SEO

Veja como vencer os concorrentes com Análise Competitiva de SEO!

26
Feb
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Se tratando de estratégias de negócio, muitas decisões ruins são tomadas, infelizmente por não serem baseadas em absolutamente nada (essa é a verdade…). Nas estratégias de marketing, um dos principais erros é não olhar para os seus concorrentes, mesmo em situações em que o consumidor nunca tenha tido tanto poder de escolher entre uma ou outra marca. Se antes fazer análises competitivas era algo útil para empresas, hoje é questão de sobrevivência. 

Muito se fala sobre não olhar para fora, pois o jardim do vizinho sempre vai ser mais bonito, coisa e tal. 

No marketing, isso leva ao caminho de buscar apenas melhorar os aspectos internos. Mesmo que essa ideia seja válida principalmente sob algumas óticas (principalmente de inovação), é possível identificar muitas oportunidades, que inclusive estão perdidas pela falta de uma boa e velha e boa conhecida análise competitiva. 

Pensando em inovação, as empresas que mais se destacam estão sempre analisando seus concorrentes, nisso, o objetivo é identificar as preferências do consumidor, os diferenciais competitivos e assim aumentar os resultados

O que é análise competitiva de SEO?

Com a análise competitiva é possível identificar diversos pontos importantes que podem ser melhorados em sua empresa, como: as estratégias de marketing, produto/preço, marca, comunicação e vendas. Na análise competitiva, o principal objetivo é identificar oportunidades e criar planos de ações acionáveis que consigam aumentar seus resultados.

Mas afinal, como fazer a análise competitiva? 

Do ponto de vista macro, pode ser feita olhando o mercado como um todo, ‘’entrando na casa’’, explorando a situação. Por outro lado, também pode ser feita a partir da análise de cada canal (SEO, paid search, social media, etc.) ou mesmo landing pages. 

Para ter sucesso em suas estratégias de marketing, é preciso olhar e analisar, sempre que possível, o macro e o que é mais específico, assim é possível ter uma visão clara do que está acontecendo. No fim, quem vence é o competidor que conseguir conectar o macro ao micro, e vice-versa. 

Dica: não se engane, não há apenas uma maneira de fazer a análise competitiva

Como vencer os concorrentes com análise competitiva de SEO

1. Mapeie quem são seus concorrentes diretos e indiretos

Se o assunto é concorrência, em primeiro lugar pensamos em concorrentes diretos, isso é óbvio. Esses concorrentes são aqueles que caem na obviedade, que estão no mesmo nicho que o nosso. Mas, assim como é importante conhecer os concorrentes diretos, entender quem são os concorrentes indiretos também é essencial, pois eles brigam igualmente pela intenção, pela atenção e pela carteira do consumidor.

Por outro lado, concorrentes indiretos são aqueles que vão tirar vendas potenciais de sua marca, inclusive, resultando em hábitos contraditórios à sua marca.

No marketing, há polêmicas sobre o assunto, porém vale reconhecer que a experiência prática mostra que marcas bem sucedidas consideram como concorrentes indiretos também os hábitos contraditórios à venda.

O que você pode fazer é se concentrar na análise apenas de concorrentes diretos, principalmente quando fizer planos táticos e de ações da rotina de marketing. Mas também não deixe de ter uma visão estratégica de seus concorrentes indiretos.

2. Quais são os produtos e preços de sua marca?

Há quem diga que o marketing digital está centralmente associado à publicidade. Se engana quem está nesse caminho, a grande verdade é que uma estratégia de comunicação ou de performance, sem defeitos, jamais irá substituir um produto ruim ou com preço inadequado.

Dessa forma, ao pensar no seu produto é necessário compará-lo com os concorrentes, e assim analisar diversos outros aspectos, assim como ele vai ser visto pelos consumidores. Algumas perguntas para ter um retrato concreto tanto do produto/marca quanto do concorrente: 

  • Meus produtos estão na categoria de low-cost ou premium?
  • Meu produto tem venda em massa ou é mais exclusivo?
  • Quais são as características próprias deles?
  • Quais soluções ele garante ao consumidor?
  • Quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos?
  • Os produtos de sua marca são veganos, ecologicamente corretos, orgânicos, sustentáveis?
  • Qual a responsabilidade que a produção tem com sociedade e o planeta?
  • Como esse produto pode se diferenciar dos concorrentes?
  • Como estão os preços? Faça um estudo, ele é inferior ao valor percebido?

Ao trabalhar essas questões, tanto para seu produto ou marca, assim como para seus concorrentes, você terá um parecer completo a respeito do seu negócio. Pense na importância da experiência do usuário, principalmente nos tempos atuais.

veja-como-vencer-os-concorrentes-a-partir-da-analise-competitiva-de-seo

3. Quais são suas estratégias de conteúdo?

Ao criar um bom produto, além de ter um preço e confiabilidade, é preciso entrar no campo da comunicação, no posicionamento, na diferenciação e na estratégia de conteúdo da marca. No entanto, tudo pode começar com a história de sua jornada: o que levou seu produto/marca a existir? 

Na hora de desenvolver a história de sua jornada, reflita sobre elas estarem consolidadas com posicionamento.

