5 minutos

[Guia Definitivo] SEO Magento, tudo que não te contaram até agora

[Guia Definitivo] SEO Magento, tudo que Não te Contaram, ainda. Anote as dicas e venda mais online! Acompanhe as novidades e não deixe de compartilhar as dicas :)
[Guia Definitivo] SEO Magento, tudo que não te contaram até agora
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
1/3/2024

Quer fazer SEO no Magento? Então está no lugar certo.

Ao se referir a plataformas de e-commerce, podemos afirmar sem medo que o sistema Magento veio para revolucionar a indústria. Uma das soluções mais completas do mercado que abrange inúmeros aspectos de SEO, com uma extraordinária capacidade de atender as exigências de seus clientes com disponibilidade de diversos módulos.

Essa é uma plataforma open source com excelente desenvoltura, que garante eficiência dos processos e da organização de dados do seu E-commerce. Prática e muito simples, foi uma das primeiras tecnologias a ser incluída na lista das mais fundamentais plataformas de e-commerce da atualidade. Com um sistema seguro e inteligente, permite que novas funções sejam facilmente implementadas, de acordo com a necessidade do cliente.

A plataforma de e-commerce também conta com uma arquitetura leve e flexível que possibilita o desenvolvimento de lojas robustas, versáteis, altamente profissionais e com centenas de recursos avançados. Ideal para quem deseja ter independência nas vendas on-line.

Como fazer SEO no Magento?

Alguns termos técnicos, que talvez você ainda não conheça, serão citados ao decorrer desta postagem. Quando a essas expressões, não se preocupe iremos fazer uma breve explicação para ampliar seu dicionário digital.

E-Commerce

Na língua portuguesa, e-commerce significa comércio eletrônico, uma modalidade de comercialização que empreende suas transações financeiras através de dispositivos e plataformas eletrônicas, como por exemplo tablets, smartphones e computadores.

Este termo é utilizado para definir locais para compras e vendas de produtos on-line.

SEO - Search Engine Optimization

Um conjunto de técnicas que têm como notável objetivo tornar os sites mais confiáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos. Sua relevância comercial é indiscutível, aparecer ou não nos resultados de busca do Google pode insinuar sucesso ou fracasso para uma empresa.

No bom português, SEO é a otimização para as ferramentas de busca. Definido como um processo intenso de qualidade e fatores, que visa aumentar a visibilidade de seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem um posicionamento nos resultados orgânicos em ferramentas usuais de busca, como Google e Bing. Ou seja, esse é um processo gratuito e orgânico que pode trazer maior quantidade de acessos à sua página.

Separado em fatores internos (controláveis pelo gerenciador de página) e externos (não controláveis), é importante equilibrar o conteúdo, a qualidade e arquitetura das informações apresentadas com a confiabilidade, respostas de mídias sociais e links externos.

SEO On Page

Responsável pelo posicionamento e manutenção do ranking do site em buscas orgânicas, o SEO On page é a manipulação das informações dentro de uma página que ajuda na indexação da mesma, além de ser uma estratégia de Marketing Digital indispensável na atualidade.

É necessário analisar vários fatores relevantes na página a ser otimizada e também conhecer o mercado/negócio do cliente, para que tudo esteja de acordo e possa trabalhar um bom conteúdo.

O primeiro passo a observar quando falamos de SEO On Page é o CONTEÚDO, que deve ser único, autêntico, completo e engajador ao leitor pois, tão importante quanto ter visibilidade na página inicial das ferramentas de pesquisas, é manter o leitor após o clique inicial.

Alguns pontos são essenciais na estruturação do conteúdo, acompanhe:

  • Arquitetura Online

Observe os seguintes pontos relevantes sobre a arquitetura de suas páginas: um site que tem lentidão ao carregar suas páginas, que não é compatível com dispositivos móveis, que gera conteúdo duplicado, utiliza URLs longas e complicadas, todos esses aspectos prejudicam boa parte do SEO.

Atualmente não ter um site responsivo para dispositivos móveis, em termos muitos concorridos, corre-se o risco de ser penalizado. Por isso é ideal ter um site adaptado para celulares e smartphones.

Informações duplicadas podem confundir os buscadores e, assim, classificar o seu site mais baixo do conteúdo mais antigo por causa disso.

Para descobrir quais informações estão duplicadas, acesse o Google Webmaster, vá em Aspectos de pesquisa > Melhorias de HTML e veja quais informações estão repetidas.

Por exemplo, se você ver que existem Tags de títulos adicionais ou META descrições adicionais, provavelmente significa que essas páginas podem ser acessadas por várias URLs diferentes, o que confunde os Buscadores.

É ideal também ter um URL amigável e de acordo com o conteúdo da página.

Os buscadores se confundem com URLs ‘bagunçadas’ e o usuário além de não entender, perde a confiança.

Veja um exemplo caso seu produto seja “Blusa Branca Estampada” e a sua url www.loja.com.br/blusas%-br#nca##-es?tamp008

O indicado é que se utilize urls que sejam cleans e visuais, de fácil leitura, por exemplo: www.loja.com.br/blusa-branca-estampada

Lembre-se que é importante ter informações de contato em todas as páginas de seu site e devem estar na parte superior ou na parte inferior das páginas sempre bem visíveis e de fácil entendimento.

IMPORTANTE: Clicar no logotipo de um site deve levar um visitante, imediatamente, para a página inicial, seja o logo em uma imagem, o nome em negrito ou uma clipart animada, é fácil de vincular qualquer item em seu site à sua página inicial. Isso, além de facilitar para quem acessa seu site, indica aos buscadores sua localização aumentando seu posicionamento.

  • Conteúdo da Página de Destino

Um texto completo, original, de qualidade a um público ou tema em específico tem um melhor direcionamento e junto de uma boa escrita, garantem qualidade à sua página de destino.

Os robôs de busca tendem a dar mais pontos positivos a textos com maior densidade, ou seja, o uso inteligente das palavras-chave e boa intenção com usuário; links internos, links externos direcionados de sites renomados, dados e porcentagens com fontes conhecidas são essenciais para construir a reputação do seu site.

Outro fator importante em SEO é o elenco de palavras-chave que não só guiam o seu conteúdo, como também, quando bem escolhidas, trazem um tráfego mais qualificado para seu site. Também conhecidas como Keywords não se limitam apenas a palavras, como também sentenças mais específicas para direcionamento (short tail, middle tail, long tail keyword).

  • Visibilidade

É importante pensar em utilização de keywords que não sejam genéricas, com título atraente e cabeçalho focado em direcionar com qualidade um visitante potencial. Portanto, gerar meta tags (metadados) bem direcionados são importantes quando falamos do atrativo visual em páginas de busca.

Os buscadores enviam “spiders ou bots” para reunir as palavras em seu site usando elementos META. Estes elementos HTML são utilizados para fornecer Metadados sobre uma página Web. Os spiders só podem pesquisar páginas que têm os elementos META e avaliar o quão pertinente é para uma pesquisa.

Leia também: 7 Pontos estratégicos que mostram a importância do SEO para E-commerce

É importante adicionar informações relacionadas ao seu site para ajudar os bots a compreender os dados que lá estão, através de um o título pertinente e uma descrição de palavras-chave específicas para cada página de destino.

Faça títulos e descrições distintas para cada página do seu site. Tenha um título descritivo com no máximo 60 caracteres. Evite o uso de títulos comuns, atualizando seus títulos para coincidir com o conteúdo exibido na página específica. Para as descrições usar, no máximo, 170 caracteres e certifique-se elas estão em todas as páginas listadas e artigos individuais em seu site.

  • Engajamento

Após o clique inicial de um visitante, seu conteúdo precisa ser atrativo para fidelizá-lo. Uma ótima tática é sempre se manter atualizado com possíveis upgrades, assuntos pertinentes e atualidades globais.

Lembre-se das influências externas que podem gerar ou não interesse do usuário, sempre tenha em mente as preferências do público que você procura atingir.

O desenvolvimento social de engajamento de mídia exige um know how para aplicar as métricas corretamente. Planeje uma estratégia de engajamento com base em informações e dados coletados, saiba onde está o seu público-alvo e como as pessoas dentro dele estão se comunicando.

É necessário estar presente, atento e interagindo o mais rápido possível para gerar engajamento. Envolver-se com o seu público, respondendo a perguntas ou dando dicas valiosas, é a melhor maneira de garantir uma espécie de lealdade para o seu site/fan page e ainda humaniza a você. Ou seja, é preciso conversar com o seu público!

SEO Off- Page

O planejamento e otimizações internas podem trazer aos fatores externos que não podem ser manipulados, consequências bem positivas e são elementos a se considerar quando se trata de SEO.

