SEO

Ter um bom ROI Significa que o trabalho deu certo

13
May
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Primeiramente, vamos esclarecer o que é ROI

Esta é uma sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento. Nada mais é que uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos, principalmente na área de Marketing: funciona como um indicador capaz de fornecer o resultado final de cada ação ou campanha, além disso, é capaz de mensurar o custo com novas ferramentas e treinamentos para a área.

Para calcular o ROI, é necessário fazer o levantamento da receita total, subtrair dela os custos e dividir esse resultado também pelos custos. 

Continue lendo o conteúdo e descubra que esse processo não é um bicho de 7 cabeças, fará toda a diferença para seu negócio!

Ter um bom ROI significa que você está no caminho certo!

O ROI é um um indicador que fornece o resultado final de cada ação ou campanha, além de mensurar o custo com novas ferramentas e treinamentos para o setor. Com isso, sendo possível identificar onde estão os gargalos e quais investimentos realmente valem a pena, será também possível otimizar as áreas que precisam de melhor performance.

A partir dessa métrica você poderá avaliar as melhores iniciativas que contribuem com os resultados do seu negócio. 

O ROI indica que tudo está dando certo, que será possível planejar metas com base em resultados precisos. Daí surgirá a revelação se o seu foco em determinados canais estão valendo a pena ou não investir.

Como calcular o ROI?

ter-um-bom-roi-significa-que-o-trabalho-deu-certo

Se tratando de um indicador eficaz, o ROI é ideal para calcular o retorno de uma aplicação. Além disso, ele é democrático, sendo adequado a todos os investimentos e diversos tipos de canais, como os feitos em campanhas de marketing, eventos, entre outros.

Deve-se levar em conta também que os Investidores irão olhar para o ROI quando avaliarem sua empresa, afinal, é fundamental saber quanto você ganhará para calcular se o custo de investimento realmente vale a pena. Fórmula para calcular ROI

ROI = Ganho Obtido – Valor do investimento inicial / Valor do investimento inicial

O SEO (otimização para sites) somado ao trabalho de conteúdo, quando estão potentes, oferecem um retorno sobre o investimento (ROI) comprovadamente positivo.

Aumentar o ROI , no entanto, pode ser difícil. Por isso vamos te apresentar estratégias para garantir que esse processo seja mais tranquilo! Confira abaixo!

Principais estratégias para aumentar o ROI do Marketing de Conteúdo

1. A opinião dos leitores é importante para melhorar a produção de conteúdo

O ROI é diretamente impactado quando a qualidade do conteúdo publicado não está legal. Contudo, os conteúdos, como os temas desses posts, a linguagem usada e a escalabilidade podem ser modificados de acordo com os sinais que o público envia. Isso é uma vantagem e tanto para você otimizar os conteúdos

Busque sempre atualizar suas produções. Para isso, entenda como os leitores estão recebendo seus conteúdos, você pode notar isso na quantidade de visitas que recebe, no tempo de permanência e nos comentários em cada artigo postado.

Um bom exemplo de conteúdo que freia o crescimento de ROI são aqueles que recebem menos visualizações, que seguram os leitores por poucos segundos e que não possuem comentários (ou, pior, que tem comentários negativos).

2. Publicações de conteúdo devem ser mais frequentes

Reflita sobre a média de postagens por mês no blog de seu negócio. O ideal é que ela corresponda ao interesse dos usuários. 

Contudo, saiba que a frequência de postagens somada a densidade de conteúdos de qualidade é um diferencial muito importante no mercado competitivo. 

De acordo com levantamentos da WebPeak, pudemos observar que blogs que têm 13 ou mais publicações mensais podem gerar, em média, até 4,2 vezes mais visitas do que aquelas que postam menos. 

No fim, considere o seguinte: 4x mais visitas significa 4x mais chances de conquistar leads de qualidade

3. Cresça o tamanho das postagens

Uma coisa é certa e precisa ficar evidente: quanto mais completo for seu conteúdo, mais chances ele terá de agradar sua audiência, com isso, maiores possibilidades de atrair mais tráfego para o site.

A WebPeak é especialista em SEO, isso todo mundo sabe. O que podemos relevar é que, de acordo com nossos levantamentos, conteúdos que são produzidos com mais de 1.200 palavras geram 3 vezes mais tráfego e 60% mais compartilhamentos do que as publicações com menos de 600 palavras. Toda atenção ao número de palavras é bem vinda quando o assunto é SEO

Textos maiores demandam mais responsabilidade, de nada adianta perder a qualidade dos conteúdos para encher um texto de palavras à toa. Se os seus conteúdos não têm tantas palavras, nossa dica é que você mantenha a relevância do conteúdo e aumente para ver se haverá mudanças positivas nas visitas ao blog.

4. Faça uma revisão e otimize seus custos

O ROI envolve também os custos de investimento, logo,  nada mais apropriado do que reavaliá-los.

Isso é a revisão do que está sendo feito, após fazer uma análise inicial dos seus resultados, é possível modificar o valor investido nos seguintes pontos, e assim aumentar a performance de seu site:

  • palavras-chave que podem ser substituídas por outras mais assertivas;
  • canais de divulgação que podem ser modificados;
  • segmentação que pode ter mais precisão;
  • bancos pagos de imagens realmente estão valendo a pena? você pode optar por bancos gratuitos;
  • reduzir horas de trabalho para produção e promoção de conteúdo sem perder o desempenho.

Gostou de saber como o ROI impacta no seu negócio? 

Agora você pode conhecer outra solução para aumentar o desempenho dos seus conteúdos: ferramentas de SEO da WebPeak

O Marketing Digital torna possível o uso de meios pagos e orgânicos para divulgar um negócio e se relacionar com os consumidores. Entre os orgânicos, estão a otimização para buscadores (SEO) e o Marketing de Conteúdo que, entre outros benefícios, oferece resultados duradouros.

Vale lembrar que um blog nunca perde os conteúdos publicados, nem a reputação que conquistou ao longo do tempo. Os conteúdos ainda podem ser acessados anos depois da sua publicação e continuam gerando acessos e conversões (se ainda forem relevantes para o público).

A WebPeak é a melhor plataforma de marketing digital do mercado: concentramos todas as ferramentas de SEO em um único lugar. 

Entre em contato, podemos marcar uma conversa, que tal? 


Últimas Postagens WebPeak

Ferramentas de WebMaster

Novidade: Google lança Search Console Insights

Marketing

Industrias no ecommerce: mudanças no comportamento do consumidor

Marketing

Como PIX mudou o comportamento e compra online

E-Commerce

Como criar eventos Google Tag Manager