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Canais de divulgação para e-commerce

28/1/2019

Canais de divulgação para e-commerce

Olá, pessoal!

Como estão as vendas?

O marketing para e-commerce é algo extremamente dinâmico.

Diante dessas mudanças rápidas e constantes, encontrar os canais de divulgação adequados ao seu negócio pode ser desafiador.

Leia este artigo para saber como fazer a escolha certa! :)

Quais são os principais canais de divulgação para e-commerce?

Existem alguns canais de divulgação para e-commerce que simplesmente não dá para deixar de fora. Conheça os principais do mercado!

  1. Google Shopping
canais de divulgação para ecommerce

Parte do Google Merchant Center, o Google Shopping é um marketplace focado em três objetivos:

  • Permitir que varejistas disponibilizem seus produtos em novas plataformas do Google, como o voice commerce.
  • Viabilizar a compra de produtos em todas as plataformas do Google, incluindo o Google Shopping, o Google Express e o Google Assistant.
  • Ativar a reordenação em um clique para seus produtos, o que pode facilitar a conversão de clientes de compras únicas em em clientes leais.
  1. Email Marketing
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Algumas pessoas dizem que o e-mail marketing está morto, mas ele é um dos quatro canais de divulgação com maior retorno sobre investimento (ROI).

Os clientes podem clicar em landing pages personalizadas, receber ofertas exclusivas e acessar materiais promocionais detalhados.

Isso permite que os comércios eletrônicos adotem uma abordagem cada vez mais orientada a dados e centrada no cliente.

MailChimp e AutoPilot são alguns softwares que podem ajudá-lo a criar campanhas de e-mail com a sua cara, enviando-os automaticamente para a lista cadastrada.

  1. Mídias Sociais
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De acordo com um estudo, mais de 80% dos millennials usam as mídias sociais para fazer pesquisas antes de comprar um item.

Caso esse não seja seu público-alvo, saiba que as mídias sociais também são importantes para gerar conscientização de marca, tanto para clientes B2B quanto para consumidores finais.

Com um número cada vez maior de empresas usando Facebook, Instagram, Whatsapp e até mesmo o LinkedIn para promover seus negócios, você não pode ser ao luxo de ignorar essas plataformas.

Por outro lado, muitas dessas empresas não usam todo o potencial de marketing das mídias sociais, ignorando seus possíveis usos como canais de divulgação para e-commerce.

Quer explorar esse espaço? Invista em conteúdos que promovam relacionamentos com novos clientes e também ajudem a construir uma identidade de marca positiva voltada para o consumidor.

  1. Chatbots
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Considerados canais de divulgação do futuro, os chatbots são programas automatizados de mensagens inteligentes. Podem ser executados no Facebook Messenger e em outras plataformas semelhantes.

Responder dúvidas, lidar com pedidos de clientes, marcar horários. A sagacidade desses robozinhos depende de você, já que eles são programados para fazer tudo aquilo a que são orientados.

Um exemplo fora do âmbito do comércio eletrônico é o Banco Itaú, que recentemente conduziu um processo seletivo completamente automatizado pelo Facebook.

Através da interação com um chatbot super dinâmico, os candidatos respondiam perguntas sobre seu currículo, habilidades e pretensões.

Melhores práticas para canais de divulgação para e-commerce

A maioria das marcas experimenta diferentes canais de divulgação e observa quais deles geram melhores resultados.

Uma boa dica é testar anúncios similares segmentados para diferentes critérios.

Ao observar continuamente seus resultados e ajustar sua estratégia, você pode obter o melhor dos canais de divulgação e atrair mais pessoas para seu e-commerce.

Mas escolher os canais de divulgação adequados para o seu e-commerce é apenas o primeiro passo.

Para que sua estratégia de marketing digital seja bem-sucedida, você precisa adotar algumas das melhores práticas disponíveis no mercado.

Veja a seguir quais delas você não pode deixar passar batido em 2019!

SEO nunca é demais

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SEO (Search Engine Optimization) é o processo de tornar seu site visível no Google para determinados termos de pesquisa e/ou palavras-chave.

O tráfego obtido através dessa estratégia é gratuito, tornando-a uma das melhores práticas nos seus canais de divulgação para e-commerce.

Mas ranquear na primeira página do Google não é algo que acontece do dia para a noite. É preciso tempo, esforço e uma equipe altamente qualificada ao seu lado.

Na WebPeak, por exemplo, nós usamos recursos de palavras-chave.

Através disso, conseguimos identificar as tendências de pesquisa com geolocalização, analisar seus concorrentes e otimizar seu site para os algoritmos classificatórios.

Também é possível analisar o quão forte sua marca é através dos sinais sociais de SEO.

Cruzamos seus dados com os principais concorrentes e mensuramos o impacto da sua marca por aí.

Não deixe de ler: Como criar uma marca forte

Personalização

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Tradicionalmente, os canais de divulgação para e-commerce usam uma linguagem impessoal, oferecendo o mesmo conteúdo para todos os consumidores. No entanto, isso é um equívoco.

Como o varejista Stanley Marcus disse uma vez, “consumidores são números, clientes são pessoas”

Cada pessoa está em um momento diferente no funil de vendas e as marcas precisam ajustar suas mensagens ao público-alvo.

Para oferecer uma melhor experiência de compra, é preciso desenvolver estratégias de personalização.

Ao tornar cada ponto de contato com o cliente um momento especial, você aumenta suas chances de converter vendas.

Você já pesquisou por roupas de academia, por exemplo, e recebeu sugestões de produtos complementares?

Essa é uma estratégia de personalização. Após compreender o perfil do consumidor, as empresas conseguem oferecer sugestões relevantes nos seus canais de divulgação.

Anúncios adaptados para dispositivos móveis

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Basta olhar ao seu redor para perceber como as pessoas estão hiperconectadas. Talvez você mesmo esteja lendo este texto em seu smartphone, tablet ou notebook.

Para além da responsividade do seu site, também é preciso adaptar os anúncios para os dispositivos móveis.

Segundo um relatório da Forbes, cerca de 52% dos executivos de B2B estão confortáveis ​​em fazer pedidos por meio de uma plataforma móvel.

Essa mudança de comportamento exige uma revisão das suas estratégias de marketing nos canais de divulgação. Afinal, é uma oportunidade comercializar para os clientes atuais e prospectar novos clientes.

Segmentação, anúncios pagos e notificações push são apenas algumas formas de alcançar esse público.

Canais de divulgação para e-commerce: o que o futuro reserva para o marketing digital?

Conforme as tecnologias evoluem, surgem novas possibilidades de uso dos canais de divulgação para e-commerce.

Seja business to business ou business to consumer, entender como usá-los pode lhe dar uma vantagem competitiva importante.

Quer entender como adotar novos canais ou adaptar os que você já usa? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades :)

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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