NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Exemplo de campanha para email marketing de sucesso

20/11/2019

Exemplo de campanha para email marketing de sucesso

Quem nunca entrou em um e-commerce, escolheu um produto e acabou desistindo, e após um tempo recebeu um e-mail lembrando do “seu item” esquecido no carrinho? 

Esses são os famosos e-mails marketing, uma das formas mais diretas e orgânicas de se comunicar com um cliente ou potencial cliente, uma vez que o e-mail é algo pessoal e só se obtém o e-mail através de um cadastro e para se cadastrar a pessoa certamente tem interesse em algo, acaba tornando o e-mail marketing uma ótima forma de conversão e CTA.

Através dele é possível enviar vários formatos, seja avisos, ofertas, newsletters, ativações e muito mais. O Email marketing ainda não é utilizado por várias pequenas e médias marcas e negócios, muitas vez por não saber por onde começar ou qual formato usar, se você ainda não sabe como fazer o e-mail marketing e como obter sucesso com essa estratégia, confira aqui.

Leia também: O que você pode aprender com os concorrentes? Nós te contamos! 

Modelo de e-mail marketing, por que ter um para o meu negócio?

Os modelos de e-mail marketing são diversos, mas trabalhar com um template pronto, é uma forma de se adquirir uma sequência nos envios. Além disso, é muito mais prático e vantajoso, uma vez em que não há necessidade de criar um novo em casa campanha, você pode utilizar o mesmo e mudar apenas um conteúdo.

Ter templates para cada ação é uma boa forma de diferenciar o objetivo do e-mail, dessa forma a sua marca terá uma personalidade única, garantindo agilidade, identidade, economia e facilidade.

Principais modelos de e-mail marketing

Fazer um e-mail marketing pode parecer simples, mas para ele atingir o objetivo de atrair o público é essencial estar atento a alguns detalhes. Os templates devem ser sempre em HTML, pois os serviços do e-mail muitas vezes bloqueiam e-mails que possuem só uma imagens, por isso é importante estar atento para que o seu e-mail chegue intacto até o seu público, outras boas práticas são:

· Usar o formato HTML e disseminar o conteúdo entre imagens e textos, como já dito;

· Inserir links nas imagens, para a mesma ser clicável caso não for exibida;

· Utilizar alt tags nas imagens, com textos que descrevem a mesma, para que seja exibida a imagem, caso o usuário precise clicar para carregar a imagem;

· Nunca use imagens muito pesadas, além de demorar a carregar, pode se classificada como Spam;

Confira alguns modelos para se inspirar

1. E-mail informativo

Esses modelos, são conhecidos também como newsletters e como o próprio nome já diz, o principal objetivo é informar, podendo ser informações sobre atualizações, novidades relevantes sobre determinado nicho e muito mais.

Esses e-mails geralmente contêm textos e chamadas maiores, além da presença de links para blog e site, esse e-mail informativo tem por objetivo disseminar o conteúdo, sendo o centro da ação do marketing digital.

Para acompanhar o resultado desse e-mail, além de aberturas e cliques, é importante focar em quem clicou e em qual link clicou, dessa forma a comunicação e segmentação serão mais relevante.

As newsletters devem sem enviada diariamente, em dias alternados ou semanalmente, com essa frequência você certamente conseguirá um engajamento maior.

Leia mais: Marketing Inteligente: a inteligência emocional para vender mais

2. Email promocional

Como o próprio nome já diz, esse e-mail é especifico para campanhas com objetivo de promover ofertas e descontos, além disso, nesse modelo entram categorias gratuitas como amostra grátis de determinado produto ou download de um ebook por exemplo.

O modelo tem o foco de conversão e sua estrutura contém call-to-actions e imagens atraentes ao público.

3. Email transacional

Exemplo de campanha para email marketing de sucesso

Os emails transacionais são mensagens esperadas pelos seus clientes, como uma compra, troca, pedido, mudança de senha ou até mesmo um cadastro.

Esse tem como objetivo a confirmação de uma ação, muitas vezes são usados emails simples e curtos, tendo uma comunicação mais direta e intima.

Além desses três principais modelos há também os e-mails para datas comemorativas, para usuários inativos, os de boas vindas e muito outros.

Agora que você já sabe um pouco sobre cada modelo, é preciso escolher o template certo, confira.

Qual template escolher para o meu e-mail marketing?

Os templates são responsáveis por atrair e engajar o seu público, uma vez em que o e-mail marketing é um dos canais mais poderosos para gerar conversões e relacionamento mais próximo com o seu público, por isso baseado no email em que você deseja enviar o template escolhido precisa ter os elementos de maneira correta.

Para esse serviço você pode escolher um template pronto, tem vários sites que disponibilizam de acordo com a categoria desejada, ou você pode definir com um profissional como será o seu template, como falamos a pouco, é indicado ter um template “uniforme”, onde você pode mudar textos e acrescentar elementos, além disso, não se esqueça de manter sempre o logo e logotipo da sua marca no template, essa é uma forma de marcar presença e ser facilmente identificado.

Não deixe de ler: Os 7 segredos que ninguém te contou sobre marketing digital 

Praticando o e-mail marketing no meu negócio

Os templates são o ponto inicial para se criar o email marketing, você pode fazer as adaptações necessárias depois. Após escolher o template, é hora de colocar a suas habilidades em prática e desenvolver um conteúdo que será bem aceito pelo seu público e que atinja os objetivos para o seu negócio.

Com um bom conteúdo e um template que passe a identidade única ao seu público, aliado com uma boa entregabilidade e manutenção, o email marketing certamente irá lhe trazer grande retorno.

Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :) 


Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak