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É aqui mesmo que você vai aprender a fazer SEO para e-commerce! 

17/7/2019

É aqui mesmo que você vai aprender a fazer SEO para e-commerce! 

Se você acha que para começar a vender de verdade pela internet precisa obrigatoriamente investir em anúncios online, está enganado. Uma das grandes oportunidades para quem tem um negócio digital é o SEO para e-commerce, e pode começar a ser aplicado por você com um investimento mínimo. 

As vantagens de apostar em SEO são muitas e podem garantir uma rentabilidade maior tanto a curto prazo, como também a longo prazo. E para e-commerces que lidam com categorias fixas de produtos, ou costumam vender produtos de um mesmo nicho, esse tipo de otimização a longo prazo é ainda mais importante! 

Quer descobrir o que é o SEO para e-commerce e como começar a aplicá-lo em seu negócio agora mesmo? Acompanhe este artigo e entenda tudo o que precisa saber para começar a aplicar essa técnica em sua loja virtual e alcançar muito mais clientes

Afinal, o que é SEO para e-commerce?

seo para e-commerce

Não há dúvidas de como o mercado de e-commerce cresceu nos últimos anos. Porém, junto com todo esse crescimento também houve um aumento substancial na concorrência, e muitos negócios sofrem para conseguir criar estratégias efetivas para vender. 

Se esse é o seu caso, temos uma boa notícia: é possível superar a concorrência e até mesmo se tornar uma referência em seu setor investindo em SEO para e-commerce, que nada mais é do que técnicas de otimização de conteúdo para buscadores, como o Google. São essas técnicas que permitem que sua loja comece a aparecer nas primeiras páginas de busca quando um cliente em potencial procurar por um produto vendido por você. 

Por exemplo, digamos que você tenha uma loja virtual de roupas femininas, com opções que incluem vestidos até blusas e calças. Se você realizar a otimização correta utilizando SEO para e-commerce, se uma cliente pesquisar no Google “vestido feminino casual”, o site da sua loja aparecerá nos primeiros links da página e seu site ganhará uma potencial cliente.

Como você já deve imaginar, aparecer na primeira página de busca é uma grande vantagem para quem vende pela internet. Principalmente se levarmos em consideração que a maioria das pessoas acessam apenas os sites da primeira página de pesquisa

Logo abaixo, confira alguns dos passos fundamentais para aplicar o SEO para e-commerce e começar a otimizar o site da sua loja virtual! 

Qual o segredo para aparecer nos primeiros lugares da busca? 

Já vimos que a otimização correta é o passo fundamental para quem quer se destacar da concorrência no mercado digital. Mas, afinal, por onde começar a otimizar o site da sua loja com SEO para e-commerce? É difícil fazer isso? 

O processo é muito mais fácil do que se imagina, mas exige dedicação, pesquisa e planejamento. Por isso, listamos para você alguns dos processos fundamentais na hora de pensar em SEO para lojas virtuais, e você verá abaixo! 

1. Use palavras-chave relacionadas ao funil de vendas

É importante entender que todo trabalho de SEO para e-commerce gira ao redor das palavras-chave. Temos diversos conteúdos aqui no blog sobre o que são as palavras-chave e seu papel em toda boa estratégia de marketing digital, e talvez valha a pena você dar uma olhada. 

O caso é que todo o processo de escolha de palavras-chave deve ser feito de modo estratégico, levando em consideração o público-alvo de seu negócio, produtos que você vende e, claro, o seu funil de vendas.

Voltando ao exemplo da loja de roupa, existem pelo menos 3 tipos de clientes que se encaixam nas 3 fases diferentes do fundo de funil: 

Topo de funil

Aqui estão os clientes que sabem que querem comprar uma roupa feminina, mas ainda não sabem exatamente o que querem comprar. Provavelmente elas buscarão no Google coisas como "loja de roupas femininas" ou "loja de roupas femininas na moda". 

Meio de funil 

Nessa fase do funil de vendas, os clientes estão mais decididas sobre o que querem comprar. No caso do exemplo da loja, os clientes sabem, por exemplo, que querem um vestido longo. Nesse caso, é provável que elas busquem no Google "comprar vestido longo", ou similares. 

Fundo de funil

Essa é a etapa em que os clientes estão totalmente decididos sobre o que querem. Geralmente eles sabem até mesmo a marca do produto que querem. No caso do exemplo, é possível que a cliente em potencial queira "vestido de festa longo vermelho", ou similares. 

O site da sua loja virtual precisa ter esses termos de busca distribuídos em parte do conteúdo, para atrair esse público.

2. Invista em conteúdo qualificado para as páginas de produtos 

Uma forma de incluir as palavras-chave relacionadas às etapas do funil de vendas da sua loja é investir em conteúdo qualificado. Ou seja, descrições de produtos mais detalhadas, contendo as palavras-chave, por exemplo, é uma maneira de otimizar o site com SEO para e-commerce

Também lembre-se de aplicar os termos de busca em pontos estratégicos da página, como títulos (H1, H2, H3 e etc). Uma outra forma de trabalhar SEO para e-commerce é investir em um blog informativo para sua loja virtual, incluindo artigos com dicas relacionadas ao seu mercado. Essa é uma maneira de trabalhar ainda melhor as palavras-chave, conquistar a confiança do público e guiá-los para a compra. 

3. Faça a otimização das imagens de produtos

Outro grande segredo para superar a concorrência usando SEO para e-commerce é otimizar também as imagens dos produtos de sua loja, incluindo nelas legendas com as palavras-chave do produto e outras melhorias simples. Essa é uma grande oportunidade para você rankear o site da loja no Google Imagens e aparecer como referência nas páginas de pesquisa do Google

4. Invista em um site responsivo

seo para e-commerce

Sites responsivos são aqueles que podem ser visualizados tanto pelo computador quanto também por smartphone. E, hoje, ter um site que abre tão bem em ambos espaços é ainda mais importante: de acordo com pesquisas do IBGE, 69% dos brasileiros já acessam a internet pelo celular. 

Isso significa que provavelmente quase 70% do público vai acessar sua loja pelo smartphone. Para otimizar bem o SEO para e-commerce, então, é crucial que seus clientes consigam realizar tudo, então, pelo celular: passear pelos produtos da loja, ver mais informações sobre o produto e também efetivar a compra

E então, está pronto para aplicar todas essas dicas de SEO para e-commerce e transformar a sua loja virtual em uma referência no setor? Se você gostou das dicas e quer descobrir ainda mais sobre como usar técnicas de SEO para vender mais, acompanhe os outros conteúdos do blog!

Até! :)

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Linkedincontato@webpeak.com.br

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