SEO Off Page usa como técnica a criação de backlinks, ou seja, links que apontam para o site. Um dos pontos mais importantes que os buscadores utilizam para dar relevância em um site é a quantidade e qualidade de links que apontam para seu site.

  • Conteúdo Otimizado

O mais importante: Conteúdo! Especialmente nos fatores externos, o melhor jeito de se conseguir link de retorno é com um bom conteúdo e acima de tudo de qualidade! Para o Google,  qualidade é ter um texto bem argumentativo, original, explicativo, direto e com palavras-chave. Se o objetivo é criar uma página com conteúdo ao qual o foco seria, por exemplo, "Comprar Roupas de Bebê" além dos títulos, meta tags e todas as questões citadas no SEO On Page, o texto precisa ter no mínimo três citações dessa palavra-chave, distribuídos no começo, meio e fim do texto.

  • Confiabilidade

Sites mais antigos, especializados e com plataformas user-friendly são facilmente enquadrados nessa categoria, mas isso não impede que novos sites de conteúdo ou e-commerce fiquem pra trás. Com o conteúdos planejados, completos e verificação de identidade (uma pessoa real e não robô gerindo a página), podem fazer frente ao tradicional, virando até referência digital no segmento direcionado.

  • Indicações Externas

São fundamentais nesse momento. Citações orgânicas, textos-âncora e indicações de fontes confiáveis mantêm o Buzz Social que a sua empresa precisa - Qualidade x Quantidade: As indicações externas são rankeadas de acordo com a relevância e visibilidade do site, ou seja, citações de sites-referência são mais pontuais do que diversas citações de fontes novas. Mesmo assim, é importante manter um equilíbrio.

  • Dados Geográficos

O direcionamento por região (país, cidade, etc) é importante para SEO, pois busca atingir possíveis visitantes em uma determinada localização.

  • Social Media

Um fator de polêmico,em que o próprio Google afirmou que postagens em redes sociais não são rankeadas pelo SE (Search Engine), a reputação na era digital muitas vezes pode ser construída ou destruída de acordo com a gestão de mídia social.

Os motores de busca além de avaliarem o número, a qualidade dos links que apontam para o seu site são cruciais. Isso é um dos fatores mais importantes para determinar a posição no ranking.

Entendendo melhor, exemplo na prática: supomos que uma blogueira faz um tutorial sobre determinado produto e insere em sua postagem um link do produto que você vende.

A maior parte dos links gerados para classificação ‘imediata’ nos buscadores, são normalmente chamados de linkspam ou técnica ‘blackhat’. Essas técnicas são identificadas quando uma empresa insere muitos links em um curto espaço de tempo, como referência para seu site, independentemente do contexto das páginas que estão referenciando.

Existem diversas técnicas sujeitas a penalização pelos motores de busca, seja com a perda do rankeamento ou até mesmo banimento do site.

Alguns Exemplos:

  • Links comprados, sem indicação de campanha publicitária;
  • SPAM, queda de qualidade em detrimento a divulgação excessiva e não direcionada;
  • Pirataria ou plágio de conteúdo;
  • Conteúdo superficial;
  • Excesso, repetição e hidden keywords (palavras-chave não visíveis ao usuário, mas reconhecidas pelo SE);
  • Ads em excesso ou sem direcionamento específico;
  • Cloaking, conteúdo apresentado difere do conteúdo real da página. Textos e links escondidos, por exemplo.

REALIZANDO OTIMIZAÇÃO NO MAGENTO - PRINCIPAIS FATORES SEO

Este tipo de plataforma atende necessidades de grandes e-commerce e conta com comunidade fortemente ativa no mundo e no Brasil.

Iremos demonstrar como utilizar essa plataforma de maneira simples e proveitosa e realizar uma otimização de produtos e categorias, que é extremamente importante a qualquer loja virtual, de um modo prático.

Vamos lá!

Cadastro de produto otimizado Magento

Acesse seu painel administrativo. No menu superior indicado, clique em > Catálogo > Gerenciar Produtos. Você será direcionado a uma página com a listagem de todos os produtos da loja (caso já estejam cadastrados), clique em ' + Criar Produto'.

otimização magento SEO Magento
Cadastro de produto.‍

Caso queira otimizar um produto já existente na loja, digite o nome do produto e clique em filtrar, escolha um da listagem e clique em editar.

otimização-magento SEO Magento

Ao clicar no produto, você será direcionado a uma página onde poderá realizar as alterações gerais do produto ou inserir as informações gerais para o cadastro de sua nova mercadoria.

otimização-magento SEO Magento
Páginas para cadastro das informações gerais do produto.

