NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Dicas de como preparar texto para SEO e se destacar na internet

20/5/2019

Dicas de como preparar texto para SEO e se destacar na internet

Com certeza, ter um bom conteúdo é o passo inicial de qualquer um que quer se destacar na internet. Porém, entender como preparar texto para SEO é ainda mais importante e torna todos os seus esforços mais eficientes, principalmente se você está dentro de um mercado concorrido.

A verdade é que com as dicas certas, até mesmo esse processo que parece tão técnico e cheio de regras, como é a adequação do conteúdo para SEO, se torna muito simples. Formular seu plano de marketing e entender a cabeça do público-alvo continuam sendo uma das primeiras etapas, mas existem algumas outras que também fazem diferença em uma boa estratégia.

Quer descobrir como preparar texto para SEO e transformar os resultados da sua equipe de marketing? Confira nossas dicas e comece a aplicar já em seu negócio!

#1. Crie textos para SEO completos e exclusivos  

como preparar texto para SEO

Um dos primeiros passos de toda estratégia de marketing de sucesso certamente está na produção de conteúdo. E, hoje mais do que nunca, é importante entender que quando falamos em "produção de conteúdo" estamos nos referindo a exatamente isso: você precisa criar um conteúdo único, livre de cópias e plágios.

Um erro comum de muitas empresas é achar que pode copiar textos virais ou bem rankeados de outros sites e colar no seu próprio blog. Além de plágio ser crime, o próprio Google também penaliza os sites que cometem essa infração, o que significa que todas as empresas que usam essa tática estão jogando todos seus outros esforços em marketing no lixo!

A melhor maneira de preparar texto para SEO, então, é construir um conteúdo exclusivo e extremamente relevante, focado nos interesses e dores do seu público-alvo. Quanto melhor você fizer esse trabalho, maiores serão suas recompensas no médio e longo prazo.  

#2. Defina a palavra-chave de acordo com o funil de vendas

Outra dica fundamental é fazer uma boa escolha de palavras-chave, que é o coração de todo texto para SEO. Apenas escolher os termos com a maior busca no Google não é suficiente, é preciso que você faça um estudo detalhado de palavras-chave que se encaixam em seu negócio e possuem potencial de crescimento no longo prazo.

Ou seja, ao invés de investir apenas nas palavras-chave que tem maior número de busca, é importante que você também escolha termos de cauda longa com uma busca mediana, mas que sejam específicas para o público-alvo de seu negócio. Nesse momento, entender o papel do funil de vendas na sua estratégia e definir termos de busca para cada uma das etapas também é fundamental.

Outra maneira de identificar oportunidades e entender como preparar textos para SEO é realizar análises de sites concorrentes e elencar palavras-chaves que eles já utilizam e que também interessam ao seu público-alvo. Além disso, com essa pesquisa também é possível perceber outros termos que não são utilizados pela concorrência, mas que podem ser úteis para você.

#3. Formate o texto para SEO com Heading Tags

Agora, falar em texto para SEO sem citar a formatação e Heading Tags é um erro, certo? Se você quer trabalhar com textos eficientes para web, a melhor maneira é investir um tempo de sua produção apenas para a formatação ideal dos textos, focando na construção de subtítulos H2 e H3 (além do H4 e H5) atrativos.

Nesse caso, seguir algumas regrinhas relacionadas às palavras-chave também pode dar uma grande vantagem para seu texto para SEO. Por exemplo, colocar o termo de busca escolhido em pelo menos um H2 e no título do post (H1), aumenta significativamente as chances de seu texto rankear nas primeiras páginas de pesquisa.

Além de melhorar suas chances de rankear, a verdade é que investir nessa formatação também ajuda seu leitor a consumir o conteúdo que você está produzindo. Em outras palavras, essa parte do trabalho pode parecer técnico e focado apenas em SEO, mas na verdade também é crucial para que sua estratégia de marketing realmente funcione e você guie seu público-alvo para a compra.

#4. Destaque trechos importantes e palavras-chave

Você já deve saber que o tempo de permanência do usuário nas páginas do site é um dos critérios utilizados pelo Google para rankear seu conteúdo. E uma das maneiras de melhorar a experiência do leitor e mantê-lo por mais tempo na página é, justamente, tornar o conteúdo escaneável.

Nesse caso, negritar trechos importantes do texto, inclusive as palavras-chave, pode guiar o leitor para uma leitura mais fluída e ajudá-lo a colher as principais informações e chegar no fim do blogpost. A dica aqui é não exagerar, e negritar trechos realmente importantes e informações relevantes para o leitor.

#5. Adicione links no artigo

Outra regra básica crucial e um dos segredos de como preparar texto para SEO é adicionar links internos em todos os artigos publicados no blog. Esse passo é tão importante quanto formatar o texto em Heading Tags e, inclusive, pode aumentar significativamente a quantidade de acessos mensais que você possui em seu site.

#6. Edite textos já publicados no blog  

como preparar texto para SEO

Uma estratégia ainda pouco conhecida, mas que pode ajudar ainda mais seu site a se destacar na internet, é editar e preparar textos antigos do blog para SEO. Apesar de pouco utilizada, essa tática garante que você vai aproveitar oportunidades geradas pelo conteúdo que você já possui, tornando eles mais eficientes.

Nesse caso, se atentar para todas as regras que já indicamos é crucial, mas é importante também verificar se o conteúdo está atualizado ou se é preciso alguma adaptação no texto. Além disso, fazer uma análise do rank do texto no Google e identificar palavras-chave que podem ser acrescentadas ao conteúdo para melhorar o posicionamento também é possível.

Se você seguir essas regras básicas, certamente produzirá um conteúdo altamente relevante e ganhará destaque nas pesquisas do Google. Não esqueça, também, de produzir conteúdos ricos em informação e prestar atenção no feedback de seu público-alvo.

E então, agora que você já sabe como preparar textos para SEO, que tal aplicar seu conhecimento e começar a gerar conteúdo de valor agora mesmo? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a muitas outras dicas para transformar o blog de seu negócio!

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Linkedincontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak