NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Tenha um Site Responsivo com WebFlow

22/10/2018

Tenha um Site Responsivo com WebFlow

E ai, pessoal! Tudo bem?

Você sabe se os acessos de seu site são majoritariamente via desktop ou mobile? Você pode utilizar o Google Analytics para ter a resposta dessa pergunta, mas eu tenho certeza de que os acessos via mobile e tablet não param de aumentar percentualmente.

Leia também: 18 motivos para usar o Google Analytics em seu dia-a-dia

Você já tentou acessar um site que não abria em seu celular mas abria no computador? 

Ou um site cujas páginas ficam absolutamente desconfiguradas quando abertas no tablet? Pois é, esses não são sites responsivos e a probabilidade de que o usuário perca o interesse por aquele conteúdo/produto são muito grandes.

Nessa postagem vamos te explicar o que é um site responsivo e te mostrar como é fácil fazê-lo utilizando o WebFlow para reverter esse quadro.

Vamos lá!

Tenha um Site Responsivo com WebFlow

O que é um site responsivo?

Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet, 49% da população utiliza a internet apenas pelo celular. Com as facilidades de contratação de planos de dados nas operadoras, o domínio do mercado pelos smartphones e o desuso dos computadores para acesso à internet (ficando mais restrito aos ambientes de trabalho), os dispositivos mobile deixaram de ser coadjuvantes nessa história.

Um site responsivo se adapta às diversas resoluções de tela, dos diferentes dispositivos com acesso à internet, redimensionando o conteúdo das páginas para que a visualização e a experiência do usuário não seja impactada. 

É muito importante que o seu template seja responsivo para garantir que os usuários naveguem por mais páginas.

É possível que você já tenha ouvido falar em taxa de rejeição, certo? 

Essa  métrica te mostra o percentual de usuários que navegaram apenas por uma página dentro de seu ambiente. É normal que a taxa de rejeição mobile seja maior que a taxa de rejeição em desktops, visto que a navegação mobile depende muito do quão adaptável o template do site é.

Os menus, banners e os campos de texto devem ser redimensionados para assegurar bons resultados entre esses usuários.

A taxa de rejeição não é um fator que impacta na indexação de suas páginas no Google, mas afeta seus resultados diretamente, devendo ser um ponto de atenção. Nesse sentido, aproveite nossas dicas e utilize essas e outras métricas disponíveis no Google Analytics em benefício de seu negócio.

Você que já tem um site, blog ou e-commerce e quer testar se ele é responsivo ou não, pode utilizar essa ferramenta gratuita do Google. 

O Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis analisa o quão fácil é visualizar seus conteúdos nesses dispositivos, sendo uma importante ferramenta para quem quer melhores resultados.

Tenha um Site Responsivo com WebFlow



Existem ainda outras ferramentas como o Google Material Design Resizer, ou Google Resizer, uma extensão para Chrome, com a qual você consegue simular o acesso em diferentes telas para saber exatamente como fica a disposição dos elementos de seu template nas mesmas. 

Muito prático, não é? Conheça o Google Resizer ;)

Veja que até mesmo o Sebrae indica atenção em torno desse ponto:

“É aconselhável que os empresários adaptem seus sites e lojas virtuais para que abranjam maior número de usuários. Facilitar mais o acesso e visualização dos sites das empresas tem sido a tônica de sites responsivos.”

Se você possui um e-commerce e notou que o seu site não é otimizado para dispositivos móveis, entre em contato com sua plataforma e verifique se esse é um problema no seu template - se sim, altere para um responsivo para não perder possíveis vendas - ou ainda, se existe alguma limitação na própria plataforma que impede a adaptação.

Em caso de site ou blog, você pode utilizar o WebFlow para criar facilmente um site responsivo, com as incríveis vantagens de um CMS drag-and-drop (arraste e solte), onde até mesmo usuários sem experiência com programação web conseguem criar sites profissionais, agradáveis aos olhos e o melhor, compatíveis com as mais diferentes resoluções de tela. Veja como é fácil!

Leia também: WebFlow - Tudo sobre o Melhor CMS para Sites do Mundo

Criando um Site Responsivo com WebFlow

Tenha um Site Responsivo com WebFlow

Quando você opta por criar seu site utilizando o WebFlow, você opta pela facilidade de uso e ganha muita autonomia, deixando de depender de desenvolvedores para gerenciar o conteúdo de suas páginas.

Você não precisa saber nada de tags HTML, CSS ou Java Script para construir seu site. Outra vantagem do WebFlow é o preço. Já pensou em pagar US$16 para ter o CMS e ainda, a hospedagem?

Parece brincadeira, mas se você cria um site utilizando qualquer template do WebFlow, automaticamente, ele será responsivo

Isso acontece porque todos os templates disponíveis já se adaptam automaticamente às telas de dispositivos móveis, sejam eles pagos ou gratuitos. Fácil, não é?

Se quiser conferir os templates disponíveis no WebFlow, basta clicar aqui.

criar site responsivo webflow

Indico esse curso, com o qual você aprende o passo a passo para criar um site responsivo com WebFlow e investe em sua autonomia. 

Nesse post, eu te mostrei o que é um site responsivo e espero que você tenha notado que mencionei uma série de pontos que você consegue rastrear a partir do Google Analytics.

Além disso, frisei que para garantir suas vendas, acessos e excelentes resultados, você não precisa ficar refém de um desenvolvedor que muito provavelmente não irá olhar para o seu negócio como você olha.

Tenha atenção ao seu público e garanta o alcance de suas páginas. Sites responsivos têm muito mais crédito entre os usuários mobile. E imagine só, com o percentual de usuários mobile crescendo como está em relação a desktops, quem não está atento a esse ponto com toda certeza vai ficar para trás

Não caia nessa. Use o WebFlow para que seu site tenha o melhor desempenho em dispositivos mobile para aumentar as vendas!

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Fique por dentro de nossas novidades e assine nossa newsletter.

Até a próxima! :)

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak