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Domain Authority: Saiba a Importância da Autoridade de Domínio para SEO

23/10/2018

Domain Authority: Saiba a Importância da Autoridade de Domínio para SEO

Olá, pessoal! Como estão os acessos do seu site?

Você tem feito análise de seu posicionamento na SERP? Tem otimizado suas páginas e feito backlinks de qualidade para conseguir aumentar as visitas do robôs no seu site, blog ou e-commerce? Não está sentindo melhora com os trabalhos de SEO?

Hoje vou te explicar o funcionamento da métrica Domain Authority, autoridade de domínio, criada pelo Moz. 

Minha expectativa é que você compreenda mais a fundo esse ponto tão importante para ter dimensão real dos seus competidores por espaço na SERP e entender definitivamente o que precisa ser feito para melhorar esse indicador.

É essencial que você conheça a autoridade de domínio especialmente quando nota que existem grandes marketplaces e portais de conteúdo que basicamente ocupam toda a primeira página para as palavras-chave do seu negócio.

Mas é possível reverter esse quadro! Vou te mostrar =)

Vamos lá!

Domain Authority: O que é Autoridade de Domínio?

A métrica Domain Authority basicamente prevê o seu posicionamento na SERP levando em consideração o histórico do seu domínio para os buscadores. A autoridade de domínio é indicada por pontuação, que vai de 1 a 100.

Domain Authority: O que é Autoridade de Domínio

É importante ressaltar que o Moz consegue analisar o domain authority de qualquer site, independente de já ter sido analisado previamente ou não. Percebemos que os domínios que possuem autoridade mais próxima de 100, são os que estão melhor posicionados na SERP.

Se você possui um e-commerce, por exemplo, internalize um fato: 49% dos acessos a e-commerce vêm de buscadores. É impossível sobreviver no concorrido e dinâmico mundo da internet sem bons produtos e bons métricas de qualidade.

Já pensou em quanto tráfego potencial você perde simplesmente por desconhecer a importância de algumas otimizações?

O cálculo do Domain Authority leva em consideração os seguintes pontos:

  • Idade do domínio;
  • Origem dos backlinks;
  • Número total de backlinks;
  • Qualidade dos backlinks;
  • Reputação das páginas;
  • Confiabilidade do domínio;
  • Qualidade do conteúdo e muitos outros.

Além da métrica do Moz, existem consultorias de marketing digital que fazem suas próprias medições de qualidade para avaliar o posicionamento relacionando outros indicadores.

Não deixe de ler: Ferramentas que removem backlinks prejudiciais de sites

Domain Authority Vs. Page Authority: Qual a diferença?

O autoridade de domínio leva em consideração a qualidade do domínio como um todo, com todos os seus subdomínios. É chamada de Page Authority a pontuação dada levando em consideração a força de uma página em específico.

Domain Authority: O que é uma boa Autoridade de Domínio?

De maneira geral, sites com backlinks de qualidade como UOL, Google e Wikipédia, possuem as melhores pontuações, enquanto sites menores, com poucas referências externas, já não conseguem pontuar bem.

Se você acabou de criar um site, sua autoridade de domínio começa em 1. Como ela funciona para prever seu posicionamento, num primeiro momento, aumentar o Domain Authority não deve ser seu principal objetivo. O mais importante é descobrir o Domain Authority de seus concorrentes e trabalhar para ter um score superior aos deles.

É claro, se você define seus concorrentes baseando-se na SERP, subir o DA em relação aos concorrentes significa necessariamente ter um trabalho de otimização interna e de geração de backlinks superior aos deles, consequentemente resultará em um melhor posicionamento. Como o Domain Authority é uma métrica comparativa, não é possível classificá-la como essencialmente boa ou ruim.

Importante: Não compare sua autoridade de domínio com as dos grandes sites e sim com as de seus concorrentes diretos.

Como o cálculo é feito em escala logarítmica, ou seja, não linear. Assim, é mais fácil aumentar sua pontuação de 10 para 20, do que de 50 para 60, por isso, preocupe-se em manter o foco nas métricas dos concorrentes. 

Os concorrentes indiretos continuarão a ser exibidos na SERP, porém, tenha em mente que a suas páginas principais devem ter alto nível de otimização para aparecerem antes desses concorrentes que mencionam a palavra-chave buscada pelos usuários, mas dos quais os conteúdos do site como um todo não se relacionam diretamente à busca dos usuários. Isso também é levado em consideração pelos algoritmos do Google para classificar as páginas na SERP.

Domain Authority: Como melhorar minha autoridade de domínio?

Isso não é uma tarefa fácil ou de curto prazo, mas não desanime: é uma tarefa totalmente possível. 

Digo isso por que é claro que alguns pontos de análise não são passíveis de otimização. Por exemplo, quanto mais “antigo” for o seu domínio, maiores as chances de você ter um bom score, visto que a Idade do Domínio indica confiabilidade e relevância. 

Isso não se resolve da noite por dia ou com otimizações internas, sendo assim, é preciso pensar nos outros pontos. O principal e a origem dos resultados mais rápidos é rever sua estratégia de backlinks!

Fazer backlinks nem sempre funciona em favor do aumento do Domain Authority: é preciso fazer links de qualidade. Muitos acham que comentando com seu link em fóruns e blogs terão um link que contribuirá para aumentar as chances de páginas indexadas, quando a maioria dessas plataformas não permitem Links Dofollow nos comentários. Ou seja, seu esforço não valeu de nada.

Para ter uma melhora sensível no seu DA em um tempo relativamente menor, inspecione a qualidade de seus links.

Leia Também: Backlink Checkers

Não praticar técnicas de BlackHat e não infringir as Diretrizes para WebMasters do Google é essencial para subir o score. Links prejudiciais devem ser eliminados!

Dica: Entre em contato com os domínios que estão linkando o seu site e peça a eles que retirem imediatamente a referência prejudicial! Todo link é importante, mas nem todos te beneficiam.
Domain Authority: O que é Autoridade de Domínio

Percebeu? Não basta otimizar suas páginas de conteúdos/produtos para ter bons resultados na SERP. É preciso ter uma boa estratégia de link building, que dialogue com os conteúdos do seu site, blog ou e-commerce e, principalmente, acompanhar a qualidade de seus links. Uma excelente ferramenta de análise de links é a Majestic SEO =)

Para realizar esse acompanhamento, você pode utilizar a ferramenta de SEO da WebPeak. Com ela você conseguirá fazer todas essas análises e o melhor: os dados do Moz e do Majestic já são trazidos para a ferramenta e você pode facilmente trabalhar para superar o DA de seus concorrentes, ou seja, superá-los na SERP!

Você pode usar a WebPeak para localizar domínios onde um link é uma mina de ouro! Procure por domínios que possuem uma boa autoridade de domínio e tente um gerar links: vale muito para melhorar sua reputação. 

Isso, somado à otimização interna - que você também faz com a ajuda da WebPeak - com certeza trará sensíveis melhoras no seu DA com o passar dos meses.

E mesmo que você não seja um grande especialista, fique tranquilo!

A WebPeak tem suporte via chat em português para guiar todo seu trabalho. E o melhor: você paga em reais! Conheça os planos da WebPeak.

Não existe mágica. É trabalho! Mas uma ferramenta como a da WebPeak é fundamental para quem quer espaço de verdade na internet, sem pensar em desistir e fazer o trabalho completo para melhorar o posicionamento no Google.

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Até mais!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

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