5 minutos

7 Dicas para Aparecer na primeira página do Google sem pagar

Confira 7 dicas para aparecer na primeira página do Google sem pagar e impulsione o seu negócio!
7 Dicas para Aparecer na primeira página do Google sem pagar
Escrito por
Margot
Publicação
8/11/2023

Quem consegue deixar o site em primeiro lugar tende a captar 33% do tráfego de pesquisa, enquanto a segunda posição em diante recebe 18% e vai decaindo. Por isso, é muito importante manter o ranqueamento do seu site.

O que acontece é que às vezes isso pode custar um pouco mais do que o esperado, e alguns empreendedores simplesmente não querem pagar por isso, ou apenas não podem pagar para obter uma posição privilegiada no Google.

Neste caso, entram as dicas de otimização, para que seu conteúdo seja considerado relevante é de extrema importância aplicar o SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que a otimização para mecanismos de busca.

Antes de conferir este conteúdo, conheça o nosso Guia de SEO e fique por dentro do assunto!

Saiba como aparecer na primeira página do Google sem pagar!

Seguem algumas dicas para que você consiga elevar a posição do seu site nos mecanismos de busca.

1ª Dica para Aparecer na primeira página do Google: Tenha o Sitemap Liberado

Se ainda não conhece essa função ela é muito simples. O Sitemap é o arquivo específico desenvolvido para que os robôs de busca identifiquem seu site. Ele deve ser escrito seguindo alguns padrões, com códigos chaves para que o buscador encontre suas páginas do site.

Uma vez que sua página for encontrada, esses robôs passam a indexar sua página nos mecanismos de busca.

2ª Dica para Aparecer na primeira página do Google: Tenha Conteúdos relevantes

Ter conteúdos de qualidade também é muito importante para elevar a posição do seu site. 

O Google faz análise de conteúdos relevantes, levando em consideração experiência do usuário, e o uso de palavras chaves.

Para isso, é necessário que tenha uma boa composição de palavras chaves no conteúdo, da forma mais natural possível, respeitando a estrutura do texto.

Um texto completo, de qualidade a um público ou tema em específico tem um melhor direcionamento e junto de uma boa escrita, garantem qualidade à sua página de destino.

Os robôs de busca tendem a dar mais pontos positivos a textos com maior densidade, ou seja, o uso sábio das palavras-chave e boa interação com usuário; links externos direcionados de sites renomados, dados e porcentagens com fontes conhecidas são essenciais para construir a reputação do seu site.

Outro fator importante em SEO é o elenco de palavras-chave que não só guiam o seu conteúdo, como também, quando bem escolhidas, trazem um tráfego mais qualificado para seu site. As também chamadas keywords não se limitam apenas a palavras, como também sentenças mais específicas para direcionamento (short tail, middle tail, long tail keyword).

3ª Dica para Aparecer na primeira página do Google: Use Descrições completas e exclusivas

Sabe a prévia do conteúdo quando você faz a pesquisa no Google? Esta prévia é chamada de meta description, ao usar a descrição na otimização o conteúdo será indexado de forma mais atraente.

Não é apenas um detalhe, as descrições são as primeiras leituras do Google, é usado como se fosse uma vitrine, uma descrição bem elaborada com utilização das palavras chaves ajuda no ranqueamento da página.

4ª Dica para Aparecer na primeira página do Google: Defina uma Persona

As personas são definidas para que você conheça a fundo o nicho que quer alcançar. Se isto for bem desenvolvido, você conseguirá gerar conteúdos de qualidade e que são mais procurados pelo seu público alvo.

Após o clique inicial de um visitante, seu conteúdo precisa ser atrativo para fidelizar um visitante, então uma ótima tática é sempre se manter atualizado com possíveis upgrades, assuntos pertinentes e atualidades globais.

Lembre-se das influências externas que podem gerar ou não interesse do usuário, sempre tenha em mente as preferências do público que você procura atingir.

É necessário estar presente, atento e interagindo o mais rápido possível para gerar engajamento. Envolver-se com o seu público, respondendo a perguntas ou dando dicas valiosas, é a melhor maneira de garantir uma espécie de lealdade para o seu site/fan page e ainda humaniza a você.

Ou seja, não basta apenas que você apenas fale: é preciso conversar com o seu público!

5ª Dica para Aparecer na primeira página do Google: Otimização de URL é essencial

Assim como o conteúdo deve estar otimizado, também é necessário otimizar as URL’s de cada página do seu site. Utilize uma URL curta que seja específica para o seu conteúdo, assim aumenta significativamente as chances de estar na primeira página do Google.

6ª Dica para Aparecer na primeira página do Google: Otimize as Imagens

Buscadores geralmente conseguem ler apenas os conteúdos escritos, então, imagens não são consideradas. Desta forma, para aparecer na primeira página do Google, utilizar imagens é importante para auxiliar a leitura do seu público.

Nesta parte não tem complicações, basta colocar a legenda na foto na hora da otimização. Assim quando salvar a imagem e alguém fazer a busca com as palavras chaves da legenda, elas aparecerão no mecanismo de busca.

7ª Dica para Aparecer na primeira página do Google: Sempre monitoramento de suas ações

Para saber o que está acontecendo em seu site, e o que pode fazer para melhorar o desenvolvimento do mesmo. Então, fique de olho na classificação do seu site no Google, quais são as páginas mais acessadas, e fique atento a pequenos erros para que você possa corrigi-lo logo no começo.

O desenvolvimento social de engajamento de mídia exige um know-how para aplicar as métricas corretamente. Planeje uma estratégia de engajamento com base em informações e dados coletados, saiba onde está o seu público-alvo e como as pessoas dentro dele estão se comunicando.

Estruture seu site e conquiste os primeiros lugares no ranqueamento do Google!

Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do marketing digital.

Até a próxima!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager