7 minutos

O que é SEO? Guia para conquistar a primeira página do Google

Descubra o que é SEO e tudo mais nesse Guia Enterprise para Conquistar a Primeira pagina do Google!
O que é SEO? Guia para conquistar a primeira página do Google
Escrito por
Marcos Custódio
Publicação
26/1/2024

O processo de SEO é muito importante para maximizar o tráfego orgânico, trazendo mais pessoas qualificadas para as páginas do site. Esse trabalho garante que os sites apareçam no topo dos resultados, desde que tenham um conteúdo de qualidade e boas referências externas.

Desenvolvemos este artigo para que você não tenha mais dúvidas sobre o que é SEO e como utilizar as melhores práticas. Utilize seu tempo para aplicar as melhores estratégias em seu negócio!

Comece lendo o nosso Guia de SEO!
O que é SEO? Guia para conquistar a primeira página do Google

O que é SEO?

Vindo da sigla em inglês Search Engine Optimization, a tradução revela perfeitamente do que se trata: otimização para os buscadores.

De acordo com a Central de Pesquisa do Google:

"O processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) se dá com a realização de pequenas modificações em partes do seu site. Essas mudanças podem parecer pequenas melhorias quando vistas individualmente, mas, combinadas com outras otimizações, o impacto em termos de experiência do usuário e de resultados da pesquisa orgânica é notável."

Aqui no Brasil, estamos familiarizados com termo SEO definido como otimização de sites. Essa otimização tem a capacidade de aumentar os acessos do site através do tráfego orgânico, englobando um conjunto de técnicas e estratégias, responsáveis pela melhor qualificação e posicionamento do site nos resultados orgânicos dos buscadores.

Pensando em SEO, os resultados das buscas também têm a ver com a maneira como os usuários utilizam os mecanismos de pesquisa. Isto é, como eles interagem com seu site, quais informações eles consideram úteis, entre outros fatores.

Qualquer alteração nesse comportamento pode afetar a maneira como você aparece nos resultados de busca.

Por exemplo, se você possui um e-commerce voltado para moda praia, as chances são de que suas vendas aumentem nos meses que antecedem o verão e as férias. No entanto, se o verão durar mais que o esperado, você poderá receber um fluxo de clientes em períodos que não tinha antes.

Outro ponto que merece a sua atenção é o uso de palavras-chave aplicadas para SEO. As palavras-chave são os termos que o Google utiliza para encontrar alguns resultados na web. De um jeito simples, essas palavras são como um índice para o Google encontrar sua página e ver se o site tem mesmo relevância para aquela busca.

O ideal é que estas palavras estejam muito bem colocadas, distribuídas de forma eficaz e natural em todo conteúdo. Coloque-as no título, nas descrições, e em locais que irão garantir o fácil acesso ao que você está impulsionando.

Ao focar em palavras-chaves específicas e menos genéricas, as empresas podem direcionar tráfego qualificado, atender às necessidades do público-alvo de forma mais precisa e aumentar as chances de conversão.

A abordagem de long tail permite que as empresas se destaquem em nichos específicos, superem a concorrência e obtenham resultados significativos em suas estratégias de marketing digital.

O que é long tail e por que é importante?

Long tail, em tradução literal, significa "cauda longa". No contexto do marketing digital, o termo refere-se a palavras-chave específicas e menos populares, que têm um volume de busca mais baixo, mas são altamente relevantes para um público segmentado.

A importância da estratégia de long tail no marketing digital reside no fato de que, embora essas palavras-chave tenham menos buscas, elas têm uma competição menor, o que oferece às empresas a oportunidade de se destacarem em nichos específicos.

Isso resulta em um tráfego mais qualificado e maior taxa de conversão, utilizando uma abordagem direcionada para atender às necessidades específicas do público-alvo.

o que é SEO e long tail - webpeak

Como a organização das páginas pode te ajudar a conquistar a primeira página do Google?

Produzir conteúdos para SEO envolve atenção ao que é colocado no site. O Google consegue fazer a análise de relevância através de originalidade do conteúdo, tamanho do material escrito, e qual a ligação do texto com as palavras-chaves.

A escolha de palavras-chave a partir de ferramentas de palavras-chave, como a Ferramenta de palavra-chave da WebPeak (continue lendo que falaremos mais sobre esta ferramenta abaixo), é uma excelente opção para produção de conteúdos originais e possíveis melhorar o rank.

Outro ponto importante é a experiência do usuário em seu site. O SEO possibilita que organize seu site também levando em consideração:

1.    Tempo de carregamento da página;

2.    Design que facilita a interação;

3.    Adaptação de site para mobile;

4.    Códigos limpos.

As técnicas de SEO que garantem a melhor experiência para o usuário podem ser desenvolvidas a partir de sua atenção na criação de landing pages otimizadas, site responsivo e otimizado para dispositivos móveis, por exemplo.

Mudanças nos algoritmos afetam o SEO?

As mudanças no algoritmo de pesquisa estão fora do seu controle, mas tornam os resultados mais relevantes para os usuários do Google, por isso a empresa investe em sempre lançar novas atualizações (mas nem sempre as confirma).

E, a menos que seja uma grande novidade ou uma nova tecnologia, você não saberá quando vai acontecer. Isso significa que sua estratégia de SEO pode ser impactada profundamente, para bem e para o mal, enquanto a atualização é aplicada.

A melhor maneira de lidar com isso é seguindo as diretrizes de SEO da melhor maneira possível, a fim de minimizar a chance de ser prejudicado e maximizar a chance de ser ajudado.

Apareça no Google sem pagar por clique com ajuda da WebPeak

‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes.

Alguns benefícios de utilizar a WebPeak:

  • Todos recursos de SEO em uma única plataforma
  • Suporte ao vivo com especialistas
  • Tutoriais atualizados dos principais CMS
  • Controle os erros de SEO com Agilidade
  • Descubra os Backlinks de seus concorrentes em poucos cliques
  • Mensure o Buzz de sua marca na Facebook, Youtube, Pinterest
  • Descubra o Interesse do público, e Dificuldade para rankear
  • Dados captados de 5 bases atualizadas diariamente

Reunimos um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superada pela WebPeak.

No painel da WebPeak, você encontra todos os recursos para sua estratégia de marketing digital. Somos a melhor e mais completa ferramenta do mercado.

Dentro da WebPeak você encontra os recursos profissionais para:

  1. Análise de Rank Google
  2. Planejador de Palavras-chave
  3. Espião de URL
  4. Cesta de Palavras-chave
  5. Análise de Landing Page
  6. Envio de Sitemap
  7. Ferramenta de Links Internos
  8. Auditoria Técnica
  9. Backlinks dos Concorrentes
  10. Backlinks tóxicos
  11. Diretórios para Geração de Links
  12. Análise de Backlinks
  13. Acompanhamento de links de parceiros
  14. Sinais Sociais de SEO
  15. Facebook Insights
  16. Monitoramento de Buzz Social
  17. Comparativo de Rank
  18. Concorrentes Perigosos
  19. Integração com GA4
  20. Integração com GMN
  21. Integração com ADS
  22. Integração com GSC
  23. Assistente de Conteúdo

A WebPeak permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais qualificado, além disso, monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados.

Damos suporte com time experiente e de confiança, para construir uma presença sólida para seu negócio. Performance em SEO e Marketing, com resultados reais.

Faça um teste!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager