10 Dicas para seu Plano de Marketing 2019

18/12/2018

10 Dicas para seu Plano de Marketing 2019

Quais são suas metas para o próximo ano?

Ter uma alimentação mais saudável, exercitar-se com frequência, tomar um solzinho naquela praia paradisíaca… Aposto que fazer um plano de marketing nem passou pela sua cabeça.

Cá entre nós, é super importante se preparar para as oportunidades e os desafios de 2019. Sem o planejamento adequado, nem pular sete ondinhas vai adiantar.

Se você não quer passar perrengue, confira 10 dicas para montar o seu ainda hoje!

O que é um Plano de Marketing?

Plano de marketing é um documento que serve para orientar os esforços da empresa. Ele descreve a estratégia que será adotada e os recursos que serão utilizados para alcançar seus objetivos. As metas podem incluir prospectar novos clientes, aumentar a quantidade vendas ou expandir para outras cidades.

Geralmente, o plano de marketing inclui o cenário do mercado, objetivos específicos, ações, prazos e orçamentos. Se você quiser detalhá-lo melhor, pode incluir a descrição de sua estratégia promocional, de marca e até mesmo uma análise SWOT.

dicas para seu plano de marketing 2019
Calma.. preparamos 10 dicas para vocês!

Como o comércio eletrônico está em constante mudança, é importante manter certa flexibilidade no seu plano de marketing.

Por que é importante montar um Plano de Marketing para 2019?

O plano de marketing ajuda a desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades do seu mercado alvo.

Desenvolvê-lo requer pesquisa, tempo e comprometimento, mas é um processo altamente valioso, que pode contribuir muito para o sucesso do seu negócio.

Conheça o Planejamento Online Grátis!

Veja alguns motivos a seguir:

Seus negócios sob controle

O plano de marketing ajuda a manter seus negócios sob controle, mesmo quando as atividades do dia a dia se intensificarem.

Com metas e marcos bem definidos, você é capaz de:

  • alocar recursos e orçamento de maneira inteligente;
  • motivar sua equipe;
  • gerenciar o desempenho de seus colaboradores e esforços de marketing.

Sucesso estratégico

Montar um plano de marketing é o primeiro passo para conquistar vantagens competitivas no mercado. Afinal, ele te ajuda a entender os diferentes fatores que podem afetar seu sucesso.

Mais do que ter controle sobre os negócios, ele te dá a chance de identificar seus concorrentes, mapear uma estratégia para alcançar seu público-alvo e definir quais são os melhores canais para isso.

Ao compreender seus pontos fortes e fracos, você consegue posicionar sua marca, seus produtos e serviços de forma que seu mercado alvo considere sua empresa melhor ou diferente da concorrência.

Foco nos resultados

Um bom plano de marketing deve funcionar como um mapa e guiá-lo em direção aos seus objetivos. Mas um excelente é aquele que o levará dentro do prazo, com o mínimo de estresse. É preciso planejar tudo, desde orçamento,feriados do próximo ano, até seu cronograma de conteúdo.

Com seus esforços coordenados, é mais provável que você seja realista em relação ao seu tempo e energia. Essa proatividade o ajudará a se manter organizado e no caminho certo ao longo do ano.

dicas para seu plano de marketing 2019

10 dicas para seu Plano de Marketing 2019

O futuro dos seus negócios não deve ser deixado ao acaso. É preciso olhar adiante e determinar como você fará para chegar lá. A fim de ajudá-lo a suprir essa necessidade, reunimos dez dicas para o seu plano de marketing 2019. Saca só…

  1. Analise sua situação atual

Comece definindo sua oferta de produtos e serviços, incluindo os benefícios e diferenciais do seu negócio em relação à concorrência.

Com consumidores cada vez mais especializados e segmentados, é imprescindível posicionar-se de maneira competitiva.

Para isso, você precisa entender profundamente seu nicho de mercado. Em seguida, transforme essa análise num resumo de ponto fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças à sua empresa.

  1. Descreva seu público-alvo

Ao montar seu plano de marketing, é fundamental criar um perfil do seu cliente ideal. Você pode descrevê-lo em:

  • Termos demográficos: faixa etária, gênero, renda, geolocalização.
  • Estilo de vida: conservador ou inovador? líder ou seguidor? tradicional ou moderno?
  • Perfil de compra: com que frequência eles compram o que eu ofereço? em que quantidade?

É muito importante ser detalhista nesta etapa, pois as informações obtidas irão guiar o planejamento de campanhas de mídia e relações públicas.

  1. Liste suas metas de marketing

O que você espera do seu plano de marketing? Um aumento de 15% nas vendas trimestrais, uma redução de 5% nas despesas de logística…

Seja quais forem as suas metas, anote-as em uma pequena lista e torne-as mensuráveis ​​para que você possa acompanhar o progresso.

  1. Estabeleça as estratégias que você vai usar

Essa parte é a coluna vertebral do seu plano de marketing. Com seus objetivos e perfis de consumidores ideais bem definidos, agora é hora de detalhar as táticas que você usará para alcançá-los.

Incluir todos os estágios do ciclo de vendas é fundamental alcançar clientes em potencial em qualquer momento.

Dependendo do seu setor e público-alvo, você pode combinar campanhas offline (outdoors, jornais, pesquisas presenciais) e campanhas online (email marketing, programas de fidelidade).

  1. Defina seu orçamento de marketing

Dentro do seu plano de marketing, especifique qual será o orçamento desse time. Ele pode ser trimestral, semestral ou anual - o que funcionar melhor dentro da sua estrutura.

Lembre-se de ajustar as táticas ao orçamento disponível. Assim, você evita cair numa bola de neves de problemas financeiros.

  1. Prazos, prazos, prazos

Defina metas de curto e longo prazo para manter você e sua equipe motivados, sem perder o objetivo final de vista.

Certifique-se de definir prazos realistas e manter-se atualizado do progresso conforme as executa.

  1. Viabilize os recursos necessários

Você tem colaboradores qualificados e suficientes? Você precisa de recursos externos para executar partes do seu plano (assessores de imprensa, designers gráficos)? Seu orçamento é cômodo ou você está contando os centavos?

Estabelecer os parâmetros para os seus recursos é a chave para viabilizá-los e ser bem-sucedido no seu plano de marketing.

  1. Use uma ferramenta de gerenciamento para acompanhar o progresso

Uma vez identificados as atividades a serem realizadas e quais colaboradores serão responsáveis por elas, incorpore seu plano de marketing a um sistema de gerenciamento.

Há quem prefira usar um calendário de papel, mas ao lidar com várias pessoas os digitais podem funcionar melhor. Ferramentas de gerenciamento como Trello e Asana também são boas sugestões.

  1. Adapte seu plano de marketing

A melhor parte de definir objetivos mensuráveis para o seu plano de marketing é ser capaz de monitorá-los e analisá-los em tempo real.

Através dos dados obtidos, você pode adaptar as atividades com base no desempenho, mudar estratégias e realocar recursos conforme necessário para maximizar o retorno sobre o investimento.

  1. Colha os frutos do seu trabalho árduo

É hora de correr para o abraço! Depois de tanto sangue e suor dedicados ao seu plano de marketing, este é o momento para desfrutar os resultados.

Essas dicas te ajudaram? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdo relevante para o seu negócio. 😃

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak