SEO

Como otimizar seu site com as melhores palavras-chave

25
Mar
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Nunca se esqueça, a otimização de conteúdo é importante por um motivo muito simples: a internet está recheada de artigos em blogs e vídeos falando sobre a importância de produzir conteúdos enquanto estratégia de marketing digital. Porém, algo que é pouco lembrado é o que fazer depois de publicar o conteúdo. 

Isso mesmo, deve-se lembrar também que de nada adianta postar algo e nunca mais voltar para analisar o desempenho. Se estiver fazendo isso, saiba que é um tremendo desperdício do tempo que foi investido na criação do conteúdo. Afinal, você não está tirando o máximo proveito daquilo que já foi publicado. Não há sentido em escrever para ninguém ler. 

No Marketing Digital tudo muda muito rápido. Se você ficar na zona de conforto com o ranqueamento dos seus conteúdos pode vir uma atualização de algoritmo e fazer você perder suas posições. E aí entra uma questão mais importante, se você não ter uma prática de melhoria constante do que foi publicado a tendência é só piorar. Por isso esse conteúdo é tão importante para você. 

Como otimizar seu site com as melhores palavras-chave

Antes de entrarmos nos detalhes, começar pelo começo (rs) é sempre muito bom. SEO, que você já deve saber, pode ser definido como otimização para sites, ele é baseado na qualidade do conteúdo publicado e em ser adequado o seu site de acordo com os critérios dos buscadores, damos o nome desta de otimização On page, e junto a popularidade do seu site na internet, abordamos essa parte como otimização Off page

Diante disso, aqui você vai saber como fazer otimização de conteúdo a partir dessas duas definições (On page e Off page). 

On page: são todas as estratégias utilizadas na página da marca, empresa e afins. Entretanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site.
Off page: SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página inseridos em 

outros sites da internet. É uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, pois faz com que mais pessoas tenham conhecimento de seu site, e isso também influencia no seu posicionamento nos buscadores, afetando o seu rankeamento. 

Como otimizar seu site com as melhores palavras-chave

Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave da WBP (WebPeak)

São muitas as funcionalidades da WebPeak, mas algo muito importante a ser dito é que reunimos as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. Já que estamos falando apenas de uma ferramenta agora, ou seja, a Ferramenta de Pesquisa de palavra-chave, saiba que com ela você tem:

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave resulta em mais valor ao seu negócio, pois te auxilia a melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave.

Principais métricas de SEO na escolha de Palavra-chave

Se tratando de SEO, a busca por palavras-chave que se adequam ao seu negócio está no primeiro passo para atingir o sucesso. Métricas de SEO associadas à palavra-chave são aquelas que se referem exclusivamente a um determinado termo de pesquisa.

Volume de Busca

É a quantidade de buscas feitas para uma determinada palavra-chave, respeitando também um determinado período. Na WebPeak, o dado considera uma média mensal de um período não especificado. Você também tem resultado sobre o termo à nível global. 

Tendência de Busca

Semelhante ao recurso mencionado acima, a Tendência de Busca é uma métrica do Google Trends. Apesar de não trazer dados absolutos, manifestam os dados relativos, em que 100 é o máximo e 0 é o mínimo, para aquele mesmo termo. Essa régua (0-100) irá se manter independentemente da consulta que estiver sendo feita. O critério aqui é agrupar termos semelhantes. 

Posição de Palavra-chave

Posição de Palavra-chave trata-se da ordem em que uma página aparece na página de resultados de busca. No geral, possui dez resultados.

CTR (Click Through Rate)

CTR (Click Through Rate) é a taxa de clique recebida por uma página. Ou seja, é a proporção entre impressões e cliques de uma página nos resultados de pesquisa.

Outras ferramentas para melhorar a saúde de sites da WBP 

Ferramenta de Otimização de Links Internos

  • Análise de texto de link interno para ajudá-lo a estabelecer o tema do seu site e aproveitar ao máximo a pesquisa semântica;
  • Análise da autoridade da página para ver quais páginas do seu site são consideradas autoritárias pelos motores de busca;
  • Análise da página de destino para encontrar oportunidades de links e aumentar a visibilidade da sua página de destino.

Essa ferramenta de SEO é para você agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

Ferramenta de Análise de SEO

  • Um relatório geral de auditoria de SEO com avisos e conselhos úteis;
  • Um relatório de otimização específica de palavras-chave que abrange todas as áreas de página proeminentes de SEO;
  • Um relatório de otimização de celular que o ajudará a detectar problemas que possam influenciar o ranking do seu site na busca por dispositivos móveis.

A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.

Ferramenta de Geração do Sitemap

Uma ferramenta de criação de sitemap XML e monitoramento da indexação das páginas do sitemap.

Ferramenta de Auditoria Técnica

Um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site.

A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.

Há serviços que realizam apenas isso no mercado: uma auditoria técnica, página por página dentro do seu site. Mas na WebPeak você tem isso como apenas uma das várias ferramentas de SEO que vão te ajudar em sua análise.

SEO Ninja com WebPeak faz com que você analise vários fatores On Page técnicos e te entrega um relatório com:

Qualidade dos seus Titles: verifica se seus Titles estão utilizando as melhores práticas como tamanho, palavra-chave no começo e ausência de Titles em páginas importantes.

Qualidade das suas Descriptions: analisa se suas Descriptions estão bem escritas, se existem e se não estão repetidas com Descriptions de outras páginas. O ideal é que cada página contenha uma Description única e personalizada para o conteúdo da página.

Erros 404: passa um escaneamento para verificar se não há erros 404 em links internos do seu site. Por exemplo, você tinha uma página chamada “promoção de Natal 2018” que retirou do ar. Não há problema em ter páginas 404, mas o ideal é fazer algo com elas. Nesse caso, deixar a URL ativa e redireciona-lá no final do ano para “Promoção de Natal 2019”;

Erros 500: se há erros de servidor, a ferramenta te avisará. O ideal é fazer com que páginas que derrubem o servidor sejam otimizadas para serem mais leves e funcionais.

Redirecionamentos 301/302: é comum haver redirecionamentos. Todos os sites tem. Mas o ideal é que os redirecionamentos não apontem para outros redirecionamentos. Se A vai para B e B vai para C, então é melhor que A vá direto para C.

Imagens quebradas: se houver alguma imagem quebrada no seu site, será listada aqui nessa parte do relatório. Mas hoje em dia esses erros são menos comuns, já que o upload de imagem geralmente é feito por um CMS (Content Managment System);

Links internos quebrados: um dos motivos de sites terem erros 404 é por falta de linkagem interna apropriada. Uma página 'linka' para a outra que não existe mais ou foi mudada de lugar sem redirecionamento. Os links internos quebrados acabam com sua reputação e com a experiência do usuário.

Conclusão: a WebPeak é indispensável para análise de SEO. Quer comprovar? Confira nossas ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco





Últimas Postagens WebPeak

Google

Clique Zero: Google revelou o segredo

Google

Focar na Experiência do Usuário para não ser penalizado pelo Google

E-Commerce

Descrição de produto no e-commerce: como elaborar textos perfeitos

Google

December 2020 Core Update: tudo o que você precisa saber sobre a nova atualização do Google!