento;
  5. Fortalecimento da marca.

Na prática, a metodologia funciona da seguinte forma: um usuário vai ao Google e busca por determinado procedimento como “tratamento ortodôntico” ou por serviços como “plano odonto empresa”.

Se o site da sua clínica estiver otimizado ele estará entre os primeiros resultados, trazendo assim os benefícios citados na lista acima.

Mas quais são os passos para aplicar a metodologia SEO?

1 - Palavras-chave

Lembra dos termos que as pessoas utilizam em suas pesquisas? Então, é aqui que tudo faz sentido.

A palavra-chave escolhida para posicionar o seu site geralmente tem ligação com o seu serviço/produto e corresponde à busca de seus potenciais clientes.

Uma clínica pode posicionar o termo “ortodontia” ou “convênio dentista” a fim de ser encontrada por pessoas que eventualmente necessitem de algum tratamento relacionado.

Para as palavras-chave escolhidas serem assertivas siga estes passos:

  • Use termos específicos em relação ao segmento. Quanto mais específico melhor. Exemplo: “plano odontológico empresarial preços”
  • Cheque o volume de busca da palavra. Algumas palavras são mais procuradas do que outras. Porém, cuidado! Nem sempre as palavras com mais volume de buscas são as que seu público utiliza. 
  • Conheça seu público. Saiba com quem você está falando e de que forma esse público se comporta na internet. Quais tipos de tratamentos odontológicos ou clínicos seu público pesquisa? Será que eles buscam por convênio odontológico?
  • Crie conteúdos acerca da palavra. As palavras que você rankear precisam estar presentes em seus conteúdos, para assim, o Google conseguir posicionar seu site sempre que essa palavra for pesquisada. 

2 - Mantenha o site atualizado

Esta parte é fundamental para o site da sua clínica seja visto como relevante!

O Google prioriza a todo custo a experiência de seus usuários na página, isso significa que ele só entrega “aquilo que importa”.

Neste caso, sempre mantenha seu site, blog e páginas atualizadas com as informações mais recentes sobre o segmento.

Preços, procedimentos, localização, contato e demais dados importantes precisam ser atualizados com frequência.

3 -  Crie conteúdo

O objetivo é posicionar no Google por meio de informações relevantes e ainda oferecer uma boa experiência ao usuário, então a criação de conteúdo não pode ficar de fora!

As pessoas fazem pesquisas porque têm dúvidas e quando elas se deparam com conteúdos de blog ou mesmo vídeos que as solucionem ficam satisfeitas.

Portanto, saiba quais são as dores de seus potenciais clientes e publique conteúdos focados na resolução desses problemas.

Aborde temas gerais e também os específicos, como: preços de procedimentos. onde encontrá-los, como funcionam, sintomas de doenças e por aí vai.

Além disso, conteúdo relevante tem maior facilidade para conseguir um bom posicionamento no Google.

4 - Crie uma URL amigável

Quando você vai a algum lugar e não tem o endereço correto fica difícil, né? Na internet também é assim.

A URL nada mais é que o endereço do seu site onde os usuários o encontrarão. Indo além, é por meio dela que sua autoridade é construída.

Então, para que sua clínica seja encontrada com facilidade por potenciais e pacientes, opte por endereços simples e evite alterá-los.

Exemplo: use clinicaodontologica.com.br/blog em vez de clinicaodontologica.com.br/65%%@blog1

5 - Use imagens

Lembra da experiência do usuário?

As imagens são fundamentais não só para facilitar a compreensão do usuário em relação ao conteúdo, mas também para quebrar o texto e deixá-lo dentro dos critérios de legibilidade do Google.

Imagens e principalmente as que possuem atributo ALT somam pontos para que o seu site posicione, pois se entende que ele valoriza a experiência de seus visitantes.

Não tenha medo em investir em SEO para clínicas

As estratégias de SEO são uma parte fundamental do Marketing Digital. Se você quer marcar sua presença online, é neste caminho que você precisa seguir. 

Por isso, não hesite em investir em especialistas da área, para que você esteja sempre a frente no universo digital!

*Este conteúdo foi produzido pelo parceiro Ideal Odonto



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