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Como fazer pesquisa de mercado

25/7/2018

Como fazer pesquisa de mercado

Quando começamos a fazer os planejamentos iniciais para obter um negócio de sucesso, um dos pontos cruciais é fazer a tão famosa pesquisa de mercado. A importância deste levantamento é que irá fazer toda diferença nos processos a serem desenvolvidos na sua empresa.

Para sobreviver no mercado é necessário estar atento a tudo que acontece a sua volta, e além disso você ainda precisa sempre estar um passo a frente da concorrência para conseguir se destacar.

Você precisa estar atento a preço, canais de marketing, estratégias de vendas, recursos do produto, atendimento ao cliente e uma série de outros aspectos fundamentais com base no que já é feito por outras empresas.

Apesar do que muitos pensam realizar uma pesquisa de mercado não é para fazer uma cópia ou se equiparar com outras empresas do mesmo nicho, verdadeiros empreendedores fazem a pesquisa de mercado buscando posicionar suas marcas de forma mais eficiente.

Se você deseja inovar, mas ainda não sabe como realizar uma pesquisa de mercado eficiente, basta continuar neste artigo que iremos lhe ajudar.

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O que é pesquisa de mercado?

É possível definir a pesquisa de mercado como uma forma de coletar dados importantes, essas informações irão lhe ajudar a tomar decisões mais seguras e certeiras em um negócio.

Nesta pesquisa será incluso informações sobre os interesses e hábitos de consumo de determinada persona, bem como benchmarking de empresas de vários setores.

Você pode encontrar 2 opções para coletar essas informações necessárias, e assim compor uma pesquisa de mercado, são elas: 

  • primária: quando os dados são coletados e analisados pela sua empresa ou por alguém contratado diretamente para isso;
  • secundária: quando a pesquisa é feita por terceiros e fica à sua disposição. Alguns exemplos são guias, relatórios e materiais de referência feitos por outras empresas.
Como fazer pesquisa de mercado

Para que serve uma pesquisa de mercado?

Ainda existem certas pessoas que dizem que, para construir um empreendimento lucrativo, não é necessário estudar o que outros têm colocado em prática. Infelizmente ainda temos um outro grupo de pessoas que realmente acreditam que isso pode ser prejudicial. 

O argumento utilizado é que passar tempo demais observando o que outros estão fazendo pode tirar o foco do que é mais importante, que é criar a melhor experiência de consumo possível.

Outros dizeres muito comuns entre essas pessoas é de que isso impede a inovação, já que todos os novos concorrentes irão copiar o modelo que já deu certo para evitar correr riscos. 

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Esses pensamentos primários são errôneos alguns motivos básicos. Em primeiro lugar, a pesquisa de mercado não envolve apenas estudar os concorrentes, e sim todo o ciclo de um determinado negócio. 

Isso significa que, por meio de uma boa pesquisa, será possível compreender de modo geral os principais desafios envolvidos no negócio, as oportunidades que não foram exploradas, as necessidades crescentes e uma série de outros detalhes importantíssimos para dar continuidade as estratégias de negócio. 

Em segundo lugar o que se diz respeito ao suposto “bloqueio” que isso poderia causar as inovações, apenas o fato de conhecer profundamente o mercado em que está inserido, é possível ter muito mais chances de inovar de forma eficaz, analisando exatamente o ponto-chave do problema dos seus clientes, podendo assim oferecer uma solução exata. 

Em outras palavras, alguns motivos práticos para investir em uma pesquisa de mercado são: 

  • determinar a viabilidade de um novo empreendimento;
  • testar novos produtos e serviços;
  • explorar nichos de mercado desconhecidos;
  • criar segmentos novos de negócios;
  • descobrir informações estratégicas para o lançamento de um produto;
  • aprimorar processos internos e gerenciais da empresa;
  • desenvolver estratégias mais competitivas em relação à concorrência;
  • entre outros.
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6 passos principais para fazer pesquisa de mercado

Como fazer pesquisa de mercado

Depois de saber um pouco mais sobre pesquisa de mercado, é hora de elaborar a sua sem dores de cabeça. 

O processo em si é bem simples. São 6 passos importantes que têm como base alguns dos pontos essenciais. 

Veja como produzir a sua pesquisa com excelência e sem dificuldades:

1. Defina o seu objetivo

Para começar o primeiro passo então é definir o objetivo da sua pesquisa. O objetivo pode ser hábitos de consumo, força da marca, satisfação dos clientes ou colaboradores, entre outros. 

Assim que definir quais os objetivos serão levados em consideração, você deve pensar em outras decisões importantes na configuração e na execução da pesquisa. 

Também deve ficar estabelecido, automaticamente, quem será o público que irá responder a pesquisa de mercado.

2. Determine o tamanho da pesquisa

Bem, o tamanho da sua pesquisa irá depender do objetivo traçado no passo anterior e de alguns outros pontos. 

Um exemplo simples: se você optou por fazer uma pesquisa de hábitos de consumo, é muito provável que irá precisar de uma amostra maior, que aborde o maior número possível de pessoas dentro do segmento analisado. 

Em contrapartida, se sua intenção é fazer uma pesquisa de satisfação dos colaboradores, o seu público se resumirá ao quadro de funcionários da empresa.

Separamos mais um conteúdo para você: Inbound Marketing: marketing de atração para novos consumidores
Como fazer pesquisa de mercado

3. Pense no melhor método para conseguir os dados

Agora é hora de pensar qual é a melhor forma de conseguir os dados de que precisa. No início deste artigo vimos que existem as formas primárias e secundárias. 

Análise o que poderá coletar das referências prontas e deixe apenas as informações específicas para perguntar em uma entrevista. 

Fora esses fatores, também avalie as suas circunstâncias (e as dos seus entrevistados), assim você saberá qual é o melhor método de conseguir os dados, respondendo perguntas como: 

  • pesquisa individual ou em grupo?
  • entrevista pessoal ou online?

Este também é o melhor momento mais para escolher as suas ferramentas de pesquisa.

4. Elabore o questionário 

Existem algumas ferramentas que possuem modelos prontos de questionários para cada objetivo. Mas isso não significa que você não deva avaliar e adequar cada uma das questões, ou até mesmo formular algumas por conta própria. 

Lembre-se que modelos servem como referência, são bons, mas é dedicar algum tempo para elaborar o seu próprio questionário sempre que possível. 

Faça sempre perguntas diretas, sem duplo sentido, e que deem espaço suficiente para a pessoa responder sinceramente. 

Seguindo essa linha de raciocínio, será mais fácil obter resultados reais e feedbacks honestos, isto é uma pesquisa de sucesso. 

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5. Certifique-se de aplicar as perguntas de forma imparcial

Como fazer pesquisa de mercado

Um ponto muito importante é como essas perguntas serão aplicadas. Até as questões mais bem elaboradas podem ser respondidas de forma tendenciosa se forem aplicadas da maneira errada.

Se o teste for online, é mais fácil evitar esse tipo de problema. Mas, nos testes presenciais, é extremamente importante de se certificar de não intimidar nem de induzir, mesmo de maneira sutil, as respostas dos participantes.

6. Analise as respostas e gere relatórios

Para concluir, o passo final envolve a análise das respostas e a criação de relatórios com os resultados encontrados. 

A tendência é que se forme um padrão nas respostas, e isso pode ser traduzido em gráficos com as respectivas porcentagens. Essa prática facilita a visualização e a tomada de decisões com base nos dados coletados. 

Para otimizar o tempo as principais plataformas de pesquisa já realizam o esquema conversão de dados de forma automática, o que torna um bom motivo fazer uso dessas ferramentas sempre que possível.

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Considerações Finais 

Ter o conhecimento sobre o seu público, os seus concorrentes, os desafios do mercado em que atua e as oportunidades que merecem ser exploradas, são fatores importantes para o sucesso. 

Todos esses benefícios podem ser alcançados por meio da pesquisa de mercado. Agora que você já sabe como fazer isso, basta colocar a mão na massa. 

Esperamos ter ajudado com mais algumas dicas para o seu negócios. Para mais artigos como este é só continuar nos acompanhando, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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