SEO

O que é e como funciona um buscador de palavras chave

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

O desenvolvimento de uma lista de palavras-chave é uma das primeiras e mais importantes etapas de qualquer iniciativa online. Tais palavras-chave podem ser encontradas com o auxílio de ferramentas, planejadores e mapeadores.

Entenda que as palavras-chave para SEO estão diretamente conectadas quando se trata de executar uma campanha vencedora de marketing digital. Então utilizar um poderoso buscador de palavras chave é essencial para o sucesso.

Nesse conteúdo vamos falar sobre funcionalidades e recursos que um buscador de palavras-chave deve ter. Acompanhe!

O que é um buscador de palavras-chave?

Indo diretamente ao ponto, o buscador de palavras-chave te ajudará a fazer campanhas de links patrocinados e, identificar quais palavras-chave deve escolher para que seus anúncios fiquem melhor posicionados. 

Além disso, esse tipo de ferramenta ajuda quem quer montar uma loja online, mas ainda tem dúvidas sobre o que vender. Através de um buscador de keywords, você conseguirá observar o volume de buscas mensais de determinada palavra-chave, entender se existe competitividade e demanda para o produto/segmento que você deseja explorar.

Existem diversos buscadores no mercado, os mais conhecidos e utilizados no Brasil são:


A WebPeak traz informações das fontes de dados:

Planejador de palavras-chave do Google Ads, Ask, preenchimento automático da barra de pesquisa do Google, snippet de pesquisas relacionadas, Google Search Console, espiar concorrentes.

Google trends traz informações da fonte de dados:

Todas as pesquisas realizadas no buscador Google (mundo ou local), no período selecionado.

Planejador Google Ads traz informações da fonte de dados:

Todas as pesquisas realizadas no buscador Google (mundo), levando em consideração o leilão de termos, palavras que convertem com base nos anunciantes.

Google Correlate traz informações da fonte de dados:

Todas buscas relacionadas que já foram realizadas por usuários.

SERank traz informações da fonte de dados:

Base de dados interna e sugestões de motores de busca do Google, Yahoo e Bing atualizados mensalmente.

Keywordtool.io traz informações da fonte de dados:

Usa a ferramenta de Autocomplete do Google como um gerador de palavras-chave precisas.

Semrush traz informações da fonte de dados:

Apenas do Clickstream do Google.

Ubersuggest traz informações da fonte de dados:

Termos relacionados de pesquisa do Google.

Porque utilizar um Buscador de palavras chave

Grande parte dos profissionais de marketing cometem os mesmos erros quando se trata de pesquisa de SEO Keywords

Preparamos uma pequena lista de erros comuns que você tem que evitar:

  • Realizar pesquisa de Keywords SEO somente uma vez,
  • Não se preocupar em atualizar e expandir sua lista de palavras-chave SEO, ou
  • Segmentação de palavras-chave que são muito populares, o que significa que são muito competitivas.

Em resumo, buscar palavras-chave para SEO deve ser uma parte contínua e em constante evolução do seu trabalho como um empreendedor na internet. 

Palavras-chave antigas precisam ser re-avaliadas periodicamente, e palavras-chave competitivas de alto volume,  podem ser substituídas ou aumentadas com frases mais longas, criadas para não trazer qualquer visitante, mas exatamente os visitantes certos.

Buscadores de palavras-chave presentes na WebPeak

O que é e como funciona um buscador de palavras chave

1. Obtenha sugestões de palavras-chave -matadoras- de várias fontes

Não há necessidade de alternar entre várias ferramentas de palavras-chave para obter ótimas ideias de palavras-chave. Encontre milhares de sugestões de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

Além das ótimas sugestões de palavras-chave encontradas regularmente no Planejador de palavras-chave do Google, você também obterá frases de palavras-chave populares no preenchimento automático da barra de pesquisa do Google, no widget Pessoas também pesquisaram e em outras fontes.

2. Escolha apenas palavras-chave usando métricas importantes

Algumas ferramentas de palavras-chave podem fornecer apenas sugestões de palavras-chave, sem nenhuma métrica que possa ajudá-lo a entender se vale a pena escolher esta ou aquela palavra-chave. Algumas palavras-chave podem não ser populares (sem volume de buscas mensais significativas). Outros podem ser populares, mas muito competitivos.

Para uma pesquisa de palavras-chave mais eficaz, use o KEI (índice de eficácia de palavras-chave), volume médio de buscas mensais globais ou locais, tendências de pesquisa nos últimos 12 meses, volume de impressões, posição média no Google e outras métricas importantes fornecidas pela WebPeak.

3. Use palavras-chave sob radar do Google Search Console

Sabia que seu site pode estar aparecendo na pesquisa Google por palavras-chave que você não considerou para SEO? Podem ser palavras-chave de cauda longa e, às vezes, palavras-chave curtas que você nunca pensou antes.

Para obter ideias de palavras-chave, vá para a guia Google Search Console na ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak. Otimize as páginas do seu site para as palavras-chave estratégicas que encontrar e alcance o aumento de tráfego!

4. Obtenha sugestões de palavras-chave segmentado por locais como países / cidades

Quer encontrar as palavras-chave certas para SEO local? Insira a área de destino no menu de localização. Com isso, a WebPeak atuará como uma ferramenta de análise de palavra-chave local que mostra o desempenho de palavras-chave específicas nas regiões e locais de sua escolha.

Com a WebPeak é possível segmentar as buscas, pensando em um negócio local que só atende a região, como contabilidade, petshop, escola, entre outros.

5. Espiar palavras-chave dos concorrentes e escolha as melhores frases

Que tal encontrar as palavras-chave que já funcionam para seus concorrentes? A WebPeak espiona as palavras-chave de seus concorrentes (que acionam as páginas do site), para que você obtenha ainda mais ideias de palavras-chave que podem ser importantes para o negócio.

É um procedimento beeem simples: basta inserir o endereço do site de um concorrente e pronto! A ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak fornecerá importantes métricas de eficácia para as palavras-chave - portanto, você usará apenas as melhores.

Por que utilizar um buscador de palavras chave pago?

Já parou para pensar que quando se utiliza uma ferramenta de palavras-chave gratuita, é um desafio pesquisar e atualizar milhares de palavras-chave para vários sites que você tenha ou análise. 

Imagine manter um histórico de suas pesquisas de palavras-chave, segmentar e salvar suas listas de palavras-chave, alimentá-las com sua ferramenta de verificação de classificação e auditoria de SEO, e automatizar tarefas de SEO. Com as ferramentas grátis não é possível 😵

Mas não precisa ficar triste com isso. A WebPeak é uma ferramenta completa, com todos os recursos de SEO, com o melhor buscador de palavras-chave, que apresenta dados de fontes como o planejador de palavras-chave do Google Ads, pessoas também pesquisaram, preenchimento automático da barra de pesquisa do Google, snippet de pesquisas relacionadas, Google Search Console, espião de concorrentes.


As ferramentas de palavras-chave online da WebPeak ajuda milhares de empresas em todo o mundo. É hora da sua empresa chegar ao topo dos buscadores!


Encontre as melhores palavras-chave para o seu negócio. 



Últimas Postagens WebPeak

SEO

Investir em SEO para tirar sua empresa do campo de batalha chamado ''Crise Econômica''

SEO

O que você precisa saber sobre SEO Interno

SEO

5 ferramentas de SEO essenciais para evitar quedas repentinas no Rank

Empreendedorismo Digital

Como criar um site grátis [não é WIX]