NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Tudo o que você precisa saber para estudar SEO

23/10/2019

Tudo o que você precisa saber para estudar SEO

Quando trabalhamos bem o SEO de um site ele pode ser encontrado mais assertivamente nos resultados do Google e de outros buscadores. Essa estratégia é usada para conseguir certa vantagem em relação à mídia paga, uma vez que não é preciso pagar para ter visibilidade online. No tráfego orgânico gerado pelo SEO você tem o benefício de aparecer de forma natural, e por esse motivo várias empresas vêm colocando foco nessa solução para não depender tanto dos anúncios do Google Adwords.

Mas, será que isso é o suficiente? Você já sabe tudo sobre SEO? Neste artigo vamos mostrar como você pode estudar SEO e quais as melhores fontes para aprender mais.

Veja também: SEO para e-commerce. Otimização de lojas virtuais!

Como estudar SEO?

Para estudar sobre SEO sua curiosidade precisa ser o seu principal motivador, afinal de contas é ela que vai lhe fazer aprender cada etapa, desde o começo na escolha de  palavras-chave até a indexação e ranqueamento no Google.

O primeiro passo é buscar o máximo de informações. Você pode encontrar diversos materiais sobre SEO na internet, fora as dicas e exemplos de profissionais que já atuam na área. Dessa forma, você vai conseguir o conhecimento para dar os seus primeiros passos no mundo do Search Engine Optimization. No início é normal sofrer alguns deslizes, mas não tem necessidade de largar tudo, pois erros serão comuns e também são fontes de aprendizado. É preciso ter em mente que só a teoria não vai funcionar, principalmente quando o assunto é SEO.

Tudo o que você precisa saber para estudar SEO

Se quiser reduzir os erros e começar a trabalhar com SEO de forma assertiva será necessário utilizar alguma ferramenta de Web Analytics, a mais conhecida e usada é o Google Analytics.

Por meio do GA é possível  inserir um código no seu site que permite analisar o desempenho dele na web, tais como:

  • Quantos visitantes chegam ao seu site pelo tráfego orgânico;
  • Quanto tempo os usuários ficam no seu site;
  • Por quais páginas eles costumam chegar (se você tem um site ligado a sua URL principal, esta é uma métrica que você precisa acompanhar);
  • Dados demográficos dos seus visitantes.

Você também pode utilizar plugins e extensões em navegadores que podem fazer uma análise rápida e precisa tanto do seu quanto de outros sites. Uma que é bastante utilizada é a META SEO Inspector, que apresenta dados pertinentes para maneira como a sua página aparece nos buscadores como a Head Title (também conhecida como Title Tag), Meta Description e Heading Tags que contribuem significativamente para os resultados gerados por blog posts.

Ao utilizar essas ferramentas é possível saber o que suas ações trouxeram e o que pode ser melhorado. É importante lembrar que para isso, é preciso saber mais afundo sobre a questão e ter um olhar analítico para saber se a otimização pode ser feita na escolha das palavras-chave ou nas tags, por exemplo. É indicado criar planilhas para os estudos de SEO para o seu negócio. Por tudo que já foi citado nesse artigo você já percebeu que existem várias ferramentas de análise, por isso crie uma planilha, una-as por lá e acompanhe-as com frequência, pelo menos uma vez por semana.

Cursos de SEO

Para aprender ainda mais sobre SEO, é altamente recomendável fazer cursos especializados no assunto. Aqui separamos cinco cursos com os quais você poderá expandir seus conhecimentos sobre o Search Engine Optimization.

Google Analytics Academy

Tudo o que você precisa saber para estudar SEO

Se você está interessado em aprender SEO efetivamente e entender como funciona o ranqueamento no Google, é preciso conhecer muito bem as suas ferramentas.

O Google Analytics Academy é um curso gratuito oferecido pelo Google  que não só oferece um conhecimento profundo em Analytics, mas também direciona a compreender melhor o funcionamento de outras funções, desde e-commerce até otimização para dispositivos móveis.

No final é disponibilizado um certificado para quem passa no exame, essa é uma excelente oportunidade para comprovar aos seus clientes ou mesmo aos seus superiores que você tem conhecimento em SEO. Ainda que o seu objetivo seja apenas aprender mais sobre o Google Analytics para analisar a melhor performance que o seu site possa ter na web, esta é sem dúvidas a melhor opção.

Hubspot Academy

Tudo o que você precisa saber para estudar SEO

Este é o tipo de curso que não está diretamente ligado ao SEO, mas aborda um assunto que envolve o tema: marketing digital. E caso você queira ser realmente bom em SEO, é essencial ser bom em marketing digital para começar.

O Hubspot Academy conta com excelentes professores que lecionam esse curso oferecido gratuitamente. Neste curso você passa por diversas vídeo aulas que também trazem materiais complementares como e-books, infográficos e blogposts com objetivo de fazer com que o inscrito no curso aprenda muito mais.

Assim que todas as aulas são assistidas, há uma prova que deve ser feita para obter o certificado que pode ser inserido no LinkedIn.

Moz Academy

A Moz é reconhecida pelos seus serviços e ferramentas voltadas para o Marketing Digital, desde a época em que se chamava SEOMoz. Atualmente o site tem passado por uma pegada muito mais instrutiva, comprovando ser uma das melhores fontes de informação, dados e notícias no mundo do SEO.

Na sequência incluímos a Moz Academy, cursos online constituídos de videoaulas e webinários sobre SEO e também Inbound Marketing, Redes Sociais e Link Biulding. Mas atenção, pois os curso são ministrados em inglês, e para isso é necessário conhecimento da língua.

Essas são as nossas dicas para você que deseja estudar SEO, já passou da hora de saber tudo sobre o assunto e colocar o seu site no topo dos mecanismos de busca.

estudar SEO, curso de SEO

Conteúdos sobre SEO da WebPeak

Quem está começando no mercado digital e mesmo aqueles que já tem uma certa experiência na área, ainda encontra dificuldades para entender como funciona o SEO, e qual sua importância, por isso a maioria terceiriza esse serviço. Já imaginou fazer a otimização de seu site e ter autonomia no controle dos erros de SEO?

Pensando nisso a WebPeak preparou, uma base de conhecimento com materiais sobre a otimização de site, para facilitar seu entendimento. Com base em nossas experiências, testes e conhecimento no assunto, elaboramos uma série de tutoriais e guias, para quem tem um negócio na internet coloque o SEO em prática e principalmente, entenda e aprenda sobre as melhores práticas em um site ou loja. 

Nosso objetivo é proporcionar a popularização do SEO para todos os e-commerces, sites, blogs e portais, fazendo com que suas vendas e leads não venham apenas pelos anúncios (onde se paga pelo click).

Podendo assim elaborar estratégias de vendas melhores e proporcionar um site repleto de boas experiências para seu cliente com maior chances de fidelizá los. #FIKDIK

Dentro do nosso canal no Youtube, preparamos uma série de materiais informativos, tutoriais de otimização e utilização de ferramentas de SEO, tudo com passo-a-passo simplificado e ilustrado para você aprender SEO desde o início.

Ensinamos as melhores práticas de SEO, com base em nossos cases e testes realizados pela equipe!

Até à próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak