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Saiba o que é SEO negativo e como ele é prejudicial

Saiba o que é SEO negativo, como proteger o seu site e como essa prática pode ser prejudicial para o seu site!
Saiba o que é SEO negativo e como ele é prejudicial
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
22/1/2024

Saber identificar os players de SEO negativo no mercado e responder rapidamente é fundamental para manter seu posicionamento competitivo. Por isso, não perca este conteúdo e livre-se de ameaças! 

Search Engine Optimization (SEO) é uma indústria dinâmica que está em constante mudança para acompanhar as demandas modernas dos buscadores de informações. Hoje, classificar a primeira página na Pesquisa do Google é um ato muito poderoso, que requer uma pesquisa cuidadosa de palavras-chave, desenvolvimento de conteúdo, estratégia social, medição de campanhas e otimização no site. 

Não surpreendentemente, também nos deparamos com algumas maçãs podres. Existem aqueles que não querem fazer esforço ou investimento no desenvolvimento adequado de seus sites. Em vez disso, eles preferem atalhos - táticas de SEO negativo - destinadas a derrubar a concorrência honesta e levar esses cobiçados lugares de topo por meio de engano. Alguns praticam intencionalmente SEO negativo para obter resultados rápidos para seus clientes, enquanto outros inadvertidamente caem nesses truques porque não conhecem outro melhor.   

O SEO negativo pode ser uma tentativa do seu concorrente de injetar links desagradáveis ​​em seu site ou roubar links de seu site com bom desempenho. O SEO negativo tem um amplo espectro e também inclui roubo de conteúdo, representação de marca e vários outros aspectos semelhantes.

Antes de conferir este conteúdo, leia o nosso Guia de SEO e fique por dentro do tema!

O que é SEO negativo?

SEO negativo, também chamado de “Black Hat SEO”, envolve o uso de táticas maliciosas em seu site para manchar sua reputação com o Google e roubar classificações de mecanismos de busca para palavras-chave importantes a serem usadas no site de um concorrente. 

No passado, SEO negativo pode ter sido tão simples quanto sequestrar seu site com banners questionáveis. No entanto, o SEO negativo de hoje tornou-se muito mais complexo e sofisticado.  

Você sabe como identificar o SEO negativo? Algumas formas de fazer isso são:

Link Farming: apontar links de baixa qualidade para o seu site a partir de sites criados exclusivamente com o objetivo de abrigar links inúteis, com spam e não relacionados.

Conteúdo duplicado: copiar e colar seu conteúdo e publicá-lo em vários sites em toda a Internet é um dos métodos mais fáceis que os spammers usam para penalizar seu site.

Modificando o conteúdo: executando scripts invisíveis dos modelos de cabeçalho ou rodapé.

Perfis falsos de mídia social: comentários negativos publicados nas redes sociais podem prejudicá-lo. Os spammers geralmente optam por atacar por meio das mídias sociais, criando contas no Facebook ou Twitter com o nome de uma empresa e publicando postagens de baixa qualidade para arruinar sua reputação.

Desindexando o site: alterando seu arquivo robots.txt do servidor para removê-lo da pesquisa.

Rastreamento forçado:  desacelerar sites é uma maneira fácil para os praticantes de SEO negativos causarem danos. Ao rastrear o site com força, sobrecarregar a carga do servidor e, finalmente, travar o site, os praticantes de SEO negativos podem diminuir ou desclassificar seu site.

‘’Click Fraud’’: um bot de CTR especialmente programado para procurar as principais palavras-chave e termos de marca do site e, que em seguida, clica na listagem, apenas para retornar rapidamente à página de solicitação do mecanismo de pesquisa. O site é descartado assim que o Google supõe que o proprietário do site pode estar tentando “enganar o sistema”.

Adicionando malware: se um malware atacar seu site, o Google pode avisar os usuários que “este site pode ser invadido” antes de encaminhá-lo, fazendo com que o tráfego despenque.

7 Dicas para proteger seu site contra ataques de SEO negativo

As garantias do Google não são suficientes para o proprietário da web proativo. Felizmente, existem várias maneiras de proteger seu site de forma proativa. Confira algumas formas a seguir.

1. Ative a notificação por e-mail do Google Search Console

Agora, todas as informações e questões relativas ao seu site podem ser mantidas na vanguarda de sua mente. Depois de ver o que está acontecendo, você pode empregar estratégias mais avançadas para evitar SEO negativo, incluindo: monitorar backlinks do site, rejeitar (ou remover) backlinks suspeitos e proteger seu site contra malware/hackers.

2. Fique de olho em seus backlinks

Plataformas de SEO, como a Web Peak, ajudam você a monitorar seus backlinks por meio de um resumo das alterações, garantindo a análise completa. Construir backlinks para impactar negativamente sites de sites de baixa qualidade é uma ferramenta favorita de praticantes de SEO negativos

3. Observe atentamente seus backlinks importantes

Novamente, uma ferramenta como a Web Peak é inestimável. Acompanhar os backlinks mais importantes e se alertar para removê-los é um diferencial fundamental. Você pode entrar em contato com os webmasters dos sites e solicitar a restauração de backlinks valiosos, para não perder o status de pesquisa. 

4. Proteja seu site contra hackers e malware 

Com todos os hacks de alto perfil e violações de dados dispendiosas nas notícias nos dias de hoje, nunca foi tão importante reforçar a segurança do seu site contra ataques maliciosos de malware. Felizmente, existem etapas fáceis e acessíveis que você pode seguir para fazer exatamente isso, como:

  • Usando uma senha forte de administrador;
  • Empregando autenticação em duas etapas quando disponível;
  • Manter um site atualizado;
  • Instalando plug-ins de segurança;
  • Estabelecendo um sistema de backup automático.

5. Atenção aos ladrões de conteúdo e imitadores

Ferramentas contra plágio podem ajudá-lo a encontrar outras cópias do seu conteúdo em outros lugares da Internet, se existirem, bem como melhorar a qualidade da escrita em seu site e evitar plágio acidental. 

6. Fique de olho em suas menções nas redes sociais

Desempenhe um papel ativo na administração de mídia social por meio dos painéis de suas páginas sociais. Existem ferramentas de escuta social, para que você seja alertado sempre que seu nome for mencionado nas redes sociais. Quando as menções foram feitas, certifique-se de abordar quaisquer preocupações direta e prontamente para evitar que publicidade ruim se espalhe. 

7. Acelere o tempo de carregamento do seu site

Os Alertas do Google Analytics enviam e-mails quando o tempo de carregamento do seu site diminui, para que você possa identificar quando e por que isso está acontecendo. Pode ser necessário habilitar o cache, remover plug-ins e complementos que consomem recursos, otimizar os tamanhos das imagens, eliminar o excesso de código ou tomar medidas para bloquear a atividade do spammer.

Por fim, uma coisa que podemos dizer é que o SEO negativo acontece e o melhor que você pode fazer, como proprietário de um site de negócios, é manter-se informado sobre as diferentes maneiras pelas quais isso ocorre, permanecer vigilante e usar as ferramentas mais recentes para se proteger. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para receber mais artigos como este. Conheça nossos planos para elevar seu negócio a novos patamares (ainda melhores). Boa sorte!

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