Como aplicar SEO no site e melhorar seu posicionamento no Google

11/6/2018

Como aplicar SEO no site e melhorar seu posicionamento no Google

Aplicar SEO no site é uma das formas mais certeiras de melhorar o posicionamento de seu negócio no Google. Se você quer maximizar os resultados do seu site, este conteúdo completo e esclarecedor vai ser perfeito para você.

Aqui vamos apresentar a importância do SEO para seu negócio e como aplicar em seu site. Aplicando as melhores técnicas de SEO você vai conseguir estar à frente da sua concorrência.

Vamos lá!

Leia também:  Comparativo de plataformas de ecommerce: Tray Commerce, Xtech Commerce, Loja Integrada, Ecomclub e Nuvem Shop

Como aplicar SEO no site

O SEO (Search Engine Optimization), é conhecido em português como otimização de sites, e é definido por sua capacidade de aumentar os acessos através do seu site, e engloba um conjunto de técnicas e estratégias, que vamos expor mais abaixo, responsáveis o melhor posicionamento do seu site nos resultados orgânicos do Google.

A partir do momento que você inicia uma campanha de otimização no seu site, é possível melhorar seu posicionamento através da escolha das palavras-chave corretas, que estão relacionadas a seu negócio, e que as pessoas buscam na internet. Parece simples, mas é extremamente necessário dar foco a esse ponto para gerar visibilidade à sua marca.

Se você possui um e-commerce, a principal colaboração do SEO em seu negócio é que ele irá colaborar para geração de vendas. Afinal, uma vez que seu site esteja nas primeiras posições dos resultados de busca orgânica, maior visibilidade terá seu negócio e mais chances de converter vendas. Por outro lado, se seu negócio possui um blog, ele também será positivo, uma vez que seu blog precisa de leituras, e bem posicionado isso irá ocorrer.

Abaixo você irá encontrar o passo a passo perfeito sobre como aplicar SEO no site.

Leia também: 7 Pontos estratégicos que mostram a importância do SEO para E-commerce

1º passo sobre como aplicar SEO no site: Conheça seu público-alvo

A definição do público que você almeja atingir é um dos primeiros passos para definir sua estratégia de SEO. Afinal, esse ponto é essencial antes de você aplicar as técnicas que irá conhecer. Apenas a partir deste conhecimento é que será possível desenvolver com exatidão o caminho que quer chegar.  E por que estamos batendo nesta tecla?

Simples, resumidamente, o que irá definir se sua página estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca,  é a sua relevância para a palavra-chave buscada. Como seu público busca pelo que você oferece na internet? Como sua concorrência está no Google? São perguntas importantes que você precisa estar disposto a responder e superá-las para avançar estrategicamente.

Separamos este conteúdo para você: Por que usar o planejador de palavras-chave em minha loja virtual?

2º passo sobre como aplicar SEO no site: Utilize as palavras-chave certas

As palavras-chave são os termos que o Google utiliza para encontrar alguns resultados na web. De um jeito simples, essas palavras são como um índice para o Google encontrar sua página e ver se o site tem mesmo relevância para aquela busca.

O ideal é que estas palavras estejam muito bem colocadas, distribuídas de forma eficaz e natural em todo conteúdo. Coloque-as no título, nas descrições, e em locais que irão garantir o fácil acesso ao que você está impulsionando.

Leia mais: Ferramentas SEO: dicas indispensáveis para seu sucesso na internet

3º passo sobre como aplicar SEO no site: Conteúdos relevantes

Produzir conteúdos envolve atenção ao que é colocado no site. O Google consegue fazer a análise de relevância através de originalidade do conteúdo, tamanho do material escrito, e qual a ligação do texto com as palavras-chaves. 

A escolha de palavras-chave a partir de ferramentas de palavras-chave, como a Ferramenta de palavra-chave da WebPeak (continue lendo que falaremos mais sobre esta ferramenta abaixo), é uma excelente opção para produção de conteúdos originais e possíveis de bom ranqueamento. Dessa forma ficará fácil trazer seu primeiro pedido :)

Leia também: Como evitar conteúdo duplicado com técnica de SEO

4º passo sobre como aplicar SEO no site: Link Building

O Google também leva em consideração os links que sua página possui. Basicamente, contam os links internos e externos. Os links internos são aqueles usados dentro do seu post, fazendo referências a outros conteúdos do seu próprio endereço. Por outro lado, os links externos são quando outras páginas fazem referência ao seu conteúdo.

5º passo sobre como aplicar SEO no site: Experiência do usuário

Outro ponto importante é a experiência do usuário em seu site. O SEO possibilita que organize seu site também levando em consideração:

1.    Tempo de carregamento da página;

2.    Design que facilita a interação;

3.    Adaptação de site para mobile;

Leia também: Google Tag Manager e como as tags mudam a experiência na Web

6º passo sobre como aplicar SEO no site: Códigos limpos.

As técnicas de SEO que garantem a melhor experiência para o usuário podem ser desenvolvidas a partir de sua atenção na criação de landing pages otimizadas, site responsivo e otimizado para dispositivos móveis, por exemplo.

Como aplicar SEO no site com ajuda da WebPeak

A WebPeak vai te ajudar no processo que envolve como aplicar SEO no site e aparecer no Google sem pagar por ele.

‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no marketing digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, sobretudo no campo de SEO. Agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são indispensáveis para seu negócio, todas elas em um único lugar, ou seja, aquele caminho tortuoso de procurar cada ferramenta para uma ação específica de SEO, mas em locais diferentes, é superada pela WebPeak. Na plataforma você poderá efetivar suas ações em torno de:   

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como  link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Vamos detalhar a seguir as principais funcionalidades das ferramentas da WebPeak, de acordo com suas categorias, para que você não perca mais tempo em adquirir algo bom para seu negócio, sobretudo quando o assunto for sobre a eficácia SEO para seu negócio e você vendendo muito! ‍

Não deixe de ler: 10 passos para criar um ecommerce, sem complicações

Auditoria do Site

Ferramenta de Pesquisa de Palavra-chave

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

A ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

Ferramenta de Otimização de Links Internos

  • Análise de texto de link interno para ajudá-lo a estabelecer o tema do seu site e aproveitar ao máximo a pesquisa semântica;
  • Análise da autoridade da página para ver quais páginas do seu site são consideradas autoritárias pelos motores de busca;
  • Análise da página de destino para encontrar oportunidades de links e aumentar a visibilidade da sua página de destino;

Esta ferramenta da WebPeak permite que você saiba como agilizar seu link juice e aumentar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

Ferramenta de Análise de SEO

  • Um relatório geral de auditoria de SEO com avisos e conselhos úteis;
  • Um relatório de otimização específica de palavras-chave que abrange todas as áreas de página proeminentes de SEO;
  • Um relatório de otimização de celular que o ajudará a detectar problemas que possam influenciar o ranking do seu site na busca por celular.

A ferramenta de análise de SEO da WebPeak direciona o seu negócio ao conhecimento de como proteger seu site das proibições do Google e otimizar suas páginas para as palavras-chave mais buscadas.

Leia também: Dicas exclusivas de SEO para ecommerce de sucesso

Ferramenta de Geração do Sitemap

Ferramenta de Auditoria Técnica

  • Um relatório sobre a saúde do site para uma melhor usabilidade e indexação do site.

A ferramenta de Auditoria Técnica proporciona sua compreensão de como tornar os motores de busca e os visitantes satisfeitos com um site sem erros.

Link Building

Verificação da qualidade do Backlink

  • Relatório de links tóxicos para limpar seu perfil de backlink de site de backlinks não naturais;
  • Pesquisa de domínios para encontrar sites que trazem  link juice;
  • Análise de páginas para identificar quem discute seu conteúdo;
  • Análise da diversidade de textos âncora utilizados;
  • Suas páginas mais vinculadas para descobrir suas próprias páginas com alto link juice;
  • As principais métricas do seu domínio comparadas com sua concorrência.

