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8 acertos de SEO para E-commerce que você deve cometer

O SEO para E-commerce é uma estratégia de Marketing Digital crucial para aumentar o tráfego do seu negócio. Conheça!
8 acertos de SEO para E-commerce que você deve cometer
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
28/2/2024

Neste conteúdo, vamos mostrar como SEO para E-commerce é a solução digital para os visionários do sucesso. Quer fazer dinheiro com E-commerce? Quer levar o seu E-commerce para o próximo nível? Quer aprender com os seus concorrentes, descobrir o potencial escondido do seu site e encontrar as melhores palavras-chave para a sua loja? 

Continue acompanhando este conteúdo! 

Poucas pessoas sabem como funcionam os buscadores e seus algoritmos. Fato é que toda vez que uma página é publicada na internet, os buscadores agem de modo a indexá-la para que seja encontrada por quem a procura. 

Queremos te mostrar como SEO para e-commerce e a WebPeak , que agrega um conjunto de ferramentas de SEO, vai ajudar seu e-commerce a alcançar o lugar ao sol.  

Vale a pena lembrar: O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que têm como finalidade aumentar o tráfego e desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e até YouTube.  

Como driblar a concorrência, afinal, são milhares de páginas sendo publicadas diariamente na internet? 

Este é o momento de chamar o SEO (Search Engine Optimization)

A própria tradução sugere sua definição: SEO trata-se de uma otimização para os motores de busca. Agrega um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Ao realizar uma compra na internet, você busca o produto almejado no Google com os termos chave relacionados ao que busca comprar. Exemplo: óculos ray ban.

A vantagem estará ao lado de empresas que investem em SEO e aparecem de forma orgânica no Google. Afinal, quando você tem um negócio na internet, você pode pagar para aparecer na primeira página dos buscadores, ou investir em SEO para aparecer de forma orgânica.

Este é um excelente caminho para você alcançar seus objetivos, sobretudo se o seu negócio está no começo e não há tanto capital para ser investido. 

Confira o nosso Guia de SEO!

8 acertos de SEO para E-commerce que você deve cometer

Se você trabalha com criação e otimização de conteúdo para motores de buscas, é fundamental criar uma rotina e um calendário bem estruturado para levar para frente todas as tarefas importantes quando o assunto é SEO.  

A WebPeak permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais direcionados, além de monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados. Quando o assunto é ferramentas de SEO, a WebPeak está no número 1 no oferecimento das melhores soluções em SEO, e por isso ela é conhecida como a ferramenta mais completa de marketing digital do mercado. 

Este processo não é fácil, demanda disciplina e foco para ter em mãos as ferramentas certas de organização. Vamos apresentar a seguir os passos mais importantes quando o assunto é SEO para e-commerce

1. SEO para e-commerce: Criação de conteúdo

Com a consagração do marketing de conteúdo, o conteúdo tornou-se oxigênio para quem investe no módulo. A partir disso, é extremamente ter e mente que o conteúdo é fator primordial em uma estratégia de SEO

Mas preste atenção: isso não significa que você deva produzir muito em volume, porém, é importante focar em conteúdos valiosos para seus leitores, que de fato eles necessitam absorver. Foque no seu público e não em produzir em massa só para gerar conteúdo.  

As descrições dos produtos de E-commerce são muito mais assertivas a partir da Pesquisa de Palavras-Chave, assim como todo conteúdo geral da loja virtual.

Nesse sentido, a Ferramenta de Pesquisa de Palavra-Chave da WebPeak garante:

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

É importante destacar que a periodicidade dos seus conteúdos dependerá do planejamento de seu negócio, porém, é fundamental manter a frequência estabelecida. Basta estipular o tempo de postagem e colocar a mão na massa. 

Isso não significa que não existem blogs excelentes que postam conteúdos todos os dias. Não deixe de valorizar sua equipe e escolher o melhor modelo, que caiba na dinâmica de seu negócio. 

2. Atualização de conteúdo

Consideramos este item tão importante quanto produzir conteúdos, e certamente ele faz parte da rotina de SEO. Atualizar conteúdo é rever posts antigos que foram publicados há mais de 6 meses e que podem ser otimizados, com novas informações, revestimento de palavras-chave, imagens, entre outras ações. 

Não perca o valor de conteúdos antigos por não estarem atualizados. Invista em atualizações em sua rotina de SEO

O desenvolvimento e divulgação de conteúdo relevante é essencial para uma estratégia sólida de marketing.

Diferente do outbound marketing (marketing tradicional), a oferta gratuita de informações e conteúdos relevantes é responsável por aproximar o profissional do seu público sem causar transtornos em torno da ética. Ou seja, é projetado o profissional do seu público sem ferir a ética, destacando autoridade na área de atuação.

A partir do momento que é impulsionado um conteúdo relevante, este é o começo de uma trajetória que pode alavancar a imagem do profissional, clínica ou outra instituição da área no universo digital.

Ao invés de campanhas tradicionais, claramente comerciais, pense em fazer o seu marketing com base em conteúdo relevante para aproximar seu público de seu negócio sem um caráter agressivo. Utilize os recursos digitais disponíveis e adequados ao seu público-alvo. Site, blog e redes sociais irão ajudar você a obter visibilidade e credibilidade, dentro da ética. Conquiste um público verdadeiro. 

Dica: Se seu e-commerce ainda não possui um blog, talvez seja o momento de reverter esta situação, afinal, a partir dos conteúdos no blog, vinculados às suas ofertas, você irá atribuir excelentes resultados quando o assunto for marketing de conteúdo

3. Otimização de snippets

Os snippets são osresponsáveis pelo CTR de uma página na SERP do Google. Ele é composto por title tag, meta description e URL.

Esta tríade (Title, Meta Description e URL) quando bem alinhada com termo de busca e intenção do usuário aumenta as chances de o usuário escolher sua página. Diante disso, é fundamental analisar semanalmente (pelo menos) os snippets para identificar se eles estão respondendo às perguntas do usuário na SERP e se estão atrativos o suficiente.

4. Link building

Falar que os Backlinks de qualidade são fundamentais para um SEO é quase um pleonasmo. Os links estão entre os fatores de maior peso de rankeamento do Google e é por isso que ficar de olho na saúde dos links, para então garantir que as pessoas corretas estejam chegando ao nosso seu canal, é fundamental. 

Não perca oportunidades de conquistar novos backlinks que sejam relevantes e de qualidade. Esteja em busca de atualizações e lugares saudáveis para integrar seu negócio. 

WebPeak para E-commerce é essencial, pois garante:

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

5. Design/usabilidade do site

O design do seu site diz muito sobre a experiência que seu visitante terá ao navegar por suas páginas. Regularmente é preciso rever nossas páginas para constar se estão alinhadas com o objetivo de suas personas. 

O impacto visual é muito importante, sobretudo se seu público alvo são profissionais que atuam no mesmo campo que você, o que é muito comum se tratando do SEO

6. Divulgação nas redes sociais

A periodicidade deste fator deve ser diária. Afinal, é muito provável que grande parte do seu público (se não todo ele) está inseridos nas redes sociais. De nada adianta criar um conteúdo fantástico se ele não chega a seu usuário, e as redes sociais são essenciais para O interessante é compreender em quais redes sociais seu público está (Instagram, Facebook, Twitter e outras) e atuar de forma consistente e interessante, já que lá você vai competir com conteúdos diversos. 

Com a Ferramenta de Monitorização Web Buzz da WebPeak, você pode:

  • Monitorar a reputação da sua marca em sites de notícias e blogs;
  • Acompanhar tópicos quentes em sua indústria;
  • Verificar o Twitter Buzz para as palavras-chave de destino escolhidas.

7. Análise de concorrentes

Fique sempre de olho no seus competidores. E, neste caso, não estamos falando necessariamente de concorrentes de negócio, mas sim de SERP!

Além de conseguir analisar seus concorrentes com o Rastreamento de Rank da WebPeak, você deve sempre estar atento às atualizações para estar à frente da concorrência. 

Dica: Não deixe de investir em parcerias para agregar valor ao seu negócio e se destacar. 

Com a Ferramenta Competidor Backlink Spy WebPeak: 

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

8. Monitoramento de métricas

O monitoramento de métricas é uma tarefa essencial para medir seus esforços e entender como seu blog/site está se atuando.

Inclusive, não deixe de analisar o desempenho do blog do dia anterior e verificar se houve algum comportamento fora do esperado (negativa ou positivamente).

O Google Analytics e o Google Search Console são ótimos suportes para este processo! 

Fique atento para analisar as seguintes métricas: 

  • Número de visitantes únicos diários
  • Número de visitas
  • Número de pageviews
  • Posts mais acessados
  • Novos usuários x Usuários recorrentes
  • Taxa de rejeição
  • Tempo de permanência

Cada negócio possui determinadas particularidades, cabe a você identificar outros indicadores relevantes para seu negócio. Por exemplo, um e-commerce terá métricas diferentes de um blog, certo? 

Investir em SEO é essencial para superar as limitações colocadas antes de se criar um site. A criação de conteúdo, seguida das métricas que já foram expostas, como presença de links internos e externos para conteúdos, utilização de títulos e subtítulos (h1,h2,h3) contendo a palavra-chave e autoridade do domínio são fatores que vão colocar seu negócio em destaque! 

Não dá para perder tempo ou deixar de investir em SEO para e-commerce, não é mesmo?  

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para seu planejamento! 

Não deixe de nos acompanhar! 

Até a próxima! :) 

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Helder Santos

Marketing Manager