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Como usar IGTV para aumentar as vendas do seu e-commerce

21/3/2019

Como usar IGTV para aumentar as vendas do seu e-commerce

IGTV é um aplicativo criado para vídeos com mais de 60 segundos. Numa interface simples e intuitiva, os usuários se aproximam ainda mais dos seus criadores favoritos no Instagram.

Com a possibilidade de produzir conteúdos mais longos, os comércios eletrônicos têm uma oportunidade única de aumentar as vendas usando vídeos.

Ficou empolgado? Leia o artigo e descubra como usar IGTV para aumentar as vendas do seu e-commerce!

Como funciona o IGTV

igtv para aumentar as vendas no ecommerce

No aplicativo Instagram, basta clicar no botão no topo esquerdo e o IGTV é inicializado automaticamente. E realmente não poderia ser mais simples de usar.

Você será apresentado a uma seleção de vídeos baseadas nos seus interesses e em quem você segue. Assim como na televisão, os conteúdos começam a ser exibidos instantaneamente. 

E se você não gostar, basta deslizar e o próximo vídeo começará a ser reproduzido.

É possível descobrir novos conteúdos e navegar pelas categorias chamadas "Para você", "Seguir" e "Popular". 

Também pode "Continuar assistindo", curtir, comentar e enviar vídeos para amigos.

O IGTV é construído especificamente para o seu telefone, o que significa que os vídeos serão tela cheia e verticais. O aplicativo é otimizado para funcionar bem com um dispositivo que você (provavelmente) já usa para tirar fotos e vídeos todos os dias.

Não deixe de ler: E-Commerce no Instagram - Saiba mais sobre a Novidade que pode Transformar seu Negócio

Vantagens do IGTV para Negócios

Antes do lançamento do IGTV, os criadores compartilhavam seus vídeos no YouTube e usavam o Instagram para promover o conteúdo entre seus seguidores.

Como você pode imaginar, convencer seu tráfego a mudar para um aplicativo totalmente diferente gera uma taxa de abandono gigante.

Agora, com uma integração nativa no Instagram, o IGTV se tornou a melhor maneira para marcas e influenciadores se conectarem com os consumidores. 

Confira as vantagens para o seu negócio:

  1. Mercado florescente

Que tal selecionar os seus vídeos mais populares e dar uma repaginada neles? 

O IGTV oferece a oportunidade perfeita para reutilizar alguns de seus conteúdos, de vídeos originalmente publicados no Youtube a transmissões ao vivo feitas no Facebook. Com base na a reação do público, você pode contar histórias relevantes para os seguidores e significativas para a marca.

  1. Sem anúncios

Por enquanto, o IGTV é uma plataforma completamente sem anúncios. É bastante provável que os anúncios sejam introduzidos em algum momento no futuro, seja como forma de gerar receita aos criadores ou de compensá-los pelo tempo dedicado ao Instagram. Enquanto isso não acontece, vale a pena aproveitar o momento para conquistar seguidores e criar uma comunidade em torno da sua marca.

Desvantagens do IGTV para Negócios

Infelizmente, nem tudo são flores no IGTV

Conheça os principais pontos negativos para as marcas que pretendem usar esse aplicativo do Instagram.

  1. As grandes marcas (ainda) levam a melhor

O IGTV para Negócios definitivamente beneficia as marcas que já têm um público bem definido e um fluxo constante de conteúdo de qualidade. Quanto mais seguidores você tem, melhores são as ferramentas e os holofotes para o seu perfil. No entanto, para alguém que está apenas tentando ganhar um pouco de tráfego ou atenção, pode ser difícil dar certo.

Saiba de qual forma o Instagram pode ajudar seu negócio!
  1. Os seguidores querem vídeos de alta qualidade

Como a maioria dos vídeos IGTV são gravados em dispositivos móveis, a qualidade é uma grande preocupação. Muitos vídeos são filmados nas câmeras frontais, que geralmente têm uma resolução menor do que as câmeras móveis padrão. Marcas com orçamento reduzido ou inexistente podem se prejudicar nesse quesito.

IGTV para Negócios: como aumentar as vendas do seu e-commerce

Agora que você já sabe o que é IGTV, quais são os benefícios e desafios do aplicativo, que tal aprender como usá-lo a favor do seu negócio? Veja como aumentar as vendas do seu comércio eletrônico com as dicas a seguir.

Ofereça exclusividade

igtv para aumentar as vendas no ecommerce

A exclusividade é sempre um grande atrativo. Por que não usá-la para dar aos seus seguidores uma experiência VIP?

Crie vídeos especificamente para o IGTV sobre tópicos que seus seguidores podem achar interessantes. Além de reforçar seu valor para quem já te acompanha, essa estratégia pode ajudar a atrair novas pessoas.

Para garantir o sucesso, certifique-se de que os usuários não tenham visto este vídeo em nenhum de seus outros canais. Isso não significa que você precisa deixar o Facebook e o Twitter criarem poeira. 

Use-os para mostrar sua animação e atrair perfis para o seu IGTV.

Crie vídeos tutoriais

Os vídeos educativos são uma excelente maneira de apresentar seus produtos e colocá-los em evidência. 

Esse tipo de conteúdo, também conhecido como evergreen, não têm uma data de expiração — a menos que você esteja sempre atualizando seus produtos.

  • Se você vende produtos orgânicos, pode ensinar como preparar receitas deliciosas com legumes da época.
  • Se você vende produtos de beleza, pode investir em tutoriais de maquiagem ou rotinas de cuidados com a pele.
  • Se você vende produtos de ginástica, pode mostrar séries de exercícios para manter a forma, perder peso, ganhar massa, entre outros.

Não importa o que você esteja comercializando, o importante é que o tutorial seja sucinto e descontraído. 

Lembre-se de educar o consumidor com informações úteis, que o ajudem a aproveitar todas as características dos seus produtos.

Faça sessões de perguntas e respostas

Incluir seus seguidores no processo de criação é a chave para criar conteúdo em que eles realmente se interessem. Então, por que não perguntar diretamente a eles?

Faça uma enquete no Instagram Stories para coletar ideias diretamente de seus seguidores. Para conseguir conteúdo útil, faça perguntas específicas ou investigue tópicos sobre os quais eles desejam saber mais.

Depois disso, você pode criar um vídeo IGTV respondendo algumas das perguntas que eles colocaram. 

Ou até mesmo transformar isso num segmento semanal para manter seus ativos e interagindo.

Aposte em entrevistas (de preferência com influencers)

Esse tipo de conteúdo torna os vídeos do IGTV altamente envolventes e informativos. Eles também podem dar à sua marca uma maior credibilidade, especialmente quando você faz parceria com líderes do setor ou influenciadores conhecidos.

O que torna o IGTV tão poderoso é a base de bilhões de usuários que já estão no Instagram. 

É apenas uma questão de tempo até ele decole, tornando-se uma plataforma indispensável para as marcas. E, quem sabe, ameaçando até mesmo gigantes do mercado, como o Youtube.

Quer saber mais como incluir o IGTV na sua estratégia de marketing

Mande uma mensagem pra gente! :)

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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