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Whitehat x Blackhat: diferenças entre as técnicas para gerar links

O que é Whitehat x Blackhat: Conheça as diferenças entre as duas técnicas para gerar links! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas :)
Whitehat x Blackhat: diferenças entre as técnicas para gerar links
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
16/1/2024

Quando se fala de otimização orgânica para motores de busca, há uma infinidade de técnicas e estratégias disponíveis no mercado. No entanto, nem todas elas estão de acordo com as regras.

É importante conhecer as práticas recomendadas, bem como as práticas não recomendadas. Assim, você poderá se prevenir de adotar ações que infrinjam as práticas sugeridas e manter seu site a salvo.

Afinal, ter seu site penalizado ou até mesmo banido dos motores de busca não é algo simples de se consertar.

Dentro do Marketing Digital há basicamente três técnicas para gerar links para SEO: White Hat, Gray Hat e Black Hat. Conheça neste artigo as diferenças entre as técnicas, bem como suas vantagens e desvantagens.

Vamos lá!

Whitehat x Blackhat: Conheça as diferenças entre as duas técnicas para gerar links

O que é White Hat SEO?

O White Hat SEO segue as diretrizes de qualidade expressas pelo Google, usando técnicas éticas de otimização para os motores de busca. Aqueles que usam White Hat SEO preferem fazer um investimento de longo prazo no seu site, a fim de obter resultados duradouros.

Técnicas de White Hat SEO

  • Conteúdo de qualidade: Criar conteúdo de qualidade é importante, porque indica relevância para os motores de busca e promove informações úteis aos visitantes.
  • Palavras-chave: Otimizar seus conteúdos para palavras-chaves específicas, curtas ou longas, define um ponto focal e parâmetro de qualidade. Quanto mais rico em conteúdo o seu site for, maior as chances de ele ser avaliado positivamente pelos mecanismos de busca, usuários e webmasters.
  • Análise de palavras-chave: Descobrir quais são as palavras-chave que seus prospectos estão usando ou são suscetíveis a usar no no Google ou outros motores de busca.
  • Reescrever meta tags: O objetivo de reescrever as meta tags é torná-las mais relevantes.
  • Backlink: São links que apontam para o seu site. Devem ser de qualidade e contextuais. Isto é, se você tem um site sobre moda, de nada adianta um site de pesca linkar para o seu site.
  • Link Building: É o processo de gerar links para um determinado site ou página na web, com o intuito de gerar relevância para os usuários e motores de busca.
  • Blog posts: Consiste na criação e publicação de artigos em blogs corporativos. Eles podem ser guias (no estilo passo a passo), dicas, atualizar os clientes sobre tendências da indústria, etc.

Vantagens do White Hat SEO

  • É uma estratégia de longo prazo.
  • Promove uma melhor experiência ao usuário.
  • Não há riscos envolvidos.

Desvantagens do White Hat SEO

  • É demorado alcançar o topo dos rankings de mecanismos de busca.

O que é Gray Hat SEO?

Como o próprio nome indica, Gray Hat SEO é uma faixa intermediária entre o White Hat SEO e o Black Hat SEO. Valem-se de estratégias híbridas, combinando elementos de ambas as táticas para seu desenvolvimento.

Técnicas de Gray Hat SEO

  • Troca de links: Os links recíprocos ou troca de links constituem uma prática usada há anos, até que o Google tornou isso mais difícil, através da desvalorização de tais links em seu algoritmo. No entanto, os webmasters adaptaram-se rapidamente, envolvendo-se na chamada troca de link de três vias.
  • Comprar domínios antigos: Alguns empreendedores compram domínios antigos com autoridade e backlinks, e usam-nos para linkar para seus sites, a fim de obter uma melhor posição nos motores de busca.
Não deixe de ler: Estratégia de SEO Onpage e Link Building

Vantagens do Gray Hat SEO

  • Promove uma experiência razoável ao usuário.
  • Alcança os rankings dos motores de busca em um período médio de tempo.

Desvantagens do Gray Hat SEO

  • Risco médio de penalização envolvido.

O que é Black Hat SEO?

O Black Hat SEO refere-se a estratégias usadas para ranquear melhor e burlar as regras dos motores de busca. Essa tática concentra-se prioritariamente nos motores de busca, colocando a audiência humana em segundo plano.

É geralmente usado por aqueles que estão procurando um retorno rápido em seu site, ao invés de um investimento em longo prazo. As consequências de usar Black Hat SEO incluem: banimento do site dos motores de busca e penalização por uso de técnicas anti-éticas.

Técnicas de Black Hat SEO

  • Keyword Stuffing: Ocorre quando uma página da web está lotado de palavras-chave em suas meta tags ou em seu conteúdo.
  • Link Farming: Consiste em um grupo de hiperlinks, que apontam-se entre si com fins de link building. Pode ser feito manualmente ou por processos automatizados.
  • Textos ocultos: São textos que o visitantes não vê, mas que ainda podem ser lidos pelos motores de busca. Atualmente, os textos ocultos são identificados como spam e devidamente penalizados.
  • Conteúdo de blog spam: É feito ao publicar comentários aleatoriamente ou promover quaisquer tipos de conteúdos (links, posts, ebooks, guias) na área de comentários.
  • Links pagos: É a prática de comprar links em outros sites, com o objetivo de gerar popularidade e bom posicionamento nos motores de busca.
  • Parasite hosting: É o processo de hospedar seu site em um servidor alheio sem consentimento, geralmente com o propósito de se beneficiar nos motores de busca.
  • Cloaking: É uma técnica de Gray Hat SEO, na qual o conteúdo apresentado para os motores de busca escanearem é diferente daquele apresentado para o usuário.
Saiba mais: 7 Pontos estratégicos que mostram a importância do SEO para E-commerce

Vantagens do Black Hat SEO

  • Alcançar o topo dos resultados de pesquisa nos motores de busca com rapidez.

Desvantagens do Black Hat SEO

  • É uma estratégia de curto prazo.
  • Alto risco envolvido.
  • Promove uma experiência pobre ao usuário.

Como escolher a técnica ideal para gerar links?

A única técnica 100% segura é o White Hat SEO. Ela sempre prevalecerá sobre as técnicas de Black Hat SEO e Gray Hat SEO, porque seu objetivo é criar credibilidade a longo prazo e gerar conteúdo de qualidade para seus visitantes.

Investir em estratégias de Black Hat ou Gray Hat SEO, ambas fundamentalmente opostas às diretrizes pregadas pelo Google, é uma perda de tempo, recursos e ainda coloca sua credibilidade em risco.

Em último instância, a escolha é completamente sua. Espero que este artigo tenha esclarecido quais são os riscos associados a cada opção e que você tome a decisão adequada.

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