5 minutos

Conheça 7 Ferramentas de SEO Grátis

As Principais 7 Ferramentas de SEO Grátis para começar a usar hoje mesmo! Acompanhe as novidades do blog e não deixe de compartilhar as dicas com os amigos :)
Conheça 7 Ferramentas de SEO Grátis
Escrito por
Mariana Chaves
Publicação
28/2/2024

Olá, pessoal!

Hoje em dia não há mais desculpas para que seu site chegue ao topo dos buscadores, visto que existem formas de você acompanhar o desempenho do SEO de seu site e o melhor de tudo, aparecer no Google sem pagar para ele.

Para te ajudar, fizemos uma lista de ferramentas de SEO grátis que vão dar um gás na otimização do seu site.

Se você ainda não sabe a importância do SEO para trazer novos usuários para o seu site, leia o artigo que escrevemos mostrando os benefícios da otimização de SEO para o seu site.

Mas se você já conhece o que o SEO pode fazer por você, então vai gostar ainda mais de saber que é possível economizar com as ferramentas de SEO grátis que listamos aqui.

Ficou curioso para saber mais? Confira a seguir!

7 Ferramentas de SEO grátis

Abra o bloco de notas para anotar as ferramentas de SEO grátis que irão te ajudar daqui para frente a renovar o tráfego de seu site e aumentar as vendas e os acessos:

Ferramenta de SEO grátis #1 - Google Trends

O Google Trends é muito útil para pesquisas de palavras-chave. Para quem precisa de novas ideias de SEO keywords, ela não é indicada, mas é possível extrair novas informações das palavras-chaves que já constam no seu plano.

Os principais destaques do Google Trends são:

  • Evidenciar sazonalidades de busca para uma determinada palavra-chave;
  • Comparar o volume de busca de até 5 keywords de uma só vez, dentro de um período pré-determinado;
  • Ver a distribuição de busca de uma palavra-chave por região (país, estado, cidade).

Ferramenta de SEO grátis #2 - Keyword Planner – Google Ads

Com o Keyword Planner você pode acompanhar o volume de busca de qualquer palavra-chave, e como bônus obter várias sugestões de keywords baseadas nas palavras-chave que você já possui.

A ferramenta Keyword Planner é uma das que o Google disponibiliza na sua plataforma de anúncios, o Google Ads. 

Inicialmente essa ferramenta foi elaborada para ajudar os analistas de mídia paga na primeira etapa de planejamento das suas campanhas. Como tudo se aperfeiçoa, com o passar do tempo, passou a ser de grande valia para os profissionais de SEO.

Keyword Planner também permite analisar algumas informações mais específicas, como o nível de competitividade da keyword. 

É válido freezar que, por se tratar de uma ferramenta de compra de mídia, dados como este serão baseados nos critérios desse nicho e não nos de SEO. Sendo assim, a ferramenta serve para dar uma noção geral da situação da palavra-chave em termos de competitividade e buscas, para que você identifique novas oportunidades.

Ferramenta de SEO grátis #3 - Google Search Console

Essa você provavelmente já conhece, mas se não conhece aqui vai uma apresentação mais geral da queridinha Google Search Console, ou GSC, pros íntimos.

A Google Search Console (ou Webmaster Tools, como era chamada) é uma ferramenta fundamental para qualquer projeto de site que você está pensando em começar. 

Ela te auxilia em muitos aspectos importantes on-page para que você possa identificar problemas com facilidade e corrigi-los para evitar punições no Google.

Com o tempo, a ferramenta se tornou peça-chave de qualquer estratégia de SEO que é iniciada, sendo indispensável para o sucesso de um projeto. Claro que o fato de ela ser gratuita ajuda muito, e também por trabalhar muito bem junto com o Google Analytics que falaremos na sequência.

Para ficar ainda melhor, a ferramenta também funciona como uma ponte entre o motor de busca e o analista de SEO, avisando sempre que houver uma penalidade ou alguma outra notificação importante.

