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O que você precisa saber sobre SEO para Youtube

Leia tudo o que você precisa saber sobre SEO para Youtube e Melhorar o Rank dos vídeos!
O que você precisa saber sobre SEO para Youtube
Escrito por
Mariana Chaves
Publicação
9/1/2024

O YouTube tem se tornado um dos maiores buscadores online, só perdendo para o Google com mais de 1 bilhão de acessos mensais.

A plataforma reconhecida como a rede social dos vídeos acabou levantando uma nova geração de produtores de conteúdo, e tem um papel importante nas estratégias de produção de conteúdo até mesmo das grandes empresas. Todo esse movimento tornou o YouTube um excelente local para propagar as novidades e manter o público bem informado.

Iremos partir do princípio de que você já conheça a importância do SEO (Search Engine Optmization) para produzir seus textos para rede, e assim organizar da melhor forma o seu blog. Contudo, o SEO não é apenas uma ótima ferramenta de texto como também te ajuda de forma considerável a rankear seus vídeos no Youtube.

Neste artigo você ficará a par de todas as novidades, assim como irá garantir que você comece a colocar em prática o processo de otimização nos seus vídeos, melhorando seu posicionamento no Youtube.

Vamos lá!

Vale a pena investir no Youtube?

Nosso ponto de partida vai te mostrar o quanto é válido investir no Youtube. Para isso, é fundamental que você esteja ciente das principais estatísticas da rede.

A plataforma possui o segundo endereço de web mais visitado na internet, conforme os dados apresentados no Alexa, e a cada minuto conta com mais de 300 horas de vídeo sendo subidas ao seu servidor.

Apenas esses dados já seriam suficientes para compreendermos a relevância do Youtube na corrida por alcance de públicos no marketing digital, mas é claro que existem ainda outros pontos que fazem toda a diferença na hora de contarmos os benefícios:

  • Mais de 2.35 bilhões de horas de vídeos assistidos por mês;
  • Mais da metade das visitas à rede vêm de dispositivos mobile;
  • A média de cada visita ao Youtube dura 40 minutos;
  • Há uma média de 1 bilhão de visualizações de vídeos por smartphones diariamente;
  • A busca de vídeos didáticos (com ‘how to’ no título) cresce uma média de 70% ao ano;
  • Está disponível em 88 países com versões localizadas;

Apesar de ser muito atrativo, não são apenas os altos índices de atividade no Youtube que garantirão o sucesso de seu canal ou vídeo.

Chamar a atenção do público, mantê-lo e, acima de tudo, engaja-lo na rede, demanda um planejamento de marketing cuidadoso, bem como a constante atenção com sua otimização de conteúdo.

SEO para Youtube funciona?

Sim, funciona.

O Youtube também utiliza um sistema de rankeamento e categorização algo bem parecido ao do Google, portanto, tudo o que você aprendeu sobre SEO para blogs e sites será muito válido de agora em diante!

Você já parou para analisar o que os vídeos que aparecem em primeiro na nossa busca pelo Youtube têm em comum?

A plataforma usa uma série de fatores para a organização do conteúdo, analisando desde o histórico de nossos interesses e buscas pela web, até a confiabilidade do canal que o hospeda.

Grande parte desses fatores são focados nas ações de engajamento do seu público, que serão fundamentais para o destaque de relevância do conteúdo.

Abaixo listamos os critérios mais utilizados para a classificação dos vídeos nas buscas e resultados do Youtube:

  • Informações contidas no título (Title Tags);
  • Retenção da audiência (tempo de visualização  x tempo total do vídeo);
  • Palavras Chave na descrição;
  • Visualizações;
  • Tags;
  • Duração do vídeo;
  • Compartilhamento;
  • Link building;
  • Quantidade de seguidores conseguidos após a visualização do vídeo;
  • Comentários;
  • Curtidas e descurtidas;

Agora que você já sabe o que importa no vídeo, podemos partir para as dicas de como otimizar seus vídeos no Youtube. Conheça o Youtube na prática!

8 dicas de otimização de vídeos no Youtube

Está pensando em iniciar um canal, gravou um vídeo, ou já tem algum algo carregado no Youtube? Então, confira essas dicas para que você consiga um bom posicionamento na rede.

1. Nome do arquivo

O nome do arquivo de vídeo que será carregado no Youtube tem um grande impacto na compreensão da plataforma sobre a temática do seu conteúdo.

Se você for postar um tutorial de maquiagem, por exemplo, vale considerar “Tutorial como fazer maquiagem para noite.avi”.

Observe a presença de algumas keywords, como “tutorial”, “como fazer” e “maquiagem para noite” no título.

Essa prática irá ajudar na organização quanto na categorização do conteúdo internamente à rede.

2. Título do seu vídeo

Assim como na otimização de textos, onde é importante pensar nos títulos, com os vídeos não são diferentes.

Palavras chave à esquerda, texto intrigante, título com menos de 70 caracteres é o ideal. É bom considerar algo que seja capaz de sintetizar a ideia do seu vídeo, mas sem falsas promessas.

Se você colocar algo como “Aprenda a fazer bolo de fubá” no título, e o vídeo não corresponder às expectativas de conteúdo, é bem provável que o usuário feche a página antes do final, e isso é péssimo na hora de buscar uma boa posição no Youtube.

Sempre que possível é bom utilizar as palavras-chave relevantes para seu nicho.

3. Tamanho do vídeo

Embora esse não seja um critério tão claro, é comum termos vídeos mais longos ranqueando em primeiro. Mas isso não significa que você deve passar todos os seus materiais para duas a três horas de duração, no entanto, você pode usar o editor de vídeo para garantir que seu vídeo tenha o tamanho adequado para transmitir o tipo de conteúdo prometido ao usuário.

Opte por conteúdos com mais de 5 minutos, e fique de olho na duração média dos vídeos classificados em primeiro para o mesmo tema. O mais importante é que seu vídeo deve ser interessante do começo ao fim.

O abandono do conteúdo é falta grave para seu índice de ranqueamento, e pode gerar penalidades para sua classificação.

4.Descrição do conteúdo

Assim que você começa o upload do vídeo, tem a chance de preencher algumas informações a respeito do arquivo.

Geralmente, a descrição do vídeo é a mais negligenciada pelos usuários e, de algum modo, uma das mais importantes para a boa classificação nos buscadores.

A verdade é que os buscadores ainda não são capazes de “ler” o seu vídeo ou música (com a exceção de identificar se o conteúdo é protegido por lei), então dependem de todas as informações textuais que você puder fornecer para rede.

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A descrição será uma ótima referência para o buscador, logo você pode aproveitar para colocar ali toda e qualquer informação que considera relevante para o seu público, destacando o uso das palavras-chaves que, com certeza, garantirão algum resultado na hora de classificar o conteúdo.

5.Tags

As Tags do seu funcionam como um campo de palavra-chave do seu blog, com o diferencial de que ainda é bem positivo considerar mais de uma keyword.

Lembre-se de que o Youtube tem direta integração com o buscador do Google, então não deixe de buscar palavras que possam ranquear também na aba de “vídeos” do Google, e não apenas nos resultados do Youtube.

6. Divulgação

O engajamento e visualização do seu vídeo também são primordiais para o rankeamento, você já sabe disso, então, por que não investir em divulgação em todas as redes sociais?

Não deixe de espalhar os links de seus novos vídeos e criar playlists com os conteúdos mais interessantes.

7.Anotações

Sabe aquelas mensagens que aparecem, de maneira translúcida, no decorrer de alguns vídeos?

Essas são as anotações, um recurso do próprio Youtube que pode ser utilizado por qualquer um na área de edição do vídeo, juntamente com a adição de legendas.

A inserção dessas anotações são positivas para adendos ou mesmo CTAs dentro do seu próprio vídeo. Não deixe de utilizar!

8. Otimizando também o canal

Do que adianta ter vídeos maravilhosos se o canal não for nada atraente?

Preste atenção na aparência geral do seu canal e aproveite para vasculhar a concorrência. Analise o que mais chama a atenção na página do outro.

Tudo é relevante para a atração do visitante e melhora a experiência do usuário. Por isso, você também pode (e deve) editar pensando na identidade visual da sua marca.

Configure de maneira inteligente, variando cores e fontes de acordo com a temática, ou mesmo agrupando-os nas playlists.

E não se esqueça de dialogar sempre com o seu público. Foque na sua persona que ficará mais fácil as otimizações.

Essas são as dicas sobre SEO no Youtube, esperamos ter ajudado. Para ter mais acesso a conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando.

Continue nos acompanhando. Até a próxima!

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Helder Santos

Marketing Manager