Com esta ferramenta você saberá como fortalecer seu perfil de backlink e se livrar de links tóxicos.

Separamos para você: Como criar backlinks - Diretórios Brasileiros

Relógio de Links Choses

  • Monitoramento de links importantes e seus parâmetros (cloaking do usuário-agente, atributo 'nofollow', desabilitação de rastreamento no arquivo robots.txt).

Competidor Backlink Spy

  • Links para concorrentes para que você possa rever o engenheiro da estratégia de construção de links;
  • Identifique o nível de competição dentro dos SERPs comparando vários sites;
  • Páginas com PR elevado que você também possa obter backlinks qualitativos.

Aproveite ao máximo as estratégias de construção de links de seus concorrentes com a ajuda desta ferramenta da WebPeak.

Ferramenta de submissão de conteúdo

  • Mais de 85 sites de nicho e sites de submissão de conteúdo;
  • 35+ blog comunidades e motores de busca;
  • Mais de 30 sites e diretórios locais;
  • 10 motores de busca de compras.

Com esta ferramenta WebPeak é possível complementar sua estratégia de marketing com listas locais, compartilhamento de conteúdo de mídia, listagens de comércio eletrônico, etc.

Não deixe de ler também: Conteúdos fundamentais que seu negócio deve produzir para ser notado

Métricas sociais

Ferramenta de Engajamento Social

  • Acompanhe a atividade social de backlink em suas páginas de destino no Facebook, Google+, LinkedIn e Pinterest.
  • Analise as atividades de seus concorrentes para estabelecer um alto desempenho para sua marca;
  • Eficácia da atividade social (pelo Google Analytics);

A ferramenta de Engajamento Social da WebPeak permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados.

Ferramenta Facebook Insights

  • Encontre os insights que você precisa para priorizar seus esforços, criar um conteúdo melhor e gerar crescimento social real;
  • Veja o quão rápido sua rede do Facebook cresce obtendo dados demográficos;
  • Descubra tópicos quentes que seus concorrentes já exploram;
  • Amplie seu alcance social no Facebook, aprendendo o conteúdo que funciona com seu público.

É simples: obtenha informações sobre sua estratégia de mídia social usando a ferramenta Facebook Insights da WebPeak.

Saiba mais: Facebook Insights: aumente o desempenho de seu negócio nas redes sociais

Ferramenta de Monitorização Web Buzz

  • Monitorize a reputação da sua marca em sites de notícias e blogs;
  • Acompanhe tópicos quentes em sua indústria;
  • Verifique o Twitter Buzz para as palavras-chave de destino escolhidas.

Análise de Marketing

Ferramenta Rank Tracking

  • 370 motores de busca globais e locais para rastrear;
  • Descubra os melhores concorrentes orgânicos com base nas suas palavras-chave;
  • Avalie os resultados da sua atividade de mídia social;
  • Compare dados de ranking com concorrentes;
  • Tagging de palavras-chave e filtros de relatório para melhor navegação de relatórios.

Esta ferramenta WebPeak permite que você saiba como monitorar todos os tipos de rankings do mecanismo de pesquisa (listagens globais e locais, rankings de desktop e móveis, Imagem, Vídeo, Notícias e outros tipos de rankings verticais).

Não deixe de ler também: Buzz Marketing, saiba tudo sobre

Ferramenta Métricas do Competidor

  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência.

Com a Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) você irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Ferramenta Web Analytics

  • Seus dados do Google Analytics são integrados com sua conta da WebPeak;
  • Tendências do Rank de Tráfego fornecidas pelo Alexa.

Esta ferramenta permite que você saiba como obter os dados de análise web mais essenciais no seu tráfego de visitantes e seus concorrentes.

Leia mais: 18 Motivos para usar o Google Analytics em seu dia a dia

Google Web Search Analytics

  • Um relatório (Google Search Console) integrado para ver as principais consultas de pesquisa que trazem visitantes ao seu site;
  • Informações sobre impressões e cliques para ajudá-lo a otimizar páginas para as palavras-chave de melhor desempenho.

Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio!

Até mais! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak