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Guia prático para fazer a Auditoria de SEO no seu site

20
Aug
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Quando um negócio decide por fazer uma auditoria de SEO, isso significa passar pelo processo de avaliação de diversos elementos de um site que podem afetar seu desempenho na busca orgânica.

Na prática, fazer uma auditoria de SEO é fundamental para se manter no digital, isso porque revela problemas com o SEO de qualquer site, para que você possa resolvê-los e começar a classificar onde pertence.

Uma coisa é fato: conduzir uma auditoria de SEO com excelência irá resultar em grandes oportunidades. Mesmo que você não esteja procurando ativamente por um novo trabalho, saber que sua auditoria de SEO foi assertiva é um grande impulso para o seguir os projetos, não é mesmo?

Continue lendo este conteúdo e confira este guia prático para fazer auditoria de SEO

Guia prático para fazer Auditoria de SEO corretamente no seu site 

Guia prático para fazer a Auditoria de SEO no seu site

Se você entendeu a necessidade da Auditoria de SEO para potencializar seu site, parabéns! 

Contudo, se você está com medo de começar, ou esta é sua primeira auditoria de SEO, ou até mesmo você não sabe por onde começar, este conteúdo é para você. 

A informação mais importante que você deve ter é: uma auditoria de SEO fantástica para um cliente potencial o coloca no melhor lugar possível. No entanto, não é necessário ter pressa. Lembre-se: seu objetivo principal é agregar valor ao cliente com as recomendações de seu site para curto e longo prazo.

A questão é teoricamente simples: se o seu objetivo é direcionar tráfego orgânico para o seu site e melhorar sua posição nos resultados de busca, é fundamental realizar Auditoria Técnica de SEO de forma regular em seu site. 

Por que fazer Auditoria de SEO? 

Efetuar as ações de Auditoria Técnica de SEO é o primeiro passo para qualquer campanha de SEO que irá repercutir em resultados reais. Acompanhar os resultados para avançar sempre mais em atuação é essencial. 

Fato importante é que os usuários de busca são motivados e disciplinados. Se você conseguir atraí-los, certamente terá um salto significativo nas conversões.

SEO nada mais é que a alma do seu negócio, pois o tráfego orgânico é muito importante: caso sua página não esteja se saindo bem e os usuários que pesquisam por seu negócio não estão encontrando nos resultados de busca o que eles querem, é bem provável que você esteja falhando no SEO. 

Essa história precisa ser revertida. 

Melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisas é a maneira mais fácil de crescer seu negócio online. 

Como fazer Auditoria de SEO?

Escolha as palavras-chave ideais 

As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de um SEO otimizado. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e certamente você já fez isso. 

Alguém que deseja adquirir uma nova bolsa para usar, por exemplo, provavelmente buscará por “comprar bolsa vermelha”.

Agora vamos pensar em um negócio que oferece um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “onde comprar bolsa vermelha”. Possivelmente, ele receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e muito provavelmente terá sucesso na venda. 

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontradas corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Em vez de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), dê preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords).Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Por outro lado, isso diminui o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado e as chances de conversão. 

Dica para uma Auditoria Técnica de SEO 100% eficiente: Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave WebPeak

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave pode resultar em mais valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

Utilize as palavras-chave nos conteúdos publicados

Guia prático para fazer a Auditoria de SEO no seu site

Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado.

Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog.  

É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos intertítulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.

Cuidado: Não utilize a palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing). Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar. Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.

Otimização de URLs

A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante. 

Para entender melhor, considere essas 2 URLs:

Qual das 2 é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente?

A sua resposta, certamente, foi a 2ª. Diante disso, você consegue visualizar a importância de realizar a otimização.

O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Elaboração de metadescrições de maneira correta

Uma metadescrição trata-se de um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, e serve como um resumo do que o usuário encontrará ao clicar naquele link, funciona como um elemento de atração.

Uma vez que esse item defina se alguém visitará ou não o seu site, é importante que ele seja elaborado de maneira correta.

Para atender a um SEO assertivo, acrescente a palavra-chave na área, como forma de aumentar a relevância.

Entretanto, não deixe de criar uma chamada criativa e que atue de modo a persuadir. Utilize palavras de impacto de modo a incentivar o usuário a clicar na página.

Outra recomendação importante é que você mantenha o tamanho dentro de parâmetros ideais. O recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156.

Desse modo, ficará visível, sem textos cortados de forma abrupta e você irá manter o máximo de resultados.

Exclusão de conteúdos duplicados

Guia prático para fazer a Auditoria de SEO no seu site

Se tratando das penalidades do Google, o plágio é um dos maiores problemas quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação.

O grande desafio é que pode acontecer uma situação de autoplágio. Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos.

Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado. Para evitar a penalização, você deve retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.

Utilizar este atributo permite que você aponte para o buscador qual é a página principal a ser indexada. Dessa forma, ele irá desconsiderar as demais, evitando a duplicação e as punições decorrentes. É vantajoso utilizar estratégias como tags nofollow, que vão apontar que o algoritmo não deve seguir um determinado link.

Adaptação mobile

Sites adaptáveis a móbiles, ou seja, sites responsivos, já foram pauta de necessidade, hoje, é questão de sobrevivência. Seus resultados são capazes de impactar, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja, seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.

Mas vá além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escaneabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação. Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.

Dica para uma Auditoria Técnica de SEO 100% eficiente: Ferramenta de Engajamento Social WebPeak

Acompanhe a atividade social de backlink em suas páginas de destino no Facebook, Google+, LinkedIn e Pinterest. Analise as atividades de seus concorrentes para estabelecer um alto desempenho para sua marca, eficácia da atividade social (pelo Google Analytics).

A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.

Estratégia de Link Building

Para determinar se o seu site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores. Entre eles estão a confiabilidade do conteúdo e o tempo de permanência do visitante no site.

Esses pontos destacados são muito favorecidos por uma boa estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.

Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que você está oferecendo informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos.

Com isso, o algoritmo entende que a sua página tem qualidade e oferece posições melhoradas.

Acompanhe os resultados. 

2 ferramentas para uma Auditoria de SEO 100% eficiente 

1. Ferramenta WebPeak de Verificação da qualidade do Backlink 

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

2. Ferramenta WebPeak Competidor Backlink Spy

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

Apresentamos neste conteúdo algumas soluções referentes a Auditoria de SEO, também evidenciamos as melhores ferramentas do mercado digital no Brasil para solucionar empecilhos voltados para acompanhamento de resultados. 

São muitas as funcionalidades inseridas na WebPeak, ela agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. 

O que você irá usufruir: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building;
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing
  • e muito mais. 

Vale a pena dar uma conferida em nossas propostas! Conheça nossos planos e continue acompanhando o blog para mais dicas. 

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