Nome do Produto: Insira o nome de seu produto e como dica, crie este nome como o termo de pesquisa de seu potencial cliente.

Descrição: Insira a descrição mais completa do produto, onde também deve-se adicionar o título/subtítulo de seu produto em H2 ou H3.

As Heading Tags (HTML) são recursos de programação que são aplicadas para destacar títulos e subtítulos. Essas Tags são elementos importantes pois é assim que o Google determina o principal assunto abordado em seu texto.

Insira também imagem em sua descrição: Basta escolher o local e colocar a url da imagem. Salve a foto do produto com a palavra-chave (exemplo: nome-do-meu-produto-imagem-1). Isso gera mais relevância!

Para finalizar, insira um link âncora no final da descrição de seu produto.

O elemento âncora, definido pelo tag <a>, é essência da linguagem HTML, pois é a marca que indica o destino de um link de hipertexto.</a>

Para fazer isso clique insira ao final da descrição o código: <a href="nav">NOME DE SEU PRODUTO</a>.

Descrição Resumida: Faça uma breve descrição do seu produto, um resumo. Indicamos no máximo 170 caracteres.

Para acessar e alterar no módulo de SEO, uma das partes mais importantes para otimização, vá no menu lateral esquerdo (indicado) e clique em > Meta Information.

otimização-magento SEO Magento
‍Meta Information: informações para SEO.

Título da Página: Adicione novamente o nome do produto/palavra-chave. Máximo 60 caracteres.

Palavras-Chave: Caso você preencher este campo com suas palavras-chave, qualquer pessoa e até mesmo seus concorrentes irão conseguir ver e saber quais os termos você compete. Então não se deve preenchê-lo.

Descrição da Página: Faça uma breve descrição repetindo o nome do produto sempre em primeiro, como por exemplo: “Blusa branca frete grátis para todo brasil. Compre aqui!” Máximo 160 caracteres.

*Lembre-se de sempre repetir a palavra-chave/nome do produto, de um modo natural, isso fará que os robôs dos buscadores entenda que sua página tem relevância e autoridade no assunto.

Clique em cima dos campos na barra esquerda para informações gerais do cadastro de sua nova mercadoria, como preços, estoque, categoria, etc.

otimização-magento SEO Magento

Salve as alterações e Pronto!

Otimização Categoria

Acesse seu painel administrativo. No menu superior > Catálogo > Gerenciar Categorias.

otimização-magento SEO Magento
‍Gerenciamento de categorias.

Ao clicar em Gerenciar Categoria você será direcionado a uma página onde será exibido todas suas categorias para realizar as alterações ou criar uma nova categoria.

otimização-magento SEO Magento
‍Criando uma categoria

Nome da Categoria: Insira o nome da sua categoria e como dica, crie este nome como o termo de pesquisa de seu potencial cliente.

URL: Insira o nome da categoria na url da página (deve ser amigável). Utilize traços (-) no lugar dos espaços. Por exemplo, camisetas-masculina.

Descrição:

Insira uma descrição completa sobre a categoria, por exemplo o que o visitante poderá encontrar dentro dela. Deve-se adicionar o subtítulo da categoria em H2.

Imagem: indicada, porém adicionar é opcional devido a templates.

Abaixo do campo imagem, vem a área de SEO  uma das partes mais importantes para otimização.

otimização-magento SEO Magento
Gerenciando a categoria.

Título da Página: Adicione novamente o nome da categoria/palavra-chave. Máximo 60 caracteres.

Descrição da Página: Faça uma breve descrição repetindo o nome da categoria sempre em primeiro. Máximo 170 caracteres.

Para finalizar, clique em Salvar Categoria.

Pronto! Reproduza essa metodologia para todos seus produtos e categorias a serem registrados e otimize os que já existem.

Fique atento a todos os fatores de SEO! 

SITEMAP MAGENTO

Um arquivo no formato .xml ou .xml.gz

Nesses arquivos estão contidas listas com as páginas URLs do site. Ele mapeia o site, de forma que os robôs de buscas, ou usuários, sejam guiados até as páginas relevantes à busca.

REDIRECIONAMENTO DE PÁGINAS

Todos alguma vez já nos deparamos com a comum impertinente página de erro 404: "Page Not Found". Em decorrência deste erro, o usuário certamente irá perder a segurança em seu site e duvidosamente irá voltar, principalmente se aquela for sua primeira visita. Páginas com erros não são indexadas e são um catastrófico negócio para o SEO de seu site.

Os erros mais comuns de serem presenciados são:

404 – PAGE NOT FOUND

Indica que a página não foi encontrada. Isso significa que o arquivo (página) hospedado neste servidor não foi encontrado. Em alguns casos, é comum que um produto esteja fora de linha ou que alguma página, campanha ou algum conteúdo de seu site deixam de ser exibidos, ou seja, essas falhas acarretam na disponibilidade dessa página, e isso gera uma má experiência ao seu visitante, sabendo que ao visitar seu site o usuário receberá a mensagem “Página não encontrada” (Erro 404) e também não garante que os buscadores confiem na indexação. Nesses casos o ideal é redirecionar o usuário para uma página que seja mais amigável, de preferência com conteúdo relacionado ao conteúdo antigo.

Cuidado com redirecionamento em excesso magento!
302 - TEMPORARY REDIRECT

É um redirecionamento de uma página para outro endereço, mas com indicação de caráter temporário, não permanente.

500 – INTERNAL SERVER ERROR

Indica uma falha interna no servidor. Há diversas razões que podem resultar neste erro, como por exemplo, erros de permissões na leitura ou ainda uma falha na estabilidade do site

Junto a esses códigos, está o 301, que indica quando uma página ou site mudaram permanentemente de endereço. O código exige que seja feito redirecionamento do link antigo, endereçando esse link antigo a uma nova página, garantindo que seja atribuída toda a autoridade  do link antigo ao link atual.

Uma das vantagens de utilizar a plataforma Magento é que você tem a opção de fazer esses redirecionamentos automaticamente apenas verificando se todos as caixas  “Create Permanent Redirect for old URL” estejam preenchidas.

otimização-magento SEO Magento
Redirecionamento permanente de página.

GOOGLE ANALYTICS + MAGENTO

Se você tem dificuldades para mensurar informações sobre seu site e paga por uma ferramenta ou não sabe qual usar, então você precisa conhecer o Google Analytics!

Google Analytics é uma poderosa ferramenta gratuita fundamental para avaliar o comportamento de visitantes a seu site. Ela mensura todos os números envolvidos no tráfico de seu website, gerando gráficos, demográficos e diversas estatísticas à partir de dados extraídos pelo comportamento do usuário de seu site.

Um dos principais objetivo do Google Analytics é saber de que forma os usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções do seu site. E de acordo com essas informações coletadas é possível analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado por você.

Se você ainda não tem Google Analytics, CRIE SUA CONTA AGORA!

GOOGLE WEBMASTER TOOLS + MAGENTO

Se você ainda não tem o Webmater Tools configurado, não perca mais tempo faça isso agora!

O Google desenvolveu essa ferramenta Webmaster Tools, conhecida também por Search Console, para verificar e apontar soluções para que o seu site alcance melhores resultados nas buscas. A estratégia adapta a sua plataforma aos interesses do Google, otimizando-a de acordo com as métricas utilizadas pela líder nos sites de busca da Internet. Isso significa que o Google vai fazer o seu website ser encontrado com maior facilidade em resultados de pesquisa, podendo ir ao topo em pouco tempo!

Agora seu GWT (Google WebMaster Tools) está configurado, você deve enviar o sitemap para o buscador.

A Plataforma Magento disponibiliza diversos módulos gratuitos e pagos para você personalizar sua loja virtual da maneira que desejar, sem utilizar muito tempo ou incremento. São diversas vantagens criadas de um modo prático e simples de tornar seus clientes empreendedores de sucesso.

Com Magento você tem total controle sobre a experiência de navegação de seu usuário e ainda oferece a ele o mais seguro ambiente de compras online.

Neste post fizemos um guia definitivo sobre como manusear esta plataforma e como realizar a otimização de SEO dentro dela em um passo-a-passo acessível. Caso ainda tenha dúvidas, não deixe de nos contatar comentando sobre o conteúdo.

Assine nossa newsletter e até a próxima! (:

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager