E-Commerce

WebPeak informa: as melhores práticas para e-commerce

26
Feb
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Para entender (a fundo) quais são as melhores práticas para e-commerce, é preciso conhecer, pelo menos, as técnicas fundamentais de SEO. Assim, confira nossa lista dos principais pontos para otimizar site, e alcançar uma boa posição no Google: 

  • Título: H1...H2...H3;
  • Autoridade de Domínio;
  • Autoridade de Página;
  • Backlinks;
  • Tamanho de Conteúdo;
  • Links internos recebidos;
  • Links internos enviados;
  • Tempo de carregamento.

São aspectos de SEO que devem ser considerados para ter uma presença confiável, para o Google e para o usuário, na internet. 

Melhores práticas de SEO para e-commerce

Palavra-chave deve estar presente no título de forma exata

Se tratando de SEO, “palavra-chave de forma exata” pode se referir a palavra-chave estar presente exatamente da mesma forma em que é buscada.

Neste item, buscamos a incidência dessa palavra-chave no título (elemento <title>) da página que está sendo analisada.</title>

Com a introdução do RankBrain do Google, em 2016, o Google se mostrou inteligente o suficiente para entender sinônimos e “pesquisa associada a conversação”, além da ordem invertida dos termos (exemplo: Iphone 10 e 10 Iphone).

Outro ponto que vale ser considerado é que há mais espaço para otimização. Dessa forma, páginas com palavras-chave exatas na title tendem a um melhor posicionamento.

Para os buscadores, domínios com maior autoridade tendem a ranquear mais na primeira página. Isso mesmo, o Google prefere os maiores sites nas primeiras posições e na primeira página como um todo, por isso é tão importante pensar na autoridade do domínio. 

Autoridade de Página: fator de grande importância

Grande parte das classificações de URL são semelhantes entre os TOP 10, entretanto ela tende a decrescer de acordo com o aumento da posição.

O dado apresentado, nesse caso, é capaz de reforçar a importância em conquistar links.

Backlinks: importantes como sempre

Os backlinks são excelentes práticas de SEO para e-commerce, por isso se relaciona com o item anterior (Autoridade de Domínio). Backlinks são os links de outros domínios apontando para a página em questão.

Historicamente os backlinks são responsáveis pela construção da Autoridade de Página (e também de Domínio), apesar de ser comum muitas vezes uma quantidade grande de links.

Tamanho do conteúdo

Por mais que não pareça, sites de-commerce tendem a possuírem maior quantidade de conteúdo. Pensando no marketing de conteúdo, boa parte dos textos posicionados na primeira página têm entre 1000 e 1800 palavras. 

Para otimizar esses conteúdos, é possível aplicar as seguintes práticas de construção de links. 

São considerados peças-chave para melhorar o posicionamento, eles são hiperlinks que direcionam para outras páginas do mesmo domínio, costumam ser divididos em inlinks(recebidos) e outlinks (enviados).

A função deles é auxiliar o Google a encontrar, indexar e entender todas as páginas do seu site. 

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Tempo de carregamento: mais importante do que nunca 

Há pouco tempo atrás, o Google anunciou o Page Experience como novo fator de ranqueamento.

Junto às mudanças está o LCP (Larget Contentful Pant): na prática, é um pedido do Google para que o conteúdo principal da página (texto ou imagem) carregue em até 2,5 segundos.

É possível verificar, no entanto, que na primeira posição do Google os sites carregam no máximo 2 segundos para realizar o download.

Práticas para e-commerce com base em dados

Com todas as mudanças, acreditamos que os dados são a maior contribuição para desenvolvimento da comunidade de SEO e marketing digital, principalmente no Brasil.

Investir em SEO é investir em algo próprio, é apostar no próprio negócio com confiança e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso. 

A WebPeak é uma popular ferramenta de SEO. Melhor, ela é muito mais que isso: reúne todas as ferramentas de SEO em um único lugar. Seus principais recursos são: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing. 

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