Fazendo uma analogia, ter um posicionamento da marca é tratar do espaço conceitual que a sua marca ocupa, ou pretende ocupar na mente do consumidor moderno. Estar com posicionamento consolidado é o momento em que sua marca é instantaneamente lembrada por isso. As estratégias de conteúdo podem ser boas aliadas para alcançar um bom posicionamento de marca, repercutindo no aumento do seu valor de mercado, seu reconhecimento e, consequentemente, nas vendas. Pensar em estratégias de conteúdo tornará sua marca mais inovadora, afinal, tudo é conteúdo. Com isso, um bom conteúdo desperta o gatilho da reciprocidade: é uma troca, o consumidor moderno tende a ajudar a marca que o ajudou de volta. E aí, tem escrito conteúdos relevantes?

4. Qual o Share of Search?

Talvez você não sinta tanta familiaridade do conceito Share of Search (Parcela de buscas), mas ele não é difícil de explicar: sua matemática é a quantidade de buscas pela sua marca dividida pelo total de buscas de um segmento, o resultado dessa fórmula tem se tornado uma das métricas competitivas mais importantes do marketing digital. 

Tudo começou em 2020, quando Share of Search ficou popularizado mundialmente como uma métrica preditiva sobre a participação de mercado. Em outras palavras, o seu Share of Search indica a participação no mercado. 

5. Como está o E-A-T deles?

Ainda existem pessoas que não sabem o que significa E-A-T, e nesses casos, já passou da hora de saber (com todo respeito). Não tem complicação, E-A-T é a sigla para Expertise – Authority – Trustworthiness, é uma metodologia que o Google vem divulgando como forma de avaliar a qualidade de um site e posicioná-los a partir da busca orgânica.

Entre as novas tendências de otimização para busca orgânica está o SEO Experience, que foca na experiência do usuário, estamos falando de uma nova era do SEO clássico.

As vantagens disso são que, além de ser benéfico para posicionar nos mecanismos de buscas, irá ajudar a construir o melhor site e experiência de marca para o usuário.

Ferramentas da WebPeak, de Auditoria do Site, que podem te auxiliar nessa tarefa:

Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave resulta em mais valor ao seu negócio, com ela é possível melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave.

Ferramenta de Otimização de Links Internos

  • Análise de texto de link interno para ajudá-lo a estabelecer o tema do seu site e aproveitar ao máximo a pesquisa semântica;
  • Análise da autoridade da página para ver quais páginas do seu site são consideradas autoritárias pelos motores de busca;
  • Análise da página de destino para encontrar oportunidades de links e aumentar a visibilidade da sua página de destino.

Essa ferramenta de SEO é para você agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

Ferramenta de Análise de SEO marketing

  • Um relatório geral de auditoria de SEO com avisos e conselhos úteis;
  • Um relatório de otimização específica de palavras-chave que abrange todas as áreas de página proeminentes de SEO;
  • Um relatório de otimização de celular que o ajudará a detectar problemas que possam influenciar o ranking do seu site na busca por dispositivos móveis.

A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.

Ferramenta de Geração do Sitemap

Uma ferramenta de criação de sitemap XML e monitoramento da indexação das páginas do sitemap.

Ferramenta de Auditoria Técnica

Um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site.

A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.

Há serviços que realizam apenas isso no mercado: uma auditoria técnica, página por página dentro do seu site. Mas na WebPeak você tem isso como apenas uma das várias ferramentas de SEO que vão te ajudar em sua análise.

Ferramentas da WebPeak que auxiliam na análise competitiva

Verificação da qualidade do Backlink

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Relógio de Links Choses

Monitoramento de links importantes e seus parâmetros (cloaking do usuário-agente, atributo 'nofollow', desabilitação de rastreamento no arquivo robots.txt).

Competidor Backlink Spy

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

Ferramenta de submissão de conteúdo

  • Mais de 85 sites de nicho e sites de submissão de conteúdo;
  • 35+ blog comunidades e motores de busca;
  • Mais de 30 sites e diretórios locais;
  • 10 motores de busca de compras.

Com ela, é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.

Ferramenta de Monitorização Web Buzz

  • Monitorize a reputação da sua marca em sites de notícias e blogs;
  • Acompanhe tópicos quentes em sua indústria;
  • Verifique o Twitter Buzz para as palavras-chave de destino escolhidas.

Ferramenta Métricas do Competidor

  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência.

Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Ferramenta Web Analytics

  • Seus dados do Google Analytics são integrados com sua conta da WebPeak;
  • Tendências do Rank de Tráfego fornecidas pelo Alexa.

Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.

Outra maneira, mais simples e rápida, de fazer a análise competitiva é ir pelas buscas de marcas diretamente no Google Trends (lembre-se sempre de escolher a região Brasil).

Por fim, a análise competitiva, como você viu, é uma das mais poderosas ferramentas para realizar um diagnóstico correto do mercado. Para criar uma boa estratégia de marketing, certamente você irá passar por cada um dos pontos tratados aqui. 

Como também apresentamos, é possível usar o princípio de análise competitiva para ações mais específicas e menos estratégicas, como na otimização de sua estratégia de SEO. Confira nossas ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco através do chat





Últimas Postagens WebPeak

SEO

Como anunciar no Google com estratégias que cabem no bolso

Marketing

Somos GPTW: uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

SEO

Você pode aprender SEO com Certificado no LinkedIn

SEO

Atualização Google 2021 de Title Tag: impactos