Ferramentas de WebMaster

Novidade: Google lança Search Console Insights

17
Jun
2021

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

Se você já possui um website e compreende a utilização de ferramentas para a mensuração de resultados, sem dúvidas você já ouviu falar sobre o Google Search Console. 

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google, onde possibilita que webmasters encontrem problemas, enviem informações aos robôs e entendam como seu conteúdo está sendo apresentado nos resultados de pesquisa. 

Recentemente, foi disponibilizado um novo relatório na ferramenta, chamado Search Console Insights, no qual foi desenvolvido para criadores de conteúdo entenderem quais os títulos estão atraindo mais seu público e como estão sendo encontrados em seu site.

Neste conteúdo, iremos abordar de forma detalhada o que cada informação do Search Console Insights representa, para que assim você tenha melhor entendimento sobre seu desempenho nos resultados de pesquisa dos buscadores.

O que há de novo no Search Console Insights? 

A nova experiência reúne uma grande quantidade de informações cruzadas com o Analytics para facilitar a compreensão do desempenho do conteúdo nos resultados de pesquisa.

Com o novo Search Console Insights, você poderá se responder perguntas cotidianas, como:

  • Quantas visualizações meu site teve nos resultados de pesquisa?
  • Como meus novos conteúdos estão performando?
  • Quais são meus conteúdos em alta?
  • Como as pessoas encontram meu site?
  • Quais sites geram tráfego ao meu?
  • Como os visitantes acessam meu site a partir das redes sociais?

Caso você não seja familiarizado com os relatórios do Google Search Console e do Google Analytics, essa novidade sem dúvidas irá facilitar seu dia-a-dia, fazendo com que você tenha total conhecimento sobre seu público encontra e visualiza seu conteúdo, para que assim seja possível traçar as melhores estratégias e tornar seu site ainda mais atrativo para clientes em potencial. 

Quem pode usar esse recurso?

O Search Console Insights é parte do Google Search Console. Portanto, qualquer pessoa com uma propriedade verificada do Google Search Console pode usá-lo.

Também é recomendável fazer a vinculação do Google Search Console e do Google Analytics do seu site para gerar insights em maior volume e de melhor qualidade. No momento, o Search Console Insights só é compatível com propriedades do UA do Google Analytics. 

Como visualizar dados no Search Console Insights

O link do novo relatório está disponibilizado em forma de alerta na parte superior do Google Search Console, na aba Visão Geral:


Novidade: Google lança Search Console Insights


Ao clicar no botão Search Console Insights, você será direcionado para uma nova janela do navegador, onde no primeiro momento, você verá o total histórico de visualizações de site e também, uma visão geral do desempenho de seu site nos últimos 28 dias.


Visão Geral do Site

Visualizações de Página: Representa quantas vezes os usuários visualizaram o conteúdo do seu site.

Duração Média da Visualização de Página: É o tempo médio que as pessoas passam visualizando ou lendo seu conteúdo.

Seu Novo Conteúdo

Nessa área, será possível verificar conteúdos do site que receberam suas primeiras visualizações nos últimos 28 dias. O conteúdo precisa ter um número mínimo de visualizações de página para aparecer nesta seção.


Novidade: Google lança Search Console Insights

Além de você verificar qual é o conteúdo, quais foram suas visualizações e o tempo médio dos usuários na página, é possível ver também quais foram as principais consultas de pesquisa.


Seu Conteúdo em Alta

Nessa área, você poderá conferir quais foram suas páginas com maior número de visualizações nos últimos 28 dias. É possível verificar o número de visualizações e também, o tempo médio dos usuários na página.


Novidade: Google lança Search Console Insights

Como as pessoas encontram você

Principais Canais de Tráfego

Nessa área, é possível conferir quais são as principais origens de tráfego de seu site, ou seja, qual é a rede em que os usuários mais te encontram. 

Além disso, é possível visualizar o número de visualizações e tempo médio dos usuários em cada fonte. 



Pesquisa Google

Aqui, você encontra informações gerais sobre como os usuários encontram o seu site no Google. 

É possível compreender o volume de visualizações de página, duração média da visualização de página e cliques que seus resultados receberam nos resultados de pesquisa. Você pode conferir também a evolução das métricas em comparação aos 28 dias do período anterior. 

Abaixo das principais métricas, você poderá visualizar quais foram as consultas mais pesquisadas e consultas em alta, verificando também a posição média do termo e seu volume de cliques.

Novidade: Google lança Search Console Insights



Links de referência de outros sites

Se você possui uma estratégia de backlinks, esse tópico lhe será muito útil!

Aqui, será possível verificar as métricas de visualizações de página e duração média da visualização com base nos sites nos quais referenciam o seu. 

Além disso, você poderá conferir os principais links de referência e também, os links mais recentes que passaram a apontar para o seu site.



Essas informações são cruciais para que você entenda se o site no qual você fechou uma parceria de backlinks está ou não gerando tráfego ao seu.

Mídia Social

Nessa área, é possível compreender como os usuários acessam o seu site a partir das redes sociais. Assim como nos demais tópicos do Search Console Insights, você poderá verificar o volume de visualizações, seu tempo médio e também, a evolução dos acessos em comparação ao período anterior. 


Novidade: Google lança Search Console Insights


Conforme podemos ver, essa experiência irá facilitar o cotidiano dos gestores para compreensão da evolução dos resultados e a efetividade de suas estratégias de marketing. 
Saber se suas campanhas (sejam elas patrocinadas ou não) estão alcançando o público ideal, é o primeiro passo para conquistar o sucesso de uma organização no universo digital.

Mesmo com as principais informações inseridas em um único módulo, ressaltamos que ainda assim é imprescindível o acompanhamento de outras métricas nas ferramentas Search Console e Google Analytics, para obtenção assim de análises mais completas que irão te beneficiar na tomada de decisões.

Por enquanto, o Search Console Insights disponibiliza suporte apenas para propriedades do Google Analytics UA, embora a empresa esteja trabalhando para oferecer suporte ao Google Analytics 4.

Caso em sua propriedade do GSC essa experiência não esteja disponível, não se desespere, pois a mesma será implementada gradualmente para todos os usuários do Search Console nos próximos dias.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog.

Até a próxima!

Últimas Postagens WebPeak

SEO

Conheça o Gerador de Title e Description Grátis da WebPeak

Google

Quer saber como disparar site na busca orgânica? Veja essas dicas!

SEO

10 melhores práticas para impulsionar o SEO WordPress

E-Commerce

Transformações no Marketplace