5 minutos

Intenção de busca: entenda a importância deste fator de ranqueamento

Colocar em prática uma estratégia de SEO significa ter como objetivo o posicionamento do nosso site no topo de resultados de um mecanismo de busca, como o Google. Saiba quais são as intenções de busca dos seus potenciais clientes.
Intenção de busca: entenda a importância deste fator de ranqueamento
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

Colocar em prática uma estratégia de SEO significa ter como objetivo o posicionamento do nosso site no topo de resultados de um mecanismo de busca, como o Google. 

No entanto, é necessário entregar ao nosso público-alvo aquilo que ele deseja encontrar.

Para isso, saber o que ele procura é fundamental. Quer saber o que seu usuário quer encontrar? Comece decifrando as intenções dos mecanismos de busca

O que é intenção de busca?

Intenção de Busca (ou User Intent) aquilo que usuário pretende encontrar ao fazer uma pesquisa no Google. Para esclarecer melhor, a intenção de busca é o motivo do usuário escolher clicar em um resultado na SERP, ao invés de qualquer outro.

intencao-de-busca-entenda-a-importancia-deste-fator-de-ranqueamento

Principais tipos de intenção de busca

Informacional

Pesquisas que buscam por uma informação, simplesmente. Normalmente são perguntas simples para respostas diretas. Ou elas são formuladas como perguntas, ou podem ser pesquisadas a partir de palavras-chave. 

Navegacional

Essa intenção de busca está relacionada ao usuário que está procurando por um site específico, ou uma página específica dentro de um site, mas,que por algum motivo ele opta por acessá-la por meio do Google ao invés de digitar seu endereço no navegador.

Normalmente, essas pesquisas se manifestam como o nome de um serviço, de uma ferramenta, de uma rede social ou de uma grande marca.

Comercial / Investigacional

Aqui, o usuário já tem a intenção de adquirir determinado produto, entretanto ele ainda não sabe onde comprá-lo ou gostaria,no caso, de fazer alguma investigação a mais sobre o produto. Essas buscas, geralmente, direcionam o usuário a sites de comparação de preços, páginas de categoria de produtos ou agregadores de resenhas de produtos. Por exemplo: ‘’Onde comprar Iphone 11’’.

Transacional

Trata-se aqui da intenção de busca mais convicta por parte do usuário. Afinal, ele já sabe o que quer comprar e onde comprar, a última coisa que ele deseja é concluir a transação com uma boa experiência de compra, e de usuário. 

Nesse caso, os resultados para a pesquisa transacional são páginas de produto cujo próximo passo já é o checkout. Por exemplo: “Comprar iPhone X”.

Qual é o papel do SEO na intenção de busca?

Avaliar o comportamento do seu usuário dentro e fora do seu site é muito importante para resultados em SEO. Ao ter o domínio dessas estratégias, é possível compreender quais são as intenções de busca de seu público-alvo. 

Principais benefícios do SEO para um bom ranqueamento

Intenção de conhecer ou adquirir seu produto

Diferente de todas as estratégias de marketing, o principal benefício do SEO está em torno da possibilidade de gerar tráfego qualificado de pessoas com interesse claro de conhecer seu produto ou obter a informação de que seu site coloca como disponível, ou seja, o conteúdo. 

O SEO aponta os interessados para você. 

Você pode, assim, saber a intenção de um visitante de acordo com a palavra-chave que é buscada. Mesmo que o Google altere os algoritmos, e seja mais hostil nas penalidades quando você faz algo errado, como duplicar conteúdos, inserir muitos links externos e internos em conteúdos, entre outros, não quer dizer que a intenção das pessoas mudou. 

Atingir os novos consumidores

Os usuários que mais fazem pesquisas são os mais exigentes, afinal, são os que não aceitam o primeiro resultado que surge. Com mudanças do Google que tiveram o objetivo de aumentar o destaque, a taxa de cliques nos resultados orgânicos caiu, enquanto por outro lado a qualificação aumentou.

Os novos consumidores têm mais conhecimento de que são maioria e são eles próprios os formadores de opinião sobre marcas e produtos. Assim, não basta aparecer em destaque para todo e qualquer consumidor através de estratégias de publicidade pagas. São anúncios exibidos acima dos resultados orgânicos de busca, bem como do lado direito dos resultados da pesquisa e por isso, geralmente, têm menos confiabilidade, sendo indispensável destacar-se na busca orgânica que traz um tráfego muito mais qualificado e consistente. 

Formar a opinião do mercado

A partir do tráfego qualificado, é possível que marcas e empresas de pequeno a grande porte, consigam alcançar uma grande representatividade em relação às buscas relacionadas ao seu próprio mercado, que passa a formar a sua opinião e, portanto, influenciar as pessoas ao seu redor e atingir notoriedade. 

Ao alcançar um usuário “alpha”, ou seja, aquele propenso a defender uma ideia ou marca com unhas e dentes, influenciar outras pessoas e não estritamente legitimar somente um interesse comercial, é possível produzir um efeito viral e positivo acerca da marca.

Indo por um caminho não tão ambicioso, podemos ressaltar que a opinião das pessoas é formada quase sempre através de SEO e menos dos anúncios pagos. Nesse sentido, um consumidor decide que irá comprar o seu e não aquele outro serviço ou produto que, foi através de pesquisas em sites, blogs, fóruns e redes sociais (Instagram, Facebook…), apareceu quando foi realizada a busca orgânica, porque os links patrocinados não costumam trazer opinião e sim publicidade.

Os consumidores ‘’alphas’’ vão atrás das máximas informações acerca do que querem consumir. Por outro lado, a opinião dos consumidores semelhantes é fator crucial para adquirir um produto. Porém, se em suas pesquisas através da busca orgânica o usuário encontrar de modo constante o site de certa marca, na hora de adquirir o produto poderá acessar seus favoritos ou sentir mais confiança em fechar negócio com seu site que encontrou tantas vezes na busca orgânica, nisso houve o processo de formação de opinião positiva sobre o negócio, mesmo que o clique final seja de anúncio pago.

+ Conversões

É ainda muito verdade que em lojas de e-commerce, de modo proporcional, a taxa de conversão de busca orgânica costuma ser muito maior que a de anúncio pago. Isso ocorre justamente porque o tráfego de busca orgânica é mais “natural”. 

O que isso significa? 

Ele não está sendo incentivado por um anúncio publicitário, mesmo que este seja relevante e o usuário só tenha o costume de clicar quando o resultado corresponde realmente ao que ele procura.

Mesmo a partir do crescimento dos termos (not provided), que limitam a capacidade analítica da estrategista de SEO, criam-se maneiras novas de avaliar e desenvolver estratégias de SEO que possuem foco em gerar conversões muito qualificadas, com alto ROI e ticket médio superior ao de anúncios pagos.

Quase todas as ferramentas de SEO da WebPeak favorecem seu negócio com relatórios completos sobre a saúde do seu site. Entre em contato conosco! Conheça nossas soluções para otimização de sites no Brasil! 




Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager