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O impacto do Search Generative Experience no SEO

Saiba tudo sobre o Search Generative Experience. Confira o impacto desta novidade na otimização de sites (SEO) e o que isso significa para o seu negócio.
O impacto do Search Generative Experience no SEO
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
3/5/2024

Saiba tudo sobre o Search Generative Experience. Confira o impacto desta novidade na otimização de sites (SEO) e o que isso significa para o seu negócio.

Com o lançamento do Search Generative Experience (SGE), o Google está inaugurando uma nova era na competição com a Microsoft e o ChatGPT e quer revolucionar a experiência de pesquisa dos usuários. 

Nessa postagem da WebPeak, queremos mostrar o que é o Google SGE e como funciona a IA generativa. Confira também dicas sobre como você pode se preparar com o Search Generative Experience quando se trata de SEO.

O que é Search Generative Experience?

Google SGE significa Search Generative Experience e é uma função de pesquisa desenvolvida pelo Google que se baseia em inteligência artificial generativa. 

Pela primeira vez, a Microsoft superou o Google e introduziu resultados de pesquisa alimentados por inteligência artificial em seu mecanismo de busca, o Bing, no início de 2023. Desde então, o Google tem estado empenhado em desenvolver sua própria versão e, em maio do ano passado, começou a implementá-la.

Conhecidos como SGE, os resultados de pesquisa baseados em IA do Google prometem fornecer uma resposta direta a uma consulta, resumindo informações de várias páginas selecionadas.

As páginas escolhidas são exibidas no painel SGE como fontes para o resumo gerado pela IA. Portanto, fazer parte dessa seção representa uma clara vantagem em termos de visibilidade e potencial tráfego.

O objetivo deste recurso é melhorar a experiência de pesquisa dos usuários para que sejam geradas respostas mais precisas e contextuais com base na consulta de pesquisa, que vão além dos resultados de pesquisa “normais”.

O Search Generative Experience foi apresentado pela primeira vez em 2023 na conferência de desenvolvedores Google I/O.

Como funciona o Search Generative Experience?

É claro que apenas o próprio Google sabe em detalhes como a IA generativa funciona. Em princípio, no entanto, você pode imaginar o processo assim:

Tudo começa com uma consulta de pesquisa de um usuário. O Google SGE os analisa para entender melhor o contexto. Até agora, o algoritmo procedeu de forma que resultados de pesquisa adequados sejam exibidos por meio da identificação de palavras-chave

No entanto, a IA generativa vai um passo além. Ele tenta capturar as necessidades mais profundas dos usuários.

Uma vez registrados, as informações relevantes são processadas e extraídas de inúmeras fontes de dados. A resposta apropriada é gerada com base na consulta de pesquisa inserida e nas informações coletadas do conjunto de dados. 

A resposta não é apenas precisa, mas também leva em consideração o contexto da consulta original para fornecer aos usuários uma resposta completa às suas perguntas. O próprio Google explica o SGE usando um exemplo específico. 

Uma pessoa insere a seguinte consulta de pesquisa:“ O que é melhor para uma família com 3 crianças menores de 3 anos e um cachorro: um dia no Parque Nacional do Iguaçu ou uma visita ao Pantanal?" 

Normalmente a pergunta teria sido dividida em duas ou três perguntas porque provavelmente não existe nenhuma página que cubra todos os três tópicos. No entanto, o Google Search Generative Experience pode processar a consulta completa e fornecer à pessoa um resultado completo de pesquisa de várias fontes.

Por exemplo, destacando os pontos fortes e fracos de cada destino em termos de acessibilidade, atividades para crianças pequenas e pet-friendly. Dessa maneira, o usuário obtenha uma resposta completa e informativa em uma única visualização, economizando tempo e esforço na pesquisa.

Qual o impacto do Search Generative Experience no SEO?

Se você possui uma empresa local, é importante entender o Search Generative Experience e como alterar seus métodos locais de SEO para permanecer relevante e potencialmente aumentar a exposição, o tráfego e a receita.

A boa notícia é que se você seguir as práticas recomendadas locais de otimização de sites e marketing de conteúdo, estará pronto para essa nova evolução de pesquisa.

Em muitos casos, isso pode eliminar a necessidade de clicar em sites. A SGE utiliza tecnologias baseadas em IA, incluindo processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina e aprendizado profundo.

Essas tecnologias permitem que o mecanismo de busca entenda o termo de pesquisa do usuário, analise material relevante e forneça um resultado apropriado.

  • Impacto do Google SGE no SEO

A integração do Google SGE nos resultados de pesquisa terá quase certamente um impacto no nosso trabalho como SEOs e provocará uma mudança nas estratégias anteriores.

Porque aqui você deve se perguntar claramente: a posição 1 ainda é suficiente? Os operadores de sites já estão competindo na pesquisa com muitos elementos, como anúncios SEA* (Search Engine Optimisation), integração de imagens, vídeos ou Google Maps. * Search Engine Optimisation: corresponde a publicidades no Google e em outros motores de busca. 

Atualmente, fica claro que os resultados da pesquisa orgânica do Google ficam ainda mais abaixo na página. A parte superior da página, que é a primeira coisa que você vê ao abrir os resultados de pesquisa, é praticamente toda ocupada pelo Search Generative Experience.

Dessa forma, as primeiras classificações recebem menos cliques. Na verdade, este fato não é uma surpresa, uma vez que o Google há muito que tenta manter os utilizadores na pesquisa com os seus próprios resultados de pesquisa (as chamadas pesquisas de zero clique) e evitar que cliquem em sites externos fora do ‘’mundo Google’’.

Portanto, o foco das otimizações será aparecer nesses resultados gerados pela IA. As estratégias atuais precisam ser adaptadas ou reconsideradas. 

O Google Search Generative Experience também é capaz de responder a consultas de pesquisa de cauda longa, o que pode afetar o comprimento da palavra-chave. Os usuários podem então fazer perguntas detalhadas que a SGE pode responder com precisão.

  • Para quais setores a IA generativa é relevante?

Se você deseja ser encontrado nos resultados de busca dos usuários, independentemente de oferecer um serviço, vender um produto ou querer fornecer informações com seu site, cada mudança no universo Google é relevante para você. 

Ainda assim, existem alguns setores para os quais o Google SGE será mais relevante do que outros, como comércio eletrônico; moda; alimentos e bebidas; saúde; viagem; indústria automotiva; entretenimento e finanças. 

  • SEO x SGE: o que fazer 

Primeiro, descubra se seus principais termos de pesquisa estão sendo exibidos nos resultados do Search Generative Experience - isso é importante para entender a situação atual. 

Pergunte a si mesmo: o que exatamente a IA está gerando e quais são os concorrentes mostrados? Se você tiver sorte, o Google já pode estar usando suas informações. Se não, o SGE oferecerá insights sobre o que considera relevante e digno de menção. Com base nisso, você pode ajustar seu conteúdo para se destacar.

Vamos falar sobre a importância do EEAT (Experience, Expertise, Authoritativeness and Trust) no SEO. Embora não seja uma novidade, o double-EAT se tornará ainda mais relevante com o Google SGE. Afinal, a IA generativa prestará muita atenção às informações que oferece aos usuários, especialmente em setores sensíveis como finanças ou saúde. 

Você deve, portanto, ser percebido em uma fonte confiável e especializada para aumentar suas chances de aparecer nos resultados do SGE.

O princípio de "Conteúdo é Rei" ganha cada vez mais importância com o desenvolvimento contínuo das tecnologias digitais e dos algoritmos de busca. Ofereça conteúdo relevante e de alta qualidade que agregue valor aos usuários, complementado por um nível de especialização profissional. 

Além de criar novo conteúdo, atualize regularmente o existente e responda às perguntas dos usuários para se tornar ainda mais relevante para o SGE.

Fique de olho nas mudanças nos resultados de pesquisa. Monitorar regularmente as alterações na pesquisa é essencial. Aparecer nos resultados do SGE não significa que seu trabalho acabou. 

Se você for excluído desses resultados, o Google pode estar considerando um concorrente mais relevante. Avalie a situação e tome medidas para recuperar sua posição nos resultados do SGE.

Conte com a WebPeak para utilizar o Search Generative Experience 

Para nós, especialistas em SEO, a introdução do Google Serach Generative é uma mudança significativa no cenário de pesquisa. 

O domínio dos resultados SGE na área acima da dobra pode fazer com que os resultados da pesquisa orgânica tradicional recebam menos visibilidade e deslizem ainda mais para baixo. 

Todas essas mudanças exigem um ajuste nas estratégias de SEO. Em particular, torna-se importante estar presente nas respostas geradas pela IA, o que coloca uma necessidade ainda maior em conteúdos de alta qualidade e otimização para EEAT.

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