Além disso, é possível ter informações como palavras-chave indexadas, cliques e impressões, extrair relatórios de performance e muito mais!

Ferramenta de SEO grátis #4 - Google Analytics

Quando se trata de analisar resultados digitais, com certeza o Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes disponíveis na internet. 

Além disso, é possível fazer análise de SEO a partir dos dados obtidos lá no GA. Para muitos especialistas em SEO, o Google Analytics é considerado o ar do e-commerce: então se você possui um site, ele não pode faltar na sua lista.

Quando se trabalha na internet, ou se tem sites e blogs, se tem muito mais dificuldade sem a utilização do Google Analytics. A ferramenta fornece os melhores dados sobre visitantes, o tráfego orgânico e assim por diante.

Agora, se em algum momento já soube do Google Analytics, mas ainda não utiliza, já pode começar a se programar e utilizar a ferramenta. Afinal, é com ela que você consegue reunir uma grande quantidade de dados de altíssima qualidade e bastantes detalhadas.

Não deixe de ler: 18 motivos para usar o Google Analytics em seu dia-a-dia

Ferramenta de SEO grátis #5 - Mozbar

A Mozbar é uma das ferramentas gratuitas para SEO considerada mais fácil de ser usada, o grande obstáculo da ferramenta é que o usuário deverá ter um conhecimento básico em inglês, uma vez que ela é disponibilizada completamente nessa língua.

Ao realizar análises com a Mozbar, é possível chegar a conclusão que esta plataforma tem como base o conhecimento, ou seja: o mecanismo te ajuda a identificar melhor qual material e conteúdo pode ser relevante para o SEO do seu site ou blog.

E ainda para acrescentar, a ferramenta te mostra métricas importantes, competição de palavras-chave e te deixa criar buscas personalizadas de acordo com sua região.

Dica: A WebPeak reúne o que há de melhor na tecnologia do Moz já em português. Conheça a ferramenta de SEO mais completa da internet!

Ferramenta de SEO grátis #6 -  SEOWorkers Analysis Tool

Essa ferramenta de SEO que vou te apresentar possibilita análise de sites que não sejam seus e, inclusive, é possível gerar relatórios incríveis para estes sites. Isso mesmo!

O SEOWorkers Analysis Tool não oferece nada de muito extraordinário. Sinceramente, fornece dados básicos, porém é possível gerar relatórios rapidamente e mostra ter um bom detalhamento sobre concorrentes.

No relatório é possível analisar dados que não costumamos checar frequentemente, como o protocolo HTTP e muito mais. Outra característica que o SEOWorkers Analysis Tool traz é que ele mostra a você onde é necessário focar para alcançar seus resultados em mídia orgânica.

E ainda sobre SEO, uma boa característica do SEOWorkers é que ele te orienta a extrair o melhor dos dados fornecidos, por categorias e em muitos casos com vídeos (o único problema é que está em inglês).

Ferramenta de SEO grátis #7 -  Web Developer

O Web Developer é a ferramenta perfeita para a realização de testes em sua página e saber como ela é vista pelo Google. 

A plataforma permite desativar o CSS ou Javascript, exibir o código fonte de uma página entre outras funções incríveis. Ela está disponível para Chrome, Firefox e Opera e é uma opção excelente para acompanhar suas otimizações e descobrir seus pontos fortes e fracos, com a auditoria de SEO.

Conclusão

E você o que está esperando para começar a colocar o seu site em dia, lembre-se que é muito manter suas páginas otimizadas, e que isso pode ser a garantia de mais tráfego orgânico.

Esperamos ter te ajudado com essa lista de ferramentas de SEO grátis, para te auxiliar em futuros trabalhos. Aqui no blog temos diversos artigos que te ajudam a vender mais através do seu site.

Gostou? Deixe um comentário contando para gente qual ferramenta indicada foi mais útil para você!

Até a próxima!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager