Ferramentas do Google para melhorar sua presença na internet

2/7/2018

Ferramentas do Google para melhorar sua presença na internet

O Google é muito mais que um buscador, podemos dizer que suas inúmeras ferramentas, que podem te ajudar a melhorar os processos do cotidiano e traçar estratégias eficientes de marketing, atuam de modo sustentável ao seu negócio na internet.

A presença do Google está presente na vida de muitas pessoas diariamente, e de diversas formas: busca, email, publicidade, e até mesmo nos smartphones com o Android e possibilidade de baixar no sistema IOS. Entretanto, poucas pessoas sabem que existem dezenas de ferramentas do Google para auxiliar muito o marketing de uma empresa, do funil de vendas à própria dinâmica da sua equipe.

Este conteúdo completo é para que você conheça as melhores ferramentas do Google que vão maximizar seus resultados.

Vamos lá!

Não deixe de ler: SEO: Porque seu conteúdo não está aparecendo no Google

Ferramentas do Google indispensáveis para seu negócio

1ª ferramenta do Google: Ferramenta de busca do Google

Falar de marketing digital sem mencionar o Google é um grande equívoco. A ferramenta de busca do Google é o principal canal para gerar tráfego e captar clientes. A famosa frase ‘’pergunte ao Google’’ é muito comum, e podemos dizer que virou um hábito para grande parte dos usuários da internet.

 Entretanto, muitos destes usuários não reconhecem o poder de busca desta ferramenta, as diversas opções, em diferentes línguas, tornam este recurso central para o sucesso de muitas empresas.

Leia mais: Estratégia de marketing digital

2ª ferramenta do Google: Google Search Console

Muito mais importante do que ter um website, é fundamental saber como mantê-lo compatível e amigável com o Google.

O Google Search Console é uma ferramenta voltada para webmasters. Não à toa que está inserida no Google Webmaster Tools, que trata-se de um conjunto de ferramentas do Google para desenvolvimento de sites.

Leia mais: Google Search Console: tudo que você precisa saber sobre Webmaster tools

3ª ferramenta do Google: Google Ads (Google AdWords)

Esta ferramenta foi lançada em 2000, e é uma das maiores ferramentas do Google quando o assunto é representatividade, afinal, a maior parte das receitas do Google provém dela.

O conceito é simples, ela permite que empresas façam anúncios online, tanto nos resultados de busca do Google quanto em sites parceiros, e melhor: diretamente para um público relevante para os negócios envolvidos.

Saiba mais: Google Ads: veja o que mudou!

4ª ferramenta do Google: Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner, como o próprio nome indica, trata-se de uma ferramenta para te auxiliar no planejamento de palavras-chave que serão abordadas na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Leia mais: Planejador de Palavras chave

5ª ferramenta do Google: Google Suggest

Podemos dizer que o Google Suggest é o autocomplete do Google, você certamente já se deparou com aquele que sugere palavras sempre que você começa a digitar o que quer buscar. Certamente já viu, não é mesmo?

Quando você começa a escrever uma determinada palavra, você consegue compreender quais são os outros termos que estão relacionadas à sua busca e que têm um alto volume de procura pelos usuários, é um excelente meio para você estabelecer uma boa estratégia de marketing.

6ª ferramenta do Google: Google Trends

Você certamente já se deparou no quanto uma equipe de marketing pode ter dificuldades em escolher um tema atrativo ao público-alvo da empresa. Se basear em achismos ou adivinhações não condizem para estruturar um bom planejamento. E nesse sentido o Google Trends entra com soluções para seu negócio.

Leia mais: Google Tools

7ª ferramenta do Google: Google Alerts

O Google Alerts pode ser utilizado para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre variados temas. O intuito é que você receba um alerta via email a cada momento que algum termo que você esteja monitorando for citado na web. 

Através disso é possível acompanhar citações referentes aos seus concorrentes, assim como às palavras importantes dentro do seu mercado ou até sobre o que se fala sobre o seu produto ou serviço.

Leia mais: Conheça o Google Alerts e saiba como esta ferramenta vai ajudar sua estratégia de marketing

8ª  ferramenta do Google: YouTube

O Youtube é a plataforma de vídeos do Google, que provavelmente você acessa bastante. Ela se coloca como a segunda ferramenta de busca mais utilizada no mundo. Além disso, o Youtube está entre os três primeiros sites mais acessados, que junto ao Google e ao Facebook estabelecem a tríade dos recursos mais acessados na internet. Isso significa que a procura por vídeos irpa representar uma parcela significativamente grande em motores de busca.

Leia mais: Como criar um canal no YouTube

9ª ferramenta do Google: Google Shopping

O Google Shopping atua como uma espécie de agregador de lojas. A partir dele você pode anunciar produtos no próprio Google e fazer uma conexão com sua loja.

Dessa forma, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.

10ª ferramenta do Google: Google Analytics

O Google Analytics trata-se de um programa gratuito do Google para análise de sites e aplicativos. A partir do uso desta ferramenta você consegue analisar todo o comportamento de quem esteve no seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros.

Você também pode desdobrar possibilidades de uso mais avançadas, como observar o funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas.

Saiba mais: 18 Motivos para usar o Google Analytics em seu dia a dia

11ª ferramenta do Google: Gmail

O Gmail nada mais é que o email do Google. Inúmeras pessoas possuem uma conta pessoal do Gmail, tanto por sua versatilidade, interface amigável, organização e filtro de spam eficiente.Na versão corporativa do Gmail, é possível utilizar o domínio da empresa voce@suaempresa.com. br e também grupos de email do tipo marketingdigital@suaempresa.com.br.

O email corporativo conta com a garantia de 99,9% de disponibilidade em contrato, diferentemente do Gmail pessoal. Ou seja, provavelmente você nunca ficará com email fora do ar. É uma excelente solução para seu negócio.

12ª ferramenta do Google: Google Agenda

O Google Agenda (Calendar) possibilita que você marque compromissos e envie convites de forma automática para  todos os participantes de um evento ou reunião. Compartilhar a agenda é muito mais fácil, as pessoas possuem disponíveis para fazer uma reunião da equipe.

Se tratando do seu modo online, o Google Agenda pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet. Por outro lado, é possível programar para receber lembretes por email, sms e notificações de celular.

Não deixe de ler: Saiba como aparecer no google em 4 passos

13ª ferramenta do Google: Google Drive

O Google Drive trata-se do serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google na nuvem, ou seja, em um local no qual você não perderá seus arquivos em casos extremos. A partir dele, você pode fazer o upload de qualquer arquivo e converter determinados tipos de arquivos em um formato Google, como documentos, planilhas ou apresentações.

Esses arquivos não vão ocupar espaço no Drive e o aplicativo permite 30 GB de armazenamento de arquivos ou espaço ilimitado, dependendo do plano contratado. Você pode utilizá-lo gratuitamente.

14ª ferramenta do Google: Google Forms

O Google Forms trata-se da ferramenta de formulários do Google para fazer pesquisas. A partir dela você consegue criar um questionário com campos customizáveis. Após esse processo, o Google cria uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado.

Leia também: O que é Google Tag Manager?

15ª  ferramenta do Google: Google Planilhas

As Planilhas faz parte da suite de produtividade do Google, podemos dizer que é o Excel do Google. Esta é uma ferramenta robusta e que possui um grande benefício pelo simples motivo de ser na nuvem, e pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão a internet e sem necessidade de instalação.

16ª ferramenta do Google: Google Docs

Este é o que podemos chamar de “word do Google”. É uma excelente ferramenta para produção de conteúdo na nuvem. Uma das grandes vantagens do Docs é a facilidade de compartilhamento do documento com outras pessoas, seja da mesma organização ou não.

A ferramenta possibilita também que sejam realizados comentários e sugestões, contribuindo para a construção coletiva de artigos, eBooks, playbooks e outros documentos.

Leia também: Os 10 mandamentos do marketing de conteúdo

17ª ferramenta do Google: Google Apresentações

Esta ferramenta é responsável pela criação de slides do Google, onde é possível criar e editar apresentações diretamente do navegador, sem precisar de software.

Inúmeras pessoas podem trabalhar de forma simultânea em uma única apresentação online. Esta ferramenta é compatível com o power point, podendo exportar e importar arquivos.

18ª ferramenta do Google: Hangouts

google hangouts

Através do Hangouts, você pode trabalhar em equipe com clientes, agências e até mesmo integrantes da equipe à distância, o que é muito bom para a dinâmica do marketing digital, que muitas vezes possui equipes com limitações geográficas. Nesse sentido, o Hangouts é uma solução.

É possível fazer reuniões em áudio e vídeo com até 25 pessoas, de dentro ou fora da organização. E mais: o Hangouts possui bate-papo que fica dentro da interface gráfica do Gmail.

Não deixe de ler: Como Fazer o Google Encontrar o seu Site?

19ª ferramenta do Google: Google Meu Negócio

Ufa, chegamos na última ferramenta do Google que queremos apresentar: Google Meu Negócio. Esta é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.

Segundo o Google, empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores. Dessa forma, o uso desta ferramenta permite que você inclua informações como site, horário de funcionamento, telefone, fotos e mais. Pode ser muito importante para seu negócio!

Leia também: Google Shopping, como funciona e as vantagens para seu ecommerce

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Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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